Motor batendo quando liga

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
cleitonedvaldo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 37
Registrado em: 03 Jun 2010, 00:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por cleitonedvaldo »

OLA AMIGO DERTINATI

PELO QUE CONHEÇO EM MOTORES CHEVROLET SEU CARRO TEM SINTOMAS DE TUCHOS, MAS NORMALMENTE OS BALANCIN QUE ESTÃO SEMPRE EM ATRITO COM O COMANDO TB PODE SE DESGASTAR E FAZER ESTE BARULHO.

O SINTOMA ÉO SEGUINTE : VIRA ACHAVE PELA MANHAM ELE BATE DAI APAGA A LUZ DO ÓLEO ELE DIMINUE UM POUCO O BATIDO DEPOIS PARA TOTALMENTE OU PARCAILAMENTE, OCORRE PQ O DESGASTE É COMPENSADO PELA PRESSÃO DO ÓLEO MANDADO PELA BOMBA.
SL/E (86/86)
INJEÇÃO 1.8 EFI
COMPLETO.
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1287
Registrado em: 27 Mar 2009, 08:57
Cidade: BRASILIA
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

só uma suposição
não seria também a bomba de óleo que ja com defeito
olhem só : pode ser que a bomba demore a levar o oleo pra "cima" na primeira partida
por isso que faz o barulho e demora a pagar a luz do oleo. mais é só suposicão.

o meu também tem isso na 1° partida do dia.
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
erick figueiredo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 179
Registrado em: 29 Mar 2010, 12:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por erick figueiredo »

Eu já vi um monza com o barulho semelhante aos de tuchos mais não eram o problema do barulho era na válvula de retenção do cabeçote parcialmente emperrada e essa válvula tem a função de sempre manter um pouco de óleo na parte superior do motor nos casos de parada longa, minimizando a situação da partida a seca pode ser que essa vávula não esteja permitindo seu escoamento de óleo para o carter ...
Imagem
Monza SL/E 2.0, 1991, gasolina.
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1287
Registrado em: 27 Mar 2009, 08:57
Cidade: BRASILIA
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

pq se fosse os tuchos
eles bateriam o tempo todo
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
morfws
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Out 2009, 20:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por morfws »

o meu ta assim mas tem 4.000km q eu fiz o motor e gndo eu ligo ele fica fazendo tectectectec e gndo tava com o oleo baixo ele aumentava gndo eu colocava o oleo nomal no nivel ele diminuia muito se alguem me responde o q e meu mecanico falouq era tucho q eu iria gasta 70 a100 reais mais o menos
Helenzinhah
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 86
Registrado em: 03 Mai 2008, 00:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Helenzinhah »

Raphael Ventura escreveu:O meu faz esse barulho de tuchos a uns 3 anos e até agora continua igual, não acho que seja uma coisa tão séria... troque o óleo no prazo certo e opte pelas melhores marcas, eu por exemplo uso shell helix 20w50, quando o barulho ficar crítico eu faço o motor todo...
Parece que esse barulho é mal de monza... pq no meu tbm tem... levei no mecanico ele disse que o motor do meu filhote tava nas ultimas... e por incrivel roda mto bem ate hj!!!! eh que nem o amigo disse enquanto o barulho nao piorar vai que vaiii!!!

bjinhuss!!!! De volta na areaa!!!

Helenziinhaa!!!!
Imagem

Monza root's/Prata/1.8 alc./2p.
Hel** S2 Monzaroot's
>>> [email protected] <<<
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Essa tal 'batida de válvulas' parece que gera muita confusão, então lá vai, sem querer dar aula, uma pequena explanação sobre válvulas e batidas (de válvulas).

Nos motores existem as válvulas, que controlam a entrada do combustível e a saída dos gases queimados das câmaras de combustão.
Essas válvulas são comandadas mecanicamente, nos motores muito antigos por hastes (fusca) e nos menos antigos por cames (são 'calombos' nos eixos de comando das válvulas).
Acontece que, por ser tudo comandado por peças metálicas, elas sofrem dilatação de acordo com a temperatura, e então existe uma 'folga' entre as peças que 'empurrama' as válvulas e as hastes das referidas válvulas. Se não fosse essa folga, qdo o motor aquecesse as válvulas não fechariam completamente.
Essa folga produz um ruído característico (Fiat Uno, Chevette...).
Nos carros citados, de tempos em tempos há necessidade de se regular essas folgas, para que a coisa continue funcionando bem.
No Monza não existe essa folga, existe para cada válvula um compensador (vulgarmente chamado de tucho hidráulico), que é movimentado pelo próprio óleo de lubrificação do motor, e que, motor frio ou quente, está sempre ali para não deixar aparecer o famoso ruído.
Mas...como nem tudo é perfeito, acontece as vezes o seguinte:

1- A borra que se forma nas passagens de óleo do motor, principalmente qdo o proprietário relaxa no período de troca do óleo (Quilometragem ou tempo de uso) restringe a alimentação dos compensadores, fazendo com que esses demorem a 'carregar', causando batida nos primeiros minutos após a partida,
2- A pressão da bomba de óleo pode estar baixa, devido a desgaste da bomba, o que causa o mesmo problema, só que nesse caso o barulho pode não cessar depois do motor aquecer.
3- Os tuchos possuem pequenas gaxetas de borracha, que podem se estragar, causando seu mau funcionamento.
4- Os cames ou válvulas podem desgastar em excesso, e os tuchos não conseguem mais compensar a folga, causando o ruído,
5- O óleo pode estar vencido ou ser de má qualidade, causando ruído.


Então, qdo aparecer esse danado desse barulho de máquina de costura no motor do Monza, antes de substituir os tuchos ou abrir o motor, como já falaram aqui, é bom agir primeiro no sistema de óleo, começando por substituir o referido óleo, de preferência por um de última geração (API SL).
Se a troca do óleo não resolveu, é bom verificar a pressão da bomba.
Depois disso tudo é que se pode pensar em tirar o cabeçote e examinar os tuchos.

Nota: no meu atual Monza apareceu a danada da batida qdo deixei o carro parado por uns dias, enqto pesquisava uma pane elétrica. Resolvi trocando o óleo pelo Helix H5X 15W50, que possui mais detergente em sua fórmula. Nunca mais apareceu a batida, mesmo que o motor fique parado por vários dias.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Rafaelo »

as tais "batida de valvula" quando liga o motor pode ser o pescador parcialmente intupido, bomba suja, filtro saturado,oleo muito grosso(vide temperatura ambiente) ou vencido, bomba sem pressao, sao as principal causa... o tucho nao carrega e bate no fundo dele dando o ruido de batida.

eu tinha no meu essa batidinha chata nos 1º segundos pos arranque, depois que desmontei a bomba fiz o reparo dela,coloquei oleo mais fino(especial pra regiao fria como aqui na serra-rs),limpeza interna individual de cada tucho,troca de filtro,limpeza da tromba de oleo. nunca mais bateu na partida.

como podem ver nao era tucho condenado nao! era apenas uma limpeza e troca de peças importantes e problema resolvido :smt023


so um detalhe "batida de pino" pode confundir os novatos e sao parecidos os barulho entao antes de mais nada revisem essa area. de qualquer forma o custo dessa manutenção e super baixa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder