Marcell 500 EF escreveu:
Entao se seguir as marcações das polias é sem erro.
Marcell, considerando-se que para cada volta da polia do eixo de comando de válvulas, a polia do virabrequim dá duas, então, para ter certeza de que o PMS da polia do vira é o PMS que interessa, isto é, o PMS do tempo de compressão do cilindro nº 1, há necessidade de se observar as válvulas do referido cilindro, que deverão estar fechadas. Se apenas a de admissão estiver fechada nesse ponto, então estaremos no PMS do tempo de escapamento do cilindro 1.
Se seu motor estiver ainda sem a tampa da caixa de válvulas, é fácil. Senão, a coisa fica mais complicada.
Talvez cobrindo com o dedo o buraco da vela dê para sentir a pressão, que indicará tempo de compressão.
No Chevette era fácil, pois o distribuidor é ligado ao virabrequim e tem uma marcação indicando cilindro nº1, mas no Monza... :smt017
De qualquer forma, acho que existe uma maneira fácil de dar 180 graus no eixo do distribuidor (sem precisar tirar o mesmo), depois de tudo montado, para corrigir possível engano no PMS.
Abraços