Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
peers280
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Jan 2011, 21:31
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por peers280 »

Cara o meu a gasolina faz entre 6,0 e 7,0 km/l na city e não é o único aqui em Pelotas/RS, tá precisando de velas novas e uma geral na injeção, mas não tenho esperança de que melhore muito.Aqui tem GNV e meu monza tem vestígios de que era à gás mas eu não tenho interesse nenhum nesse tipo dealimentação.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por vrsilva »

dmla escreveu:O meu faz 8km ou 9km na cidade e uma média e 12km a 13km na estrada.

2.0 - Gasolina.

Concordo plenamente: potência é aliada ao consumo!
O meu a alcool faz essas médias aí!

Motor Potente consome mais SIM, mas por ser a gasolina o seu está MUITO gastão, já fiz 9 na cidade com o meu a alcool sem transito pesado, isso média de um mês, com o transito pesado de agora ta fazendo uns 7,5km/l...

O monza a gasolina BEM REGULADINHO, BEM CUIDADO, deve fazer na estrada coisa de 16km/l com GASOLINA DE BOA QUALIDADE.

O alcool aqui procuro por sempre nos postos da Cosan, o posto que tiver essa bandeira eu "confio", carro a alcool da pra perceber na hora se o combustivel é ruim, pelo comportamento do carro, que fica ruim de respostas, e gasta, mas gasta... Quando o alcool é de qualidade boa, roda muito e rende muito... por isso só abasteço nos mesmos postos...
Pra ter uma idéia, esse meu monza atual veio de são paulo, o rapaz me trouxe o carro, e provavelmente deve ter enchido o tanque em algum posto de estrada, peguei o carro com pouco mais de meio tanque, com um pouco menos de meio tanque, ele começou a apresentar falhas, com 1/4 qualquer curva falhava, abasteci duas vezes ele, e já melhorou um pouco.

Outra coisa, TROQUEM O FILTRO DE COMBUSTÍVEL NA KILOMETRAGEM CORRETA, acha que é besteira? Pois faça um teste, pegue um filtro novo, assopre ele pelo tubo de entrada, vai ver que o filtro não oferece pressão ao sopro, agora pegue um filtro usado e ainda com combustível ruim, se oferecer pressão, tiver que fazer força para soprar, ta aí o problema do seu carro engasgar, gastar mais, além do que fica forçando a bomba de combustível diminuindo a vida útil da mesma, o meu estava assim... tive que trocar no sabado agora, tirei só pra verificar se o antigo dono tinha trocado e não tinha, e o adesivo do painel constava que tinha... ou ele costumava a trocar o filtro com 20mil km não sei... eu troco a cada 10mil km...

Filtro de ar, também acha que não muda nada? Faça o teste, troque pra ver... nem preciso falar nada...

Velas de qualidade, sempre limpas fazem toda diferença. Cabos de ignição bons, não deixando vazar corrente, mandando toda a potencia gerada pela bobina.
Como saber se os cabos estão bons? Pegua um fio de eletricidade, normal mesmo, liga uma ponta na carcaça do carro, e a outra desencapada logico vai passando nos cabos proximo, coisa de 1cm de distancia em toda a extensão dos cabos, e NO ESCURO, se ver uma luz, indica cabo partido e/ou ressecado.

Limpar o distribuidor com uma certa frequencia, ajuda e muito... Verificar os aterramentos...

Limpeza no TBI, limpeza do atuador de marcha lenta, verificar o funcionamento do mesmo, verificar o funcionamento do sensor de posição de borboleta, sensor de temperatura, tudo isso, influencia no consumo do carro...

Verificar as tomadas de vácuo se não há vazamento...

Uma série de coisas que influenciam no consumo... Dizer que motor potente é gastão não é 100% válido... o motor do monza nem é tão potente, ele tem potencial de muito mais. Exemplo o astra 2.0 que é praticamente o mesmo motor, porém com melhorias, este rende 145cv, muito mais potencia, porém este SIM, é potente e tem seu custo no consumo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
iluminat
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 33
Registrado em: 10 Jul 2012, 00:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por iluminat »

cara fiz o motor do meu ratch 1.8alcool com pistao do 2.0 comando letra j ele ta fazendo 7.5 na cidade e anda bem agora kit gas to fora :x
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por kraudyu »

vrsilva escreveu:

O monza a gasolina BEM REGULADINHO, BEM CUIDADO, deve fazer na estrada coisa de 16km/l com GASOLINA DE BOA QUALIDADE.
Isso é muito relativo, eu duvido um Monza fazer 16 KM por litro de gasosa na estrada andando a 100, 120 KM, pode fazer essa média andando a uns 70, 80 KM e numa estrada boa com praticamente nenhuma subida.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

E o melhor de tudo descendo a serra em modo cut-off, infinitos km/l, kkkkkk!
kraudyu escreveu:
vrsilva escreveu:

O monza a gasolina BEM REGULADINHO, BEM CUIDADO, deve fazer na estrada coisa de 16km/l com GASOLINA DE BOA QUALIDADE.
Isso é muito relativo, eu duvido um Monza fazer 16 KM por litro de gasosa na estrada andando a 100, 120 KM, pode fazer essa média andando a uns 70, 80 KM e numa estrada boa com praticamente nenhuma subida.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

tem a ver com regiao tambem. aqui em aracaju é bem plano. meu monza ta fazendo media de 8.0 a 8.5 sem modulo econom. em SP ficaria na casa dos 6-7km/l
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por vrsilva »

O Marcel, a gasolina aí ta ruim hein, 8 a 8,5 com gasolina? Ou tu tem pé de chumbo ou a gasolina aí é pura agua... Digo isso porque o meu no alcool faz 8 na cidade, eu ando de boa, mas não é pra tanto... O alcool aqui não é dos melhores, mas em são paulo é ruim, o meu carro veio dela com tanque cheio quando chega na reserva começa a falhar nas curvas.

Enchi o tanque do meu no domingo, fui pra campinas com 4 pessoas (contando eu), de boa o percurso todo 120kmph tinha momentos de 140kmph tranquilo, fiz algumas arrancadas fortes dos pedagios mais pra esticar mesmo, nao tenho o costume de fazer isso, peguei o carro pouco tempo então to dando uma soltada nas pernas dos 116 cavalinhos... Rodei 270km em estrada e mais uns 80km na cidade, dando uns 350km total e ainda tenho pouco mais de 1/4 do tanque, se fosse pra pegar estrada direto mesmo andando de boa sem puxar muito, acho que rodaria facil uns 500km com 1 tanque. Detalhe maior parte do percurso com alguns vidros abertos, meu carro não tem A/C, e vidro aberto aumenta e MUITO o arrasto aerodinamico fazendo o carro consumir mais um pouco....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Adorno
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Set 2012, 23:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Adorno »

é galera o meu tá gastão 4km com litros , o mecanico costatou que ta indo etanol pro oléo do motor mais não consegue axar onde :(
um abraço!
Responder