Retifica de cabeçote/motor grilando

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
chrisbergamo
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Retifica de cabeçote/motor grilando

Mensagem não lida por chrisbergamo »

Olá amigos do monzeiros.com mais uma vez venho a voces tirar duvida sobre problemas que venho tendo com meu monza. Existem muitos tópicos sobre esse assunto como sempre pesquisei mas nao consegui sanar minha duvida. Em uma ultima passada no mecânico foi feita uma geral no motor entre eles retifica do cabeçote. De fato neste mecânico meu carro voltou bom como em nenhum outro que tinha passado antes. Uma bala ele foi o primeiro que conseguiu de vez resolver o problema do segundo estagio do meu 2E. O cabeçote foi baixado em 1mm, troquei tambem gaiola de comando e comando. Apesar do bom acerto, em baixa rotação a aceleração tem que ser bem progressiva caso contrario o motor grila. Depois dos 3000rpm posso cravar o pé que o monzao sai em desparada, mas antes disso nao, porque grila um pouco, em subidas mais íngremes entao tem que subir sempre de segunda em alta rotação, porque na terceira grila em baixa grila, ou mesmo saindo em primeira na ladeira tenho que queimar um pouco de embreagem senão grila tambem. Esses dias levei nele relatando esse problema, eu ainda nao peguei o carro, que ja esta pronto. Disse ele que fez um novo ajuste do ponto entretanto pelo fato do comando ser retificado e do cabeçote rebaixado, ele me recomendou colocar 10% de álcool no tanque referente ao valor que eu colocar de gasolina. A minha duvida é se um motor carburado fica mesmo difícil de achar um ponto certo que evite pré ignição quando a taxa de compressão esta mais alta do que a original ainda mais em um motor a gasolina. Baixando em 1mm o cabeçote vai dos 8,8:1 originais de taxa pra quanto? Fica mesmo acima do nível que a nossa gasolina agüenta num motor carburado? Ou é possivel que mesmo com todos os ajustes o motor ainda esteja fora de ponto? Essa solução de um pouco mais de álcool no tanque pode resolver meu problema mesmo que temporariamente?
Muito obrigado aos colegas.
Jmncamargo
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Re: Retifica de cabeçote/motor grilando

Mensagem não lida por Jmncamargo »

Opa, eu tive o mesmo problema, foi retificado o cabeçote e o motor começou a grilar, era um bate-bate danado, parecia que estava cheio de moedas.
Levei o mesmo para a retifica e a medida foi de 1mm a menos na altura do cabeçote.
O mecânico (já com certa idade) disse que poderia colocar duas juntas que o problema seria sanado.
A principio a idéia era estranha, mas descobri que um amigo tem um opala seis cilindros rodando com duas junas a mais de 3 anos.
Como o cabeçote nao dava mais a medida e nem uma junta de aço tem 2mm de espessura eu resolvi testar e coloquei duas juntas originais da GM, por enquanto o motor está tranquilo. Ainda não peguei a estrada pra testar.
Além do mais o serviço foi feio na retifica, foi medido a taxa de compressão e ela está normal, dentro das especificações. O motor ainda ta amarrado, pois está com 1.235 Km, deve melhorar bastante.
Caso não funcione com as duas juntas eu vou por um cabeçote ainda na medida, aqui custa entre R$ 400 e R$ 500 já retificado, é montar e dar umas voltas.
Espero que resolva o seu problema.
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Carlos A. Freire
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Re: Retifica de cabeçote/motor grilando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Antes de mexer no motor, verifique se a correia dentada não está fora de ponto, se o ponto de avanço inicial não está excessivamente adiantado e por último, se a mangueira do avanço a vácuo não está invertida com a mangueira do desafogador, lá no carburador.

Estando tudo em ordem, pode ser que o cabeçote já foi retirado muito material, deixando a compressão muito alta.

A qualidade do combustível é muito importante para esse sintoma.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Retifica de cabeçote/motor grilando

Mensagem não lida por Rafaelo »

o pessoal confunde tucho descarregado com "batida de pino". como teu motor foi retificado a chances disso ter ocorrido sao grandes(tucho descarregados). em situaçao normal ele vai parar em alguns kilometros rodados ou +-20 a 30 mim com o motor funcionando, senao parar alguma coisa fizeram errada.

ou em ultimo caso é isso que o Carlos falou. so pra terem uma ideia um cabeçote STD tem 1.5mm de margem de retifica dita pelo fabricante a marca esta la no cabeçote informando isso. se remover 2mm a taxa vai pra 10.5:1 oque nao faz o motor bater pino. nem na gasolina nem no alcool. duvido que tenham removido tanto material assim. teria ter esta muiiitttto adianto e mais uma taxa dessa

conheço gente que tirou 2mm e esta com o motor sem fazer barulho algum de detonaçao precoce. nossa "gasolina" com 30% de alcool tolera muita taxa 10,5:1 segura sem problemas.

façam uma revisao no oleo desse motor antes de mais nada.
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Re: Retifica de cabeçote/motor grilando

Mensagem não lida por vrsilva »

O famoso motor grilando:




Batida de pino.




Motor rajando por folga na parte de baixo.


Batendo tucho.


Meu antigo monza depois de retificado o motor batia tucho, é um clec clec, e parava depois do motor aquecido...
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Carlos A. Freire
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Re: Retifica de cabeçote/motor grilando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O motor do Kadett não está batendo... já está é apanhando, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire
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Re: Retifica de cabeçote/motor grilando

Mensagem não lida por vrsilva »

Levando uma surra você quer dizer né Carlos?
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Re: Retifica de cabeçote/motor grilando

Mensagem não lida por 500EF »

Máquina de costura OHC... hehehe
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