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TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor rafafenix » 25 Fev 2008, 23:46

Olá, possuo um monza sl/e 2.0 gasolina/gnv. Meu monza deu problema no cabeçote, o qual foi retificado pela 6ª vez, mas não por causa do gás. Ví que o motor não estava legal, troquei os componentes, e encamisei os cilindros. Meu radiador tem 2 anos, a bomba de água 1 ano, troquei o cabeçote hoje, o mecânico verificou a bomba de água, o radiador, as mangeuiras, tudo. O cebolão foi trocado, a ventuinha está perfeita, fazendo muito vento e para o lado correto. O problema: estou na estrada, a 70, 80, 90 ou 100K/H e o carro não esfria de jeito nenhum, ficando a temperatura sempre um pouco abaixo do meio, mas bem pouco. Quando fiz o motor e o cabeçote, o carro ficou bom por 1 mês, mas deu esse problema derrepente. Fui em 3 mecânicos e todos disseram que era o cabeçote pois devido a tantas retíficas, estava muito baixo e com a compressão muito elevada. Troquei o cabeçote à toa. Não sei mais o que fazer, pois com a troca do cabeçote melhorou bem pouquinho, pois antes a ventuinha não desarmava de jeito nenhum. Agora ela desarma acima de 1/4 mas com a temperatura ambiente muito baixa e chuvendo. Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul. Pode ser que a compressão esteja muito forte no motor, e isso que está afetando a temperatura? POR FAVOR ME AJUDEM MAS ENVIEM APENAS RESPOSTAS PRO MEU PROBLEMA QUE DURA 6 MESES E NÃO OPINIÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CARRO EM GNV OU ALGO PARECIDO. mUITO OBRIGADO MESMO PELA ATENÇÃO.
rafafenix
 

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor Marcell 500 EF » 26 Fev 2008, 08:58

rafafenix escreveu:Olá, possuo um monza sl/e 2.0 gasolina/gnv. Meu monza deu problema no cabeçote, o qual foi retificado pela 6ª vez, mas não por causa do gás. Ví que o motor não estava legal, troquei os componentes, e encamisei os cilindros. Meu radiador tem 2 anos, a bomba de água 1 ano, troquei o cabeçote hoje, o mecânico verificou a bomba de água, o radiador, as mangeuiras, tudo. O cebolão foi trocado, a ventuinha está perfeita, fazendo muito vento e para o lado correto. O problema: estou na estrada, a 70, 80, 90 ou 100K/H e o carro não esfria de jeito nenhum, ficando a temperatura sempre um pouco abaixo do meio, mas bem pouco. Quando fiz o motor e o cabeçote, o carro ficou bom por 1 mês, mas deu esse problema derrepente. Fui em 3 mecânicos e todos disseram que era o cabeçote pois devido a tantas retíficas, estava muito baixo e com a compressão muito elevada. Troquei o cabeçote à toa. Não sei mais o que fazer, pois com a troca do cabeçote melhorou bem pouquinho, pois antes a ventuinha não desarmava de jeito nenhum. Agora ela desarma acima de 1/4 mas com a temperatura ambiente muito baixa e chuvendo. Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul. Pode ser que a compressão esteja muito forte no motor, e isso que está afetando a temperatura? POR FAVOR ME AJUDEM MAS ENVIEM APENAS RESPOSTAS PRO MEU PROBLEMA QUE DURA 6 MESES E NÃO OPINIÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CARRO EM GNV OU ALGO PARECIDO. mUITO OBRIGADO MESMO PELA ATENÇÃO.


6 Retíficas? Nenhum motor aguenta isso.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor 500EF » 26 Fev 2008, 10:35

Marcell 500 EF escreveu:Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul.


Não, a válvula termostática deveria se fechar nesta condição, mantendo o motor aquecido, isolando a água fria apenas no radiador.

Muitas coisas podem fazer seu carro aquecer, desde ponto de ignição ou comando errados até problemas na válvula termostática, bomba d'água, etc.. Qualquer palpite sem ver o carro, seria um mero palpite... :wink:
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor RicardoDS » 26 Fev 2008, 12:31

É como o Eduardo falou, muitos fatores podem levar a este problema.

Meus palpites:
- Ponto (ignição e comando)
- Mistura muito pobre
- Válvula termostática
- bomba de água
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor Carlos A. Freire » 26 Fev 2008, 12:33

500EF escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul.


Não, a válvula termostática deveria se fechar nesta condição, mantendo o motor aquecido, isolando a água fria apenas no radiador.

Muitas coisas podem fazer seu carro aquecer, desde ponto de ignição ou comando errados até problemas na válvula termostática, bomba d'água, etc.. Qualquer palpite sem ver o carro, seria um mero palpite... :wink:


Eu também concordo com 500EF.
Acrescento ainda que, peças novas também apresentam problemas e, por conta disso, muitas vezes um sintoma de simples reparo acaba "empipinando".

Quando temos um problema com a temperatura, antes de tudo devemos aferir a temperatura do carro, para eliminar possível problema com marcador do painel.

Problemas com carro superaquecendo, em geral é porque a a água não está circulando (ar no sistema, bomba d´água, válvula termostática, obstrução em magueiras ou radiador, junta de cabeçote errada tampando passagem de água ...)

Abs,

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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor José Leal » 26 Fev 2008, 20:20

rafafenix, meu carro tb funciona com o marcador de temperatura na região central da escala. Estava lendo uma reportagem na revista 4 Rodas, que falava que a ventoinha do Monza tubarão trabalha muito mais que a do Monza modelo anterior devido a pequena grade dianteira.

Mas se a temperatura está variando na faixa central da escala (de 1/4 até 0,5mm acima do meio), está normal.

Sobre andar na estrada e a temperatura descer até o azul, não é bom, pois pode ocasionar algum problema no motor, devido a grande variação da temperatura. O que mantém a temperatura ideal é a válvula termostática, que faz a água recircular pelo motor, liberando-a para o radiador somente depois que atinge uma certa temperatura (por volta de 80 graus).
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor rafafenix » 26 Fev 2008, 21:29

Agradeço pela ajuda, e esqueci de mencionar que o carro não possui a válvula termo-estática desde que possuo o carro, nunca me deu problemas, inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula. Caso vcs conheçam algum centro automotivo de confiança, pela zona sul, oeste ou dependendo da norte lhes agradeço.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor 500EF » 27 Fev 2008, 09:12

rafafenix escreveu:Agradeço pela ajuda, e esqueci de mencionar que o carro não possui a válvula termo-estática desde que possuo o carro, nunca me deu problemas,


Você é quem pensa... coloca uma e verá o consumo melhorar (com motor frio, a ie injeta mais combustível) e terá motor para muitos e muitos milhares de km (esse esquenta e esfria é "uótimo" para o bloco do motor, cabeçote, etc...)

inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula.


:shock: :shock: :shock: :shock:

No coments...
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor alpha » 27 Fev 2008, 09:56

Fiquei com algumas duvidas.

pelo que eu sempre soube a marca azul da temperatura é a temperatura boa para iniciar o movimento com o monza ( como o meu é a alcool por exemplo, ligo e deixo o afogador puxado até chegar a marca azul pra dai sair com o carro) dai em diante conforme vai andando ele vai subindo a temperatura até chegar a marca do meio do marcador de temperatura ( quando se anda em baixas rotações passando por muitas lombadas e trocando marcha, esquenta mais rapido) e quando pega estrada ele mantem a temperatura sem passar do meio. O que eu ja ouvi dizer é que nao pode começar a passar do meio pois ai pode ferver, o meu vai até o meio ai liga a venturinha e ai a temperatura baixa um pouco e o ponteiro desce um pouco abaixo do meio até esquentar novamente e repetir o processo ( em estrada demora mais pra chegar ao meio devido ao forte vento que entra pelo radiador) mas acho que andar marcando no azul nao é normal.

Comentem sobre o assunto
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor Antonio » 27 Fev 2008, 12:02

Bom dia amigo, tb estou com esse problema troquei cabeçote assim como vc mas só melhorou um pouco mas continua esquentando agora final do mes vou botar um radiador novo nele ja q os q eu coloquei anteriomente eram recondiconados.
espero q tenha mais sorte q eu e resolva logo seu problema.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor José Leal » 27 Fev 2008, 19:54

rafafenix escreveu:... inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula.


Nossa, foi bom saber que esses caras falam isso. Vai me servir para NUNCA aparecer numa loja dessas, muito menos deixarem eles colocarem a mão no meu carro...
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor rafafenix » 27 Fev 2008, 20:56

José Leal escreveu:
rafafenix escreveu:... inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula.


Nossa, foi bom saber que esses caras falam isso. Vai me servir para NUNCA aparecer numa loja dessas, muito menos deixarem eles colocarem a mão no meu carro...



O que há de ruim em retirar a válvula?
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor brajao » 27 Fev 2008, 22:24

Olá amigo, tudo Blz?! que ano é seu carro? você já verificou o sensor de temperatura? no caso dos monza com injeção principalmente este sensor é fundamental para o funcionamento correto da ventilação forçada cuja qual é acionada pela IE.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor José Leal » 28 Fev 2008, 10:06

rafafenix escreveu:O que há de ruim em retirar a válvula?


Cópia da resposta enviada por MP:


E aí, como vai?

Sobre andar sem a Valvula Termostática, o que pode acontecer é que o motor vai demorar a esquentar, pois a água estará sempre passando pelo radiador. Os sistemas de Injeção Eletrônica possuem um "afogador eletrônico", que faz o carro ficar acelerado enquanto está frio.

Outra coisa que pode acontecer é que vc está na cidade, com tráfego intenso, e a temperatura no meio da escala. Daí, vc pega uma via expressa ou uma rodovia, e a tamperatura desce rapidamente para próximo da zona azul. Devido a este choque de temperatura, ou a IE passa a injetar mais gasolina (para esquentar o motor) ou seu cabeçote pode trincar. Se vc ligar o AC, tb faz a temperatura descer para próximo da zona azul, porque a ventoinha fica disparada o tempo todo para refrigerar o condensador do AC, que fica na frente do radiador.

Andar sem a VT tb pode gerar um erro na memória da IE, indicando que o sensor de temperatura está avariado.

No seu caso, se a temperatura estiver sempre na região central da escala, quando vc fez a retífica, o mecânico deve ter colocado uma VT nova.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor rafafenix » 28 Fev 2008, 13:43

Antes de mais nada obrigado pelos esclarecimentos em relação à válvula termoestática. Mas meu carro é carburado, logo não aparece nada internamente, ou IE. O mecânico, não trocou a vt pq eu ví todo o procedimento, a retífica do motor, cabeçote, colocação, peça por peça, TUDO MESMO e estou com a vt dentro do carro. Caso eu coloque a válvula, acho que a temperatura vai subir ainda mais, ou nunca passar do meio, nem se eu estiver na estrada. Acho que ela ficará sempre no meio e com a ventuínha armada o tempo inteiro ou quando a temperatura descer um pouco irá subir muito rapidamente, pois se sem a vt já está assim, imagina com a mesma. APENAS UMA SUPOSIÇÃO MINHA POIS NÃO SOU MECÂNICO. E até agora nada do problema ser solucionado. Não aguento mais. Rsrs.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor 500EF » 28 Fev 2008, 14:38

rafafenix escreveu: E até agora nada do problema ser solucionado. Não aguento mais. Rsrs.


Porque você ainda não encontrou a causa real do aquecimento. Como eu disse lá em cima, pode ser um monte de coisas...

Como está o desempenho do carro? Você está sentindo ele fraco em retomadas e subidas íngremes?
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor Leonarjoe 2.0 » 28 Fev 2008, 16:23

veja se o misturador do seu gnv (aquele parafusão que fica na mangueira que vai pro carburador ou pro corpo da injeção) tem um parafuso só ou 2. o do corcel que eu tinha tinha 2. quando eu fechei o parafuso da regulagem do gnv do segundo estágio dele, o carro esquentava justamente a essa velocidade. o problema era mistura pobre msm.... veja isso. essa pode ser a causa de tantas vezes vc conseguir detonar o seu cabeçote.. sinceramente, mistura pobre não compensa.. é uma economia porca.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor 500EF » 28 Fev 2008, 17:56

Por MP o rafafenix me disse que o desempenho está ok.

Neste caso, uma outra pergunta que pode ajudar: Se você rodar com o carro na gasolina, como fica o ponteiro da temperatura?
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor Diego Paiva » 28 Fev 2008, 21:25

Leonarjoe 2.0 escreveu:veja se o misturador do seu gnv (aquele parafusão que fica na mangueira que vai pro carburador ou pro corpo da injeção) tem um parafuso só ou 2. o do corcel que eu tinha tinha 2. quando eu fechei o parafuso da regulagem do gnv do segundo estágio dele, o carro esquentava justamente a essa velocidade. o problema era mistura pobre msm.... veja isso. essa pode ser a causa de tantas vezes vc conseguir detonar o seu cabeçote.. sinceramente, mistura pobre não compensa.. é uma economia porca.


PEnso como o amigo Leonarjoe.. acho que pode ser mistura pobre...
É melhor logo olhar isso, pq se não o preju pode ser grande :shock:
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor rafafenix » 29 Fev 2008, 11:59

Aí galera, o desempenho do carro está perfeito e não foi nada alterado com a troca do cabeçote. Está andando muito bem o carro. Motor feito, cabeçote, limpeza do sistema de arrefecimento e praticamente tudo novo. Outro detalhe TANTO NO GÁS QUANTO NA GASOLINA, O PROBLEMA É O MESMO. É só a temperatura mesmo que está dando problema. Tenho certeza absoluta que não é o marcador interno, pois a ventuinha está demorando mais do que o normal pra abaixar, pois a escuto ligada e está bem forte, pois foi testada tbm e tá ótima. Agora se sem a válvula-termoestática está desse jeito, imaginem se eu colocar a válvula no lugar? Aí mal a ventuinha desarmar, irá armar quase que instantaneamente. Pode ser compressão do motor? ALGUÉM CONHECE UMA OFICINA NO RIO QUE POSSA SOLUCIONAR MEU PROBLEMA?
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor 500EF » 29 Fev 2008, 12:50

Por MP ele disse que isso acontece tanto na gasolina quando no GNV.

Você já mandou conferir o ponto de ignição e o ponto da correia dentada?

Como você disse que já é a sexta retífica deste carro, se o cabeçote estiver muito rebaixado, o enquadramento da polia pode ter começado a sair da posição.

Outra coisa, com este tanto de retífica, você pode estar com uma taxa de compressão bem elevada. Você chega a ouvir ele "batendo pino" em alguma situação?
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor RicardoDS » 29 Fev 2008, 13:53

O GNV se beneficia de taxa de compressão alta, então suponho que a taxa não tenha muita culpa nisso.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor 500EF » 29 Fev 2008, 14:07

RicardoDS escreveu:O GNV se beneficia de taxa de compressão alta, então suponho que a taxa não tenha muita culpa nisso.


Sozinho não, mas aumente muito a taxa e adiante bem o ponto para ver no que dá... hehehe
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor rafafenix » 29 Fev 2008, 20:20

O cabeçote foi trocado, e levei o antigo para 2 retíficas e ambas disseram que ele ainda possuiu 0,5mm para ser retificado e aguentaria no mínimo mais 2 retíficas. Porém o cabeçote que coloquei está bem melhor que o meu antigo principalmente na altura pois eu ví pessoalmente. O problema continua o mesmo. Estranho que depois da retífica do cabeçote e motor o carro ficou bom por 1 mês. o problema apareceu depois. Daí troquei o cabeçote, pois 3 mecânicos e centros automotivos garantiram ser o mesmo. Em vão.
rafafenix
 

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagempor José Leal » 29 Fev 2008, 20:45

rafafenix, estava relendo o tópico, e ví que vc trocou a bomba, fez limpeza no radiador, trocou cebolão e está sem VT.

Por um acaso não podem existir galerias de circulação de água obstruidas / entupidas? Não sei se isso pode acontecer, mas fica a idéia.
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