monza fumando

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
wesleycosme
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jan 2014, 17:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

monza fumando

Mensagem não lida por wesleycosme »

meu monza tah fumando ele n raja n bate nada apenas fuma uma fumaça preta chata pra kct oq pode ser posso rodar assim mesmo oq eu posso fazer para parar isso sem fazer o motor?
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza fumando

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

Se eu não estiver errado fumaça Branca é agua , preta é oleo.....
Pelo meus poucos conhecimentos, ta com cara de anel do pistão, junta não pode ser o meu ta vazando oleo de cima a baixo e a fumaça é quase totalmente transparente.
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1736
Registrado em: 06 Jun 2013, 16:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza fumando

Mensagem não lida por RBMartins »

FUMAÇA BRANCA:

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.

Outro sintoma: o nível do líquido de arrefecimento baixa rapidamente.

OBS: em dias frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.

FUMAÇA AZULADA:

Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.
segue algumas dicas para fumaça Azul/óleo

A primeira dica é sobre o excesso do nível de lubrificante, onde ele acaba se mantendo em contato direto com anéis e pistões e acabam contaminando a câmara de combustão e assim gerando a temida fumaça, onde bastará corrigir o nível e a fumaça cessará.

A segunda dica fica a cargo do excesso de pressão dentro do motor por causa de uma ridícula obstrução do respiro do motor devido a falta de manutenção. Essa manutenção passa desapercebida inclusive por profissionais peritos em motor ou postos de troca de óleo que deixam de verificar os defletores de óleo (ante chamas) dos motores atendidos e que chegam a danificar retentores que provocam terríveis vazamentos de óleo como também a temida fumaça. No vídeo que encabeça essa matéria, nós citamos o Marea e seu respiro interno da tampa de válvulas, mas esse é apenas um exemplo, poi independente do projeto, a obstrução do respiro sempre irá causar o mesmo sintoma terrível que pode ser resolvido em menos de 10 minutos ao se verificar o ante chama ou respiro.

A terceira dica são os retentores de guia de válvulas que com o passar do tempo acabam falhando e deixam passar óleo. Esse óleo acaba escorrendo pelas válvulas e contamina a câmara de explosão. Esses retentores em muitos casos podem ser trocados sem desmontar todo o motor e são os grandes culpados pela maioria dos escapamentos fedidos que encaramos pelas estradas.

A quarta dica fica por conta de algum defeito na junta que fica entre o cabeçote e o bloco do motor que acompanhado de algum falhamento, também causa o sintoma da queima de óleo.

A quinta dica fica pelo mais complicado, caro e demorado. Os anéis quando defeituosos, seja por desgaste ou quebra, acabam gerando um custo maior para a solução dos problemas, mas não se preocupe com despesas desnecessárias a respeito dos primeiros itens desta dica, pois verificar o respiro, nível de óleo, retentores e junta, serão os menores dos custos e caso o motor precise ser aberto, todos eles naturalmente deverão ser revisados mesmo.

FUMAÇA PRETA:

Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
wesleycosme
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jan 2014, 17:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza fumando

Mensagem não lida por wesleycosme »

origado pela resposta
wesleycosme
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jan 2014, 17:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza fumando

Mensagem não lida por wesleycosme »

e isso msm tah bebemdo dmais vo ve se levo ele ao mecanico vlw abs
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: monza fumando

Mensagem não lida por arnaldo silva »

para muitos que não tem conhecimento, excelente explicação e fácil de compreender. Muito bom :smt023
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
marcelo gerhardt
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 338
Registrado em: 07 Jul 2012, 23:12
Cidade: Rio do sul
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: monza fumando

Mensagem não lida por marcelo gerhardt »

ótima explicação tirei minhas duvidas tambem.
:ok:
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza fumando

Mensagem não lida por Wagner »

olá pessoal! Bom dia a todos. Meu Monza 92 EFI gasolina 2.0 está consumindo gasolina de forma absurda, e parado um uma aceleração forte sai uma fumaça preta. Não observo esta fumaça quando estou acelerando normalmente, ou andando normal. Esta fumaça só aparece quando piso fundo no acelerador. O que pode ser isto? :smt010
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Responder