Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

É... a vida é realmente uma caixinha de surpresas.

O kit de carroceria dos Vectra GSi "euro", que eu havia comprado de um cara da Alemanha "melou". O vendedor ficou enrolando, precisamente, 30 dias, então eu decidi por cancelar a compra, uma vez que o prazo de reclamação dos pagamentos via PayPal é de 45 dias. Depois que paguei as peças, o vendedor respondeu meus contatos durante uma semana, ficou combinado dele postar as peças para um contato meu dentro da própria Alemanha, qual iria fazer o redirecionamento para o Brasil, mas depois de um mês esperando, nada de chegar as peças, e nada do suposto vendedor responder os e-mails, então pra evitar levar um cano 'mil-lionário', já que o valor envolvido era bem "gordo", preferi pedir o reembolso da compra, qual foi cedido pelo PayPal... e consequentemente, larguei estes planos por agora.

Tudo bem.... não era mesmo o melhor momento para cair num investimento tão pesado, ainda mais considerando que muitos dos meus projetos em andamento já estão em atraso. Com essa verba de volta ao "caixa", eu pude voltar a atenção para o interior do carro, qual já tomei diversas iniciativas durante este Carnaval.

Na Segunda Feira, 27/02, fiz uma viagem que totalizou 650km pelo interior de Minas, onde fiz um bom contato com um senhor que me forneceu um painel / tabelier em estado de novo.. e que provavelmente irá me fornecer mais alguns itens uma hora ou outra...:

345 km ida.. (Contagem / Oliveira / Varginha)

Imagem

306 km volta.. (Varginha / Contagem)

Imagem

E já em casa com o tabelier ... de brinde com "80% de uma régua no lugar" (Que me serve de molde pra peça nova hehe):

Imagem

Nas fotos acima dá pra ver 'alguns' dos defeitos do meu painel atual. É pouca coisa, vou detalhar melhor em fotos depois.. mas esse "pouca coisa" já é o que difere um interior em perfeito estado de conservação, de um interior não tão perfeito assim. Sempre me causava incômodo, então sempre esteve nos planos trocar o painel.

Daí ... na preparação pra encarar essa empreitada, eis um pequeno cronograma:

1 - Conseguir o máximo de peças novas para o painel: Difusores, Interruptores, Molduras.. o que não conseguir novo, eu faço questão de restaurar antes de montar.

2 - Como vou desmontar tudo.. irei aproveitar e trocar a iluminação por LEDs. Comprei eles na cor branca, mas irei fazer um esforço para cobri-los com alguma película para deixar tudo no tom amarelo âmbar original.

3 - Acertar a Km do painel de instrumentos de Vectra GSi... (Meu carro está nos 190.000km e este painel marca 132.000 atualmente) e outros "mods":
- Tenho um projeto de fazer a moldura de face dele em fibra de carbono, pode ser que eu aproveite a oportunidade para isto...
- Irei tentar trocar o "módulo" que marca combustível e temperatura. O original do CD marca 60L... O do GSi marca só até 57L - Coisas bugadas de VA's, kkk


Seguindo a primeira etapa, parti pelo mais chato e difícil: Os difusores de ar. Consegui peças usadas, mas que já estão sendo resturadas e somente quando estiverem em estado de novo, serão montadas no novo painel:

Imagem

O difusor central... o dono do carro que está sendo desmontado tentou tirar a moldura, e é claro que ela trincou. O jeito certo de tirar essa peça é removendo o difusor completo, coisa que muita gente não sabe.. assim o risco de quebra é mínimo, e foi o que eu fiz. Mas o dano já estava lá... então o jeito foi chegar em casa, desmontar colar tudo de volta:

Imagem

Felizmente eu posso produzir estas molduras novas.. então andei fazendo uns ajustes e testes aqui com uma peça do meu lote antigo, está tudo certo, então irei trabalhar na nova peça a partir de amanhã:

Imagem

Minha peça monta alinhadinha com o difusor original.. que coisa linda, haha:

Imagem

Imagem

Também já providenciei o botão do pisca alerta novinho... claro né!:

Imagem

Um relance dos difusores que estou trabalhando no momento aqui (Além de produzir novos, eu também restauro quando a peça ainda tem salvação..):

Imagem

Vou tirar fotos detalhadinhas destas peças no "Antes, Durante e Depois"... garanto que não irão parecer que são as mesmas, quando estiverem prontas pra montar no painel! rs


Voltando aos forros de porta... Lembram do forro sucata? Pois é! ... Montei! haha

Imagem

Essa montagem foi só pra testar os novos sockets / suportes das presilhas que produzi especificamente para os forros dianteiros:

Imagem

Imagem

A forração, principalmente na parte do veludo, ainda não está pronta... estou trabalhando numas peças que irão adicionar detalhes em alto e baixo relevo na parte interna, o que vai dar um acabamento diferenciado para eles.

Mesmo sem estar pronto, sem estar com a moldurinha em cima nem nada... já deu pra ter uma visão de como poderá ficar, eu pessoalmente fiquei satisfeito com o trabalho. A estrutura dele ficou impecável, não há sequer mais nenhum furo, trinca ou desnível / ranhura na face do forro.... as presilhas estão bem firmes e o forro montou no lugar como se fosse original, eu não poderia ter ficado mais satisfeito com os primeiros resultados, depois de tanto trabalho nessa peça teste!


... masss..... isso é só a pontinha do Iceberg. Vem muita coisa boa para o VCD por aí, no que tange a questão de forros de porta... e principalmente na questão dos Bancos!

Só que isso aí é surpresa para os próximos capítulos, kkk


Abraços, fui!

:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por 500EF »

Daqui a pouco vou ter que mudar o título do tópico para vectra cd 2015...rsrsrs
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

500EF escreveu: 02 Mar 2017, 09:45 Daqui a pouco vou ter que mudar o título do tópico para vectra cd 2015...rsrsrs
Falta muito pra isso ainda, rs ..

Bom, últimas fuçadas de ontem a noite:

Salada de painéis!

Imagem


A história é a seguinte:

Havia comprado Leds no Mercado Livre com o intuito de melhorar a iluminação do painel. Porém, são muito muito muito vagabundos, o encaixe é muito mal feito (das lâmpadas de LED), então optei pelo plano B, que foi de trocar as lâmpadas velhas por novas e forrar o painel por dentro com papel alumínio...

Já que eu ia desmontar toda a carcaça do painel, aproveitei para fazer algumas mudanças:

- Tirei o "módulo" marcador de combustível e temperatura do painel do VCD, pois o painel dos 2.0 8v marcam até 60L de combustível, contra 57L dos GSi / Calibra.
- Desmontei o velocímetro do painel de GSi / Calibra para "adiantar" a km, igualando à km do meu painel original + o total que rodei desde que fiz a troca deles, em Janeiro.

Km do meu painel original:

Imagem

Km do velocímetro do painel de GSi "avançada", somando o total que rodei desde que troquei os painéis:

Imagem

As laterais internas do painel de instrumento forrada em papel alumínio:

Imagem

E aqui o painel montado de volta no carro:

Imagem


A melhoria na iluminação foi pouca, mas é perceptível.. não é mega forte como nos LED's, mas está de bom tamanho (Ou boa intensidade, eu diria, kkk)

Aliás.. foi legal ter feito este teste com os leds, pois pude constatar que o reostato continua funcionando normalmente para controlar a intensidade dos Leds. Porém........ mesmo no mínimo eles ainda iluminam bastante, em quanto nas halógenas, o painel praticamente se apaga. . . . . Melhor que nada né! rs

Masss.. o mais legal MESMO, é ter esse mix incomum aí no painel de instrumentos do carro: Conta giros até 8 mil, velocímetro até 250, mas marcador de combustível de 60L... para os que entendem bem da linha dos VA's, fica evidente que tem coisa diferente ali, haha



Bom, estou preparando umas coisas novas aqui, mais especificamente para os forros de porta... então as próximas atualizações deverão ser sobre eles. Até mais!

:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Bacana a mudança no painel,pra quem conhece ve marcar ate 250,Rsrs

Abraços
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Atualizando sobre as "fuçadas".... papo ficou sério agora, kkk

Desde Sábado, 18/03, eu estou no meio de um projeto que a muitos meses vinha me organizando pra encarar.. deixei acumular motivos e peças suficientes para realizar o trampo, então no fim de semana comecei. As fotos são de Sábado (Desmontagem de todas as molduras) e Segunda, quando na parte da manhã removi o Tabelier:

Imagem

Imagem

Imagem


Depois vou preparar um post pra detalhar melhor tudo o que estou trabalhando no carro, pois a lista é bem extensa e vai tomar muito tempo pra explicar. Devo deixar pra detalhar quando a coisa já estiver tomando forma de novo.....


Detalhe do meu forro de porta "cobaia oficial" na foto:

Imagem

Depois quando explicar tudo que tá rolando direitinho, eu vou detalhar o futuro destes forros de porta, e dos bancos... vai ser tudo feito por partes, painel primeiro, eles em seguida.

:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por 500EF »

Corajoso... :)

Chega a dar um "trem ruim" ver o painel do carro todo desmontado assim... kkkkkk
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Bom, vamos lá.... a lista é longa, mas vamos ver se consigo cobrir todos os detalhes envolvendo os trabalhos das últimas semanas no VCD:

18/03 eu havia tomado coragem para encarar os trampos de interior do VA... De início, os planos eram apenas trocar o tabelier, "ajeitar" uns chicotes, e montar umas peças novas no lugar.... porém na prática, a coisa acabou sendo um pouco diferente.

Quando removi o tabelier original do carro, a primeira coisa com que me deparei foi muita sujeira, muita mesmo. Além disso, todo o isolamento dos chicotes do painel estavam em estado lastimável, se desfazendo só de olhar, várias áreas do chicote encapadas com fita isolante de baixa qualidade, descolando e melando tudo que estava no caminho.... além dos chicotes de acessórios estarem passando feito um "varal" de baixo do tabelier, sem o mínimo de isolação anti ruído sequer.

Embora antes de tirar o painel tudo no carro funcionasse perfeitamente e sem barulhos.. não tinha como eu deixar aquele filme de horror por de baixo do Tabelier novo... seria como varrer a sujeira pra de baixo do tapete, rs

Sendo assim, a primeira coisa que fiz foi comprar (muita) fita espumada, (muita) fita isolante, e (muito) termoretrátil para limpar e re-organizar todos os chicotes. Solda de estanho eu tenho o bastante estocada em casa.. e praticamente acabei com um tubo inteiro só no chicote do alarme, rs

Um detalhe importante, e um diferencial legal do que era original para o que fiz.. é quanto à isolação anti ruído. Originalmente a GM usou fita espumada comum no chicote, mas eu encontrei uma melhorzinha (e não muito mais cara), que são as espumadas com revestimento em PVC, o que o atendente na loja elétrica garantiu ser muito mais duradoura.. e pelo aspecto da fita, não tive como duvidar:

Imagem

No total o trabalho consumiu 15 metros desta fita, mesmo assim espaçando bastante nas áreas onde o chicote era mais bem preso ao painel... senão teria gasto facilmente uns 25 metros.. e considerando R$ 19,00 a cada rolo de 5 metros, isso foi uma economia necessária, rs...

Sobre os chicotes "como estavam" e "como ficaram"... tenta imaginar esta mesma cena, repetida umas 50 vezes (Pra mais):

Imagem

Tira fita isolante, passa termoretrátil, solda, isola com o termo, faz o mesmo nos fios próximos, e depois isola todos juntos com fita isolante... no fim das contas a largura destes chicotes passaram a consumir metade da largura / volume que antes ocupavam!


Isso se repetiu ao longo de vários finais de tardes e noites, durante quase uma semana inteira. Foi feito, literalmente, todos os chicotes internos do Tabelier, dos acessórios (Alarme Pósitron, chave de limpador com Temporizador e comandos do CB na chave do limpador), e a fiação do módulo de som e caixinha de graves que ficam no porta malas.... pra ter uma visão bem básica da coisa:

Antes:

Imagem

E durante... (Ainda estava terminando de fazer o lado do passageiro nesta foto, rs):

Imagem


Quando havia terminado o chicote do painel, desmontei tudo mais o que deu pra desmontar pra fazer uma "faxina" no interior. Saiu carpete de assoalho, espumas do assoalho, churrasqueira externa, tampa da caixa de ar externa, algumas molduras da caixa de ar interna, e todos os dutos de ar interno (4 do tabelier e 2 do assoalho).

Foi feita uma lavagem em tanque de tudo o que foi possível, com esfregão e sabão em pó... inclusive as partes presas à carroceria do carro, rs

Imagem

Imagem

Imagem

O ventilador foi limpo só com pincel e ar comprimido.. fora o banho de limpa contato. Fiquei com medo de usar algo mais agressivo e acabar danificando a peça..

Imagem

Não ficou "limpo a ponto de lamber", mas pelo menos não sujava mais a mão ao pegar e o cheiro estava "neutralizado" rs

.. bom, o carro sem todo o isolamento do assoalho estava de dar medo:

Imagem

Reparem os locais onde havia entrado sujeira.. aconteceu pois os tampão estavam ressecados e deixando água entrar. Na frente a situação era pior, pois apoiaram macaco no assoalho do carro logo em cima do tampão (Lado motorista), onde as latas estavam bem amassadas (dos dois lados), e no lado do motorista entrava tanta água, que chegou a mofar a espuma que fica por baixo do carpete.

Eu desamassei o assoalho usando um toco de madeira e marreta, fiz uma mega lavagem... tirei as espumas, lavei e deixei 2 dias no sol, lavei os carpetes e troquei os tampão... novamente, até o cheiro do carro mudou depois disso.

Imagem

Imagem

Finalizando a geral interna relacionada ao assoalho, comecei a montar tudo de volta no lugar, pelo menos o básico. Colocar o Tabelier no lugar não foi tão difícil quando eu imaginava que fosse ser!... :mrgreen:

Imagem

Nesse ponto eu também já havia instalado os novos tweeters do kit NAR e a central de rádio Clarion GM, dos Astra / Meriva:

Imagem

Imagem

Os falantes das portas ficaram pra mais adiante, pois precisei comprar os aros das portas.. mas a instalação foi bem direta, e fiz usando os conectores dos falantes originais GM, soldados nos NAR's, e depois conectado à fiação original das portas. Zero fios emendados nesse trampo! rs


Bom, aí neste ponto minhas atenções começaram a se voltar mais para aquela churrasqueira externa, que ainda estava toda desmontada.

A primeira coisa, e a mais óbvia delas... era o quão desesperadamente a cobertura precisava de um Up no visual:

Imagem

Algumas trincas que abriram nos cantos da peça foram seladas e reforçadas com cola de resina epóxi, e depois de uma boa limpeza e descontaminação, as pintei usando tinta nitrocelulose preto fosco acetinado.. procedimento que foi repetido para os componentes dos limpadores de parabrisa, dando um acabamento nada mais nada menos que original e renovado para as velhas peças:

Imagem


Porém, antes de montar tudo no carro... eu decidi colocar um fim à fonte de tanta sujeira no sistema de ventilação interna do meu bom e velho Vectra A... depois de gastar dias limpando e tirando baldes de sujeira, eu não poderia desconsiderar os esforços para colocar um filtro de cabine no carro.

Isso começou partindo de uma caixa de filtro de cabine dos Calibra / Astra Belga:

Imagem

Aqui a comparação entre a "caixa" original do Vectra A, que é apenas um defletor / isolador de água, e a caixa de filtro do Calibra:

Imagem


O que impede o Vectra A de ter filtro de cabine, é nada mais nada menos, que um "defeito" preguiçoso de engenharia (Na minha leiga opinião). A caixa do Calibra pode até parafusar na parede corta fogo e na Caixa de Ar do Vectra, porém os limpadores de parabrisa do Vectra são muito mais baixos e rentes à caixa que no Calibra. Eu tentei usar o mecanismo de limpador do Calibra, porém a peça é mais alta, o que faz com que os limpadores peguem no capô do Vectra.... então passei para o plano B, de redesenhar a caixa do filtro de ar.

O ideal aqui, seria criar uma extensão para a caixa e montar o filtro completo deslocado para o lado do passageiro.. Porém isso me tomaria dias e dias de planejamento e trabalho, qual eu não disponho, então tive que partir para uma solução mais simples e que resolvesse o problema.... assim:

Imagem

"Antes 60% de filtro, que 100% de nada";

Medições feitas..... Dremel na caixa de ar:

Imagem

Este foi o máximo de espaço para o filtro que consegui manter, sem que interfira no mecanismo do limpador:

Imagem

E depois, pra "vedar" a caixa e fazer o novo box para o filtro.. fiz um template provisório com MDF de 3mm e clay:

Imagem

Após testar no carro, e conferir que tudo estava "ok", repliquei o template provisório em fibra de vidro, criando a tampa definitiva para a caixa do filtro:

Imagem

Aqui depois de selar a caixa por dentro com fibra, e fazer os "dutos" para a passagem dos parafusos de fixação:

Imagem

(A ideia não era ficar linda maravilhosa... mas pelo menos funcional, rs)

A caixa montada definitivamente no carro.... e com um filtro Mahle 0km, "carinhosamente cortado quase ao meio", instalado:

Imagem

Imagem


Trabalho fora do carro concluído (Ao menos momentaneamente), hoje, 02/04, finalmente terminei de lavar e montar mais algumas molduras e peças no interior do carro:

Imagem


O painel de instrumentos ainda está fora pois estou fazendo uma montagem com Leds separada do sistema de iluminação original...:

Imagem

Pretendo fazer isso para o restante da iluminação do interior, tipo que mantendo o original, e colando um secundário em LED se possível... pois aí crio um sisteminha com dimmer's de intensidade. No painel de instrumentos tem espaço e é fácil, quero ver no restante se vai dar.... caso o espaço não permitir, aí sim, terei que tirar as lâmpadas halógenas de dentro do carro e trocar tudo por uma fiação com esquema elétrico separado e leds, mantendo a tonalidade "Branco Quente" original. Onde é Led, mantenho os originais... onde é lâmpada, coloco LED, rs ..

Mas isso aí é pra outro capítulo, no momento não é prioridade!....


Próximo trabalho é finalizar de vez os forros de porta. Vou tentar tirar umas horas / dia desta semana pra terminar ao menos os dianteiros, pois já passou da hora!


Ufffa.... desculpa o post longo, mas acho que cobri tudo nisso aí e coloquei o tópico em dia, rs ...


Abraços pessoal, até mais!

:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por rafamts »

Parabéns pelo trabalho!!! E que trabalho!!! Rs
Responder