Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Mensagem não lida por RicardoDS »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Parabéns, igual a minha, só muda a cor, pode providenciando a compra do scanner OP COM, estarei postando o interpretador gráfico de logs para ela em breve aqui e em diversos fóruns GM.

Mas não concordo que a Meriva tenha mais força em aceleração que o Monza, na verdade ela tem um problema crônico de transferência de potência para as rodas, o Monza consgue transferir melhor a potência e acelera mais rápido, eu também tive a mesma impressão quando a comprei, depois percebi a diferença. Também a achei mais baruhenta que o Monza, achei que era pela proximidade do motor, mas na Zafira é um silêncio, a questão é o motor mesmo.
Obrigado Carlos! Carrinho bom heim?
Tenho um Kaptor.com, acho que já quebra um galho :mrgreen:

Meu Monza é 1.8, a Meriva é sim mais forte. Não dá para comparar os 95cv e 14kg do Monza com os 114cv e 17,7kg da Meriva
Esse motor da Meriva é bem áspero, suponho que devido a R/L alta. Quanto ao barulho, acho que é devido a posição do motor, formato da admissão e talvez até a R/L tenha participação nesse barulho, pois o Celta com o "mesmo motor" e nenhum isolamento acustico não fazia tanto barulho.
Zafira é um silencio mesmo, motor mais suave, gira lindo (e rápido) até a faixa vermelha.
vrsilva escreveu:Não é questão de tratamento acústico não?
A meriva é de um segmento bem abaixo da zafira, pelo menos para mim é assim, meriva mesma linha do corsa, e zafira do vectra... Acho que se colocar bastante isolador na cabine deva reduzir bem o ruido...
Isolamento acustico é dos bons, problema é o que o Carlos comentou acima, o motor é barulhento mesmo :smt005
José Leal escreveu:Ricardo, parabéns pelo novo carro. Andei na do Gig@nte e realmente é bem confortável.
Aliás, conta para ele como vc consegue essas médias aí. Ele tá meio grilado do Meriva dele fazer 7 na gasolina.
Obrigado Zé!
Sei lá.. só pisar de leve no acelerador, progressivamente, prever o transito, usar e abusar da energia cinética e do cut-off, manutenção em dia, óleo de qualidade e combustível bom.
Acelerador eletrônico da Meriva é bem esperto, melhor do que o do Vectra C de 140cv e melhor do que os primeiros VHC-E. :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Frederico1Freddy
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 84
Registrado em: 16 Mar 2009, 18:19
Cidade: Anápolis
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Mensagem não lida por Frederico1Freddy »

Meus parabéns pela meriva! É um carro que me agrada bastante, para uma família. Prefiro a Zafira completinha com air bag e abs, foi um erro ter parado de fabricar a meriva e zafira. Tenho uma dúvida, uma meriva 1.4 econoflex é mais econômica ou o peso dela prejudica? O preço das duas agradam muito, assim como o astra e vectra que também pararam de fabricar.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Mensagem não lida por RicardoDS »

Obrigado :smt023
Cada caso é um caso. Eu que ando sozinho no carro 90% do tempo, até a Meriva é meio grande :smt005
A Meriva 1.4 é bem manca, falta torque.
Consumo na cidade é bem parecido com a 1.8, na estrada a 1.4 chega a gastar mais do que a 1.8.

Preço despencou, aí deu pra comprar :mrgreen:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Melhor média da minha na estrada com gasolina 15,3 km/l e com álcool 10,4.

Esclarecendo algumas coisas em 2008 só tinha 1.8, a versão Maxx não é top, a Premium é top, Max intermediária e Joy básica.

O problema de aceleração da Meriva não tem haver com o acelrador eletrônico, ela destraciona (patina) muito fácil.

E sim, esqueci e comparei a Meriva com o meu Monza EFI 2.0 álcool 116 cv e não com o teu.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Mensagem não lida por RicardoDS »

Sim, Maxx é intermediária tanto na Meriva quanto na linha Corsa.
Ainda não peguei estrada para ver o consumo, mas estou bem otimista.

Quanto a destracionar as rodas, destraciona fácil sim. Hoje precisei arrancar rápido e tinha um pouco de sujeira na beira da rua, destracionou bonito :smt005

Em aceleração não tem pro Monza 2.0 EFI a álcool... Meriva fica pra trás, por pouco, mas fica sim. Mas o Monzinha 1.8 carburado não acompanha, Meriva tem mais motor.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Mensagem não lida por RicardoDS »

Atualização :D

Média de consumo na gasolina, rodando aprox. 75% na cidade em percursos curtos (de 2 a 8km) e 25% em estrada (com semáforos, sem manter velocidade constante por muito tempo): variando entre 10,2 e 11,2km/l, estou satisfeito com esse consumo.

Pneus novos colocados, Continental Contipowercontact 195/60 R15.

A Meriva estava com pneus 185/60 R15 Pirelli P6000, ainda os originais de fábrica... 50mil km rodados, pneus dianteiros quase chegando no TWI e os traseiros ainda meia vida.

Coloquei o Continental Contipowercontact, mas saí da medida original, fui para o 195/60 R15.
Com essa mudança de medida, aumentou em 10mm a largura dos pneus, 6mm o perfil e 12mm o diametro. Alongou em 2% a relação das marchas.
Visualmente ficou mais bonito... pneus mais largos e preencheu melhor a caixa de rodas.

O rodar ficou muito mais silencioso, as imperfeições do asfalto passam muito menos para dentro do carro.
Ficou mais macio também, melhorou muito o conforto.

Na estrada o carro continua firme, como sempre foi.

Um "defeito" que minha Meriva sempre teve no comportamento era o fato de destracionar muito facilmente. No seco destracionava fácil, no molhado destracionava muito mais. Era até perigoso arrancar em esquinas na subida quando estava chovendo. (se não tivesse dó dos velhos pirelli, na chuva dava para cortar giro em 1ª e 2ª e o carro mal saía do lugar... faltava grip nos pneus).

Com os Continental esse defeito sumiu, não sei se devido a maior largura dos pneus ou por causa da borracha mais macia. (ou uma soma das duas características)

Ganhei muito em segurança com essa troca. Até agora, uma semana rodando com esses pneus, a troca está aprovada.
Treadwear 480 ... espero que dure bastante.

Em durabilidade o Pirelli foi ótimo, se não estivesse com bolhas, 3 consertos de furos em 1 pneu, 1 conserto em cada dianteiro e 1 na lateral de um dos pneus traseiros, pelo menos o par traseiro poderia durar mais uns 15mil km, trocando apenas o par dianteiro.
Mas com esse estado dos pneus, melhor não arriscar.... nada melhor do que 4 pneus novos.

Uma foto dos pneus:
Imagem
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Mensagem não lida por vrsilva »

Ricardo, melhor coisa que tu fez foi colocar Continental, eu defendo essa marca com convicção...
Pirelli é pneu barato, borracha dura, feitos para durar, pneu de pessoas "mão de vaca" sem querer ofender, mas já ofendendo.

Já tive pirelli em dois carros que tive, ambos duravam bem, porém, não eram TÃO silenciosos, tão pouco confortáveis, e ainda não tracionavam muito bem não.
O meu atual Goodyear, se eu pudesse já mandava reciclar, pneu LIXO, não segura de jeito nenhum na chuva, qualquer fio d'água ele já da aquaplanagem, em curvas no molhado em velocidades BAIXAS o carro desliza, ou seja, achei um pneu lixo, totalmente inseguro para rodar tanto na cidade como na chuva, sem falar que canta em qualquer viradinha mais rápida.
Já tive firestone também, tirando o fato de que eles tem sérios problemas com alinhamento e balanceamento, são excelentes quando o exemplar é bom, são silenciosos e macios, não derrapam facilmente, porém duram bem pouco.

Continental, já tive no meu palio, já falei várias vezes por vários tópicos do fórum, e volto a falar, melhor pneu que já vi, durava relativamente BEM, os meus eu tinha comprado meia vida, e vendi meia vida, do mesmíssimo jeito que peguei eu vendi com mais de 6 meses de uso. O pneu garantia no mínimo 10km/h a mais em curvas, ou seja, lugares onde você fazia curvas à 40km/h no limite pro carro perder tração, com o continental dava pra fazer no mínimo a 50km/h.
Sei disso porque eu sou uma pessoa que gosta de testar o carro, não pra ficar falando pros outros que o carro é bom e tal, mas sim para eu me conectar ao carro, para conhece-lo, saber dos limites mecânicos do mesmo, e quando eu tinha o palio eu fiz esse teste antes e depois, e a diferença foi gritante, porque eu tinha saido de um pneu linguiça 165/70r13 para um 195/50r15, então a diferença iria ser bem gritante mesmo.

Pra quem muda apenas de marca, vai ver essas diferenças com o tempo mesmo...

Olha os sulcos de escoamento desse pneu, cabe o dedo ali dentro, no pneu que eu tive era maior ainda... Na chuva, andar mais devagar? Que nada, socava a bota, fazia curva tranquilamente, ele retirava a água com muita eficiência, tanto que o vidro traseiro do palio andava escorrendo água, de tanta água que o pneu jogava...

Ótima escolha Ricardo... Ontem eu passei em frente a loja que vende pneu Continental aqui na cidade, vou ver se ligo lá perguntando o preço, mas não tenho certeza se tem para o aro 14, se não tiver, já reforça e MUITO minha vontade de por aro 15 no monzão.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Mensagem não lida por RicardoDS »

Vinicius, e se eu te contar que Pirelli está mais caro que Continental.

O que gastei para colocar 4 Continental, pagaria 3 Pirelli e teria que por o estepe pra rodar.

Goodyear tive o GPS2 no Monza, pneu normal... nem ruim, nem excelente.
Tive o GPS 3 Sport no Celta, pneu lixo... dura bem, mas não segura nada na chuva (nem no seco é muito bom).
Tive também o GPS Duraplus no Celta. Esse eu gostei, se existisse na medida da Meriva, estaria na lista de provavel escolha.

Firestone tenho hoje no Monza, F570... nada a reclamar, estão durando bem, bons na estrada, normais na chuva. Usaria tranquilamente mais um jogo deles.

Continental é a primeira vez que tenho em carro meu, até agora estão aprovados. Apesar que ainda está cedo para achar qualquer coisa do pneu, ainda não rodei nem 500km com eles.

Pirelli eu não gosto, borracha dura demais.
Esses P6000 não tracionavam bem;
Tive P4 (ou P400, agora não lembro) no Monza, muito duro também... pegamos esse usado, rodei um tempo pra quebrar galho e joguei fora;
No Vectra C tem os P7, também ruins na chuva. Até no seco é um pneu esquisito ao frear.
O Corsa C sedan 1.4 veio com Pirelli (não lembro o modelo), na chuva é um perigo, balança demais a traseira.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Responder