Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:Rafaelo, vc disse que a lenta ideal pra E100 é 0.950, mas como ficaria em alta então? o EFI tem alguma correção de mistura conforme a borboleta abre ou conforme o motor sente carga?

o que quero dizer é, os 0.950 são fixos independente da rotação, ou isso é variavel?
é variavel.
funciona assim... não é uma regra isso que falei.
todo motor tem uma queima "correta" pra que o motor se mantenha em pé sem oscilar. isso depende de cada motor, de cada tecnologia, motores carburador como agente sabe é um sistema de baixa eficiencia, e um motor de injeçao direta sequencial é um motor de alta eficiencia. sao 2 ponta distante um do outro, o EFI esta 1 degrau acima dos carburador.

geralmente motores EFI operam melhor com mistura mais ricas, e se for alcool ainda mais, algo como 0.95 ou 0.94 em motores de um injetor, talvez gasolina consiga mais estequiométrica 0.97 ou quem sabe 1.0

quem vai determinar isso é teu motor, tu vai sentir isso no momento do acerto. acertar quase ligando a ventoinha. com ele bem quente... tente colocar o mais proximo da estequiométrica possível pra evitar desperdício e poluição. porem se começar oscilar muito ou soltar pequenos tiros no escape é hora de meter mais combustivel, tu vai notar isso na hora do ajuste. logo de cara deixe em 0.95 que ele vai ficar bem economico e não vai oscilar.

a alta fica igual, a qual foi programado a ECU, pq o ajuste(potenciometro) é feito em areas "corriqueiras" lenta, cruzeiro... as áreas media e alta carga o potenciometro(ajuste) nao interfere. justamente por isso.

não tem correçao, oque tem é um mapa pre determinado(quantidade combustivel) já que a queima é variavel, conforme a pressao e a rotaçao do motor. oque pode alterar essas areas(carga) acontece porem nao no ajuste fino do potenciometro, e sim no regulador de pressao por exemplo. esse mexe em todo o sistema melhor dito.

quando tu ajustar vai notar isso que te falei, quanto mais perto ou mais longe da estequiometria mais ele vai oscilar e dar estouro no escape(sinais claro de pobreza na queima)

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hoje depois de 4 meses, algumas semanas antes de perder meu pai eu tinha ligado o motor do monza, de la pra ca nao me deu pra fazer isso, e hoje resolvi ligar ele pq se tinha passado muito tempo com ele desligado, pois bem, resolvi deixar ele bem quente mesmo e fiz um teste simples de como o avanço interfere na eficiência do motor! eu ja queria ter feito isso a um tempo, e em 5 minutos eu mostrei isso pra voces.

Farias: te serve como literatura, veja como o meu com 1.0 não oscila E100. cada motor tem um ajuste, talvez o teu ate consiga 1.0 com essa taxa, mas so vai saber mesmo no momento de ligar e ajustar ele, senao é so palpite nosso mesmo. não te recomendo a avançar mais que 10 APMS físico. mas repare a diferença que faz colocando mais ponto :smt023 eu compenso a falta de taxa com avanço. apesar que 11.7:1 não é tao pouco assim.

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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

gente, desculpe a demora.

o Edu me alertou pra ficar de olho que talvez eu vá precisar de uma polia regulavel, ela ja estava nos planos de compra, mas vou deixar pra depois isso.

amanhã vou comprar as velas corretas e a termostática (pego a gasolina né? pra manter o motor mais frio abrindo antes), o fluido DOT 5 em silicone o cara da loja de óleo disse que não vou encontrar mais, mas é balela dele acho.

não quero por o 5.1 que é de etilenoglicol, quero por o de silicone.

chegou a junta, os tensores, etc. montei a torre de acessorios, acho que montei o alternador na posição certa, eu não lembro como ele estava antes de tirar. podem dizer se está correto?

comprei tensores e bomba d'agua da marca SKF. tem algum segredo pra colocar a bomba no bloco e fazer ela não grudar? pensei em pintar a parte de trás da bomba com um spray, o que vcs acham?

outra coisa, o rafaleo me disse pra usar graxa de aluminio nos parafusos do cabeçote, mas aqui na cidade não existe ou não sabem o que é. a graxa que veio com as coifas, ela é prateada e bem levinha, posso usar isso?

acho que amanhã o cabeçote ja é torqueado no bloco, não tenho certeza ainda. preciso fazer algum teste pra ver se o pistão bate em valvula, algo assim?

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Rafaelo, maravilha esse video!

pelo que entendi então quando for ligar, praticamente começamos com um ponto abaixo de 10º, pressão normal, e o CO2 tentando manter a estequiometria, e depois vai subindo o ponto até 10º, sem passar disso?

mas isso também varia de motor, não é? por ex. o meu poder aguentar mais avanço sem grilo, pode acontecer isso?

e quanto a pressão, quanto deve ser, 2bar padrão mesmo ou mais?
Rafaelo
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:o fluido DOT 5 em silicone o cara da loja de óleo disse que não vou encontrar mais, mas é balela dele acho.
varga ainda produz e não acho que vai acabar, a stock usa.

Fariaswolf escreveu:outra coisa, o rafaelo me disse pra usar graxa de aluminio nos parafusos do cabeçote, mas aqui na cidade não existe ou não sabem o que é. a graxa que veio com as coifas, ela é prateada e bem levinha, posso usar isso?
pode, so nao deixa seco.
Fariaswolf escreveu:acho que amanhã o cabeçote ja é torqueado no bloco, não tenho certeza ainda. preciso fazer algum teste pra ver se o pistão bate em valvula, algo assim?
ate onde lembro nao bate nao...
Fariaswolf escreveu:pelo que entendi então quando for ligar, praticamente começamos com um ponto abaixo de 10º, pressão normal, e o CO2 tentando manter a estequiometria, e depois vai subindo o ponto até 10º, sem passar disso?
vlw Farias, entao o video é ilustrativo nao é aplicado... tu tem que deixar o avanço de fabrica 10 inicial + ECU. ate pela tua taxa 14:1 não mexa nisso, apenas verifica se esta em 10° isso é vital no teu caso. e depois mexa na mistura e pronto!
Fariaswolf escreveu: mas isso também varia de motor, não é? por ex. o meu poder aguentar mais avanço sem grilo, pode acontecer isso?
agora é certeza que ele vai aguentar menos avanço devido a tua taxa.

quanto mais alto a taxa menos ponto tem que por pra nao grilar. ou é uma, ou é outra. ambas juntas da problema :smt023
Fariaswolf escreveu:e quanto a pressão, quanto deve ser, 2bar padrão mesmo ou mais?
2 bar
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

ai Gente, Rafaelo,

comprei hoje ISA 556, e fluido da DH, e pedi tbm pra loja de lubrificantes, o tal do DOT5 vargas. perguntei 15 vezes, é dot 5 de silicone? sim.... é.

beleza, manda pra ca.

depois de receber, fui conferir, e olhei a lata, era o 5.1.

blz já fiquei ..., subi pra ligar pro cara da loja, quando olhei bem o frasco, e reparei que a tampa do frasco, no lacre, tava cortado.....

eu ja tinha comprado varios frascos de dot4, e me lembrava do lacre dele.

coloquei a tampa virada na palma da mão, pressionei com força, e girei. tirei a tampa sem danificar o lacre. olhei lá dentro, cor? azulado.

coloquei a tampa de volta, peguei meu dinheiro de volta e devolvi.

eles devem ter achado esse frasco de dot 5.1 no lixo, ou então, pegaram realmente um 5.1, colocaram no carro deles, mas antes foram cuidadosos em cortar o lacre com uma navalha pra ele permanecer no lugar, colocaram algum dot 3 fuleiro, e venderam.

por isso eu sempre digo, essa cidade tá condenada. uma loja própria de óleo, grande, fazendo isso.

até tirei foto pra vcs verem.

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ajuda do dia: quando desmontei as travessas, tirei tbm a barra estabilizadora.

já sabem né? é tão grande a m... assim? ou é reparavel? pq peguei ela na mão, olhei, olhei... e pelo visto ela só entra no lugar se tirar o coxim traseiro. é isso mesmo?

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Rafaelo,

pode deixar, primeiro ponto, dps mistura e pressão.

tu podia fazer mais uns videos, é interessante ver a MS trabalhando e vc programando ela.

tem um cara aqui na cidade, ele foi e voltou do japão, quando ficou lá, aprendeu a fabricar a MS de cabeça... então ele sabe fazer uma MS em poucas horas e te entrega ela pronta e montada. 1.2k modelo 3.1 acho.

tá valendo? será que rola por uma MS no meu motor do jeito que tá, e depois dar um upgrade pra cabeçote F3 + coletor?
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

ainda bem que tu comprou o 5.1 pq o 5 tu teria que lavar todo o sistema e poderia ate da problema por ser sistema usado...

pq tu comprou esse lubrificante tao defasado? isa 556...... existe oleo pra caixa muitos melhores que ele e de classificaçao atual :smt023 bom agora foi...... eu comprei pro meu da petrobras semi sintetico multiviscoso 75 a 90W, muito superior a esse oleo antigo mineral dos anos 80. oleo de transmissao tb evolui com o tempo. seria o mesmo que tu usar oleo de motor da decada de 80(classificaçao). mas deixa pra proxima.


nossa isso sim é fazer sacanagem com o consumidor, e eu que to com 2 objetos dos correios pra denuncia! ta tudo assim, virado quem bost-a


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Fariaswolf escreveu:Rafaelo,

pode deixar, primeiro ponto, dps mistura e pressão.

tu podia fazer mais uns videos, é interessante ver a MS trabalhando e vc programando ela.
posso fazer, escolha um tema se der eu faço. hoje mesmo programei a parte da carga inicial(alta carga de 90 a 95 kpa de curta duração 400ms) mas ja ta pra ter uma base de acerto inicial, tb fiz teste com o senso knock sensor e com o osciloscópio, e coloquei 12 +35° na lenta com ele a 100°C e nada de batida, entao o meu com apenas 12 + 17° sem problemas como ja tinha previsto e testado. alias, montei o modulo KS que a MS tem a disposiçao. tudo perfeito, so nao filmei pq tava bem atarefado.

Fariaswolf escreveu: tem um cara aqui na cidade, ele foi e voltou do japão, quando ficou lá, aprendeu a fabricar a MS de cabeça... então ele sabe fazer uma MS em poucas horas e te entrega ela pronta e montada. 1.2k modelo 3.1 acho.

tá valendo? será que rola por uma MS no meu motor do jeito que tá, e depois dar um upgrade pra cabeçote F3 + coletor?
certamente ele projetou uma ECU OEM com base na MS 3.0 eu tb pretendo fazer isso, mas nao agora pq to cheio de coisa pra fazer.

sim vale apena, mas peça mais detalhes, site, documentos, etc. é preciso ver o hardware e o software pra ver como é e se aplica ao teu hardware original EFI.

como falo pra todos aqui, se quer mesmo aprender como um motor funciona, como os engenheiros da area programam um motor virgem, de como é feito ajustes, e o melhor aproveitamento. compre uma MS e vai treinar e ler menos revistinha quatro rodas e Dr carro. :smt023

ae sim tu vai estar num nivel respeitável.

total apoio :wink:
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por RicardoDS »

Amigo, utilize o DOT 5.1.

O 5 é indicado para motos. Até funciona perfeitamente em carros, mas tem que ser instalado em um sistema novo, que nunca recebeu DOT 3, 4 ou 5.1.
Se o sistema for usado/velho, precisa lavar muito bem.
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Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Rafaelo, já te respondo, só vou tomar um bnaho pq to sujo de chão.

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Ricardo, comprei o 5.1 hoje, dessa vez lacrado mesmo!



fui colocar a bomba d'agua, mas ela tem um tipo de aba lateral, essa aba ai que tensiona a poli-v, ou não precisa mais de tensão? que posição eu coloco a bomba?

tive que soltar o coxim traseiro do bloco, e desparafusar as travessas pra colocar a barra estabilizadora. mas ja está tudo no lugar e tudo torqueado.

só falta saber a posição da bomba d'agua, e ai ja coloco a bomba de óleo, fecho o carter, já coloco óleo nos furos de cima e monto o cabeçote.
Rafaelo
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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

blz

* não precisa por oleo mais por cima, so ponha agora com o cabeçote devidamente selado e torqueado, pq se meter oleo la pode nao grudar a junta que é colante por pressao e calor.
* a aba serve pra bater quando nao sai ou fazer uma alavanca.

comprei dot 5 e me mandaram dot 5.1 acredita? mesma coisa, pqp, so que o meu venho lacrado a tampa dentro e fora. vo meter esse mesmo e ja era, to sem saco mais pra compra coisa da net. daqui um ano compro o correto compro 2 pra lavar o sistema e ja vou ter a maquina de vacuo pra freio.
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