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Excesso de combustível

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 16 Jan 2009, 11:47

TheRipper escreveu:Alguém aqui já seguiu esses procedimentos à risca? Na boa, eu já tentei, e depois de dar o torque inicial, é IMPOSSÍVEL dar mais todos esses apertos que ele diz aí, acho que parte o cabeçote no meio ou quebra o parafuso de fizer isso. Dei um torque de 8kgf-m, esquentei, apertei mais um "pouquinho" e pronto hehehe. Ficou 100%.

Pois é, sempre ouvi em 8kg de torque no cabeçote. Nunca de angulações nem nada. Estou pensando em comprar um, mas não queria comprar aqueles de vareta, queria um profissional mesmo de estalo
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcel Murai » 16 Jan 2009, 12:37

TheRipper escreveu:Alguém aqui já seguiu esses procedimentos à risca? Na boa,

Eu segui.. :D depois da 2a etapa o bixo pega! eu tive q usar um cano de extensão.

Marcell 500 EF escreveu:Pois é, sempre ouvi em 8kg de torque no cabeçote. Nunca de angulações nem nada. Estou pensando em comprar um, mas não queria comprar aqueles de vareta, queria um profissional mesmo de estalo

hehe...estalo........se quiser comprar este torquimetro no lugar dos pistoes+aneis+bronzinas...acho q dá pra pegar a junta e mais coisas.... :lol: ...fala sério....um torquimetro desses de estalo nao sai por menos de 580,00

Eu peguei de vareta mesmo.. paguei 70 acho....
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 16 Jan 2009, 12:59

Consigo de estalo por R$130,00. E de vareta da Lee Tools por R$40,00.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Rafaelo » 16 Jan 2009, 14:46

Marcell 500 EF escreveu:Consigo de estalo por R$130,00. E de vareta da Lee Tools por R$40,00.


marcell oque o murai postou e o processo correto no cabeçote de aluminio dos OHC monza etc. o outro torque 80nm(8kg/cm2) e pra modelos de ferro fundido entre outros.

o processo e esse mesmo
1º todos os parafuso apertados a 25nm (2,5kg,cm2) na sequencia correta

2º + 60º na sequencia correta

3º + 60º na sequencia correta

4º + 60º na sequencia correta

5º + 30º pos aquecimento de 30min motor parado

importante os torque em angulo nao se usa torquimetro, so na 1º etapa quando equalisar o assento.

uma dica é nao precisa do goniometro usa as face do parafuso como guia sextavado 6 lados, entao 360º / 6 = 60º
quer dizer que cada pontinha das face duma a outra tem 60º saco? marca uma marca no cabeçote e vai torqueando ate alinha as marca do cabeçote com a ponta do parafuso. isso corresponde a 60º

esse leetools vai te ajudar nao e nada preciso mas de da uma bela nosção de torque, e torquimetro de verdade tenho uma alemao aqui de 700 mangos de estalo e no cabo dele tem a escala. mas e da firma nao é meu
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcel Murai » 17 Jan 2009, 12:46

Marcell 500 EF escreveu:Consigo de estalo por R$130,00. E de vareta da Lee Tools por R$40,00.


alugue um Gedore por 40,00 é mais confiável.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor weuller » 21 Jan 2009, 10:29

Novidades?
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 21 Jan 2009, 10:54

weuller escreveu:Novidades?

Estou vendo para comprar todas as peças e montar denovo.MAs não parou de chover em curitiba.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 23 Jan 2009, 22:27

Alguém me explique em qual posição devem ficar os cilindros e o comando de válvulas para fazer a troca da correia.

Basta eu tirar a polia do vira tirar a correia e colcar ela novamente na mesma posição? Mesma coisa com a do comando e deixar elas bem alinhadas com as duas marcas?
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 23 Jan 2009, 22:43

Marcel, para tirar a correia velha é só alinhar a polia do eixo de comando de válvulas de acordo com as duas marcas triangulares, uma na polia e outra na chapa onde é presa a capa plástica da correia dentada.
Se a correia velha estiver inteira e no lugar, automaticamente a polia do virabrequim estará alinhada, com a marcação coincidindo com o PMS (ponto morto superior).
Pode tirar a polia do vira sem preocupação, pois ela só encaixa numa determinada posição.

Para instalar uma correia nova sem estar a antiga instalada é preciso alinhar a polia do eixo de comando e alinhar também a polia do vira, antes de sacar esta última, pois para virar o motor sem a polia do vira fica difícil. Depois da polia retirada, confere-se a marcação da polia dentada do vira, que deve se alinhar com uma marcação na bomba de óleo.

Abraços
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 23 Jan 2009, 23:00

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Marcel, para tirar a correia velha é só alinhar a polia do eixo de comando de válvulas de acordo com as duas marcas triangulares, uma na polia e outra na chapa onde é presa a capa plástica da correia dentada.
Se a correia velha estiver inteira e no lugar, automaticamente a polia do virabrequim estará alinhada, com a marcação coincidindo com o PMS (ponto morto superior).
Pode tirar a polia do vira sem preocupação, pois ela só encaixa numa determinada posição.

Para instalar uma correia nova sem estar a antiga instalada é preciso alinhar a polia do eixo de comando e alinhar também a polia do vira, antes de sacar esta última, pois para virar o motor sem a polia do vira fica difícil. Depois da polia retirada, confere-se a marcação da polia dentada do vira, que deve se alinhar com uma marcação na bomba de óleo.

Abraços


Sim mas para fazer o tensionamento da correia, como eu vou fazer para soltar a bomba dagua ou o tensionador?não tem espaço para colocar nenhuma chave, a menos que seja algum parafuso fora.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 26 Jan 2009, 11:37

Estava indo montar o motor no sábado, e me deparei com uma dúvida:

Cada um dos 10 parafusos do cabeçote e do comando, tem uma arruela que fica entre o parafuso e o motor correto? Pois bem, da retífica, vieram 11 destas arruelas. Ela vai em algum outro lugar ou não? Foi só um engano e veio uma a mais?

Além disto, os tuchos tem posição correta para colocar, ou posso colocar os cilindros de qualquer forma?

Vou ter que trocar a junta do coletor, ele me deu a do Vectra MPFI, ela é um pouco diferente da do Monza MPFI.

Todas as mangueiras do arrefecimento estao sendo trocadas por novas.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Rafaelo » 26 Jan 2009, 12:19

Marcell 500 EF escreveu:Estava indo montar o motor no sábado, e me deparei com uma dúvida:

Cada um dos 10 parafusos do cabeçote e do comando, tem uma arruela que fica entre o parafuso e o motor correto? Pois bem, da retífica, vieram 11 destas arruelas. Ela vai em algum outro lugar ou não? Foi só um engano e veio uma a mais?

Além disto, os tuchos tem posição correta para colocar, ou posso colocar os cilindros de qualquer forma?

Vou ter que trocar a junta do coletor, ele me deu a do Vectra MPFI, ela é um pouco diferente da do Monza MPFI.

Todas as mangueiras do arrefecimento estao sendo trocadas por novas.


*arruela é uma pra cada parafuso, e nao é qualquer arruela de ferragem. elas tem a Dureza especifica pra suporta altos torque.

*os tuchos,escora,balancins,molas,pratos,travas,guias nao tem posição e intercambiavel
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 26 Jan 2009, 12:38

Rafaelo escreveu:
*arruela é uma pra cada parafuso, e nao é qualquer arruela de ferragem. elas tem a Dureza especifica pra suporta altos torque.

*os tuchos,escora,balancins,molas,pratos,travas,guias nao tem posição e intercambiavel

São as mesmas que eu mandei dos parafusos, não foram trocadas, apenas achei estranho que veio uma a mais, bem clarinha mas melada de óleo. Não vai nenhuma daquelas dentro? Não né?

Isso que eu achei estranho.

Sobre os tuchos imaginei, o estranho, é que o corpo do comando não encaixa perfeitamente no cabeçote, fica quase 1cm mais alto de um lado. Não encaixa direito, não sei e por causa das guias dos parafusos ou por causa dos tuchos e da posição do comando.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Rafaelo » 26 Jan 2009, 14:08

Marcell 500 EF escreveu:
Rafaelo escreveu:
*arruela é uma pra cada parafuso, e nao é qualquer arruela de ferragem. elas tem a Dureza especifica pra suporta altos torque.

*os tuchos,escora,balancins,molas,pratos,travas,guias nao tem posição e intercambiavel

São as mesmas que eu mandei dos parafusos, não foram trocadas, apenas achei estranho que veio uma a mais, bem clarinha mas melada de óleo. Não vai nenhuma daquelas dentro? Não né?

Isso que eu achei estranho.

Sobre os tuchos imaginei, o estranho, é que o corpo do comando não encaixa perfeitamente no cabeçote, fica quase 1cm mais alto de um lado. Não encaixa direito, não sei e por causa das guias dos parafusos ou por causa dos tuchos e da posição do comando.
.

marcell
*ti mandaram de brinde uma arruela, é uma por parafuso fica tranquilo.

* sim isso é normal fica mais alto de um lado, só vai abaixar quando vc aperta os parafuso isso é tipico do OHC nosso, é que as valvula tao todas fechada concorda? entao, esta alta... ae o came do comando "bate" em cima de uma das valvula ocasionando o levantamento da torre de comando.

so faz assim viu as guia do cabeçote? redondinhas uma em cada lado coloca na guia e vem dando torque nos parafuso na sequencia e no torque inicial acho que é 22Nm né?

depois tu vai ve que a torre desceu e nivelou com o cabeçote e obviamente as valvula abaixaram, mas isso so ocorre quando todos os 10 parafuso tiverem cido apertados

obs: a junta tem lado do cabeçote olha antes de montar
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 26 Jan 2009, 14:16

Eu vi, a junta tem escrito (cima), Above. Olhei bem certinho, a junta está encaixada no local. Fiz uma limpeza no coletor, ao menos aonde consegui rsrrs, no TBI também. O torquímetro já chegou, agora preciso colocar as outras 2 mangueiras no tubo de água, instalar a carcaça da termostática, e colocar o coletor no cabeçote e então montar tudo novamente e funcionar o carro para ver o que vai acontecer, torcendo para que tudo seja resolvido.

Não consegui soltar os 4 allen da polia do vira pra trocar a correia. Depois vou fazer isto e troco as duas correias. Como faço o tensionamento da correia no meu motor?
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor 500EF » 26 Jan 2009, 15:55

Estou com os dedos cruzados aqui... Vai dar tudo certo. :smt023
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Rafaelo » 26 Jan 2009, 15:58

Marcell 500 EF escreveu:Eu vi, a junta tem escrito (cima), Above. Olhei bem certinho, a junta está encaixada no local. Fiz uma limpeza no coletor, ao menos aonde consegui rsrrs, no TBI também. O torquímetro já chegou, agora preciso colocar as outras 2 mangueiras no tubo de água, instalar a carcaça da termostática, e colocar o coletor no cabeçote e então montar tudo novamente e funcionar o carro para ver o que vai acontecer, torcendo para que tudo seja resolvido.

Não consegui soltar os 4 allen da polia do vira pra trocar a correia. Depois vou fazer isto e troco as duas correias. Como faço o tensionamento da correia no meu motor?

tensionar no teu eu nao sei faseII e diferente o teu tem tensionador? no meu que e fase I e pela bomba daqua afloxa poe a correia e aperta a bomba denovo,mas isso precisa de ferramenta especial ou faze uma ne

agora no teu motor nao sei.

os parafuso da polia se nao me engano e rosca invertida
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 26 Jan 2009, 16:03

Se for rosca invertida é pra matar hahahaha. Por isso não consegui. Sim, o meu tem tensionador. Uma roda que fica ao lado da bomba d'agua e que se colocar a mão, ela gira solta.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Rafaelo » 26 Jan 2009, 16:20

Marcell 500 EF escreveu:Se for rosca invertida é pra matar hahahaha. Por isso não consegui. Sim, o meu tem tensionador. Uma roda que fica ao lado da bomba d'agua e que se colocar a mão, ela gira solta.

auhauuhau aquilo ali e pouco torque que vai nao deve ser tao apertado assim pra desaparafusar. no manual de serviço acho que vi como tensionar procura la.

e anti horario para desaparafusar mete braço ae!!! cabei de ve la os allen 4
Editado pela última vez por Rafaelo em 26 Jan 2009, 16:23, em um total de 1 vez.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor José Leal » 26 Jan 2009, 16:23

Marcell, o tensionador deve ser um sistema igual ao tensionamento da correia auxiliar dos AP antigos, que é feita deslocando o alternador, encaixando a correia e reapertando o alternador. No seu caso, deve haver alguma guia onde corre um dos parafusos do tensionador, não?

Boa sorte aí com seu carro :smt023
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 26 Jan 2009, 19:02

Marcell 500 EF.

1- Para instalar o cabeçote é previsto deixar o eixo de comando numa determinada posição (que não me lembro agora) para que as válvulas ofereçam o mínimo de resistência para ele baixar e encostar no bloco,
2- Todo Monza, com exceção do 96 (cujo o tensionador da correia dentada é regulável),em todos eles a regulagem é feita girando-se a bomba dágua. Nos mais antigos, que não têm tensionador, é só girar a bomba e checar a tensão da correia. Nos que tem tensionador fixo, é só girar a bomba dágua e conferir nos furos de referencia do tensionador se a tensão está correta. No meu Monza, fui verificar isso e vi que a correia está esticada demais. Mas...como já foi trocada há dois anos e está perfeita, deixei assim mesmo. Na próxima troca é que vou regular de acordo com o previsto.
3- Para remover os 4 parafusos da polia do vira, cuja rosca é direita, há de se engatar a primeira marcha, frear o carro, colocar a chave allen no parafuso, colocar uma boa alavanca e dar um tranco. Proceder assim nos outros 3. Existe uma ferramenta especial para isso (Celfer 1022, por ex., serve para esse trabalho), que possuo, mas já tirei com chave allen comum e um pedaço de cano de velocípede, o mesmo que uso para aumentar a força da chave de rodas. :smt023

Abraços
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Rafaelo » 26 Jan 2009, 19:19

esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete

ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta :D

1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.

2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio :lol: e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 27 Jan 2009, 07:27

Rafaelo escreveu:esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete

ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta :D

1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.

2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio :lol: e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas

Não posso colocar em PMS simplesmente virando o vira com a chave? Consigo movimentar eles sem problemas.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Rafaelo » 27 Jan 2009, 10:30

Marcell 500 EF escreveu:
Rafaelo escreveu:esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete

ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta :D

1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.

2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio :lol: e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas

Não posso colocar em PMS simplesmente virando o vira com a chave? Consigo movimentar eles sem problemas.


tambem consegue é ate melhor coloque no ponto morto e gira a porca no sentido horario, ja que a mesma se desaparafusa no sentido anti-horario.
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Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 27 Jan 2009, 11:25

Sim sim, e como sei quando é o PMS exatamente?
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