CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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adrianonayfero
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CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Mensagempor adrianonayfero » 30 Jul 2007, 16:44

CARBONIZAÇÃO DO MOTOR

O trânsito intenso, principalmente nas grandes metrópoles, percursos curtos e a atual má qualidade dos combustíveis, provocam a carbonização. Ao dar a partida com o motor frio uma grande parte do combustível contamina o óleo, e a queima gera uma fuligem que contamina a sonda lambda (equipamento não disponível no Monza).
O óleo lubrificante tem, entre suas funções, as de lubrificação, refrigeração e vedação dos cilindros. Na proporção direta de uso, o óleo vai perdendo tais características, aumentando a vazão do BLOW BY (dispositivo antipoluente criado para eliminar a emissão de gases evaporativos do cárter, através de um processo de recirculação) que
arrasta vapores de óleo, contaminando os sensores de marcha lenta (motor de passo), corpo de borboleta e o cabeçote. Por outro lado, a fuligem carboniza a sonda lambda e esta passa a informar ao módulo, mistura rica. O módulo irá, sistematicamente, corrigir para mistura pobre.
A mistura ar com pouco combustível deixa de refrigerar a cabeça do pistão e este passa a superaquecer o cabeçote. O BLOW BY, arrastando vapores de óleo, provocará a carbonização das válvulas de admissão, prejudicando a vedação das mesmas, carbonizando a câmara de combustão e acentuando ainda mais o processo na sonda lambda e do próprio catalisador.
O óleo já deteriorado, ao passar pelo cabeçote superaquecido, irá se decompor formando uma goma que, ao atingir o cárter, pode provocar uma obstrução na bomba de óleo. Em alguns modelos, a flauta _ou os injetores_ localizam-se numa parte de aquecimento excessivo no cabeçote, provocando a "fritura" da gasolina, gerando também a goma. Ao ligar o motor, a gasolina armazenada na linha do retorno arrasta as gomas pelos dutos de combustível, podendo restringir a passagem, sobrecarregando a bomba de combustível, podendo provocar depósitos de goma no tanque.

CARBONIZAÇÃO NA ÁREA DO MOTOR

Admissão
- Engripamento do corpo de borboleta
- Travamento do atuador de marcha lenta
- Carbonização das válvulas de admissão
- Obstrução de válvulas injetoras

Câmara de combustão e escape
- Carbonização na cabeça do pistão
- Leitura incorreta da sonda lambda
- Nível elevado de emissões (CO e HC)
- Acúmulo de fuligem no catalisador

Interna superior
- Comprometimento do comando
- Travamento de válvulas
- Batidas de tuchos

Força
- Anéis travados
- Lubrificação deficiente
- Conjuntos pesados

Interna inferior
- Formação pastosa no cárter
- Obstrução da bomba de óleo
-Captador e canaletes obstruídos

COMO LIMPAR E REMOVER

1) Troque o filtro de combustível e coloque FUEL CLEANER* no tanque e complete com combustível. FUEL CLEANER dissolve lentamente gomas e vernizes presente no tanque, nos dutos, nas flautas e ao longo do circuito de combustível. Limpa as válvulas injetoras, dissolve lenta e continuamente o carvão acumulado no assento da válvula de admissão e na câmara de combustão. FUEL CLEANER, por não ser inflamável, faz com que os vapores da combustão arrastem o carvão da sonda lambda e dissolva a carbonização da entrada do catalisador. No caso do diesel, emulsiona a água acumulada no tanque e dissolve a colônia de bactérias, desfazendo gomas do tipo chiclete que travam as partes móveis. Descarbonizante via combustível.

2) Coloque AUTO CLEANING*, na proporção adequada, no óleo antigo do cárter e deixe funcionar por pelo menos 20 minutos. Fluído solubilizante de gomas e vernizes, limpa os poros junto à zona de atrito, preparando a superfície para receber o Autoplast, principalmente na camisa, com abertura dos poros no brunimento.

3) Com AUTO CLEANING SPRAY*, limpe o corpo de borboleta, atuador de marcha lenta e os dutos do coletor. Faça estas operações com o motor em funcionamento, simultaneamente com a aplicação de uma lata de AUTO CLEANING* via tomada de vácuo, utilizando kit aplicador, durante 20 minutos, de forma lenta e intermitente. O processo irá assentar as sedes de válvulas, equilibrando os cilindros pela máxima compressão.

4) Troque óleo e filtro. Coloque meio litro a menos, utilizando óleo API: SJ de sua preferência. Com o motor aquecido, adicione um frasco de OL-50* de 450 ml e um de LL-50 de 160 ml.
Como romper o ciclo da carbonização
Fazer a limpeza do motor quando carbonizado é necessário, mas devemos cuidar também para que seu sistema permaneça limpo o maior tempo possível, com a finalidade de termos um aproveitamento total do motor, ou seja, retomadas firmes, economia de combustível, confiabilidade e longevidade da máquina. Para isso use sempre OL-50 + LL-50 no cárter.

Benefícios:

1) Aumenta a hermeticidade nos cilindros proporcionando:
- melhora da combustão reduzindo a emissão de CO e HC
- redução no consumo de combustível
- redução da fuga de pressão (blow by) em até 100 vezes
- redução da contaminação no óleo lubrificante.

2) Aumenta a pressão da bomba de óleo melhorando a lubrificação.

3) Reduz a formação de depósitos de carvão pois o PTFE cria um ambiente antiaderente.

4) Reduz o atrito interno e o desgaste do motor.

5) Elimina a partida seca, reduzindo o atrito em até 7%.
* FUEL CLEANER, AUTO CLEANING, AUTO CLEANING SPRAY, OL-50 e LL-50 são produtos da AUTOPLAST LUBFLON que, se não forem encontrados em lojas de auto-peças e acessórios, poderão ser solicitados diretamente ao fabricante.
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Ulisses Vicente
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Mensagempor Ulisses Vicente » 02 Ago 2007, 02:15

Caramba muito bom esse manual de tratamento do motor, agora onde se encontra os produtos citados e se serve para alcool??

Gostaria de saber uma coisa, eu fiz o meu motor faz uns 8 meses mais eu só rodei uns 90 km com ele, ele ficou muito tempo parado agora que o coloquei o motor de volta para trabalhar eu reparei que esta saindo uma fumaça esbranquiçada quando eu acelero forte, o que sera isso será que é pq ele ficou muito tempo parado, é sujeira do alcool que esta sendo queimado ?? As velas foram trocadas agora denovo as outras eu só rodei 80km e o mecanico falow que era bom trocar !!!
ImagemImagemImagem
- GM Monza Sl/E 2.0 87/8
- GM Caravan SL/E 2.5 91/1
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Ajude o mozeiros.com seu voto aqui MONZEIROS !!
Abraços,
Ulisses VIcente!!

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Ricardo.Souza
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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Mensagempor Ricardo.Souza » 26 Set 2012, 20:15

Pessoal, hoje tirei meu coletor de escape pra tirar um prisioneiro que havia quebrado, e olhando no cabeçote vi que um dos dutos estava carbonizado e os outros 3 estavam limpinhos.
O que pode ser??

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Rafaelo
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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Mensagempor Rafaelo » 26 Set 2012, 22:30

Ricardo.Souza escreveu:Pessoal, hoje tirei meu coletor de escape pra tirar um prisioneiro que havia quebrado, e olhando no cabeçote vi que um dos dutos estava carbonizado e os outros 3 estavam limpinhos.
O que pode ser??
anote o cilindro que esta sujo e faça um teste de compressao nos cilindros. pode ser um cilindro folgado, vedante de valvula, guia de valvula, vedação de valvula, ou vela, ou cabo, com problemas
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

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Ricardo.Souza
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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Mensagempor Ricardo.Souza » 27 Set 2012, 15:31

É, mas vou montar ele assim mesmo.. pq nunca percebi nada sobre fumaça no escapamento, e falhar eu sei q ele nunca falhou..

Qualquer coisa abro de novo pra ver.. pq desmontar é facil, dai pra montar peço socorro pro meu amigo. rsss


Abraço

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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER! - URGENTE

Mensagempor Hitiro » 25 Fev 2013, 15:16

ressuscitando, rsrsrsrs

Galera, o meu um dia estorou a mangueira do radiados e o desatento aqui nao reparou a temperatura subindo...

Quando vi acendeu a luz de super aquecimento, então parei o carro e olhei no motor e nao vi nada de mais, e esperei umas meia-hora, liguei o carro e fui so na lenta ate chegar em casa com freio (Prefiro perder um motor que atropelar uma criança igualk tem de monte na rua de casa)...

Depois cheguei, tomei umas gelada p. relaxa e fui dormir.. ao acordar fui ligar o monzar e parecia que tava fumando, mais a fumaça nao tinha cheiro de oleo queimado, meu cunhado na hora falo que carbonizo, que era para eu colocar agua e ligar o carro e deixar a agua trabalhar e so ir completanto de necessário

então fiz isso ate que parou..

Semana passada como estava como freio estragado deixei ele em casa parado, fui ligar agora essa semana a mesma fumaça saiu, uma fumaça cinza, porem sem cheiro de oleo queimado, um camarada falo que ele carbonizou de novo,

É normal o carro a Alcool ficar parado uma semana e ja carbonizar assim?

Quem puder me ajude por favor.

esmael chechenski
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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Mensagempor esmael chechenski » 25 Fev 2013, 19:30

fique atento quanto ao óleo quando ele ficar na cor de café com leite, pode ter queimado a junta de cabeçote se a agua estiver baixando sem vazamento tira as velas pra ve se não tem alguma com ferrugem

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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Mensagempor Hitiro » 19 Mar 2013, 15:16

o Oleo do meu estpa normal, ele costuma dar esses problemas quando deixo mais de 2 dias parado, a primeira vez como citei a cima, foi quando esquentou de mais...

Vizzy
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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Mensagempor Vizzy » 21 Mar 2013, 23:15

Se a cor do óleo está normal e não some água pode ser aneis, isso aconteceu em dois monzas aqui em casa e tenta reparar se não é apenas quando vc liga e sim quando vc anda, pra poder vizualizar melhor peça pra alguem dirigir seu carro e vc vai em outro atraz e vai olhando se continua essa fumaça!

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Mimoso
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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Mensagempor Mimoso » 08 Out 2013, 16:42

Bom esse tópico, esse é um cuidado mais minucioso que deveríamos nos atentar mais. O motor do meu agora tá com uma meladeira na bandeja, o filtro tava horrivel, uma melequeira danada. Falei com uns mecânicos e palpiteiros me disseram que é folga entre os pisõtes e as camisas, que o motor tá queimando olho por isso manda pra cima da bandeja. Pra mim não faz sentido, mas trenho que investigar pra ver o que pode ser feito ou se só resolve com retífica do bloco. Nesse motor nunca mexi na parte de baixo, pois nunca apresentou problemas ou falhas. Só sei que preciso tentar resolver essa melequeira pra não piorar. :smt023


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