Excesso de combustível

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 16 Jan 2009, 11:47

TheRipper escreveu:Alguém aqui já seguiu esses procedimentos à risca? Na boa, eu já tentei, e depois de dar o torque inicial, é IMPOSSÍVEL dar mais todos esses apertos que ele diz aí, acho que parte o cabeçote no meio ou quebra o parafuso de fizer isso. Dei um torque de 8kgf-m, esquentei, apertei mais um "pouquinho" e pronto hehehe. Ficou 100%.

Pois é, sempre ouvi em 8kg de torque no cabeçote. Nunca de angulações nem nada. Estou pensando em comprar um, mas não queria comprar aqueles de vareta, queria um profissional mesmo de estalo

Avatar do usuário
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2398
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Cidade: Interior
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcel Murai » 16 Jan 2009, 12:37

TheRipper escreveu:Alguém aqui já seguiu esses procedimentos à risca? Na boa,

Eu segui.. :D depois da 2a etapa o bixo pega! eu tive q usar um cano de extensão.

Marcell 500 EF escreveu:Pois é, sempre ouvi em 8kg de torque no cabeçote. Nunca de angulações nem nada. Estou pensando em comprar um, mas não queria comprar aqueles de vareta, queria um profissional mesmo de estalo

hehe...estalo........se quiser comprar este torquimetro no lugar dos pistoes+aneis+bronzinas...acho q dá pra pegar a junta e mais coisas.... :lol: ...fala sério....um torquimetro desses de estalo nao sai por menos de 580,00

Eu peguei de vareta mesmo.. paguei 70 acho....
Atual: Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt Alcool e Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina (em reparos)
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.

Avatar do usuário
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 16 Jan 2009, 12:59

Consigo de estalo por R$130,00. E de vareta da Lee Tools por R$40,00.

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 9938
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Rafaelo » 16 Jan 2009, 14:46

Marcell 500 EF escreveu:Consigo de estalo por R$130,00. E de vareta da Lee Tools por R$40,00.


marcell oque o murai postou e o processo correto no cabeçote de aluminio dos OHC monza etc. o outro torque 80nm(8kg/cm2) e pra modelos de ferro fundido entre outros.

o processo e esse mesmo
1º todos os parafuso apertados a 25nm (2,5kg,cm2) na sequencia correta

2º + 60º na sequencia correta

3º + 60º na sequencia correta

4º + 60º na sequencia correta

5º + 30º pos aquecimento de 30min motor parado

importante os torque em angulo nao se usa torquimetro, so na 1º etapa quando equalisar o assento.

uma dica é nao precisa do goniometro usa as face do parafuso como guia sextavado 6 lados, entao 360º / 6 = 60º
quer dizer que cada pontinha das face duma a outra tem 60º saco? marca uma marca no cabeçote e vai torqueando ate alinha as marca do cabeçote com a ponta do parafuso. isso corresponde a 60º

esse leetools vai te ajudar nao e nada preciso mas de da uma bela nosção de torque, e torquimetro de verdade tenho uma alemao aqui de 700 mangos de estalo e no cabo dele tem a escala. mas e da firma nao é meu
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Avatar do usuário
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2398
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Cidade: Interior
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcel Murai » 17 Jan 2009, 12:46

Marcell 500 EF escreveu:Consigo de estalo por R$130,00. E de vareta da Lee Tools por R$40,00.


alugue um Gedore por 40,00 é mais confiável.
Atual: Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt Alcool e Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina (em reparos)
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.

weuller

Re: Excesso de combustível

Mensagempor weuller » 21 Jan 2009, 10:29

Novidades?

Avatar do usuário
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 21 Jan 2009, 10:54

weuller escreveu:Novidades?

Estou vendo para comprar todas as peças e montar denovo.MAs não parou de chover em curitiba.

Avatar do usuário
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 23 Jan 2009, 22:27

Alguém me explique em qual posição devem ficar os cilindros e o comando de válvulas para fazer a troca da correia.

Basta eu tirar a polia do vira tirar a correia e colcar ela novamente na mesma posição? Mesma coisa com a do comando e deixar elas bem alinhadas com as duas marcas?

Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3006
Registrado em: 15 Dez 2006, 10:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 23 Jan 2009, 22:43

Marcel, para tirar a correia velha é só alinhar a polia do eixo de comando de válvulas de acordo com as duas marcas triangulares, uma na polia e outra na chapa onde é presa a capa plástica da correia dentada.
Se a correia velha estiver inteira e no lugar, automaticamente a polia do virabrequim estará alinhada, com a marcação coincidindo com o PMS (ponto morto superior).
Pode tirar a polia do vira sem preocupação, pois ela só encaixa numa determinada posição.

Para instalar uma correia nova sem estar a antiga instalada é preciso alinhar a polia do eixo de comando e alinhar também a polia do vira, antes de sacar esta última, pois para virar o motor sem a polia do vira fica difícil. Depois da polia retirada, confere-se a marcação da polia dentada do vira, que deve se alinhar com uma marcação na bomba de óleo.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ

Avatar do usuário
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagempor Marcell 500 EF » 23 Jan 2009, 23:00

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Marcel, para tirar a correia velha é só alinhar a polia do eixo de comando de válvulas de acordo com as duas marcas triangulares, uma na polia e outra na chapa onde é presa a capa plástica da correia dentada.
Se a correia velha estiver inteira e no lugar, automaticamente a polia do virabrequim estará alinhada, com a marcação coincidindo com o PMS (ponto morto superior).
Pode tirar a polia do vira sem preocupação, pois ela só encaixa numa determinada posição.

Para instalar uma correia nova sem estar a antiga instalada é preciso alinhar a polia do eixo de comando e alinhar também a polia do vira, antes de sacar esta última, pois para virar o motor sem a polia do vira fica difícil. Depois da polia retirada, confere-se a marcação da polia dentada do vira, que deve se alinhar com uma marcação na bomba de óleo.

Abraços


Sim mas para fazer o tensionamento da correia, como eu vou fazer para soltar a bomba dagua ou o tensionador?não tem espaço para colocar nenhuma chave, a menos que seja algum parafuso fora.


Voltar para “Mecânica Geral”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot], MSNbot Media e 12 visitantes