TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por José Leal »

rafafenix escreveu:... inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula.
Nossa, foi bom saber que esses caras falam isso. Vai me servir para NUNCA aparecer numa loja dessas, muito menos deixarem eles colocarem a mão no meu carro...
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
rafafenix

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por rafafenix »

José Leal escreveu:
rafafenix escreveu:... inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula.
Nossa, foi bom saber que esses caras falam isso. Vai me servir para NUNCA aparecer numa loja dessas, muito menos deixarem eles colocarem a mão no meu carro...

O que há de ruim em retirar a válvula?
brajao
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 03 Jan 2008, 20:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por brajao »

Olá amigo, tudo Blz?! que ano é seu carro? você já verificou o sensor de temperatura? no caso dos monza com injeção principalmente este sensor é fundamental para o funcionamento correto da ventilação forçada cuja qual é acionada pela IE.
_______________________
((( Reinaldo Ap. Brajão )))
Atual
Vectra CD 2.2 16V 2001/2001 Compleeeeeeto!!!!
Ar Condicionado Digital - Computador de bordo - Controle de Tração - Bancos de Couro - ABS

Antigo (Saudades!)
Monza SL/E 2.0 4p 93/93 Alcoólatra de Fábrica - Bordô - Rodas 195/55/15 modelo Vectra Elite.
Freio à discos nas 4 rodas - Painel Digital
==> Fotos da Máquina <==
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=5853
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por José Leal »

rafafenix escreveu:O que há de ruim em retirar a válvula?
Cópia da resposta enviada por MP:


E aí, como vai?

Sobre andar sem a Valvula Termostática, o que pode acontecer é que o motor vai demorar a esquentar, pois a água estará sempre passando pelo radiador. Os sistemas de Injeção Eletrônica possuem um "afogador eletrônico", que faz o carro ficar acelerado enquanto está frio.

Outra coisa que pode acontecer é que vc está na cidade, com tráfego intenso, e a temperatura no meio da escala. Daí, vc pega uma via expressa ou uma rodovia, e a tamperatura desce rapidamente para próximo da zona azul. Devido a este choque de temperatura, ou a IE passa a injetar mais gasolina (para esquentar o motor) ou seu cabeçote pode trincar. Se vc ligar o AC, tb faz a temperatura descer para próximo da zona azul, porque a ventoinha fica disparada o tempo todo para refrigerar o condensador do AC, que fica na frente do radiador.

Andar sem a VT tb pode gerar um erro na memória da IE, indicando que o sensor de temperatura está avariado.

No seu caso, se a temperatura estiver sempre na região central da escala, quando vc fez a retífica, o mecânico deve ter colocado uma VT nova.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
rafafenix

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por rafafenix »

Antes de mais nada obrigado pelos esclarecimentos em relação à válvula termoestática. Mas meu carro é carburado, logo não aparece nada internamente, ou IE. O mecânico, não trocou a vt pq eu ví todo o procedimento, a retífica do motor, cabeçote, colocação, peça por peça, TUDO MESMO e estou com a vt dentro do carro. Caso eu coloque a válvula, acho que a temperatura vai subir ainda mais, ou nunca passar do meio, nem se eu estiver na estrada. Acho que ela ficará sempre no meio e com a ventuínha armada o tempo inteiro ou quando a temperatura descer um pouco irá subir muito rapidamente, pois se sem a vt já está assim, imagina com a mesma. APENAS UMA SUPOSIÇÃO MINHA POIS NÃO SOU MECÂNICO. E até agora nada do problema ser solucionado. Não aguento mais. Rsrs.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por 500EF »

rafafenix escreveu: E até agora nada do problema ser solucionado. Não aguento mais. Rsrs.
Porque você ainda não encontrou a causa real do aquecimento. Como eu disse lá em cima, pode ser um monte de coisas...

Como está o desempenho do carro? Você está sentindo ele fraco em retomadas e subidas íngremes?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

veja se o misturador do seu gnv (aquele parafusão que fica na mangueira que vai pro carburador ou pro corpo da injeção) tem um parafuso só ou 2. o do corcel que eu tinha tinha 2. quando eu fechei o parafuso da regulagem do gnv do segundo estágio dele, o carro esquentava justamente a essa velocidade. o problema era mistura pobre msm.... veja isso. essa pode ser a causa de tantas vezes vc conseguir detonar o seu cabeçote.. sinceramente, mistura pobre não compensa.. é uma economia porca.
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por 500EF »

Por MP o rafafenix me disse que o desempenho está ok.

Neste caso, uma outra pergunta que pode ajudar: Se você rodar com o carro na gasolina, como fica o ponteiro da temperatura?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder