Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSquirt)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu: precisa, pq é o cambio original do motor N20XF. não so desse motor né, mais é oque é original do N20XF. nao é, a relação é pouco coisa maior que o monza. um amigo me falou que as passadas sao muito agradáveis. nao é cambio castrado como SR e tb nao é eterno como o 16V 2.2 é um monza pouca coisa mais alongado. nao sei se no F18 WR serve o carter 8V aluminio FGP. tentar achar uma sucata desse cambio e tenta acoplar pra ver se bate a furaçao.
.
Sem problemas, se nao der, vou de f17 plus mesmo. ^^
Rafaelo escreveu: podemos, mais tenho que suspender teu motor no cavalete superior e gabaritar, entao preciso do carter pelo menos pra fazer as medição e o gabarito dos suportes, no caso posso projetar e mandar fazer na empresa, dae fica pronto quando tiver a F17. só leva junto o cárter e o pescador que o resto é comigo..
Blz, pode deixar ^^ levo tudo quando for ai! ^^ fica trankilo.

Rafaelo escreveu: obrigado Ronaldo, foram meses projetando as 4 peças não é algo que se pede em uma oficina ou mesa de balcao hehehe tem que ter um estudo antes como material aplicado,dobra,temperamento da peça,etc. o resultado foi esse que voces estao vendo. peças originais criação unica e com qualidade de engenharia mecanica. o mais legal é tu colocar as peças e tirar facilmente ja que ela é CNC entra e sai facil no bloco e no cofre e sem estragar a mecânica original do monza ou seja reversivel a qualquer momento. o mesmo pode ser feito no teu caso, porem preciso analisar primeiro se teu motor permite subir 5mm, acredito que da mesma forma sim. nunca que tu me veria cortando o suporte original do monza e soldado pedaços de metal la, sou totalmente radical sobre adaptaçoes ate pq conheço de engenharia mecanica e sei oque acontece se fizerem a coisa errada. entao nada mais justo que usar o cerebro. se notar tenho varias peças originais projetada pra cada aplicaçao no monza. e todas sao funcional e sem adaptaçao. ja viu suporte motor do corsa? bem parecido com um dos meus...
Por nada! ^^ hehehehhe sei q vcnao faria isso! Mas blz, quando eu for ai levo tudo, dai vc verifica se eh possivel.
tomare que seja possivel erguer o meu! hehehe
Não vi o do corsa, tmb tiveram que subir o motor pra por o carter de alumninio no corsa?





Rafaelo escreveu:em duvida, customização é pra poucos essa que é a verdade. acredito que os 3 suportes vao custar uns 380,00. mais tem a maneira a moda tradicional usada muito aqui no brasil por 50 pila se quiser :lol: ta afim? corto no maçarico e meto solda acetileno la queimando todo teu cofre e enferrujando ele todo fica lindao torto mais fica bom ! kkkkkkk
Sim, para poucos. heheh
nao nao, sahuhusahusahuhasuhuashu vamos fazer de uma forma segura e confiavel que vc sabe fazer. sahasuhusauh esquece maçarico. sahhuashu



Rafaelo escreveu:vlw, sabe qual é o problema Ronaldo? aqui no brasil o pessoal é muito atrasado e não se atualizam em nada, la fora oque faço é normal. a minha sorte e de alguns é que tenho toda a condição pra se fabricar as peças, tenho tempo, tenho equipamento, tenho o conhecimento tecnico tanto o mecanico como o computacional e se nao tenho posso pedir ajuda de outros profissional como amigos e meu pai, alem dos contato e amizades do nosso ramo da area da engenharia industrial. entao só pode funcionar fica tudo mais facil.
Nossa, não sabia disso... la fora tem varios Rafaelos entao. huashuashu
Interessante! Brasil eh ...! kk
Rafaelo escreveu: sabe o projeto do suporte do cabo acelerador do N20XF? ja tenho mais 2 encomenda pra fazer. devo ter vendido mais de 6 peças dessa ate hoje, vendo a peça e a pessoa instala na casa dela sem depender de ninguem, é as vantagem de peças originais né. vendi ate pra Manaus na ultima leva de peças. ganho apenas 20,00 liquido em cada peça dessa é de baixa complexibilidade mesmo, mais meu prazer é ajudar o pessoal usar uma peça com qualidade.
Sim, sei.
que legal... bastante gente ta reconhecendo o seu trabalho... muito bom isso!
Eu já notei que voce gosta de ajudar as pessoas..., os preços que você passa sao bem baratos. Agradecemos. ^^
Rafaelo escreveu:É minha menina dos olhos azuis, só espera quando fabricar os silencioso todo eles em inox e soldado com a TIG. ainda nao terminei ele, preciso repassar essas soldas ainda.
Nossa, vai ficar Divo. sahhuashuashusahu
perfeito!! vamo negociar? 400 conto a vista? ashashuhuashuashusahuhuashuas
to zuando. ashuhuashuas sei que foi umas 10x esse valor. sahuhusa
Rafaelo escreveu:nosso omega é de 1994, tem atualmente 86570 km, so agora começou a pingar oleo do carter pela junta, nunca tiramos o carter. nem preciso dizer né! so monta certo e nunca mais mexe. e pra tirar é uma barbada, so baixar a travessa, nem encolher mola precisa. nda de mais.
nossa, ahsuhas eu fiz m... entao! o meu ta vasando pra cacete no carter. kkk deixei frouxo eu acho.
Rafaelo escreveu: Imagem
Imagem
Imagem
Esse Carter parece q foi feito pro monza. ashuhuas Fico Perfeito!
Igual o Hidrovacúo do Vectra, e módulo ABS.
esse seu escape tmb, fica tudo de uma forma tao original, que nao tem como ninguém falar que nao era dai. ashuhasu

Aquele suporte que você fez para meu módulo abs mesmo, todo mundo que olha, não acredita que ele não é daquele local. ashuhuashu
fico perfeito mesmo! E o melhor, tudo usando a geometria do carro, sem furar nada! ^^ Parabéns!
Editado pela última vez por dbzronaldo em 14 Jun 2014, 04:34, em um total de 1 vez.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Como que eu rancarei essa tampa? pra colocar a caixa do filtro de ar MPFI? asuhhuashu
Agora Complicou! ^^

Imagem
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por coy »

Eu iria "moldando" o corte com uma furadeira com broca fina e daria o arremate com uma lixadeira.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:Não vi o do corsa, tmb tiveram que subir o motor pra por o carter de alumninio no corsa?
nao mais o suporte tem um formato muito similar, em especial o dianteiro. nao que copiei deles, mais a forma estrutural é sempre a mesma nessa forma de produzir suportes. fora que o acabamento é o mesmo tb, tem muita qualidade atrás disso.

dbzronaldo escreveu: Sim, para poucos. heheh
nao nao, sahuhusahusahuhasuhuashu vamos fazer de uma forma segura e confiavel que vc sabe fazer. sahasuhusauh esquece maçarico. sahhuashu
é so agente trabalhar e gostar de monza :) o resto agente da um jeito.

blz, ate pq eu me negaria a fazer porcaria. não faço nas minhas coisas e muito menos pros outros tanto é que meu padrao de venda é idêntico. apesar que estou evoluindo a cada tempo é so ver o kit ABS atual que ainda nao mostrei ate pq to finalizando as peças. cheguei ao ponto de zerar adaptaçao e formar um kit de instalaçao pra certos modelos de monza. oque inclusive se faz em casa a instalação.


dbzronaldo escreveu:Nossa, não sabia disso... la fora tem varios Rafaelos entao. huashuashu
Interessante! Brasil eh ...! kk
o "pior" que la eles tem mais ferramentas, mais conhecimento, tudo é facilitado, o pessoal ganha bem, nao é caro as coisa, tem mais tecnologia. aqui não, se o cara nao tiver uma ambiente favoravel como é meu caso, esquece! pq vai sair serviço duvidoso e comum. tudo é uma questao de conjunto. e depende do esforço da pessoa tb ta incluso na conta.

dbzronaldo escreveu:perfeito!! vamo negociar? 400 conto a vista? ashashuhuashuashusahuhuashuas
to zuando. ashuhuashuas sei que foi umas 10x esse valor. sahuhusa
hehe ainda nao sei o custo de um silencioso com base no original porem em inox 304. mais certamente será mais caro que 400,00 acho que isso custa o material. trabalhar com inox e solda TIG é oque tem de melhor e oque tem de mais caro tb. mais imagine um silencioso eterno com garantia vitalícia? te garanto que se paga no fim das conta.
dbzronaldo escreveu: Esse Carter parece q foi feito pro monza. ashuhuas Fico Perfeito!
Igual o Hidrovacúo do Vectra, e módulo ABS.
esse seu escape tmb, fica tudo de uma forma tao original, que nao tem como ninguém falar que nao era dai. ashuhasu
é nao bem perfeito assim, mais certeza que deu certo pelo menos no monza 82-90 nao sei se no monza 91-96 daria o mesmo efeito, acredito que sim.

verdade tanto é que ele entra e nao bate em nada, e pra manutençao nao precisa desmontar quase nada, é tudo plug and play como agente gosta, peças originais e nao adaptadas.

o sistema de escapamento é todo projetado e desenhado do zero(produto original) é justamente isso que tu notou, tanto parece como é, ja fiz varias manutenções no decorrer desses tempos e nao tenho problema algum, e certamente se eu fornecesse esse sistema pra outro hatch com motor N20XF teria a mesma aplicação original ja que foi desenhado pra essa aplicação. mais isso tem um custo, nesse modelo é caríssimo tem um bom monza ali hehehehe, um amigo mandou meter um cadeado nele :lol:

pro pessoal que nao conheçe o sistema inox 304. eu poderia deixar ele no fundo do mar 1 ano e tirar de la que estaria intacto ainda, so tirar o musgo e usar. entao escoar agua da queima do alcool é fichinha, tb nunca mais troca escape na vida. é oque se pode colocar de melhor, a sorte que sei trabalhar com isso, pq nao teria como bancar isso nao :cry: é muito pro meu bolso.
dbzronaldo escreveu: Aquele suporte que você fez para meu módulo abs mesmo, todo mundo que olha, não acredita que ele não é daquele local. ashuhuashu
fico perfeito mesmo! E o melhor, tudo usando a geometria do carro, sem furar nada! ^^ Parabéns!
vlw, é isso ae, tu captou a ideia: usando a geometria do carro, sem furar nada! assim que sao peças originais, alias, como voces acham que foi feito a bomba do EFI? mesma coisa. tanto é que tenho o kit no meu 82 sem adaptar. é a mesma coisa que os engenheiros fazem, pra nao trocar o carro eles usam oque ja tem. isso nao é so no monza, é usado desde que inventaram o automóvel ate os dias de hoje, seis nao viram peças intercambiáveis? mesma coisa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:Não vi o do corsa, tmb tiveram que subir o motor pra por o carter de alumninio no corsa?
nao mais o suporte tem um formato muito similar, em especial o dianteiro. nao que copiei deles, mais a forma estrutural é sempre a mesma nessa forma de produzir suportes. fora que o acabamento é o mesmo tb, tem muita qualidade atrás disso.

dbzronaldo escreveu: Sim, para poucos. heheh
nao nao, sahuhusahusahuhasuhuashu vamos fazer de uma forma segura e confiavel que vc sabe fazer. sahasuhusauh esquece maçarico. sahhuashu
é so agente trabalhar e gostar de monza :) o resto agente da um jeito.

blz, ate pq eu me negaria a fazer porcaria. não faço nas minhas coisas e muito menos pros outros tanto é que meu padrao de venda é idêntico. apesar que estou evoluindo a cada tempo é so ver o kit ABS atual que ainda nao mostrei ate pq to finalizando as peças. cheguei ao ponto de zerar adaptaçao e formar um kit de instalaçao pra certos modelos de monza. oque inclusive se faz em casa a instalação.


dbzronaldo escreveu:Nossa, não sabia disso... la fora tem varios Rafaelos entao. huashuashu
Interessante! Brasil eh ...! kk
o "pior" que la eles tem mais ferramentas, mais conhecimento, tudo é facilitado, o pessoal ganha bem, nao é caro as coisa, tem mais tecnologia. aqui não, se o cara nao tiver uma ambiente favoravel como é meu caso, esquece! pq vai sair serviço duvidoso e comum. tudo é uma questao de conjunto. e depende do esforço da pessoa tb ta incluso na conta.

dbzronaldo escreveu:perfeito!! vamo negociar? 400 conto a vista? ashashuhuashuashusahuhuashuas
to zuando. ashuhuashuas sei que foi umas 10x esse valor. sahuhusa
hehe ainda nao sei o custo de um silencioso com base no original porem em inox 304. mais certamente será mais caro que 400,00 acho que isso custa o material. trabalhar com inox e solda TIG é oque tem de melhor e oque tem de mais caro tb. mais imagine um silencioso eterno com garantia vitalícia? te garanto que se paga no fim das conta.
dbzronaldo escreveu: Esse Carter parece q foi feito pro monza. ashuhuas Fico Perfeito!
Igual o Hidrovacúo do Vectra, e módulo ABS.
esse seu escape tmb, fica tudo de uma forma tao original, que nao tem como ninguém falar que nao era dai. ashuhasu
é nao bem perfeito assim, mais certeza que deu certo pelo menos no monza 82-90 nao sei se no monza 91-96 daria o mesmo efeito, acredito que sim.

verdade tanto é que ele entra e nao bate em nada, e pra manutençao nao precisa desmontar quase nada, é tudo plug and play como agente gosta, peças originais e nao adaptadas.

o sistema de escapamento é todo projetado e desenhado do zero(produto original) é justamente isso que tu notou, tanto parece como é, ja fiz varias manutenções no decorrer desses tempos e nao tenho problema algum, e certamente se eu fornecesse esse sistema pra outro hatch com motor N20XF teria a mesma aplicação original ja que foi desenhado pra essa aplicação. mais isso tem um custo, nesse modelo é caríssimo tem um bom monza ali hehehehe, um amigo mandou meter um cadeado nele :lol:

pro pessoal que nao conheçe o sistema inox 304. eu poderia deixar ele no fundo do mar 1 ano e tirar de la que estaria intacto ainda, so tirar o musgo e usar. entao escoar agua da queima do alcool é fichinha, tb nunca mais troca escape na vida. é oque se pode colocar de melhor, a sorte que sei trabalhar com isso, pq nao teria como bancar isso nao :cry: é muito pro meu bolso.
dbzronaldo escreveu: Aquele suporte que você fez para meu módulo abs mesmo, todo mundo que olha, não acredita que ele não é daquele local. ashuhuashu
fico perfeito mesmo! E o melhor, tudo usando a geometria do carro, sem furar nada! ^^ Parabéns!
vlw, é isso ae, tu captou a ideia: usando a geometria do carro, sem furar nada! assim que sao peças originais, alias, como voces acham que foi feito a bomba do EFI? mesma coisa. tanto é que tenho o kit no meu 82 sem adaptar. é a mesma coisa que os engenheiros fazem, pra nao trocar o carro eles usam oque ja tem. isso nao é so no monza, é usado desde que inventaram o automóvel ate os dias de hoje, seis nao viram peças intercambiáveis? mesma coisa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

Imagem

tinha prometido a ver o custo da peça, pedi 4 orçamentos. o primeiro foi piada, me pediu 450,00 :cry: 1/4 do valor da impressora, sem comentarios! o segundo me pareceu ser uma empresa mesmo com cnpf e tudo mais, esse foi muito justo, a peça custa 180,00 e se for 2 peças ele da desconto, ele disse que leva 18h a impressao. achei bom... esperar os outros 2 pra ver.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Leocastro »

Justíssimo o preço de 180 reais! Creio que pra fazer em Aço, não ficaria muito diferente devido material + MO.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leocastro escreveu:Justíssimo o preço de 180 reais! Creio que pra fazer em Aço, não ficaria muito diferente devido material + MO.
sim
180,00 em metal pagaria apenas o material. se for contar o tempo que se perde e a baixa produtividade ou seja, podendo trabalhar em outros setores em quando a peça é produzida, esses 180,00 ainda é barato.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder