Página 1 de 6

Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Enviado: 08 Out 2012, 19:35
por RicardoDS
Fala pessoal!

Vou apresentar meu novo Carro velho, troquei o Celta em uma Meriva Maxx 1.8 2007/2008.
Para quem não conhecia o Celta, aqui está:
Imagem
O Celta foi um ótimo carro, economico, manutenção básica da básica, extremamente barata, confiável, nunca me deixou na mão.

Mas apareceu um amigo da familia vendendo esta Meriva (na verdade iria entregar na concessionária por mixaria, aí comprei antes dele entregar). Carro de primeiro dono, 48mil km, nunca bateu (só levou umas enroscadas de leve, mas isso é fácil de consertar).

Imagem

Estou a 3 semanas com o carro, 2 semanas utilizando (levei 1 semana para vender o Celta, enquanto isso a Meriva ficou guardada pois estava sem seguro).

Por enquanto a troca está aprovada.
Carro muito confortável, quase completo: DH, vidro elétrico nas 4 portas, AC, retrovisores elétricos, bancos de couro, etc... só faltou o ABS e o air-bag :( . Acabamento interno excelente, bom isolamento a ruídos externos.
Muito fácil de achar uma boa posição de dirigir, bancos confortáveis (os de trás são melhores que os da frente :roll: )

Em 2 semanas de uso as impressões foram estas:
Carro com muito torque em baixa rotação, mais do que o meu Monza. Na cidade não precisa passar dos 2500rpm para andar muito bem.
Motor muito ruidoso acima de 3000rpm, estabilidade de minivan... primeiro dia com o carro foi estranho, sempre acostumado com carros de posição baixa de dirigir (Monza, Astra, Vectra A, B e C), agora, após 2 semanas rodando todo dia, já estou familiarizado com o comportamento da Meriva.

Consumo está melhor do que eu esperava, com seus quase 1300kg e o famoso motor gastão 1.8 familia 1, percurso diário (urbano, com muitas lombadas, esquinas, etc...) que eu fazia sempre 11~12km/l com o Celta, estou fazendo 10km/l com a Meriva. Rodando com Shell V-power.
Próximo tanque quero testar com etanol, para ver qual compensa mais.

Esta tem o cabeçote roletado, 114cv no etanol (112 na gasolina), 17,7kg de torque a 2800rpm. Acelerador eletrônico. Bem fortinha :D

Algumas fotos:
Imagem
Imagem
Excelente espaço para quem vai atrás.

Semana passada troquei óleo e filtro, coloquei o AcDelco 5w30.
Agora no próximo feriado irei fazer uma revisão: trocar a válvula termostática, que está travada aberta, correia dentada, conferir como estão os discos, pastilhas e lonas de freio, se necessário trocarei. Substituir o fluído de freio. Verificar como estão velas e cabos de vela, que suspeito ainda serem originais. E testar os bicos e limpá-los, se necessário.

Sinto muito pela GM ter tirado este carro de linha... mereciamos a versão que é vendida hoje pela Opel.

Bom, por enquanto é isso. :smt023

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Enviado: 08 Out 2012, 19:50
por Diego Paiva
Show... Parabéns! Que lhe traga muitas alegrias!

Ps.: Agora vai andar nos bancos de couro, heim? Pagou pela língua! Pois vc disse que num gostava desse tipo de banco! kkk. :smt005 :smt005 :smt005

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Enviado: 08 Out 2012, 19:56
por RicardoDS
Obrigado Diego!

Continuo não gostando, nada como um bom banco de tecido... muito mais confortável do que Couro, mas fazer o que né... já está lá :smt005

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Enviado: 08 Out 2012, 22:23
por vrsilva
Eu já acho o couro mais confortaveis por serem mais firmes que os de tecido, couro não segura a roupa, por outro lado se o banco não for de formato/estrutura de concha nas curvas não seguram nada, o problema do banco de couro é que no calor é insuportavel andar sem A/C ligado. Em questão de estética tem tecidos bonitos e até de qualidade MUITO boa, mas são tecidos que nunca equiparão carros tupiniquins, já o couro passa um ar mais sóbrio e elegante e tem fácil manutenção.

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Enviado: 08 Out 2012, 22:51
por Cesinha
Meus Parabéns Ricardão pela aquisição!

Merivinha é show de bolo mesmo,o espaço interno e a posição de dirigir mais elevada sem duvida é um ponto positivo para o carro!
O acabamento interno também não é nada mal,não é atoa que a Meriva é uma dos preferidos dos taxistas.

Uma curiosidade,o que você achou das colunas dianteiras dela? muito grossa? ouvi falar que se demora um pouco pra se acostumar com a visibilidade dela por conta dessas colunas dianteiras e traseiras.
sobre o consumo, você é o primeiro que eu ouço "escrever" que é bom, pois sempre ouvi falar que esse motor da GM é beberrão.

Uma pena a Meriva e Zafira saírem no final do ano para dar espaço para o Spin, não gostei desse carro,achei ele muito feio,para um Agile Gordo.
Achei super interessante a bandejinha atraz do banco dianteiro.
No mais, parabéns pela compra!

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Enviado: 08 Out 2012, 23:00
por Malagoli
Está muito bonita Ricardo, com certeza muitíssimo bem cuidada... e GM é bom de mais de mecânica, estes carros não dão pau em nada!!!
Parabéns!

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Enviado: 08 Out 2012, 23:05
por RicardoDS
Obrigado Cesinha :smt023

Posição de dirigir é mesmo interessante. Sempre curti posições mais baixas, mas ficar mais alto no trânsito também é bom.
Acabamento é excelente, no mesmo nível de Vectra C.
Taxistas gostam devido a manutenção barata e ótimo espaço interno (mesma manutenção de um Corsa 1.0, só a suspensão que tem um custo um pouco mais alto).

As colunas dianteiras... no inicio é estranho, é muita coluna :smt005 . Atrapalha um pouco enquanto não acostuma, depois é normal.
A coluna que mais atrapalha (veja a foto das colunas alí pra cima) não é a primeira, é a segunda, alí naquele espaço que junta com o acabamento interno do retrovisor.
Mas com 1 semaninha nem está mais ligando pra coluna.

Consumo... sei lá viu, estava com 20 tipos de medo diferentes, mas até agora está de boa. onde esperava uns 7km/l está passando de 10.
As vezes penso que quem não tem consumo bom, ou tem carro ferrado ou não sabe dirigir.

Cara, pena mesmo. Nunca dei muita moral pra Meriva, mas é um ótimo carro. Quanto a Zafira, dá vontade de chorar quando penso que saiu de linha.
A badeja é show, ninguém usou ainda, mas quem viu o carro curtiu. :smt005

Quanto a Spin, o carro não é ruim viu. Pode ser desgraçado de feio, mas gostei de um modo geral.
Como carro, esquecendo os itens subjetivos, substitui bem a Meriva, mas não a Zafira.


Esqueci de comentar dos faróis: pensem numa luz boa. Monzão (faróis originais Cibié) e Celtinha (originais Arteb) ficam no chinelo.
Farol de foco duplo é muito melhor que farol simples com lâmpada H4.
Melhor que isso, só os projetores do Astra locomotiva.

Re: Novo GM na garagem - Meriva Maxx 1.8

Enviado: 08 Out 2012, 23:06
por RicardoDS
Obrigado Malagoli :smt023