Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

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coy
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Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

Mensagem não lida por coy »

Visando ajudar proprietários de Monza EFI, que assim como eu (não tinha) não tem muito conhecimento do que fazer quando seu carro “apagar” do nada vou compartilhar a experiência que tive nos últimos dias com defeito na bobina impulsora e no modulo HEI.
Primeiro passo:
-Verifique logo se a bobina de ignição não esta muito quente, pois se ela estiver ruim ela pode esquentar muito e parar de funcionar.
- Verifique a carga da bateria, pois seu alternador pode ter parado de carregar a bateria.

Segundo passo:
-Deve ser verificado no caso de seu carro não querer funcionar o motor se algum sistema antifurto não esta acionado
- Depois verifique se o sistema de alimentação esta ok (combustível), uma dica é verificar se a bomba de combustível (fica atrás da roda traseira direita) esta funcionando, para isto basta ligar a chave e se escutar ela funcionando é bem provável que ela esteja ok; mas porque você diz “é bem provável que ela esteja ok”?
Porque ela pode estar fraca, ou seja, não gera pressão suficiente, para testar isto somente com ferramentas próprias como na imagem abaixo (uma ótima dica de leitura apesar de não ser o sistema igual ao nosso neste caso: http://www.angelfire.com/rings/injecaoeletronica/):
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Mais nada impede que você faça um teste caseiro (OBS: este teste não é garantido): pegue uma garrafa pet transparente coloque a mangueira que sai da bomba nela e tente ligar o carro e veja se o jato de combustível será constante e com uma boa pressão.
Para quem tem carro com GNV, em geral existe na chave comutadora uma posição ou um botão que faz o carro funcionar direto no GNV.

Terceiro passo:
-Verificar os cabos de vela: veja se não estão partidos, se tiver um multímetro pode testá-lo conforme ensina neste site: http://r19club.com/ignicao/substituir-cabos-de-ignicao/
-Verificar se a tampa do distribuidor não esta molhada, trincada ou com zinabre em seus contatos.
-Verifique também aquele carvãozinho que vai ao centro da tampa (no caso de ele ter se desgastado de mais, pode-se usar emergencialmente um pedaçinho de galho de arvore verde, já fiz isso em um fusca).
-Verifique se o rotor esta ok
- Verifique se não a mau contato nos conectores que ligam a bobina impulsora no modulo Hei (fica dentro do distribuidor), é bom também dar uma busca geral por mal contatos.
-No cabo que sai da bobina retire a ponta que entra no distribuidor e com uma chave de fenda (não se encoste a partes metálicas, pois você pode tomar um baita choque elétrico) coloque a ponta dentro do cabo e aproxime a chave de uma parte metálica(aterrada) e peça para alguém ligar o carro se neste momento sair uma centelha indica que a bobina de ignição esta ok, se não, verifique se está chegando 12 volts no conector cinza da bobina de ignição, mas não se precipite em comprar logo uma bobina nova (se possível teste com outra emprestada), pois o defeito pode ser outro que logo adiante eu explico.
-Faça o mesmo procedimento em um dos cabos que vai para as velas e se não sair centelha (não se esqueça que se não tiver centelha no cabo de bobina não terá nos cabos de velas) indica defeito no distribuidor(cabos, rotor e tampa).
Agora a pior parte:
No caso de não ter centelha no cabo de bobina e você ter certeza de que a mesma esta ok, existem 03 possibilidades:
1º- Defeito no modulo Hei, para identificar peça a alguém para dar partida e veja se no momento em que o motor de arranque esta sendo acionado ( Somente ao ligar o contato não serve como teste) a bomba de combustível esta funcionando, se estiver funcionando e não tiver faisca na bobina, indica defeito no modulo hei.
Obs.: um dos principais motivos de queima deste modulo é o regulador do alternador deixando passar mais que 14,5 volts (dica dos amigos Waldir e Carlos freire).
2º Defeito na bobina impulsora, para identificar faça o mesmo procedimento anterior e se a bomba de combustível não funcionar no momento da partida indica defeito na impulsora.
Obs.: você pode testar a bobina impulsora com auxilio de um multímetro, a sua impedância tem de estar próximo aos 800 ohms e não se esqueça que o defeito pode ser intermitente dependendo das condições “físicas” dela. Veja um exemplo:
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3º- Os dois anteriores.

Nestes casos a solução é a troca dos componentes.

Vejam uma experiência que tive e o nosso mestre e consultor de assuntos automobilísticos me ajudou:
coy escreveu:Mestre, novamente vou lhe incomodar (kkkk):
... monzão do nada apagou, dai verifiquei de cara o combustível (GNV/gasolina) que estavam ok; Depois pensei no segredo e alarme (desliguei os dois), olhei todos os fusíveis, verifiquei se tinha centelha no cabo de bobina e não tinha com um multímetro constatei que chegavam 12 volts no conector cinza da bobina de ignição, então erroneamente julguei ser a bobina de ignição que estava ruim. Onde eu estava é meio longe de tudo, consegui uma carona e comprei uma bobina nova mas quando a coloquei no lugar continuava na mesma, me lembrei que um carro de um amigo as vezes apagava do nada ai ele desligava a bateria por um tempo e depois voltava tudo ao normal, mas pra minha infelicidade com migo não rolou.
Fui a caça de um mexanico pra fazer o socorro... e me lembrei do Modulo HEI, comprei, voltei ate o carro e o motorzão me agradeceu voltando ao normal.
(coy)
Carlos A. Freire escreveu:Maraconi, bom dia.
Que sufoco, hein?
Temos diversos tópicos aqui sobre esse assunto, rsrsrsrs!!!
Veja esse que criei, quando tive problemas em 2008: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... rdo#p25301
A primeira coisa é verificar se tem faísca na saída da bobina. Verificou que não tinha, deveria ter observado se a bomba de combustível vira no momento em que dá a partida, ou seja, quando o motor de arranque está virando. Se virar ao ligar o contato não serve como teste. Se no momento em que se dá partida a bomba de combustível não vira, não há faísca e o bico não pulsa, o problema é que a UCE não está recebendo sinal de rotação e não libera esses equipamentos para funcionar. A causa é da bobina impulsora, que fica dentro distribuidor, junto ao módulo HEI. Ela na verdade tem mais índice de problemas do que o módulo HEI. Como mexeu sem avaliar, perdeu a referência e não saberemos se sanou ou não o problema.
O módulo HEI da MTE Thomson é um dos piores componentes a venda. Não tem durabilidade e, recomendo que volte o velho. Se funcionar o defeito pode ser a bobina impulsora mesmo, e se não funcionar, compre um módulo HEI Delphi e bobina impulsora Delphi para que fique com sistema ok e não ter preocupações futuras.
A bobina de ignição original é Delphi, como todas as peças do sistema de IE do Monza EFI.
A bobina de ignição Bosch também é de boa qualidade.
Abs,
Carlos Freire


Visão explodida do distribuidor:
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Bom pessoal a minha idéia original era montar um tutorial de como trocar a bobina impulsora e acabei me entusiasmando um pouco demais, levei um bom tempo montando este aqui mais em breve vou montar o tutorial com fotos sobre a troca da impulsora e posta-lo.
O topico que me levou a escrever estas dicas foi este: viewtopic.php?f=3&t=22850
Espero que este pequeno( :lol: ) tutorial ajude alguém e se eu tiver errado em algo o tópico esta aberto para correções e sugestões.
Abraços,
Coy.
Fontes de pesquisa:
http://www.monzeiros.com/
http://www.angelfire.com/rings/injecaoeletronica/
http://guiaagil.blogspot.com.br/2009/08 ... tivel.html
http://r19club.com/ignicao/substituir-cabos-de-ignicao/
Agradecimentos ao mestre Carlos Freire que sempre se mostra solidário e disposto a nos ajudar.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
daniloporta
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Re: Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

Mensagem não lida por daniloporta »

cara valeu pelo tutorial, vai ser bem util, deu uma resumida em varios problemas
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Fotos do monzao http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=7580
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Re: Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

Mensagem não lida por Pentagono_sp »

Parabens pelo topico!! Eu tenho um Kadett EFI 1,8 , passei por algumas situacoes de sufoco por nao saber das informacoes acima :smt021

Ja fiquei na mao por causa da bomba de combustivel, mas essa foi facil , qdo aciona a chave faz o barulho tipico, quando ela pifa , nota-se claramente a diferenca ou mesmo a ausencia do barulho (sinal que pifou de vez). No caso eu dei umas batidas diretamente nela com chave de fenda e consegui voltar para casa. Mas assim, andava um pouco, parava de novo, eu batia , conseguia ligar , andava mais um pouco... felizmente nas 2x que me aconteceu estava perto de casa.

Numa outra situacao, estava indo para Santos e pifou bem no inicio da Anchieta quando tinha resolvido dar uma pisada ... pipocou e morreu, dava partida mas nao ligava, no tranco antes do carro parar totalmente (ultima tentativa) nada tbm (essa sei que nao deveria ter feito, de pegar no tranco). Enfim, o problema estava no distribuidor , muito zinabre . Por falta de conhecimento, ao guincharem o carro para um posto proximo, quase fui enrolado por um aprendiz de mexanico ali . O pessoal do posto ate que foi bacana, mas tudo errado. Colocar gasolina no distribuidor, tentar fazer pegar assim quase arriou minha bateria, fora o risco de explodir algo ali. Isso eh outra coisa que NAO SE DEVE FAZER , por gasolina no distribuidor. Pois, ao nao dar ignicao o combustivel fica ali no coletor. Qdo se adiciona mais, queima um pouco e fica outro restante ali. Se numa outra tentativa pegar (ou alguma faisca nao sei explicar direito) pode EXPLODIR aquilo ali por conta do combustivel acumulado. Isso foi um mecanico aqui perto que explicou (aconteceu isso com algum conhecido dele) numa Palio.
Voltando ao meu caso, o aprendiz enrolador, tirou minhas velas e foi limpar, mas na volta notei que tinha trocado uma das minhas velas :smt011 e disse que para arrumar o problema do distribuidor teria de abrir o motor, pode isso ??? Percebi a armadilha e felizmente consegui guinchar o carro ate em casa, onde acessei o forum aqui e vi onde estava o problema (parecido com o colega aqui) modulo Hei, bobina impulsora ruim que pastei pra tirar aquela trava maldita... :smt021 e por fim, ainda inverti a montagem, no final chamei um auto-eletrico para ver a nova sequencia dos cabos de vela... mas deu certo no final rsrs Principalmente por nao ter caido na conversa do aprendiz ali (foi o pessoal do posto que indicou, ja que a oficina ficava bem na frente).

Por fim, gostaria de deixar uma sugestao, se alguem puder deixar uma relacao de ferramentas essenciais para essas emergencias seria muito util...
Nao sei a numeracao das chaves... ah aprendi que aquelas ferramentas ching ling NAO PRESTAM , se precisar desparafusar algo mais emperrado essas xing ling amassam afff , tem de ser de ACO !

Excelente topico!
filipenogueira
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Re: Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

Mensagem não lida por filipenogueira »

caramba Coy, isso vai ajudar muita gente......vou ver esse tópico em casa pra fazer um DOC pra deixar arquivado...rsrsrs...Abraços e parabéns pela iniciativa.
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
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coy
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Re: Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

Mensagem não lida por coy »

Valeu filipe espero que realmente ajude alguem.
pentagono,temos de ter muito cuidado com estes mexanicos de beira de estrada pois eles não tem nenhum compromisso pois eles sabem que dificilmente vão nos ver novamente e o que eles querem é o seu dinheiro naquele momento.
Obrigado por comentarem eu ja estava pensando que não ia ter comentarios e este tuto foi feito com muito carinho e seriedade.
Abraços,
coy.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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waldir
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Re: Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

Mensagem não lida por waldir »

Olá Coy

ficou muito bom o seu tutorial. Parabéns!

e se vc tiver outras fotos da desmontagem do distribuidor vc poderia incluí-las no final ou intercaladas. ou fazer um tutorial passo a passo da desmontagem.

O ponto crítico é o inicio como tirar o pino que segura o 'engate' no comando de válvulas... se vc usou punção, saca-pino, prego etc...

Durante 3 dias é possivel que vc edite a sua matéria aqui no forum.

Abs

waldir
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coy
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Re: Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

Mensagem não lida por coy »

Waldir, eu vou criar um outro tutorial que tratara apenas da troca da impulsora com as fotos que vc esta se referindo, neste aqui eu acabei me empolgando e virou um pequeno manual para identificar possiveis defeitos.
Abraços,
coy
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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waldir
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Re: Como sair do sufoco, no caso de seu Monza EFI enguiçar

Mensagem não lida por waldir »

coy escreveu:Waldir, eu vou criar um outro tutorial que tratara apenas da troca da impulsora com as fotos que vc esta se referindo, neste aqui eu acabei me empolgando e virou um pequeno manual para identificar possiveis defeitos.
Abraços,
coy
Coy,

muito bom... aguardamos o tutorial específico.

Abs

waldir
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