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O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor CASSIO HENRIQUE » 11 Abr 2010, 18:36

AMIGOS IRMÃOS MONZEIROS, ANDEI TENTO UM PROBLEMA SÉRIO COM QUEIMA DO MÓDULO HEY, SEGUNDO UM MECÂNICO DA GM ME INFORMOU QUE A PRINCIPAL CAUSA É O MAU FUNCIONAMENTO DAS VELAS E CABOS DAS VELAS. SEGUNDO ELE TEMOS QUE TROCAR NO TEMPO CERTO. ESTOU TROCANDO COM INTERVALO DE DOIS ANOS POIS MEU CARRO ANDA MUITO POUCO. ACABOU O PROBLEMA APARTIR DAÍ, SEGUNDO ELE O MELHOR É COLOCAR VELAS E CABOS DA NGK. UM ABRAÇO ESPERO QUE ESTA INFORMAÇÃO AJUDEM OS IRMÃOS MONZEIROS. UM GRANDE ABRAÇO. :smt023
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor Marcelo_Classic » 11 Abr 2010, 19:07

Pelo sim, pelo não, eu tenho um distribuidor velho no porta malas. Os MTE Thonsom queimam com facilidade ... o negócio é usar original. Custa mais, mas é mais garantido. Eu já fiquei a pé ao passar embaixo de uma torre de alta tensão com o mte thonsom
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 11 Abr 2010, 19:15

Cassio, não é necessário substituir cabos e velas a cada 2 anos, a não ser que vc esteja com dinheiro sobrando e não tenha onde gastar. :lol:
Cabos de velas devem ser substituídos qdo estiverem ruins, com fuga de corrente ou alta resistência.
Já velas qdo atingirem determinada quilometragem, que consta no manual, ou apresentarem defeitos ou desgaste.

Qto a cabos e velas estragarem módulos de alta energia HEI, acho que isso não procede. O que pode fazer esse componente deixar a gente na mão é a falta de qualidade do produto ou a instalação sem o devido cuidado, com dissipador térmico (pasta térmica, como a usada nos processadores de computador e outros dispositivos que esquentam muito).

Nota: não acredite que toda pessoa que trabalhou em fábrica de automóvel entende de automóvel. A maioria desempenha funções específicas e não sabe o funcionamento do conjunto.
O cara da pintura, o cara que coloca os vidros, o cara que instala os bancos, eles só fazem isso.
Eu levei meu Monza uma vez a uma oficina, fui atendido por um ex funcionário da GM que não sabia nem instalar direito uma correia dentada.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor rogertecmec » 11 Abr 2010, 20:07

Principais causadores de queima de módulo HEY:

# Regulador de voltagem (oscilação de carga bateria pode causar a queima do móduulo hey)
# Fuga de corrente pela tampa do distribuidor;
# Fuga de corrente pelos cabos de velas.

E na troca ninca esqueça de colocar a pasta térmica.

Recomendo vc ligar o carro a noite num local escuro e abrir o capo do carro. As vezes a gente consegue ver fuga de corrente. Foi assim que eu descobri após 03 queimas de módulo hey que o cabo da bobina esta com fuga de corrente .

E é sempre bom, acada troca do módulo HEY verificar o estado e/ou trocar a bobina impulsora.

E dê preferência ao comprar módulo HEY pela marca DELPHI.

Dá uma lida num tópico parcido que eu abri ha um bom tempinho atras
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=6&t=7467

De vez em quando é bom usar a ferramenta de busca do fórum. :smt023
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor Rafaelo » 11 Abr 2010, 23:16

rogertecmec escreveu:E na troca ninca esqueça de colocar a pasta térmica.
Roger eu diria que essa e a principal causa da queima (modulo hei)
a maioria dos mecanico nem sabe oque é pasta termica, eu conheço alguns 'tecnicos' em informatica que nao sabem ou nunca aprenderam a passar uma pasta corretamente ja vi processador com 1mm de pasta seca e so tirei passando um estile. imagine um mecanico achando que é pasta de dente e se aplica com pa de pedreiro

todo transistor seja de pontencia ou de processamento como os cpu, gera calor e se nao dissipar um abraço. ate mesmo original porem esse usa componentes de qualidade sendo assim mais tolerante ao calor e a variação de tensao dificultando a queima.

100% de acordo com oque o pessoal falou.

tu pode andar com uma modulo delphi e se tiver fora dos padroes de uso, como os ja citados cedo ou tarde vai queimar.

ao meu ver tem um erro de engenharia(proposital) nesse aspecto de dissipação de calor e apenas uma chapa de aluminio cru, deveria ter aletas dissipadoras pra ajudar a refrigeração, o vento ia ajudar e muito. pra min os cara fizeram foi pra ferra com a peça mesmo... e tu compra outro a longo praso. ou sera que um modulo delphi GM nunca queimou nessa vida hehehe
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor rogertecmec » 12 Abr 2010, 09:00

Tudo bem Rafaelo, até concordo com vc com relação ao módulo HEY, que deva ter um erro de engenharia, mas não proposital.

Mas que um módulo HEY DELPHY dura bem mais que um MTE não tem o que se discutir.
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor Rafaelo » 12 Abr 2010, 10:57

sim mas nao custava nada colocar umas aletas pra dissipar o calor, e nao somente uma chapa. e so colocar a mao na chapa pra ve o quanto quente ela fica, nao so pela dissipação dos transitores como o a radiação do motor. talvez nao seja proposital mas e erro de engenharia sim, o esse modulo transistorado nao deve gerar muito calor em situação fechada ou seja sem a radiação do calor do motor mas combinado gera.

claro Roger dura mais sim por ter componente de melhor qualidade. agora se tivesem feito como é pra se fazer seria uma peça que nao queimaria a toa como acontece mesmo com a original delphi. é so ve oquanto de gente ja queimou esse modulo principalmente os paralelos
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor rogertecmec » 12 Abr 2010, 11:03

Rafaelo escreveu: é so ve oquanto de gente ja queimou esse modulo principalmente os paralelos


Eu mesmo em dois anos que tive monza, troquei três módulos HEY MTE.
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor Rafaelo » 12 Abr 2010, 11:39

verdade Roger essa marca em quesito qualidade é pessima, imagina isso aliado aos defeitos que possam ter é queima na certa. no meu tem MTE como eu praticamente nao ando com o carro ou ligo ele por outros motivos vai ser dificil queimar ele. mas pro pessoal que usa o carro diariamente e frita aquela chapa la é um tiro no escuro, eu particulamente nao confio nessa marca. um Delphi alem de mais seguro e de melhor qualida interna e externa
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor Carlos A. Freire » 12 Abr 2010, 11:44

Em 10 anos com meu Monza GLS 96, nunca pifou o módulo HEI. Troquei o módulo HEI na primeira vez quando estragou a bobina impulsora, coloquei Delphi, mas não tinha estragado. Tenho um de reserva no porta malas, já usei ele em outro Monza de amigos para sanar defeito intermitente, mas nesse Monza também era um problema na bobina impulsora. Está hoje no Monza desse amigo e o que está no porta malas é o que estava no carro dele, que também é Delphi.
Nesses 10 anos com esse Monza e, agora com mais de 220.000km rodados, a bobina impulsora estragou por 2 vezes.

Abs,

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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor Adriano Pereira » 13 Abr 2010, 11:52

AMIGOS MONZEIROS,DESCULPA A MINHA IGUINORANCIA,MAS OQUE É UM MODULO HEY ? :smt017 .. POSTEM UMA FOTINHA PRA EU VER...ABRAÇO A TODOS....
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor rogertecmec » 13 Abr 2010, 14:02

Adriano Pereira escreveu:AMIGOS MONZEIROS,DESCULPA A MINHA IGUINORANCIA,MAS OQUE É UM MODULO HEY ? :smt017 .. POSTEM UMA FOTINHA PRA EU VER...ABRAÇO A TODOS....



É essa peça:

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que os monzas EFI possuem.

E aqui uma foto do módulo HEI e da bobina impulsora montada no distribuidor de um monza efi

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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor eduardomonza1996 » 15 Abr 2010, 19:36

esse ano eu troquei o módulo hey do meu carro
o antigo que queimou durou 8 anos de acordo com uma nota fiscal que tava junto com o carro e era um delphi
eu comprei um da delphi que foi uma facada : 250 pilas.
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor eduardomonza1996 » 15 Abr 2010, 19:38

Adriano Pereira escreveu:AMIGOS MONZEIROS,DESCULPA A MINHA IGUINORANCIA,MAS OQUE É UM MODULO HEY ? :smt017 .. POSTEM UMA FOTINHA PRA EU VER...ABRAÇO A TODOS....


fica despreocupado
monza carburado não tem .
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
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Re: O PORQUE DE TANTO PROBLEMA COM MODULO HEY

Mensagempor CASSIO HENRIQUE » 15 Abr 2010, 20:11

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Cassio, não é necessário substituir cabos e velas a cada 2 anos, a não ser que vc esteja com dinheiro sobrando e não tenha onde gastar. :lol:
Cabos de velas devem ser substituídos qdo estiverem ruins, com fuga de corrente ou alta resistência.
Já velas qdo atingirem determinada quilometragem, que consta no manual, ou apresentarem defeitos ou desgaste.

Qto a cabos e velas estragarem módulos de alta energia HEI, acho que isso não procede. O que pode fazer esse componente deixar a gente na mão é a falta de qualidade do produto ou a instalação sem o devido cuidado, com dissipador térmico (pasta térmica, como a usada nos processadores de computador e outros dispositivos que esquentam muito).

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Abraços



Tá falado Luiz valeu pelas informações passada por vc, é como vc falou nem sempre podemos confiar nestes picaretas, é quando levo o carro pra fazer uma revisão elétrica o infeliz sempre manda trocar velas e cabos, na qual me informou que o ideal é sempre trocar os dois juntos, mas apartir de agora vou seguir as suas dicas, um grande abraço.e o bom que os amigos monzeiros vicam também por dentro.
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