Como ligar relê auxiliar no motor de arranque?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Polieletrica
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Set 2017, 06:39
Cidade: Barra Mansa
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Como ligar relê auxiliar no motor de arranque?

Mensagem não lida por Polieletrica »

Boa tarde pessoal sou novo aqui.
Gostaria de ajuda de vcs, eu estou com um Monza 90 carburado com ignição eletrônica. Só que meu motor de arranque não tem a saída 15a no automático. Foi colocado um relê auxiliar, só que eu tirei e não lembro como estava ligado.
Alguém pode me ajudar?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re:Como ligar relê auxiliar no motor de arranque?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Poli

Seja bem vindo ao fórum!

Somente os Monzas que possuem bobina de ignição com fio resistivo ou resistor é que precisam daquela ligação extra no automático do motor de arranque. Se a sua bobina for para 12 volts não é necessário isso.
Não sei se o Monza 1990 ainda necessita disso.
Se precisar dessa ligação, É NECESSÁRIO UM RELÉ PARA FAZER ESSA LIGAÇÃO. Um fio saindo do terminal de alimentação do automático
(ver figura) e indo até a ALIMENTAÇÃO DA BOBINA DE TRABALHO DO RELÉ resolve o problema.
Tenho visto proprietários instalarem relé para aumentar a corrente de alimentação do próprio automático, pois com o tempo a ligação original entre o comutador de ignição e o automático fica com muita resistência, dificultando a atracação do automático.
Imagem

Postagem editada. Motivo: corrigir informação errada.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 24 Set 2017, 20:01, em um total de 6 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Polieletrica
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Set 2017, 06:39
Cidade: Barra Mansa
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re:Como ligar relê auxiliar no motor de arranque?

Mensagem não lida por Polieletrica »

Boa tarde, pq meu motor de arranque não tem aquela linha 15a que sai do automático e, meu carro tem modulo da Bosch com fio resistivo, então eu ligo o fio no terminal da linha 30 do automático do arranque e levo até a linha 15 da bobina, não vai dar retorno para ignição e a bobina vai ficar alimentada direito consumido tensão da bateria não é?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como ligar relê auxiliar no motor de arranque?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...
então eu ligo o fio no terminal da linha 30 do automático do arranque e levo ate a linha 15 da bobina, não vai dar retorno para ignição e a bobina vai ficar alimentada direito consumido tensão da bateria não é?
Poli

Não existe o perigo da bobina ficar alimentada diretamente pela bateria, mas existe um outro perigo maior que eu só percebi agora: queimar a fiação que sai da chave de ignição e vai até a bobina ao ligar a chave de ignição sem dar partida.
Então, em virtude disso, É NECESSÁRIO MESMO O USO DE UM RELÉ.
A bobina de trabalho o relé deverá ser ligada ao terminal que alimenta o automático.NÃO É NAQUELE FIO QUE INFORMEI ANTERIORMENTE!!!
Desculpe a informação errada que lhe passei. Espero que não tenha feito ainda a ligação. :?
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Como ligar relê auxiliar no motor de arranque?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Sr Luiz Carlos: Estava dando uma olhada nesse assunto porque quando estava fazendo a manutenção do meu MPFI vi uma gambiarra (um fio que vinha do motor de partida para a chave de ignição), daí eu o desconectei, daí o que ocorre é que a lâmpada da injeção fica acesa, mesmo quando o motor passa a funcionar. Então tive a ideia, inspirada no outro Monza que tenho, que é carburado, de pegar o fio da gambiarra e conectar no positivo da bobina de ignição, daí a lâmpada da injeção apagou. Mas só que estou notando que a bobina está aquecendo muito. Será que está ficando ligada direta e eu preciso colocar um relê conforme a sugestão acima?

Nesse caso, teria como postar um esquema de ligação para me facilitar a ligação? Eu ficaria muito grato.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: como ligar rele auxiliar na bobina de ignição para da up

Mensagem não lida por Rafaelo »

Movido para a sessão adequada
Gilmar Martins escreveu: 22 Nov 2017, 16:17Então tive a ideia, inspirada no outro Monza que tenho, que é carburado, de pegar o fio da gambiarra e conectar no positivo da bobina de ignição, daí a lâmpada da injeção apagou. Mas só que estou notando que a bobina está aquecendo muito.
Gilmar, remova isso o mais rápido possível.

Tu está forçando a tua bobina trabalhar em modo de sobretensão. Esse indutor quando foi projetado (enrolamento), fizeram os cálculos baseado na tensão de operação 12V, se muda isso para mais, ela vai falhar em algum momento. Eu até já expliquei inúmeras vezes o mesmo tema aqui nesse fórum a muito anos atrás e, recentemente também em um tópico. Aquela etiqueta 12V bem grande destacada é um alerta, mostrando sua tensão de trabalho.

A bobina asfáltica em geral, operam em 12V, essas automotivas, da forma que tu fez (desvio), vai provocar, uma explosão por superaquecimento do isolante dielétrico (aqui no fórum eu vi um caso, ficou lindo o cofre, todo marrom), ou vai queimar a mesma. A tua bobina está trabalhando em 14.4V e não nos 12V para qual foi projetada :wink:

Somente bobinas plásticas (fechadas em resina epoxy) podem trabalhar na tensão total do circuito.

-------------------------

Sobre o teu problema, não sei como ajudar. Dificilmente eu respondo tópicos sobre elétrica onde envolve algum tipo de intervenção, por não ter base nos dados(cada carro é um caso diferente) prefiro nem opinar para não atrapalhar ou piorar o problema.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Como ligar relê auxiliar no motor de arranque?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Muito obrigado Rafaelo.
Farei isso assim que possível. De qualquer forma esse é um Hobby, só vou andar com ele no fim de semana.
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como ligar relê auxiliar no motor de arranque?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

... estava fazendo a manutenção do meu MPFI vi uma gambiarra (um fio que vinha do motor de partida para a chave de ignição), daí eu o desconectei...
Gilmar

Todo carro tem um fio que sai do comutador de ignição e vai até o motor de partida. Sem ele o automático de partida não receberia corrente para a partida. Entendi que além do fio normal tem mais um, que você acha que é uma gambiarra.
Fica difícil analisar qual a finalidade desse fio extra sem estar com o carro presente. :(
estou notando que a bobina está aquecendo muito. Será que está ficando ligada direta e eu preciso colocar um relê conforme a sugestão acima?
Nunca se mexe em chicotes elétricos, conectando ou desconectando fios, sem saber de onde eles vêm, se são circuitos quentes (circuitos que ficam energizados o tempo todo) ou se são circuitos que dependem da posição da chave de ignição. Use uma lâmpada de 12 volts ligada entre o positivo da bateria e a massa (terra) para teste. Isso com a chave de ignição desligada. Se a lâmpada acender, a bobina está sendo alimentada diretamente pela bateria, e com certeza vai superaquecer e possivelmente queimar.
Nesse caso, teria como postar um esquema de ligação para me facilitar a ligação? Eu ficaria muito grato.
Infelizmente não tenho nenhum esquema que possa lhe mostrar. Além disso, não tenho experiência com Monza carburado ou MPFI, na parte de ignição.

Uma coisa eu sei: existem dois tipos de bobina usados em Monza não EFI, as que funcionam com a voltagem do sistema elétrico, que normalmente está em torno dos 14 volts, e as que funcionam com uma voltagem mais baixa, essas necessitam um shunt (resistor) ou fio resistivo, para não aquecerem demais. Em carros que usam bobina com fio resistivo ou resistor, costuma ter um fio ligando um ponto do automático de partida à bobina de ignição. É um desvio de corrente, para que a corrente vinda do comutador de ignição, corrente essa que só existe enquanto o motorista está acionando o motor de arranque, alimente a bobina sem passar pelo fio resistivo.

Colocar esse desvio em carros que usam bobina que funcionam com 14 volts não vai servir para nada.
Remover esse desvio em carros que usam bobina com fio resistivo pode dificultar a partida se a bateria não estiver 100 por cento.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder