é variavel.Fariaswolf escreveu:Rafaelo, vc disse que a lenta ideal pra E100 é 0.950, mas como ficaria em alta então? o EFI tem alguma correção de mistura conforme a borboleta abre ou conforme o motor sente carga?
o que quero dizer é, os 0.950 são fixos independente da rotação, ou isso é variavel?
funciona assim... não é uma regra isso que falei.
todo motor tem uma queima "correta" pra que o motor se mantenha em pé sem oscilar. isso depende de cada motor, de cada tecnologia, motores carburador como agente sabe é um sistema de baixa eficiencia, e um motor de injeçao direta sequencial é um motor de alta eficiencia. sao 2 ponta distante um do outro, o EFI esta 1 degrau acima dos carburador.
geralmente motores EFI operam melhor com mistura mais ricas, e se for alcool ainda mais, algo como 0.95 ou 0.94 em motores de um injetor, talvez gasolina consiga mais estequiométrica 0.97 ou quem sabe 1.0
quem vai determinar isso é teu motor, tu vai sentir isso no momento do acerto. acertar quase ligando a ventoinha. com ele bem quente... tente colocar o mais proximo da estequiométrica possível pra evitar desperdício e poluição. porem se começar oscilar muito ou soltar pequenos tiros no escape é hora de meter mais combustivel, tu vai notar isso na hora do ajuste. logo de cara deixe em 0.95 que ele vai ficar bem economico e não vai oscilar.
a alta fica igual, a qual foi programado a ECU, pq o ajuste(potenciometro) é feito em areas "corriqueiras" lenta, cruzeiro... as áreas media e alta carga o potenciometro(ajuste) nao interfere. justamente por isso.
não tem correçao, oque tem é um mapa pre determinado(quantidade combustivel) já que a queima é variavel, conforme a pressao e a rotaçao do motor. oque pode alterar essas areas(carga) acontece porem nao no ajuste fino do potenciometro, e sim no regulador de pressao por exemplo. esse mexe em todo o sistema melhor dito.
quando tu ajustar vai notar isso que te falei, quanto mais perto ou mais longe da estequiometria mais ele vai oscilar e dar estouro no escape(sinais claro de pobreza na queima)
-------------------
hoje depois de 4 meses, algumas semanas antes de perder meu pai eu tinha ligado o motor do monza, de la pra ca nao me deu pra fazer isso, e hoje resolvi ligar ele pq se tinha passado muito tempo com ele desligado, pois bem, resolvi deixar ele bem quente mesmo e fiz um teste simples de como o avanço interfere na eficiência do motor! eu ja queria ter feito isso a um tempo, e em 5 minutos eu mostrei isso pra voces.
Farias: te serve como literatura, veja como o meu com 1.0 não oscila E100. cada motor tem um ajuste, talvez o teu ate consiga 1.0 com essa taxa, mas so vai saber mesmo no momento de ligar e ajustar ele, senao é so palpite nosso mesmo. não te recomendo a avançar mais que 10 APMS físico. mas repare a diferença que faz colocando mais ponto :smt023 eu compenso a falta de taxa com avanço. apesar que 11.7:1 não é tao pouco assim.