MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

DUVIDA SOBRE BARDAL

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

DUVIDA SOBRE BARDAL

Mensagempor ACLAYTONROSA » 01 Abr 2007, 06:59

GOSTARIA DE SABER SE É ACONSELHAVEL COLOCAR UM BARDAL NO MOTOR QUE TEM MAIS DE 100.000 RODADOS E DE QUANTAS EM QUANTAS TROCAS COLOCAR E A QUANTIDADE....?
ANDERSON - BHTE - MG - TUBARÃO MINEIRO.
MONZA GLS 1994, AZUL GRUNDI, MOTOR 2.0 EFI A GASOLINA.
SOM MP3, TAPETE DE ALUMÍNIO, 2 ALARMES, ORIGINAL DE FABRICA E POSITRON.
ACLAYTONROSA
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: DUVIDA SOBRE BARDAL

Mensagempor Diego Paiva » 01 Abr 2007, 09:16

ACLAYTONROSA escreveu:GOSTARIA DE SABER SE É ACONSELHAVEL COLOCAR UM BARDAL NO MOTOR QUE TEM MAIS DE 100.000 RODADOS E DE QUANTAS EM QUANTAS TROCAS COLOCAR E A QUANTIDADE....?

Seu motor esta em bom estado? Caso esteja..usa um bardal b12 pra conservar o motor.....se o motor tiver "fumando" ou "batendo"...usa o bardal prolonga...vai ajudar bastante

Abraço 8)
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Aclaytonrosa e Diego Paiva

Mensagempor Amauri RJ » 03 Abr 2007, 15:04

Galera, tem um tópico falando exatamente sobre usar ou não BARDAHL B12 no ORKUT ( COMUNIDADE DO MONZA ). Praticamente uma aula. Antes eu usava no meu MONZÃO. Agora, eu não uso mais.
Atual - Ford Focus 2010/2011
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
Amauri RJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor dedehulck » 03 Abr 2007, 17:23

copia la velhinho e posta aki ...
vlw abraços
™Dedé Hulck ™
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Re: Aclaytonrosa e Diego Paiva

Mensagempor Diego Paiva » 03 Abr 2007, 20:56

Amauri RJ escreveu:Galera, tem um tópico falando exatamente sobre usar ou não BARDAHL B12 no ORKUT ( COMUNIDADE DO MONZA ). Praticamente uma aula. Antes eu usava no meu MONZÃO. Agora, eu não uso mais.

Sério cara? posta a materia ai pra gente!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor tcpthiago » 04 Abr 2007, 14:56

Atravessando a conversa... :oops:

O Bardhal é um produto antigo, e era realmente formidável para melhorar aqueles óleos antigos, tipo SA, SB... até um SF. Mas, desde então, só se mantem no mercado devido aos usuários conquistados naqueles velhos tempos.

Sobre o experimento que vc assistiu, nós certa vez repetimos o experimento utilizando óleos modernos, que fuincionaram exatamente como os óleos antigos após aditivados pelo Bardhal.

O fato de vc utilizar a vários anos sem ter queixas só prova que "mal não faz", pois se não tivesse utilizado, e tivesse sempre utilizado bons óleos,o resultado teria sido exatamente o mesmo.

Ou, vc acha que se fosse realmente bom, não seria recomendado pelos fabricantes, que tem o maior interesse em que seus veículos dêem poucos problemas e passem uma imagem de confiabilidade? Se fosse bom, a FIAT iria recomendar para o Marea, que assim teria um motor que iria durar mais do que os 90mil km que dura, hehehe!
Qualquer Monza ou outro Chevrolet que use o "Familia II" da GM terá motor para 300.000 km, utilizando óleos modernos disponíveis no mercado, sem precisar recorrer a socorros de aditivos ditos milagrosos.

Lembro que é muito fácil "maquiar"esses experimentos, que valorizam aditivos como o Bardhal, ou o Militec, ou outros que se apresentam como "responsáveis por melhorar a lubrificação", ok?

Postado por Leandro no Orkut. ( http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... na=1&nst=1 )

tá aí o que os caras disseram. 8)
------> Monza GL 93/94 <------
-------> Verde Vivaldi <-------
-------> 2.0 Completo <-------
-> Agora, rodando na pinga <-
tcpthiago
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor Raphael Ventura » 14 Jun 2009, 10:12

muitos lá falaram contra mas ninguém falou mal, pessoal, meu motor faz um barulho que lembra tuchos, mas acho que também ele tem algumas folgas nas bielas e tudo, antes deste carro vir pra minha mão ele era do meu sogro e antes dele ele era de um sr. que não entendia de motor e o carro fumaçava muito pois o motor era std e foi muito surrado por uma mulher filha desse cara aí ele mandou fazer o motor do carro, provavelmente o mecanico foi safado e só trocou os anéis de segmento, resultado, o motor não fumaça nada e tanto que se eu puser a mão no escape meu dedo sai limpo, completamente limpo sem nenhuma mancha de fumaça, chega a ser estranho porque não suja nada nada no escape, mas bem, o motor tem um barulho desagradável de tuchos, misturado com folgas sei lá... o meu motor nunca bateu redondo comigo, não sei bbem porque, eu sei que preciso fazer este motor o quanto antes, e lendo uma matéria vi que o motor 2.0 do monza é cronico na parte de baixo, (http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... r352.shtml) tenho medo de quebrar uma biela e furar o bloco, ai ja era, mas eu to sem grana agora e queria segurar esse motor até o meado do ano que vem pelo menos pra fazer ele todo, deixar tudo standart, deixar o motor zero mesmo, qual óleo me recomendam?
atualmente uso um óleo barato, o vS 20W50 e por último usei também 500ml do MOTOR TREATMENT MOTORMAX
http://www.motormax2000.com.br/ft/autom ... atment.pdf
qual óleo devo usar pra preservar mais meu motor, encher bem os tuchos e lubrificar bem as folgas existentes?
recomendam o b12?
Raphael Ventura
rvpaiva@yahoo.com.br
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: MPFI

Mensagempor Luiz Nando Machado » 16 Set 2009, 23:15

Tenho pesquisado s/óleo, e fiquei surpreso ao saer que mais de 47% d óleo disponivel no mercado, é BATIZADO, não corresponde às especificações do rótulo.
Agora falando do MONZÃO, é o seguinte, a lubrificação e refrigeração, isso mesmo, refrigeração do motor tem tudo á ver com o óleo que está sendo usado.
Use o óleo especificado, ou um um pouco mais grosso, tipo, se o especificado é 20 w 40 use o 25w 50, agora esses produtos que engrossa o óleo, nunca.
É VENENO pros tuchos, que é do tipo hidráulico, se ajusta com pressão de óleo(óleo mais grosso implica em pressão excessiva). Fechando o comentário óleo é da especificação do manual, a melhor qualidade do mercado(o custo benefício vale)e em lugar fidedígno.(Rio de Janeiro tem óleo SHEL na Casa do óleo na Cidade Nova, perto do Metro Praça onze, e da Ipiranga é na Rua Francisco Eugenio, Posto Matriz, ao lado do prédio da próta Ipiranga em São Cristóvão)
Luiz Nando Machado

Mensagempor Marcelo_Classic » 17 Set 2009, 19:46

Raphael Ventura escreveu: .... e lendo uma matéria vi que o motor 2.0 do monza é cronico na parte de baixo, (http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... r352.shtml)

Eu li estas matérias, na época em que foram escritas. É estranho ... mas se vc procurar o teste de 60000km do monza 92 ou 93, vai ver que foi um dos carros que menos deram trabalho para a 4 rodas. Na época, foi considerado o que chegou no fim do teste em melhores condições.
Semana passada fez 8 anos que eu tenho meu monza. Peguei ele com 95000km. Eu retifiquei o motor com 200000 km, pq estava fumando, devido ao desgaste dos anéis do 3o. e do 4o. cilindros, culpa de vários superaquecimentos que ele sofreu. Tanto que os demais cilindros e anéis estavam perfeitos. O virabrequim e as bronzinas eram um show a parte. Simplesmente intactos, sem riscos, sem marcas. Meu mecânico ficou surpreso quando viu. Não sei se os primeiros motores 2.0 efetivamente tinham algum problema de lubrificação. Particularmente eu acho que não, pois estes motores eram exportados em larga escala para países como o canadá. Mas o que teria acontecido, então ? Provavelmente eles "mataram" alguns virabrequins na linha de produção, e os retificaram para 0.25, para que pudessem ser usados. Eu já trabalhei ligado a montadora, e posso te afirmar que em época de produção alta, eles montam quase qualquer coisa nos carros.

O jeito mais simples de tirar sua dúvida com relação à folgas nas bielas, é levar o carro para um mecânico avaliar. Caso vc não confie na avaliação dele, mande tirar o carter e verificar as bronzinas.
Monza Classic SE 1993, desde 2001
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)

Voltar para Mecânica Geral