Marcell 500 EF escreveu:Então, estive pensando, posso apertar os parafusos do cabeçote na mão mesmo, e ligar o carro e levar na oficina pra apertar com o torquímetro ou pode dar problema fazer desta forma? Acho que hoje eu vou tirar todas as mangueiras do arrefecimento e levar na auto-peças para comprar todas iguais novas e abraçadeiras todas novas também.
Nem pensa em fazer isso, pode dar merd*. Pede o torquimetro emprestado ao mecânico. Andar com o cabeçote folgado vai queimar a junta, e pode danificar o seu cabeçote novinho.
Ou então faz assim: vá colocando os parafusos e apertando-os, faça isso até vc sentir que ao apertar cada parafuso o cabeçote foi encostando no bloco (faça isso na sequencia correta), depois disso não força mais. Fez este procedimento em todos os parafusos, agora é a hora de apertar os parafusos. Na embalagem da junta sabó vem falando que o aperto é de 60, se não me engano. Mas são 60 graus depois que o parafuso encostou no cabeçote, o aperto só é dado depois que o parafuso encostou no cabeçote.
No caso do torquimetro, quando o parafuso encostar no cabeçote é dado um torque, que não lembro o valor agora, mas algo em torno de 2,75n, não tenho certeza desse valor. Depois deste primeiro aperto com o torquimetro, é feito o aperto em graus, se não me engano 60 graus.
Se tiver algo errado ai, ou tudo errado
, peço aos mestres que me corrijam
Abração!