Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por 500EF »

Aqui em BH a temperatura subiu novamente nos últimos dias, mas no começo do mês fez abaixo de 12 graus de manhã cedo.

A partida do astra ficou um pouco mais demorada, mas mesmo assim ele ainda pega na primeira batida na chave. E ele não está injetando gasolina (não sei se a bombinha que estragou ou outra coisa). Mesmo se eu coloco gasolina no tanquinho, ela fica lá até apodrecer. Aí, antes disso eu tiro e jogo no tanque do cruze, meu único carro que ainda aceita rodar com este combustível... hehehe

E eu preciso tirar as velas para dar uma olhada. Já rodei quase 10.000 km com as não-resistivas e o desgaste delas com a CDI é mais acelerado, demandando regulagem no gap em intervalos menores. Outro dia, eu percebi umas falhadinhas, acelerando atrás de um Audi A5 (claro que eu perdi. É um 2.0T de mais de 30 kgfm de torque, apesar de ter só 180cv, com câmbio cheio de firula - acho que é CVT, etc. Eu sabia que não dava para o meu astra manco, mas eu queria ver exatamente se perdia de muito e por incrível que pareça, quando eu já retomava cheio, saindo já acima de 5000rpm, andávamos juntos. Se eu saísse mais murcho, ali pelos 4000rpm, ele abria lentamente)...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:A partida do astra ficou um pouco mais demorada, mas mesmo assim ele ainda pega na primeira batida na chave. E ele não está injetando gasolina (não sei se a bombinha que estragou ou outra coisa). Mesmo se eu coloco gasolina no tanquinho, ela fica lá até apodrecer. Aí, antes disso eu tiro e jogo no tanque do cruze, meu único carro que ainda aceita rodar com este combustível... hehehe
pois é, talvez colou a bomba pode acontecer, tira ela e joga um descarbonizador, mais antes veja se tem tensao ao dar partida com ele nos 12° a era pra ligar pq essa programação bosch é 16°C. nos fiat atual mesmo com ele quente a ECU manda injetar tipo < 25° pra poder consumir tudo la dentro e nao apodrecer. alguns tem o tanquinho menor como é teu caso. no monza cabe muita gasolina.

agora que começa a temporada de frio mesmo, essa massa polar pegou meio país. eu como gosto do frio ta blz hehehe pode esfriar mais ate pq ta normal ate agora.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por 500EF »

Por enquanto o injetor nao esta fazendo falta... Ai vai ficando para tras na lista de coisas para mexer.., hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

reparei que rodando no alcool na gambitech, o carro dá umas falhadas de vez em quando, mas ontem tirei as velas e estavam sequinhas, sem nem oleo.

mas é aquela: o meu ja tem taxa de compressão dinamica baixa, entao nao tem mto o que ser feito. só que o consumo é outro, com 30 reais de alcool + 4 pila de gasosa, rodei 140km (estrada) e depois mais uns 10km aqui dentro da cidade.

quero só ver depois de por os pistões retos, cabeçote rebaixado a taxa restaurada...

rafaelo, se mexer no CO2, não fia melhor ainda esse consumo do meu? nao no sentido de diminuir o consumo, mas de melhorar nas retomadas, parece que dá uma afogada no carro.

------------------------------------

turbão de 3'' na saida em ação:



a sorte é que eu tenho uma bambozzi aqui em casa, entao nao gastei nada nessa troca aí.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:reparei que rodando no alcool na gambitech, o carro dá umas falhadas de vez em quando, mas ontem tirei as velas e estavam sequinhas, sem nem oleo.

mas é aquela: o meu ja tem taxa de compressão dinamica baixa, entao nao tem mto o que ser feito. só que o consumo é outro, com 30 reais de alcool + 4 pila de gasosa, rodei 140km (estrada) e depois mais uns 10km aqui dentro da cidade.

quero só ver depois de por os pistões retos, cabeçote rebaixado a taxa restaurada...

rafaelo, se mexer no CO2, não fia melhor ainda esse consumo do meu? nao no sentido de diminuir o consumo, mas de melhorar nas retomadas, parece que dá uma afogada no carro.
sem duvida da uma melhorada, colocando 12:1 oque acho pouco, coloca 13:1 aproveita vai fica bom no alcool. pode ser que sim, porem precisa de analisador de gases pra saber onde "esta"


o ronco dentro da garagem ate que ficou encorpado e nao tao aberto assim, aquela dica que te dei é igual ao meu atual* atual pq ta com dias contado, no momento que tiver a maq de solda vou fabricar os 2 silenciosos originais em inox porem com dimensionamento interno.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por vrsilva »

Você vai fabricar os silenciosos Rafaelo? Não vai mais trazer de fora?

Se sim, agora a porr@ ficou séria... Escapes de performance com Rafaelo... vai esturando a produção de algumas unidades pro povo Rafaelo... Se fabricar silencioso também fabrica o resto... E aí?? Se anima... kkkk!!!

Só pondo pilha...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Você vai fabricar os silenciosos Rafaelo? Não vai mais trazer de fora?
vou sim Vinicius, nao tenho como pegar de fora desisti por alguns motivo, primeiro que nao tenho grana pra bancar 1500,00 agora, eu mesmo posso fabricar(respeitando o projeto original do monza, suporte,tamanho,layout,etc). tenho acesso a empresas que me fornecem as peças cortadas e calandradas(miolo perfurado), a solda TIG eu faço, a dobragem tb, revestimento termo acústico tb.

o material usado na fabricação eu consigo a preço abaixo do mercado devido la firma com meu pai fora os contatos sem eles nao daria nao... eles nao atendem pouca coisa como eu. lã de cerâmica é o melhor revestimento que existe praticamente infinito na durabilidade e mais eficiência na absorção, lã de vidro é muito comum nos revestimento, tem a de rocha mais a cerâmica é melhor. as peças sao feitas no CNC e material AISI 304 inox que nao enferruja conforme o restante do sistema escape usa o mesmo. se fosse pegar um pronto(importado) não teria esses beneficio. fiz as contas e vo gastar 400,00 os 2 silenciosos pra eu fazer. poupando 1100,00 e tendo maior qualidade e durabilidade e ainda projetando conforme a exigência do monza.

nao pra esse ano, ano que vem vou fornecer silenciosos em inox 304 completo pro pessoal,ate podendo ser esportivo e sendo original ao mesmo tempo, vou começar pelas ponteiras que usam menos tubo. vai ser caro pq é caro fazer e mexer com inox, fora a exclusividade no mercado, mais imaginem uma peça de garantia vitalícia. fica facil de entender que nunca mais se troca a peça na vida, pq nao gasta o revestimento e nao fura. ao passo que o original é barato mais não dura muito comparado, ainda mais quem é alcool e roda pouco. eu gastei uma nota nos sistema completo em 304 mais em contra partida meu escape nao tem nada de ferrugem é tudo sequinho dentro e olha que ja escoou uma agua dele parado hehehehe, só isso ja paga tudo,fora o resto. a sonda que custa 350,00 dura muito mais, nao desprender ferrugem nela.



to falando serio mesmo Vinicius, vo fazer um teste meu medo é se o pessoal nao comprar, tenho capacidade hoje de por no mercado. só nao fiz ainda pq to atarefado no monza,estudo,e trabalhos, e fora que to focado em tirar o monza do pedestal kkkkkk tenho que fazer o carro do Ronaldo

acredito eu que a peça ficaria entre 500 a 600,00 pronta pra instalar. sim, instalar. ela seria original porem com a qualidade que expliquei, só carros de alto luxo tem isso. ainda soldado com TIG pulse vixxxxxx fica a coisa mais linda aquela solda escama de peixe :D


tb tenho interesse de fazer coletor, mais meu medo é o custo. sera que alguem bancaria 2 conto num coletor? e o downpipe que vai mais 800,00 ? heheheh, talvez faço de carbono dae reduz mais pela metade. vamos ver a ideia é boa. mais o silencioso esse é mais acessível e bem mais facil de vender.



obs: viu a partida frio? lembra que tu falou que a MS poderia partir a frio sem auxilio? agora pode hehehe. hj denovo fiz 11.5° e levou 3.5 seg ja ta confirmado essa foi a 4X que tentei e pega facil de prima.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

rafaelo, qual a diferença do abafador original pro que vc vai fabricar? eu já li em algum lugar, que é preciso ter uma "resistencia" no cano de escape, pros gases não fluirem muito depressa, pra que é isso?
Responder