Motor N20XF no Monza

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz, o problema do ar quente na aspiraçao é a Detonação amigo. ar quente é fatal pra um motor, ele vai aquecer a cabeça do pistao mais assim, se por um lado a compressao aumenta a temperatura do ar, um ar mais quente na adm vai piorar isso ainda mais e vai fazer detonação secundária com mais facilidade, o famoso grilo, batida de pino, seja la o nome vulgar que usam. ar quente é menos denso, portanto mais suscetível a detonar. tanto é que se usa MENOS combustivel quando o ar esta quente, as ECU usam sensor MAT justamente pra ver isso, vixxxx ae a gente vai falar muito aqui, tem aquele lei do gas ideal. eu tenho uma boa literatura pra tu ler sobre isso, tenho uns livro de eng mecanica de motores comigo. porem é ingles.

mais facil pra eu te mostrar.
http://www.onestopauto.com/What-causes-spark-knock.html


Overheated Air: The thermostatically controlled air cleaner provides the carburetor with hot air to aid fuel vaporization during engine warm-up. If the air control door sticks shut so that the carburetor continues to receive heated air after the engine is warm, detonation may occur, especially during hot weather. Check the operation of the air flow control door in the air cleaner to see that it opens as the engine warms up. No movement may mean a loose vacuum hose or a defective vacuum motor or thermostat.


Naro-Hito escreveu:A idéia do uso da caixa do filtro de ar do kadett mpfi, me parece uma solução "menos gambiarra" usando a mufla no conjunto... Estarei procurando esta peça, pois as que achei na região, foram apenas do astra, vectra e as mesmas são bem maiores para o local destinado...
Naro teu monza é bicudo, ele ja tem os cortes pronto pra por MPFI original, entao compre o kit monza MPFI e fica com aspecto original sem adaptação alguma, claro tirando a mangueira se encontrar algo apropriado ne talvez nem precise adaptar. o Ronaldo vai fazer algo do tipo no dele.
Naro-Hito escreveu: Vale ressaltar:
O motor estará sendo instalado, e neste momento usando a injeção EFI... Se a Dilmãe e os deputados não ferrarem ainda mais o brasil... 2016 estarei buscando viabilizar a injeção MPFI nele, para aproveitar o melhor deste motor...
*rafaelo, gostaria de conversar a respeito da MS dae..
sem problemas Naro, vai fazer a melhor escolha, 116cv de um 2.0 é pouco, da pra fazer melhor usando hardware original GM, colocar uma ECU de ponta é so ver meus videos, deixa ate os de fabrica pra tras. so que tem que estar preparado financeiramente, nao é brincadeira um sistema desse, vai por partes como eu fiz. como ate ja expliquei, se querem por MPFI entao tem caminhos mais baratos e não confiáveis como as adaptaçoes de IE de outros carros feita por mecanicas tradicional. ECU prog, tu vai precisar comprar la de fora o equipamento que é cotado a dolar, e contratar um tecnico especializado responsável pela marca. eu ja programei um motor via Skype pra um amigo que tem um monza, claro, ele fez a parte dele e eu a minha. mas isso é um outro topico.
Naro-Hito escreveu: Vamos que vamos..
Sugestões são sempre bem vindas, e gosto qdo elas são vindas de debate que gera conhecimento para todos...
é bom pra todo mundo, assim quando tem informação fica mais facil pra todos.
Robson Lott escreveu: No caso do meu MPFI, tem-se um buraco no paralamas, próximo ao farol, abaixo da caixa, em que há uma mangueira safonada que captura o ar exatamente atrás do farol de neblina. Vou tirar uma foto pra mostrar pra vocês. Mas creio que de um carburado/EFI para esse sistema do MPFI, alterações na lataria precisariam ser feitas, o que inviabilizaria, correto?
é isso ae Robson, ele pega na caixa de roda e fica ate mais baixo que o meu filtro :) e é de fabrica assim. o meu ta na linha do para-choque, agua ali so se eu cair num lago kkkkkkkk ops.... 3x na madeira.

falando serio, o monza B bicudo ja tem os cortes prontos na lateria, o Ronaldo fez no dele. ou vai fazer, ate tinha dado a dica pra ele. tem ate os ponto de fixação prontos segundo ele de fabrica. como monza EFI é monza bicudo entao ta facil pro Naro. carburador nao... esse so adaptando.

verdade Robson, aspirar agua nao é um problema, ja vi motores cuspindo lava jato de agua e funcionando. agora umidade do ar, pouco de chuva nao é um problema. alcool ja tem agua por si só, e oque sai do escape é isso. esta certinho, concordo contigo. no meu caso vai ser como de fabrica, vai ter defletor no filtro, ele nao fica exposto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Meu primeiro carro tinha filtro de ar banhado a óleo e, tendo o motor atrás, a tomada de ar era no porta malas, na frente do carro.
Havia uma mangueira compridona que pegava o ar do porta malas e levava por baixo do carro até o filtro.
Esse sim era um filtro bonito. Pra não dizer o contrário:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -motor-_JM

Não sei por que fizeram isso, já que no porta malas fechado não devia ter muito ar disponível, e muito menos ar frio. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

tem arrancadas e competiçoes de carros dos mais variados e ate de ultima geraçao onde os caras colocam saco de gelo na entrada de ar kkkkkkkkkk mas isso é outro papo , nao quew eu tenha feito isso no meu pois ele nao é desse nivel de preparaçao mas da forma que tá no meu hoje eu senti a diferença em alta e nao que aumentou uma baita cavalaria, nao nao ,nada haver , é só por razoes de eficiencia , em alta a resposta de retomada por exemplo melhorou , desempenho tambem

como muitos falaram aqui gosto é gosto , eu no lugar no rafaelo e de outros onde fica o ponto inicial de aspiraçao proximo da roda capitando uma bolsa de ar de sujeira soldaria uma chapa com um buraco pra passar o tubo e deixar o filtro de ar aspirando atraz da lanterna isolando do ambiente do motor e mais , cortava as 2 chapas de traz da lanterna pra facilitar o fluxo porque ali tem turbulencia por conta do vao que lá tem, e retem bastante o fluxo , e tambem acharia um lugar melhor do que proximo do escape rsrrsrsrr, sera que mesmo com defletor o elemento filtrante nao ira esfarelar tao proximo do coletor ??????

no meu ja adaptei aletas fora e dentro do filtro original pra direcionar mais o ar pro tbi , já fiz defletor dentro da caixa de acumulo de ar original atraz da lanterna e nada , mas eus abia que podia extrair algo pra ter eficiencia , dai usei metodo do rafaelo , porem cortei um pedaço de lata pra passar um tubo e aluminio por cima do radiador e condesador do ar com o filtro bem atraz da grade e nisso fiz o vapor de oleo vir da ponta se misturando ao ar pós filtro , nossa ! virou um canhao , mas , por causa de enchente 2 x me lasquei kkkk dai nao deu outra , juro que nao queria mas aqui em sp fui obrigado , fiz um buraco na parede ao lado da caixa de ventilaçao do ar , puxei o tubo e botei filtro , numa enchente ( e ja fiz o teste ) so vai parar se a agua pegar alternador , so que ai so se eu tiver muito retardado pra afogar o carro num rio né , porque no teste entrei com ele cobrindo os neblina e saiu de boa rsrsrsrsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Meu primeiro carro tinha filtro de ar banhado a óleo
falando nisso lembrei de uma coisa.
esqueci de falar o K&N ou o Simota sao banhados em oleo, na verdade é um produto especial do fabricante. esse oleo serve pra segurar pequenas particulas que por ventura podem transpassa a malha de algodão do filtro.

com o filtro é lavavel, se pode e deve passar o oleo protetor depois. como falei antes, tecnologia superior a esses filtros descartaveis tipo Melita de cafe. são mais caros e mais duraveis, é a mesma coisa que sistema de escapamento em inox, nunca mais estraga diferente aos cano dobrado e galvanizado que vem de fabrica no antigo monza, apodrece com uma certa frequência. deixa parado pra ver oque vai acontecer, eu sei pelo omega que é a mesma coisa. vale nada.

------------

ah so pra fechar, rsrsrs
meu omega C30NE é 100% original estilo ze frizinho. e assim vai ficar pq ele atende minhas exigências e fora o apelo sentimental do meu pai que era dele. o carro tem a boca de aspiraçao do filtro no parachoque original de fabrica assim, abaixo da lanterna, e o omega é mais baixo que o monza de fabrica. ae pode né?

então tirem suas conclusões. so com dois exemplos GM ja podemos ter uma ideia, que no meu caso do monza esta na altura padrao. a unica coisa que falta é proteger o filtro como o Carlos sabiamente observou, e vai ser feito no momento certo. agora tenho prioridade de tirar ele do cavalete ate o fim do ano, tenho um compromisso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

cada caso é um caso tche , nem porisso o omega numa enchente vai deixar de aspirar agua , poeira de asfalto e chao de terra etc..... , más isso sao outras aguas passadas , eu tambem rsrsrsr nao vejo a hora de ver um video da tua maquina passeando e ate dando uma puxadinha pra sentir no asfalto , 40 anos montando cada milimetro é de pensar muitas vezes de tirar do cavalete por estar tao limpo kkkkkkk

mas eu tiraria esse simbolo azul da frente e deixava liso ou com um simbolo amarelo pra combinar com os piscas , ou os piscas trasparente pra combinar com as lanternas rsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:mas eu tiraria esse simbolo azul da frente e deixava liso ou com um simbolo amarelo pra combinar com os piscas , ou os piscas trasparente pra combinar com as lanternas rsrsr
gastei 400,00 numa grade original nova, não faz sentido algum nisso que tu sugeriu é original dele 82 a 85 vai mudar pq? é a grade mais bunita que eu acho de todos os monzas. vai ficar como original lanternas,lentes,grade,pisca,retrovisor,parachoque,neblina,acessorios. no maximo vou deixar as lanterna tricolor 87 que comprei da GM novas acho mais bunita que as rubi e frisos/maçanetas/cilindro porta pintado de preto como o 86 hatch, so quando terminar tu vai saber e nao adianta da opinão pq nao mudo oque escolho rsrsrs, me desculpe. alias o externo dele vai fica assim mesmo. sem fantasiar c/ nada, mudanças apenas na engenharia do carro que é precária o original :wink:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

o carro tem a boca de aspiraçao do filtro no parachoque original de fabrica assim, abaixo da lanterna, e o omega é mais baixo que o monza de fabrica. ae pode né?
Na minha opinião, não pode. Vejo muitos carros que vem com a aspiração baixa e fácil de aspirar água em chuva forte com muitas possas nas ruas.
Aqui em São Paulo é comum ver esses carros em oficinas por conta de calço hidráulico. Aqui em São Paulo-SP é só chover forte que tem alagamentos grandes poças de água
Se esses carros estiverem em garantia, a montadora não atende calço hidráulico em garantia pois entende ser mau uso. Detalhe, acontece sem entrar na enchente, que nesse caso é contar correr o risco em qualquer carro.

O Monza MPFI sai uma mangueira por baixo co compartimento do filtro de ar, passando pela carroceria e por baixo do para lamas vai para frente perto do para choque. O mesmo ocorre com Kadett GSI. Na minha opinião é muito baixo e facilita ocorrer aspiração de água.

Não sei se perceberam ou se sabem, o Monza tubarão (91 em diante) tem em cima do farol direito uma borracha que serve como defletor. Só tem do lado direito e muitos pensam que está faltando no lado esquerdo. Além desse defletor, no capô tem uma caixa, descrita como tomada de ar fresco, que praticamente o bico do compartimento do filtro de ar entra dentro. Esse conjunto deve dirigir o ar para o filtro e com menor calor possível, o que também, de certa forma protege contra aspiração de água.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Na minha opinião, não pode. Vejo muitos carros que vem com a aspiração baixa e fácil de aspirar água em chuva forte com muitas possas nas ruas.
então tem muito carro de fabrica condenado. SP não é referencia. assim como grandes centros que alagam. nenhum carro foi projetado pra nadar.

os especialista dizem que nao pode enfrentar alagamento acima da roda. por tanto é imprudência da mesma forma passar disso mesmo podendo respirar acima do parachoque :wink:
agua acima da roda é agua inundando um motor inteiro praticamente inclusive de monza. mesmo com filtro mais acima, é o que falei antes é um carro, ou um barco? se é pra ser um barco entao que façam um carro pra alagamento, um scoob no teto e pronto. hélice atras tb ajuda

e não é todo lugar que tem alagamento, lembre-se projeto europeu, nao acho que seja a questao la fora ter alagamento, nao é SP,POA,BH,etc lá.

Carlos A. Freire escreveu:Aqui em São Paulo é comum ver esses carros em oficinas por conta de calço hidráulico. Aqui em São Paulo-SP é só chover forte que tem alagamentos grandes poças de água
imprudência do motorista que acha que carro é barco.
os carros nao foram projetados pra SP apenas, como falei acima, se agente seguisse essa teoria entao teriam que ter um barco e nao um carro. se é normal ae onde tu mora entao o projeto de carro de passeio nao serve. filtragem na altura do parachoque é na altura da roda o mais do que suficiente, e seria o limite técnico mesmo pode perguntar pra qualquer engenheiro que vai te responder isso, acima disso vai molhar velas, bloco(trinca), cabos de vela, bobina,sensores etc entende, só ae ja desligaria o motor, nem sempre é por aspiraçao da agua, parou pra pensar? sem contar que agua pode entrar pelo escape.
Carlos A. Freire escreveu:Se esses carros estiverem em garantia, a montadora não atende calço hidráulico em garantia pois entende ser mau uso. Detalhe, acontece sem entrar na enchente, que nesse caso é contar correr o risco em qualquer carro.
aspiração na altura da roda é o suficiente pra nao ter problemas nem com chuva nem com poça nem, somente com enchentes e nesse caso pra mim ja entra em imprudência do condutor, vai se meter onde nao deve. se alguem tentar por um carro acima da roda com agua é um incompetente ao meu ver me desculpe! é gente querendo achar que é barco e nao carro. pra mim na altura do parachoque esta certo, mais baixo que não.
Carlos A. Freire escreveu:O Monza MPFI sai uma mangueira por baixo co compartimento do filtro de ar, passando pela carroceria e por baixo do para lamas vai para frente perto do para choque. O mesmo ocorre com Kadett GSI. Na minha opinião é muito baixo e facilita ocorrer aspiração de água.
vai usar como barco? pq uso normal nao acontece nada Carlos. mesmo caso dos omega, é altura de parachoque e nunca vi nenhum carro parar de funcionar pq choveu ou passou por poça dagua grande, nos mesmo ja fizemos isso na cidade vizinha que recebe agua da cidade onde eu moro. e nada de problema. não tem como entrar agua la dentro. so em enchente
Carlos A. Freire escreveu: Não sei se perceberam ou se sabem, o Monza tubarão (91 em diante) tem em cima do farol direito uma borracha que serve como defletor. Só tem do lado direito e muitos pensam que está faltando no lado esquerdo. Além desse defletor, no capô tem uma caixa, descrita como tomada de ar fresco, que praticamente o bico do compartimento do filtro de ar entra dentro. Esse conjunto deve dirigir o ar para o filtro e com menor calor possível, o que também, de certa forma protege contra aspiração de água.
se tomar chuva porte pela frente pode aspirar agua tb, mas agua de chuva nao é problema, o motor queima agua toda vez, seja pelo combustivel, seja pela umidade do ar. esse CAI simplificado deveria ter nos carburador tb. motor é motor, ate um 2T se pegar ar quente pode ter detonação secundária. isso sim pra mim foi uma cagada, mas naquela epoca esse pessoal nao tinha cerebro mesmo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder