Vácuo no tanque

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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jesuino b ferreira
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Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Estes ulimos dispositimos form retirados por anterior dono e eu preciso providenciar, mas sera que por enquanto,poderia deixar destampada?
destampar? :smt018
se deixar destampada ali no cofre do motor vai correr o risco de incendio ou explosao devido o acumulo de gases.
imagina a cena.voçe deixa o carro parado e quando volta da a partida.
imaginou? pois e o que vai aconteçer.
fora o forte cheiro de gasolina naquela regiao.

ou coloca o sistema do canister de volta com o funcionamento original.
ou deixa tampada com esta :smt023
DÉCO
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Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Corretíssima a observaçao do JESUINO !

mas a mangueira que " deveria " estar ligada no canister, pode ficar aberta la na caixa de roda (é uma fininha) para nao gerar vacuo no tanque, agora no COFRE do motor JAMAIS, é incendio na certa.
E deixar ela isolada tambem nao é bom negocio (vai gerar vacuo e pode dar falta) .

O canister, é um sistema desenvolvido para atender as normas de emissao de poluentes, para o funcionamento do carro, desnecessario, porem a NATUREZA agradeçe :D
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu já tive carro onde a ventilação do cárter de óleo do motor e do tanque de combustível eram diretas para a atmosfera. O respiro do tanque era um furinho na tampa (Renault Gordini).
Já tive também carro onde a ventilação do cárter já não era mais direta para a atmosfera, mas a do tanque ainda era (Chevrolet Chevette). Nesse carro a respiro do reservatório de óleo de freio tinha uma tampa com um sistema para não permitir a contaminação do referido óleo. Esse sistema acho que era para não entrar umidade no fluido de freio. Chutando... :smt017
Já tive (tenho) um carro onde nem o vapor de óleo nem o vapor de combustível é jogado na atmosfera (Monza a gasolina).

Mas uma coisa é certa: tem de haver essa ventilação. No caso do óleo, se não tiver, vai vazar óleo por algum retentor. No caso do combustível, vai criar vácuo no tanque e o motor vai morrer.

Abs
Luiz Carlos
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jesuino b ferreira
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Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

mas a mangueira que " deveria " estar ligada no canister, pode ficar aberta la na caixa de roda (é uma fininha) para nao gerar vacuo no tanque, agora no COFRE do motor JAMAIS, é incendio na certa.
E deixar ela isolada tambem nao é bom negocio (vai gerar vacuo e pode dar falta) .
correto :smt023
como eu nao tinha certeza se este modelo tinha ou nao suspiro no tanque,nao quis dar mais detalhes.
sendo assim,ele pode isolar o canister e colocar o suspiro igual nos modelos movidos a etanol no centro do eixo traseiro.
ele substitui a do canister por outra para nao danificar ela e prende ela la.

acho que seria viavel para ele :smt023
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Gilmar Martins
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Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ok pessoal, obrigado pelas orientacoes,

Assim que tiver um tempo vou provideciar os dispositivos.

Abrcs,

Gilmar :smt020
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DÉCO
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Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por DÉCO »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Eu já tive carro onde a ventilação do cárter de óleo do motor e do tanque de combustível eram diretas para a atmosfera. O respiro do tanque era um furinho na tampa (Renault Gordini).
Já tive também carro onde a ventilação do cárter já não era mais direta para a atmosfera, mas a do tanque ainda era (Chevrolet Chevette). Nesse carro a respiro do reservatório de óleo de freio tinha uma tampa com um sistema para não permitir a contaminação do referido óleo. Esse sistema acho que era para não entrar umidade no fluido de freio. Chutando... :smt017
Já tive (tenho) um carro onde nem o vapor de óleo nem o vapor de combustível é jogado na atmosfera (Monza a gasolina).

Mas uma coisa é certa: tem de haver essa ventilação. No caso do óleo, se não tiver, vai vazar óleo por algum retentor. No caso do combustível, vai criar vácuo no tanque e o motor vai morrer.

Abs
.
Isso aí Luiz Carlos, observe que cada epoca existia uma forma de lidar com estes gases NOCIVOS ao meio ambiente, gerados no tamque e principalmente no motor por reaçoes quimicas que ocorrem dentro do motor, o Monza possuia na sua epoca de fabricaçao ja um moderno sistema (na epoca) de anular estes gases, muito acima das exigencias brasileiras da epoca (observe que outros carros da mesma epoca nao possuiam canister, EGR etc . . .

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Gilmar, observe com atençao a viabilidade tecnica e segurança destas açoes, lembrando que a "saida" da mangueirinha de respiro tem que ir até perto do eixo do carro, acredito que acompanhando o "tubo" onde vai combustivel pelo lado de fora do tubo :

Imagem

abraço
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DÉCO
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Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Ótimo topico do Dutra que aborda sobre o assunto :

viewtopic.php?f=3&t=31440&start=75
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Gilmar Martins
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Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

DÉCO escreveu:.
Corretíssima a observaçao do JESUINO !

mas a mangueira que " deveria " estar ligada no canister, pode ficar aberta la na caixa de roda (é uma fininha) para nao gerar vacuo no tanque, agora no COFRE do motor JAMAIS, é incendio na certa.
E deixar ela isolada tambem nao é bom negocio (vai gerar vacuo e pode dar falta) .

O canister, é um sistema desenvolvido para atender as normas de emissao de poluentes, para o funcionamento do carro, desnecessario, porem a NATUREZA agradeçe :D

Então DECO:

Fazendo uma verificação mais detalhada notei que: na frente do tanque tem duas saídas que são a saída para a bomba de combustível e o retorno, certo?
Na parte traseira do tanque há: um tubo maior que está ligada ao gargalo para abastecimento, outro tubo com abertura menor ligada a uma mangueira mais fina que vai até a entrada do combustível dando acesso ao gargalo perto da tampa (respiro?), uma terceira abertura no tanque ligada com uma mangueira também fina que enlaça no gargalo perto da tampa de combustível e daí dá uma volta perto do tanque em seguida segue para o compartimento do motor, esta eu acho que seria ligado o Cânister, certo? É esta que está com um parafuso como tampão.

Está confuso ou será que consegui explicar? :smt017

Abaraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
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