Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom galera, estava querendo outro Monza pra chamar de meu, e dessa vez o escolhido foi o Monza 500EF.

Estava buscando Monzas desde o fim da restauração do SR 89. Aliás, a pergunta que virá: vc vai vender ou está vendendo o Hugo? Não. Estou curtindo bastante ele. Um carro bem pacato e confortável, e foi feito com um nível de carinho e dedicação maior que eu apliquei no 88, e gostei mais do resultado final. Ele continua na família, principalmente por ser um carro com muita história e apenas 109 mil km nesse momento (já rodei 4 mil desde a aquisição).

Voltando ao 500 EF...

Estava buscando Monzas Classic, qualquer um até 90, e preferencialmente, um saia e blusa ou um 500EF.

Os saia e blusa estão realmente raros! Não se encontra. Meu sonho é um azul (como do LeoBec), um verde ou o marrom-dourado. Até um prata-cinza tava valendo. Mas não encontrei nada. Os Monzas Classic inteiros estão acima de 15 paus. Inviável.

Flertei com 2 SRs também. 2 azuis Venezuelanos (um abandonado em Cps, outro de S. Caetano), e um SR de Brasilia, que tive dificuldades de contatar o dono. Os Venezuelanos não me empolgaram pq já tenho um (mas o de Campinas seria uma salvação). O de Brasília me pilhava pois queria um Monza de "primeira geração" (não tuba) com desempenho forte. A resposta era o SR de Brasilia. Mas eu teria 2 SRs pratas, o que também me broxava um pouco.

A resposta era buscar algo que unisse 2 mundos: um caixote Classic com desempenho de SR. E isso me direcionou para os 500 EF. Ao todo flertei com 4 Monzas.
- O primeiro em MG, vinho 4p. Não me empolguei pois a interna do Monza já estava bem descaracterizada. Os bancos já tinham sido refeitos, o que dificultaria a reprodução perfeita dos originais.
Os outros 3 em SP.
- Um deles (vinho 4P) o cara trouxe de SP para Cps para eu ver. Perguntei várias vezes se o carro era top para o dono, e o cara dizia: a toda prova. Perdi a manhã de domingo... :smt011 .
- Outro preto 4p, na cidade de Caieiras. Por foto, parecia lindo. Ao vivo... :smt011 (de novo, o dono dizendo a toda prova, bla, bla, bla). Não adianta o dono enfeitar o pavão do que está vendendo. O carro está ali, para qualquer um ver...
- Finalmente, o que vamos acompanhar aqui a saga...

Um pouco da versão
Bom, vcs amantes dos carros já devem ter visto e tido contato com a história dessa bela versão.
Não tenho a pretensão de ensinar a missa ao vigário. Então, vamos a um briefing sobre essa versão, e algumas informações interessantes.

Porque essa versão é interessante: trata-se de uma versão comemorativa de edição limitada, dedicada a vitória do Fittipaldi nas 500 milhas de Indy em 89, usando um propulsor Chevrolet. Foram produzidas apenas 5.000 unidades, em que o único opcional era a cor e o número de portas. De resto, vinha completíssima (AC, DH, Trio, couro, milha, computador de bordo de 7 funções, som Alpine, pintura metalica. Não tinha cambio automatico como opcional).

A versão foi lançada no final de Janeiro/inicio de Fevereiro de 1990, e foi o primeiro Chevrolet nacional equipado com injeção eletrônica multi-ponto do tipo analógica (Bosch LE Jetronic) - 3º no Brasil, depois de Gol GTI e Santana EX.

Seu preço nos dias de hoje (Abril/2013) corresponderia a pouco mais de R$ 160 mil !!!!!! Era o carro mais caro da GM em 1990.

A injeção trouxe uma bela melhoria, elevando a potencia do motor 2.0 gasolina de 99cv para 116 cv! (números bem baixos para os padrões atuais). Mas ainda assim, mais potencia que o motor 2.0 alcool carburado, com 110 cv.

Comparando um Monza forte da época, o então recém extinto SR 88 (carburado - álcool), com um EF 500 (ie - gasolina), temos:
Item / SR / 500 EF
Pot cv / 110 / 116
Torque / 17,3 / 17,8
0-100 / 11,6 / 10,9
vel max / 173 / 173

A injeção deu um belo fôlego ao motor a gasolina 2.0, elevando-o ao mesmo patamar do motor a álcool, ou mais, já que o sedan era mais pesado e vinha com mais acessórios, e o SR era mais leve.

Ah... sem falar na economia de combustível. Achei o carro bem razoável em termos de consumo!

Pelo que se dizia nas revistas, o 500 EF andava tanto quanto um Diplomata 6 cilindros. Bom, é o que se dizia, não sou eu que estou falando...kkkkk



Falando do carro do tópico:

Bom, não tenho muita história do carro específico. Trata-se de um carro bem conservado, um carro de uso, cujo ex-proprietário, atualmente com 60 anos, já estava com ele há 18 anos. É um carro de uso, como falei. Não teve intervenções que o descaracterizasse, mas necessita de restauração para elevá-lo ao patamar de conforto, confiabilidade e beleza que tinha há 23 anos atrás (ou, como sempre digo, chegar o mais próximo disso).

Boa mecânica, sem podres, amplas partes com pintura ainda original, porém desgastada pelo tempo, nunca bateu. Bancos necessitando de restauro, porém, todos componentes internos em perfeito estado, necessitando apenas de limpeza e troca do couro dos bancos. Pneus semi-novos muuuuito acima do meia vida, marca Pirelli.

Abaixo as primeiras fotos (o carro está há 2 semanas comigo)

Primeira foto do painel, para registrar o km de quando eu o peguei. Segundo o senhor que me vendeu, ele usou o carro muito pouco, o que pode se constatado pelo último selo do óleo no para-brisa. O estado geral do carro também corrobora a teoria. Totalmente plausível que tenha 152.000 km pelo seu estado geral.
Imagem

No caminho de casa, a visita nem sempre esperada dos gentis vendedores de semáforos que colocam as coisas no seu espelho retrovisor. Gostei porque mostra que o carro está sem tremedeira, já que o carro passou no teste da paçoca...kkkk...a pilha ficou imóvel
Imagem

Aqui o meu amigo Marcelo que me ajudou no resgate desse Monza, também tendo seu carro aprovado pelo teste da paçoca...kkk
Imagem

Primeira parada na garagem do meu camarada, onde o Monzinha encontrou seu novo companheiro de garagem
Imagem

Tempos em que um "i" na tampa era tudo que um carro queria! kkkk
Imagem

Pra galera que curte, seu amiguinho de garagem que conheceu hoje...
Imagem

Imagem

E aqui, fotos dessa noite, onde o velho Monza já está em sua nova morada, ao lado do Jetta e do SR 89 "El Comandante". O pobre 500 EF ainda não tem nome...

Ainda com a placa vende-se no parabrisa
Imagem

E no vidro traseiro... mas já em processo de retirada
Imagem

Galera, por ora é isso. Ao longo da semana vou postar melhores fotos!

Abs a todos!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá Evandro, parabéns pela aquisição. Como queria ter dois também, rsrsrs.. Tenho certeza que com seu empenho e dedicação, e com a experiência adquirida nos 2 projetos anteriores, vai deixar esse 500EF em estado de colecionador! Irei acompanhar diariamente!

Abs,

Alexandre
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por Leocastro »

Mas aaaah! Evandro, vejo que logo logo teremos um 500EF na 4 rodas! Rs...
Show ein, e, já sabe, qualquer dúvida com a injeção, conte comigo! (pelo menos pra chorarmos juntos né?!)
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por RicardoDS »

Outro Monza que levou sorte na vida :D

Parabéns! bela aquisição. :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por xande do abv »

parabens mano e boa sorte com a maquina :smt023
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por Murillo »

O resultado final dessa restauração é só questão de tempo, ficará impecável e é mais um Monza salvo.

Mais uma vez, parabéns e boa sorte!

Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Restauração??? O monza tá zero... Só arrancar o insulfilm, lavar e polir... Aqui em Fortaleza sempre vejo rodando um 500EF vermelho, muito bonito tb!

Parabéns! Agora poste fotos decentes do carro, pois ele merece :D
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

avvsilva escreveu:Olá Evandro, parabéns pela aquisição. Como queria ter dois também, rsrsrs.. Tenho certeza que com seu empenho e dedicação, e com a experiência adquirida nos 2 projetos anteriores, vai deixar esse 500EF em estado de colecionador! Irei acompanhar diariamente!

Abs,

Alexandre
Grande Alexandre! Que sua super câmera tire muitas fotos desse Monza!!!!

Leocastro escreveu:Mas aaaah! Evandro, vejo que logo logo teremos um 500EF na 4 rodas! Rs...
Show ein, e, já sabe, qualquer dúvida com a injeção, conte comigo! (pelo menos pra chorarmos juntos né?!)
kkkkk...sim Leandrão...vamos chorar juntos!!! kkkk... mas olha, gostei bastante da injeção até o momento. Que diferença. Fico imaginando isso em 1990!!!! Motor liga de primeira, rotação estável, o carro tem uma putta pegada e é econômico!!! Fiquei impressionado com a injeção analógica.

RicardoDS escreveu:Outro Monza que levou sorte na vida :D

Parabéns! bela aquisição. :smt023
Valeu Ricardo! Espero que ele fique bom ao final do processo! E espero ficar com ele bastante tempo!

xande do abv escreveu:parabens mano e boa sorte com a maquina :smt023
Valeu Alexandre... :smt023

Murillo escreveu:O resultado final dessa restauração é só questão de tempo, ficará impecável e é mais um Monza salvo.

Mais uma vez, parabéns e boa sorte!

Abs
Fala meu amigo Murillo! Falando nisso, hoje já fiz a minha primeira cagada no restauro...kkk...bom, cagada previsível, mas cagada. Vou postar foto... :smt010

Diego Paiva escreveu:Restauração??? O monza tá zero... Só arrancar o insulfilm, lavar e polir... Aqui em Fortaleza sempre vejo rodando um 500EF vermelho, muito bonito tb!

Parabéns! Agora poste fotos decentes do carro, pois ele merece :D
Diego, realmente dava prá fazer isso e rodar com o carro um bom tempo sem mexer em nada. Quando eu peguei a rodovia e parei para abastecer, no caminho de casa, os frentistas já vieram fazer a rodinha em volta do Monza, perguntando um monte de coisas a respeito do carro. Uma semana depois, tirei filme, adesivos, capa "manolizante" do volante (aquelas com bolinhas e tal), e o carro já ficou outro! Mas enquanto não restauro o carro, enquanto não desmonto cada parte e remonto, o sentimento é de que o carro ainda não é meu...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Responder