Excesso de combustível

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Rafaelo escreveu:ja me deram a resposta na empresa e confirmou oque eu suspeitava.

e Metrico M7 7-1.00
vai em casa dos parafuso e pede um...

Allen cabeça cilindrica
M7 7-1.00
Dureza: 8.8

só tem um problema aqui hehehe tu nao vai mais consegui usar esse medida, depois que brocarem pra tirar o antigo vao refurar e passar pra uma medida maior ou seja M8 8-1.25.

se o cara for bom, ate consegue mais isso leva tempo e é mais facil troca de medida

tem duas alternativas, ou compra uma engrenagem nova ou manda brocar e passa o macho pra M8. na medida original nao e mais possivel nem fazendo incherto de solda que nao e nada aconselhavel caso alguem tenha essa ideia

segundo eles, nao e comum achar ele, mas se fabrica comum e M6 M8 nessa categoria se acha facil.
Falei com o cara do torno, ele me falou que vai tentar, quando eu levar pra ele, fazer um furo no toco, prender uma coisa, e puxar desrosqueando. Vamos ver se ele consegue. Se não der, ele pode meter a broca lá dentro, e quebrar todo o toco que ficou não pode?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcell 500 EF escreveu:
Rafaelo escreveu:ja me deram a resposta na empresa e confirmou oque eu suspeitava.

e Metrico M7 7-1.00
vai em casa dos parafuso e pede um...

Allen cabeça cilindrica
M7 7-1.00
Dureza: 8.8

só tem um problema aqui hehehe tu nao vai mais consegui usar esse medida, depois que brocarem pra tirar o antigo vao refurar e passar pra uma medida maior ou seja M8 8-1.25.

se o cara for bom, ate consegue mais isso leva tempo e é mais facil troca de medida

tem duas alternativas, ou compra uma engrenagem nova ou manda brocar e passa o macho pra M8. na medida original nao e mais possivel nem fazendo incherto de solda que nao e nada aconselhavel caso alguem tenha essa ideia

segundo eles, nao e comum achar ele, mas se fabrica comum e M6 M8 nessa categoria se acha facil.
Falei com o cara do torno, ele me falou que vai tentar, quando eu levar pra ele, fazer um furo no toco, prender uma coisa, e puxar desrosqueando. Vamos ver se ele consegue. Se não der, ele pode meter a broca lá dentro, e quebrar todo o toco que ficou não pode?
sim, da pra tenta tirar sem broca,ou com solda(solda parafuso menor) e rosquear na forma normal, ou senao o tradicional brocas. tudo vai depender do profissional e das ferramenta digo isso pq solda so vai consegui nesse espaço com uma TIG que bem pequena o espaço de soldagem, so na bancada pra testa por isso o cara precisa ve bem.

caso ele use a ultima alternativa brocar e repassa a medida pra M8 sem problema tb fica bom. ve com ele, leva peça e deixa ele analisar. pq dependo do caso da pra usar essas possibilidade.

se eu fosse fazer prenderia a peça na banca da furadeira de bancada, dava um ponto do meio do eixo, e vinha com brocas finas 1 ate a broca limite no caso 5 pra esse furo. assim da pra usar a mesma furação so repasando o macho antigo no caso M7 1.0
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Nos tempos em que eu trabalhava com mecânica de aviação, várias vezes extraí prisioneiros e tocos de parafusos sem destruir nenhuma rosca.
E fiz isso com o motor no lugar, na pista, trabalhando com furadeira manual, em cima de escada. Hoje eu não conseguiria mais fazer isso, pois a mão já não tem aquela firmeza da juventude :smt010
Extrair um toco de parafuso de uma peça como a polia dentada, coisa que pode ser feita numa furadeira de bancada, é mamão com açucar.
Além disso, existem extratores (a 'coisa' que o torneiro falou ao Marcell que usaria) que permitem retirar o toco sem precisar broquear todo o 'miolo' do parafuso, o que as vezes acaba estragando a rosca original.
Fura-se o centro do toco e insere-se um extrator, que trabalha no sentido oposto à rosca original, extraindo assim o parafuso.
Tive muito contato com esses extratores nos anos em que fui chefe de ferramentaria, dessas que atendem vários esquadrões de uma base aérea como a do Galeão, com milhares de ferramentas de todo tipo, inclusive extratores de parafusos. Nessa época eu vivia em contato com o pessoal da seção que só fazia isso. Havia uma equipe que era chamada para todo canto do país e até do exterior para extrair prisioneiros de fixação de cilindros de motor, pois acontecia muito de quebrar essas peças. Quebrava do nada!
Se não for encontrado um profissional que consiga fazer isso, ou não tenha ferramentas adequadas, aí talvez seja melhor comprar uma polia dentada nova. Custam de 46 reais (um dos números de peça do Cep Chev) a 106 reais (o outro tipo mostrado no catálogo).
Qto ao 'enxerto', fazer isso não seria legal, mas pode-se abrir o diâmetro do furo, abrindo rosca nova, e inserir um 'helicoil', recurso aliás muito usado em aviação. Mas aí seria abusar da criatividade :lol:
Depois de inserir o helicoil, aí pode-se usar a mesma medida de parafuso original.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Nos tempos em que eu trabalhei com mecânica de aviação, várias vezes extraí prisioneiros e tocos de parafusos sem destruir nenhuma rosca.
E fiz isso com o motor no lugar, na pista, trabalhando com furadeira manual, em cima de escada.
Extrair um toco de parafuso de uma peça como a polia dentada, coisa que pode ser feita numa furadeira de bancada, é mamão com açucar.
Além disso, existem extratores (a 'coisa' que o torneiro falou ao Marcell que usaria) que permitem retirar o toco sem precisar broquear todo o 'miolo' do parafuso, o que as vezes acaba estragando a rosca original.
Fura-se o centro do toco e insere-se um extrator, que trabalha no sentido oposto à rosca original, extraindo assim o parafuso.
Fui durante alguns anos chefe de ferramentaria, dessas que atendem vários esquadrões de uma base aérea como a do Galeão, com milhares de ferramentas de todo tipo, inclusive extratores de parafusos. Conheço bem esse tipo de trabalho.
Se não for encontrado um profissional que consiga fazer isso, ou não tenha ferramentas adequadas, aí é melhor comprar uma polia dentada nova. Custam de 46 reais (um dos números de peça do Cep Chev) a 106 reais (o outro tipo mostrado no catálogo).
Qto ao 'enxerto', fazer isso não seria legal, mas pode-se abrir o diâmetro do furo, abrindo rosca nova, e inserir um 'helicoil', recurso aliás muito usado em aviação. Mas aí seria abusar da criatividade :lol:
Depois de inserir o helicoil, aí pode-se usar a mesma medida de parafuso original.

Abraços
sim da para usar o extrator ja que é dentro da medida minima M5 nos kit padaria

espero que nao tenha formado depressao no eixo, ai complica mais ainda pra furar e pra rosquea o extrator, em ambos os caso, quando quebra a cabeça de um parafuso pode forma depressao ou nao(fator duzera quanto mais "duro" mais propicio a plaina do eixo na quebra, mais "mole" maior e o arrastro de metal)

brocar sem atingir o limite do fio da rosca interna e totalmente possivel eu mesmo ja fiz isso na bancada da furadeira industrial nem com extrator saiu, no caso que atingir alguns fio internos e so passar o macho M7 1.0 pra refaser os fio original se preciso for.

caso falhe com extrator que e dificil, se faz a brocagem
brocar para medida M8 padrao MA 1.25 sem crise parafuso mais comum impossivel.

sobre soldar um parafuso como guia com solda da sim pra fazer mas em ultimo caso, e so com TIG nesse caso.
TIG solda chapas minima de 0.03mm e a solda mais fria que existe e tb a mais limpa de longe, alem de fazer um cordao bem fino caso queira, so que nao e todos que tem uma, alem de que é trabalhoso esse tipo de servico mas é uma possibilidade...

eu ainda tentaria usar o padrao M7 ou pelo extrator ou pela brocagem "escalonada" e refazer a rosca. mas como nao e eu que vou arruma so fica as dica e orientação
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Então:

consegui retirar o parafuso grande, 17mm da polia do vira, sem maiores problemas. E agora, e para tirar a polia, como vou fazer?

Posso meter WD40 em tudo ali sem medo nenhum?? Com o extrator de polias, é muito complicado ou é bem fácil? Posso tentar conseguir um emprestado talvez.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Remover a polia dentada usando um sacador universal de polias, tamanho médio ou mesmo pequeno, é simples.
Passa-se as garras (existem sacadores com 2, 3 ou 4 garras) por trás da polia, apoia-se bem o parafuso do sacador no centro do eixo do vira e gira-se o parafuso do sacador até soltar e sair a polia.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcell 500 EF escreveu:Então:

consegui retirar o parafuso grande, 17mm da polia do vira, sem maiores problemas. E agora, e para tirar a polia, como vou fazer?

Posso meter WD40 em tudo ali sem medo nenhum?? Com o extrator de polias, é muito complicado ou é bem fácil? Posso tentar conseguir um emprestado talvez.
pra usar o extrator de polias e moleza e nao precisa ser especifico pra GM qualquer um que tenha essa apertura e que entra ali da pra usar, te aconselho a tira a peça de ferro que tem atras protegendo a engrenagem

olha nas minha foto anterior tem a peça tira fora ela que vai te ajudar a trabalhar melhor,e um protetor de polia
nunca tirei essa polia, ja que tu viu nessa ponta de eixo é conico?acredito que seja... se sim da pra usar o extrator caso tenha.

outra maneira é pegar um maçarico vulcao e aquecer a polia por 2 min dando voltas em toda a peça, depois desliga e pega um martelo e de uma pancada de leve, na face da engrenagem(isso vai quebra a tensao que ali se encontra)

logo em seguida pega duas chave de fenda,eu prefiro usar pe de cabra aqueles pequenos de serviço leve e faz uma alavanca com cuidado use os 2 ao mesmo tempo devagar... se esfria a peça volte aquecer.

se quiser pode usar micro oleo antes, mas com o calor nao vai ajuda muita coisa ja que vai evaporar, mas piora nao vai.

e facil marcell nao tem medo que nao quebra nada ali ja que e uma "area pesada"

quando começa a sair pra fora fica bem facil ae use o micro oleo por dentro que ajuda tb,vc vai ve quando tirar a chaveta vai vim junto guarde ela e depois de esfria lixe o eixo com lixa 600 pra tirar a sujeira isso facilita a recolocação no lugar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Vou ver se consigo um extrator então, acho que vai ser muito mais fácil. Hoje estava trabalhando no eixo traseiro do kadett, para tirar as pinças e fazer os reparos, mas meu deus, as pastilhas estão coladas no disco hahahaha, não to conseguindo tirar. Joguei um WD40 e vou esperar. Soltou um pouco mas não muito. Vou trocar os reparos, pintar, e deixar tudo pronto pra depois só instalar.
Responder