Vácuo no tanque

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Ótimo topico do Dutra que aborda sobre o assunto :

viewtopic.php?f=3&t=31440&start=75
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

DÉCO escreveu:.
Corretíssima a observaçao do JESUINO !

mas a mangueira que " deveria " estar ligada no canister, pode ficar aberta la na caixa de roda (é uma fininha) para nao gerar vacuo no tanque, agora no COFRE do motor JAMAIS, é incendio na certa.
E deixar ela isolada tambem nao é bom negocio (vai gerar vacuo e pode dar falta) .

O canister, é um sistema desenvolvido para atender as normas de emissao de poluentes, para o funcionamento do carro, desnecessario, porem a NATUREZA agradeçe :D

Então DECO:

Fazendo uma verificação mais detalhada notei que: na frente do tanque tem duas saídas que são a saída para a bomba de combustível e o retorno, certo?
Na parte traseira do tanque há: um tubo maior que está ligada ao gargalo para abastecimento, outro tubo com abertura menor ligada a uma mangueira mais fina que vai até a entrada do combustível dando acesso ao gargalo perto da tampa (respiro?), uma terceira abertura no tanque ligada com uma mangueira também fina que enlaça no gargalo perto da tampa de combustível e daí dá uma volta perto do tanque em seguida segue para o compartimento do motor, esta eu acho que seria ligado o Cânister, certo? É esta que está com um parafuso como tampão.

Está confuso ou será que consegui explicar? :smt017

Abaraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Pra mim ficou bem claro, explicou certinho !

Vou precisar olhar pra ver as diferenças em relaçao a minha . . . deve ser igual aos efi gasolina . . .
Teria que verificar, pelo que sei do meu é isso mesmo, confirmo suas informaçoes .

Na "minha" opiniao, estando o canister isolado, esta mangueira deveria estar aberta, o meu alcool carburado originalmente tem uma mangueira aberta na caixa de roda trazeira, uma mangueira fina (c tivesse camera tirava foto pra vc)

aqui encontrei algumas fotos no topico abaixo (olha no fim da pagina) :

Imagem

viewtopic.php?f=49&t=5114&start=75

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

, uma terceira abertura no tanque ligada com uma mangueira também fina que enlaça no gargalo perto da tampa de combustível e daí dá uma volta perto do tanque em seguida segue para o compartimento do motor, esta eu acho que seria ligado o Cânister,
certo,esta mesma.
É esta que está com um parafuso como tampão.
ela nao pode ficar tampada.
e nem aberta no compartimento do motor.

Imagem

seria esta quem tem um filtro nela,mas no caso do EFI e carburado movido a gasolina nao tem ele :smt023
nesse caso a mangueira vai direto para o compartimento do motor.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Na parte traseira do tanque há: um tubo maior que está ligada ao gargalo para abastecimento,
Ok!
outro tubo com abertura menor ligada a uma mangueira mais fina que vai até a entrada do combustível dando acesso ao gargalo perto da tampa (respiro?)
Quando entra combustível ao abastecer, o ar do tanque tem que sair. Essa mangueira é responsável para o ar sair e entrar combustível no abastecimento.
uma terceira abertura no tanque ligada com uma mangueira também fina que enlaça no gargalo perto da tampa de combustível e daí dá uma volta perto do tanque em seguida segue para o compartimento do motor, esta eu acho que seria ligado o Canister, certo? É esta que está com um parafuso como tampão.
Essa mangueira pelo menos no Monza EFI gasolina, sai do tanque, entra em uma válvula direcional (só tem passagem de um lado), que faz a volta no gargalo como mencionou e vai para o reservatório do Canister lá na frente. Essa mangueira não deve ficar tampada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Carlos A. Freire escreveu:
Na parte traseira do tanque há: um tubo maior que está ligada ao gargalo para abastecimento,
Ok!
outro tubo com abertura menor ligada a uma mangueira mais fina que vai até a entrada do combustível dando acesso ao gargalo perto da tampa (respiro?)
Quando entra combustível ao abastecer, o ar do tanque tem que sair. Essa mangueira é responsável para o ar sair e entrar combustível no abastecimento.
uma terceira abertura no tanque ligada com uma mangueira também fina que enlaça no gargalo perto da tampa de combustível e daí dá uma volta perto do tanque em seguida segue para o compartimento do motor, esta eu acho que seria ligado o Canister, certo? É esta que está com um parafuso como tampão.
Essa mangueira pelo menos no Monza EFI gasolina, sai do tanque, entra em uma válvula direcional (só tem passagem de um lado), que faz a volta no gargalo como mencionou e vai para o reservatório do Canister lá na frente. Essa mangueira não deve ficar tampada.

Abs,

Carlos Freire

Muito bem amigos, aprecio muito vossa ajuda.
Muito obrigado mesmo,

Abraços,

Gilmar :smt020
Vectra 97 GLS
Responder