Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
- Carlos A. Freire
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Se travar fechada o motor vai super aquecer. Se travar aberta, o motor trabalhará muito frio em vias de trânsito rápido e o motor levará mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Já fez a medição da temperatura do motor? Com essa medição, saberá se o motor está dentro da faixa normal de funcionamento e o problema pode estar no painel. É possível que a ventoinha não armou por que não atingiu a temperatura de trabalho.
Abs,
Carlos Freire
Já fez a medição da temperatura do motor? Com essa medição, saberá se o motor está dentro da faixa normal de funcionamento e o problema pode estar no painel. É possível que a ventoinha não armou por que não atingiu a temperatura de trabalho.
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Carlos Freire
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Poxa pessoal, eu fui verificar e o monza estava sem valvula termostatica, apenas tinha a carcaça, o ex dono tinha tirado, vai ver q por isso era meio gastão...
Ai eu pedi a peça mte tompson cod vt 231.92 (monza, kadett, ipanema efi 2.0) instalei tudo blz conforme o tutorial ai, sem vazamento algum, mas apareceu um problema ... ao ligar a ventoinha (1/4 do marcador), não desliga mais nem a pau, só se desligar o contato...
Dei um tempo, tirei o sensor de temperatura e deixei escorrer um pouco de agua pensando q era ar, mas não adiantou...
Sem a valvula, ia até 1/4 o marcador, ligava a ventoinha e logo parava.... o q será q deu errado?
Ai eu pedi a peça mte tompson cod vt 231.92 (monza, kadett, ipanema efi 2.0) instalei tudo blz conforme o tutorial ai, sem vazamento algum, mas apareceu um problema ... ao ligar a ventoinha (1/4 do marcador), não desliga mais nem a pau, só se desligar o contato...
Dei um tempo, tirei o sensor de temperatura e deixei escorrer um pouco de agua pensando q era ar, mas não adiantou...
Sem a valvula, ia até 1/4 o marcador, ligava a ventoinha e logo parava.... o q será q deu errado?
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- Carlos A. Freire
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Mspagiari,
como está em vários tópicos sobre esse assunto, o ideal e quando tudo está em ordem no motor e nos marcadores, a temperatura sobe e o marcador vai até 1/2 de escala, liga a ventoinha e desliga quando chegar perto de 1/4 de escala.
Recomendo que use um scanner em conjunto com termômetro de mira laser e faça a medição de temperatura desse motor, como indicado em vários tópicos. Assim saberá se o erro é de sensor do painel, sensor de temperatura CTS ou sistema de arrefecimento.
Abs,
Carlos Freire
como está em vários tópicos sobre esse assunto, o ideal e quando tudo está em ordem no motor e nos marcadores, a temperatura sobe e o marcador vai até 1/2 de escala, liga a ventoinha e desliga quando chegar perto de 1/4 de escala.
Recomendo que use um scanner em conjunto com termômetro de mira laser e faça a medição de temperatura desse motor, como indicado em vários tópicos. Assim saberá se o erro é de sensor do painel, sensor de temperatura CTS ou sistema de arrefecimento.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Qual a TV correta pro meu monza 87 a álcool obg
- mspagiari
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Antes, sem VT ele chegava em 1/4 da temperatura, acionava a ventoinha e depois de 1 minuto +- desligava...
Hj coloquei a valvula e começou...
Carlos, moro em um local sem recursos, scanner simples aqui já é raridade, eu mesmo coloquei a VT, uma MTE cód. VT 231.92, seguindo o tutorial...
Creio q a valvula possa ter defeito, mesmo sendo nova... pois sem ela a ventoinha arma e desarma normal...
Ou... Será q se desligasse a bateria para resetar a IE resolveria algo?
Eu tirei o sensor e esperei sair agua para eliminar o ar, tem outro jeito de fazer a sangria?
Hj coloquei a valvula e começou...
Carlos, moro em um local sem recursos, scanner simples aqui já é raridade, eu mesmo coloquei a VT, uma MTE cód. VT 231.92, seguindo o tutorial...
Creio q a valvula possa ter defeito, mesmo sendo nova... pois sem ela a ventoinha arma e desarma normal...
Ou... Será q se desligasse a bateria para resetar a IE resolveria algo?
Eu tirei o sensor e esperei sair agua para eliminar o ar, tem outro jeito de fazer a sangria?
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Sem a VT já estava errado. Como eu disse, se o arrefecimento e marcadores estiverem normais, com o sem VT a ventoinha liga perto do 1/2 e desliga em 1/4 do marcador.
A VT do Monza EFI 2.0 abre aos 92°C e tem abertura total em 107°C. Aos 92°C, no .marcador e pouco antes de 1/4, logo que o ponteiro sai do azul e passa pela barra branca.
Sem equipamentos de diagnósticos para conferir ou aferir o sistema, vai ser complicado. Mas pode usar um multi teste para essas medições, isso se souber usar, porém, se o sensor de temperatura do painel ou o sensor de temperatura CTS da IE estiverem alterados, pode complicar a sua avaliação.
Essas possíveis alterações, . muitas vezes não é do sensor, pode ser um aterramento deficiente ou problemas no painel de instrumentos.
A sangria é pelo CTS, como mostra no início desse tópico.
Fazer o reset vai resolver? Não sei... Só se a UCE estiver com dados perdidos. Acredito que não, pois já tinha sintoma irregular antes de colocar a VT.
A VT está ruim? Só vai saber se fizer os devidos testes.
A VT do Monza EFI 2.0 abre aos 92°C e tem abertura total em 107°C. Aos 92°C, no .marcador e pouco antes de 1/4, logo que o ponteiro sai do azul e passa pela barra branca.
Sem equipamentos de diagnósticos para conferir ou aferir o sistema, vai ser complicado. Mas pode usar um multi teste para essas medições, isso se souber usar, porém, se o sensor de temperatura do painel ou o sensor de temperatura CTS da IE estiverem alterados, pode complicar a sua avaliação.
Essas possíveis alterações, . muitas vezes não é do sensor, pode ser um aterramento deficiente ou problemas no painel de instrumentos.
A sangria é pelo CTS, como mostra no início desse tópico.
Fazer o reset vai resolver? Não sei... Só se a UCE estiver com dados perdidos. Acredito que não, pois já tinha sintoma irregular antes de colocar a VT.
A VT está ruim? Só vai saber se fizer os devidos testes.
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Hj testei a VT com agua quente como no YouTube, ela estava travada, então troquei e testei antes de colocar, tava abrindo, ai montei tudo de novo cf o tutoria, fiz sangria, tudo OK, mas qdo LIGO a bendita ventoinha arma quase no meio do !marcador, mas não desarma nem a pau, ai fucei aqui e achei um teste com multímetro no sensor, s ventoinha arma com 1,63v e vai subindo até 1.75v e pára de subir ai o sensor. MSS a ventoinha não desarma.... Sem a VT arma edesarma normaL percebi q as !mangueiras perto do radiador esfriam com a ventoinha, mas a q vai na VT fica bem quente....
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
pagiari,
certamente é conflito da VT com o sensor de temperatura sobre a VT.
Já passei por isso (há uns 3 anos e reportei aqui no forum) e acabei devolvendo a VT MTE (fiquei com um credito na loja) e coloquei a VT velha Wahler e funcionou normal (estava trocando por trocar e dancei).
Depois comprei outra Wahler nova e está funcionando até hoje.
Obs.: aproveite para atualizar o seu perfil colocando as informações do seu Monza
certamente é conflito da VT com o sensor de temperatura sobre a VT.
Já passei por isso (há uns 3 anos e reportei aqui no forum) e acabei devolvendo a VT MTE (fiquei com um credito na loja) e coloquei a VT velha Wahler e funcionou normal (estava trocando por trocar e dancei).
Depois comprei outra Wahler nova e está funcionando até hoje.
Obs.: aproveite para atualizar o seu perfil colocando as informações do seu Monza
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