Limpeza de bico injetor
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José Leal
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Limpeza de bico injetor
Amigos, acabei de receber a Auto Esporte do mês de setembro, e tem uma reportagem falando sobre a limpeza de bico(s) injetor(es).
Os técnicos da Magnetti Marelli, Bosch e Delphi foram categóricos em dizer que NÃO é preciso fazer limpeza preventiva no bico, pois, de acordo com eles, o combustível passa com muita pressão pela peça, o que faria com que as sujeiras fossem arrastadas para serem queimadas nos cilindros. As montadoras tb não recomendam a limpeza.
Ainda de acordo com a reportagem, deve-se sim fazer a limpeza do coletor de admissão e da câmara de combustão, além de manter os filtros novos.
A dúvida que eu tive é sobre "abrir o bico". Seria o desmonte da peça ou a "limpeza" em uma máquina?
Até mais.
Os técnicos da Magnetti Marelli, Bosch e Delphi foram categóricos em dizer que NÃO é preciso fazer limpeza preventiva no bico, pois, de acordo com eles, o combustível passa com muita pressão pela peça, o que faria com que as sujeiras fossem arrastadas para serem queimadas nos cilindros. As montadoras tb não recomendam a limpeza.
Ainda de acordo com a reportagem, deve-se sim fazer a limpeza do coletor de admissão e da câmara de combustão, além de manter os filtros novos.
A dúvida que eu tive é sobre "abrir o bico". Seria o desmonte da peça ou a "limpeza" em uma máquina?
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Marcell 500 EF
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Re: Limpeza de bico injetor
José, tb li esta matéria, mas não gostei nem um pouco dela. Se tu ler bem atentamente, ela diz que antes do bico, todo o ar e o combustível é misturado, e após esta mistura passa pelo bico, sendo que no bico, só entra combustível, o qual é misturado antes da válvula com o ar e então entra os dois componentes no cilindro.
Outra coisa, todas as fabricantes falam que não é preciso fazer limpeza de bicos, então porque as lojas, tanto GM, VW e FIAT, passam no orçamento da revisão a limpeza dos bicos injetores, até líquido especial existe. Se não é preciso fazer nada, nem esse líquido deveria existir.
Já vi um caso de um Uno com apenas 2300KM o qual estava falando, e falhando muito. Desde que saiu da loja, só foi abastecido com álcool. O carro estava horrível, foi feito uma limpeza dos bicos, virou outro carro. A desculpa de filtros sujos ou carro sem nenhum cuidado com apenas 2300km não existe. E o detalhe, sabe quem fez este serviço?? Uma loja autorizada BOSCH e Magnetti Marelli.
Outra coisa, todas as fabricantes falam que não é preciso fazer limpeza de bicos, então porque as lojas, tanto GM, VW e FIAT, passam no orçamento da revisão a limpeza dos bicos injetores, até líquido especial existe. Se não é preciso fazer nada, nem esse líquido deveria existir.
Já vi um caso de um Uno com apenas 2300KM o qual estava falando, e falhando muito. Desde que saiu da loja, só foi abastecido com álcool. O carro estava horrível, foi feito uma limpeza dos bicos, virou outro carro. A desculpa de filtros sujos ou carro sem nenhum cuidado com apenas 2300km não existe. E o detalhe, sabe quem fez este serviço?? Uma loja autorizada BOSCH e Magnetti Marelli.
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RicardoDS
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Re: Limpeza de bico injetor
Aff, daonde!? Esses técnicos estão é loucos. :smt021José Leal escreveu:...NÃO é preciso fazer limpeza preventiva no bico...
Já cansei de brincar na oficina com a máquina de limpar bicos, é só tirar os 4 bicos de algum carro, por na máquina e fazer os testes, anotar certinho.
Depois põe pra limpar e repetir os teste, dá MUITA diferença!
Monza SL/E 1.8 1988/1989
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José Leal
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Re: Limpeza de bico injetor
Realmente percebí esse erro grosseiro na explicação de como se faz a mistura ar/combustível. Chega a ser engraçado...Marcell 500 EF escreveu:José, tb li esta matéria, mas não gostei nem um pouco dela. Se tu ler bem atentamente, ela diz que antes do bico, todo o ar e o combustível é misturado, e após esta mistura passa pelo bico, sendo que no bico, só entra combustível, o qual é misturado antes da válvula com o ar e então entra os dois componentes no cilindro.
Esse líquido que se usa para limpeza é um que vem numa embalagem que parece uma lata de spray? Se for isso, já fiz uma limpeza dessas no Palio que tive, e de acordo com N mecânicos, não é bom fazer isso, pois pode danifica-los.Outra coisa, todas as fabricantes falam que não é preciso fazer limpeza de bicos, então porque as lojas, tanto GM, VW e FIAT, passam no orçamento da revisão a limpeza dos bicos injetores, até líquido especial existe. Se não é preciso fazer nada, nem esse líquido deveria existir.
PRONTO! Se vc puder ter acesso a nota fiscal desse serviço, poderemos desmentir a revista, e exigir uma explicação...Já vi um caso de um Uno com apenas 2300KM o qual estava falando, e falhando muito. Desde que saiu da loja, só foi abastecido com álcool. O carro estava horrível, foi feito uma limpeza dos bicos, virou outro carro. A desculpa de filtros sujos ou carro sem nenhum cuidado com apenas 2300km não existe. E o detalhe, sabe quem fez este serviço?? Uma loja autorizada BOSCH e Magnetti Marelli.
[OFF] Marcell, vc leu a reportagem onde os donos de Ka, Palio FIRE e Celta fazem um teste no novo Gol? Não sei não, mas achei um pouco (ou muito???) tendenciosa, especialmente pela fala do dono do Palio (justamente o concorrente do Gol).
Ricardo, como disse para o Marcell: se vc tiver como mostrar um teste desses, poderemos exigir dos "técnicos" uma explicação melhor sobre essa afirmação.RicardoDS escreveu:Aff, daonde!? Esses técnicos estão é loucos. :smt021
Já cansei de brincar na oficina com a máquina de limpar bicos, é só tirar os 4 bicos de algum carro, por na máquina e fazer os testes, anotar certinho.
Depois põe pra limpar e repetir os teste, dá MUITA diferença!
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RicardoDS
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Re: Limpeza de bico injetor
Até posso fazer uns testes.José Leal escreveu: Ricardo, como disse para o Marcell: se vc tiver como mostrar um teste desses, poderemos exigir dos "técnicos" uma explicação melhor sobre essa afirmação.
Tiro fotos antes e depois da limpeza, e também posso até filmar a forma do leque que o combustível forma na hora que o bico está trabalhando. É nitida a diferença do antes e depois.
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alquini
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Re: Limpeza de bico injetor
Eu ja li essa motéria ha algum tempo atras.
Achei muito interessante, pois TODAS REVISÕES feitas no Polo, no Fiesta e outros carros que meu pai ja teve inclusivo um monza na época de 1994, tinha na nota fiscal limpeza de bico e etc como troca de filtro e outros.
Após uma limpeza muda muita coisa no carro, anda melhor sem engasgos e mais uniforme nas aceleraçoes, fica mais ecnomico e outros.
Eu acredito q eles falaram isso somente pra vender bicos novos sei la.
Em relação a esse spray pra limpeza de bico eu nao confio muito. pq esse bicho vai pra dentro do motor e é queimado junto, podenso gerar algum dano. Prefiro as maquinas de ultra som. Esse spray foi inventado pra enganar os leigos e cobrar pelo serviço.
Achei muito interessante, pois TODAS REVISÕES feitas no Polo, no Fiesta e outros carros que meu pai ja teve inclusivo um monza na época de 1994, tinha na nota fiscal limpeza de bico e etc como troca de filtro e outros.
Após uma limpeza muda muita coisa no carro, anda melhor sem engasgos e mais uniforme nas aceleraçoes, fica mais ecnomico e outros.
Eu acredito q eles falaram isso somente pra vender bicos novos sei la.
Em relação a esse spray pra limpeza de bico eu nao confio muito. pq esse bicho vai pra dentro do motor e é queimado junto, podenso gerar algum dano. Prefiro as maquinas de ultra som. Esse spray foi inventado pra enganar os leigos e cobrar pelo serviço.
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José Leal
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Re: Limpeza de bico injetor
Amigos, imediatamente ao ler a reportagem na AE, enviei um e-mail perguntado para eles mais detalhes sobre essa "limpeza de bico".
O e-mail que enviei:
Até mais.
O e-mail que enviei:
Resposta enviada por Fabrício Migues, da revista AE:"Olá, tudo bem? Mais uma vez venho parabeniza-los pala qualidade das reportagens da revista, sempre chegando na frente.
Na reportagem sobre a limpeza de bicos injetores, me apareceu uma dúvida: o que seria "abrir o bico"? Pelo que eu já ví sobre a limpeza, ele é colocado em uma máquina, onde ele fica injetando uma solução limpante por alguns minutos. O que traria problemas para o bico injetor seria o tempo (excesivo) que ele fica injetando ou a solução limpante que passa por ele? Para carros monoponto como o meu (Monza 2.0EFI 93), a dica também seria essa, de nunca fazer limpeza? Existe riscos de se mudar a gasolina comum para aditivada em um carro com o tempo de uso como o meu (o filtro de combustível foi trocado a menos de 5000km)?
Obrigado e até mais."
E aí, foi convincente??? Posso usar as experiências de vcs para responder ao reporter?José Leal,
tudo bem? A expressão abrir o bico, utilizada pelos especialistas, se refere ao fato de tirá-lo do motor para limpar. O que eles quiseram dizer é que é melhor não mexer no bico.
Já sua pergunta, muito pertinente, faltou explicar uma coisa. Utilizo uma resposta que acabei de obter da Bosch para essa questão:
"A respeito da necessidade de limpeza da válvula de injeção de combustível a Bosch informa que, com o advento da injeção eletrônica multiponto no País, no final dos anos 80, a versão de injetor Bosch disponível era a EV1.3A, a qual, com determinados combustíveis, sem aditivos, mostrava-se suscetível à formação de depósitos. Na ocasião, o combustível brasileiro de má qualidade potencializava o problema, alterando o funcionamento do injetor, diminuindo a vazão de combustível (plugging).
Visando evitar tal ocorrência, a Bosch desenvolveu a versão EV1.3C, tendo se mostrado estável aos efeitos dos combustíveis conforme resoluções ANP vigentes. Para os injetores da versão EV1.3A já em campo, a Bosch investigou diferentes possibilidades de limpeza visando eliminar a obstrução que comprometia o funcionamento do injetor. O método que apresentou melhores resultados foi o de limpeza por ultrassom.
A evolução dessa tecnologia levou a Bosch, a partir de 1996, a oferecer uma nova válvula de injeção, a EV6. Para esta versão, sob condições normais de uso com combustíveis conforme legislação vigente - resoluções ANP: nº 36 de 06.12.2005 para o álcool hidratado e nº 309 de 27.12.2001 para gasolina, não há necessidade de nenhuma espécie de limpeza."
Depois me confirma se o seu sistema é realmente da Bosch, ou da Delphi.
Um abraço,
Fabrício Migues
repórter - Autoesporte
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Marcell 500 EF
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Re: Limpeza de bico injetor
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