Excesso de combustível

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Pessoal, estou criando esse tópico aqui pra ficar tudo mais organizado.

Como devem saber, na restauração do meu classic, eis a situação:

Antes:
Bicos:Kadett GSI abertos (deram vazões bem diferentes eles na máquina)
O carro consumia muito, chegou a fazer 4,5km/l na cidade sem pisar no álcool sendo que quando comprei o carro, ele sempre fazia na faixa de 5,8km/l.

Agora:
Bicos: Ômega Suprema 2.0i álcool com vazão original e perfeitos.

Demais itens trocados no motor:
Velas, cabos de vela, filtros, óleo, junta da tampa de válvulas.

Sintoma: Após a primeira troca dos bicos, fui ligar eles, e deu excesso, mas descobri que havia deixado os pré-resistores desigados.
Dado este excesso, esgotei o óleo, limpei tudo e coloquei óleo novo e filtro novo. Liguei os pré-resistores e dei a partida, aparentemente, tudo resolvido e normal, mas outro dia quando fui ligar o carro senti um forte cheiro de álcool, dai desliguei o carro. Pronto, fui dar a partida, e não quis mais pegar. Não pegou e o cheiro de álcool ficou forte e o óleo ficou mais claro e mistura com o álcool. Deu excesso denovo.

Possíveis causas:

01 - Problema nos bicos
- Tirei os bicos e coloquei eles na máquina, vazão e estanquiedade perfeita. Os bicos estão perfeitos, como novos em folha.

02 - Central de IE
- Não parece ter nenhum problema pois o carro pega normal e não apresenta absolutamente nenhuma falha.

03 - Regularo de pressão
- Não parece ser também, pois fiz força pela mangueira do vácuo a qual aciona o regulador, e o mesmo não se mostrou com o diafragma furado, pois não senti nem o odor do álcool.

04 - Sistema de Ignição
- Não pode ser pois o carro pega bem, fica bem redondo mesmo ainda frio e não da nenhum estouro.

05 - Cabeçote
- Aqui pode existir algum problema.
- Uma das borrachas que fica na ponta do bico (não o o'ring), mas uma borracha mesmo, se soltou do bico. Será que essa borracha pode estar interferindo no motor de alguma forma?
- Será que a junta do cabeçote pode ter ido pra fita e ter ocasionado essa mistura de álcool com o óleo? Provavelmente esta junta que está no meu motor é de gasolina, e talvez pelo fato do carro ter ficado muito tempo parado e com o álcool que passou por ela, será que ele não fez a junta ir pro saco fazendo assim misturar?

06 - Bloco
- Pode haver folga nos anéis dos pistões, mas estranho aparecer do nada sem rodar com o carro não acham?
weuller

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por weuller »

Se a minha pergunta (ou colocação) for idiota desconsidere 100%!

1º Bem essa borracha, caiu para dentro? A temperatura que é gerada na combustão, pode ocasionar que essa borracha derreta ou se deforme o que de alguma forma afete alguma válvula? (não feche totalmente, ou trabalhe deficiente, gerando a folga necessária para o álcool se misturar ao óleo?)
2º A temperatura de funcionamento no motor álcool é mais elevada? Se for, e estiver usando junta para motor gasolina, essa junta estará funcionando em temperatura além do seu normal, e ela vai ter sua duração comprometida (queimar mais facilmente)!

Mas como eu disse se as colocações não fizerem sentido pode desconsiderar! :smt023

Melhoras para o seu Monza! :D
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

weuller escreveu:Se a minha pergunta (ou colocação) for idiota desconsidere 100%!

1º Bem essa borracha, caiu para dentro? A temperatura que é gerada na combustão, pode ocasionar que essa borracha derreta ou se deforme o que de alguma forma afete alguma válvula? (não feche totalmente, ou trabalhe deficiente, gerando a folga necessária para o álcool se misturar ao óleo?)
2º A temperatura de funcionamento no motor álcool é mais elevada? Se for, e estiver usando junta para motor gasolina, essa junta estará funcionando em temperatura além do seu normal, e ela vai ter sua duração comprometida (queimar mais facilmente)!

Mas como eu disse se as colocações não fizerem sentido pode desconsiderar! :smt023

Melhoras para o seu Monza! :D
Então, eu pensei em ambas as possibilidades, acho que ambas são válidas, mas só vou saber abrindo o motor. Não vai haver outra forma. Vou ver quais chaves preciso exatamente para abrir ele e em janeiro eu abro o motor do bixo eu acho, mas deem mais opiniões ai.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Rafaelo »

marcell tu decidiu em abrir o bloco? as ferramenta so vai precisa pra abrir um soquete tem que ve o nº nao lembro e uma alavanca de 50cm um cano galvonizado serveria... mas o problema que nao sei se vai aguentar a torque nessas catraca simples. uma vez entortei o pino de tanto torque que dei num parafuso da pinça da frente do freio pra soltar ele, mas a catraca era chinesa tb.

o bom seria uma catraca de pino de 1/2 " dae nao entorta. e tem que seguir a ordem no desaperto dos parafuso mas isso tem no manual de serviço nosso, o resto vc ja fez em desmontar as outras peças, tem que tirar as correia,cabos,fios,manqueiras daqua,etc
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Rafaelo escreveu:marcell tu decidiu em abrir o bloco? as ferramenta so vai precisa pra abrir um soquete tem que ve o nº nao lembro e uma alavanca de 50cm um cano galvonizado serveria... mas o problema que nao sei se vai aguentar a torque nessas catraca simples. uma vez entortei o pino de tanto torque que dei num parafuso da pinça da frente do freio pra soltar ele, mas a catraca era chinesa tb.

o bom seria uma catraca de pino de 1/2 " dae nao entorta. e tem que seguir a ordem no desaperto dos parafuso mas isso tem no manual de serviço nosso, o resto vc ja fez em desmontar as outras peças, tem que tirar as correia,cabos,fios,manqueiras daqua,etc
Pois é, eu vi o soquete, é 19mm. Preciso ver um torquímetro, para fazer o aperto correto. Acredito que abrir o motor é a saída mais correta no momento.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Então, será que a válvula pode não estar fechando e abrindo direito, fazendo assim o álcool injetado entrar pela válvula e passar pelo retentor misturando assim com o óleo do motor?

Apesar que não explicaria o motor ter afogado.

Será que pode ser o filtro do blow-by entupido? Ou talvez a mangeira dele.

Preciso resolver logo isso pois estou precisando do carro e não queria ter que abrir o cabeçote em vão e trocar todas as peças, apesar de que abrir eu vou para tirar a borracha que caiu lá dentro. Mas se for o caso, não trocaria os retentores e nem as válvulas, trocaria apenas a junta.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Achei isto:
sso é perfeitamente comum em carros velhos a álcool.
O óleo fica bege claro e com cheiro de álcool.
Uma dica: retire a mangueira de respiro do cárter - é só puxar para fora um cilindro de borracha que fica encaixado no topo da tampa preta do motor, se não achar peça auxílio a um mecânico - e deixe o motor funcionar, quente e acelerado, sem esta peça. Você vai notar o vapor do álcool saindo pelo buraco. Depois coloque a peça de volta. Não há perigo de fundir o motor, mas há aumento do consumo de combustível. As causas dessa mistura podem ser várias, como o respiro entupido, o carburador desregulado e o motor com válvulas desgastadas.
Rafael Barros
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 99
Registrado em: 01 Out 2008, 15:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Rafael Barros »

O teu não tem o famoso sensor de fluxo de ar?

Pelo o q vc está dizendo me parece ser ele ou o modulo de injeção.

Abraços
Barros
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133
Responder