MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.

COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor PCPRJ » 09 Fev 2010, 10:31

OLA MONZEIROS DE PLANTAO, EU TENHO UM MONZA HATCH 82 MOTOR OHC 1.6 A GASOLINA, E NAO GOSTO DE POR MEU CARRO EM OFICINA ARRUMO TUDO EU MESMO, SO PRA FAZER MOTOR Q NAO TEM GEITO EU LEVO NA OFICINA, MAS D RESTO EU FAÇO TUDO, EM FIM PEQUEI ESSE CARRO A UMA SEMANA, TROQUEI ELE NUM FUSCA 72 Q EU TINHA, O CARRINHO TA FILÉ, LATARIA LISINHA PINTURA NA MORAL, ESTOFAMENTO OTIMO EM FIM ZERO BALA, MAS O CARRO NA LENTA FICA SE TREMENDO TODO, EU ACHJO Q É GARBURADOR MAL REGULADO, TEM ALGUM MANUAL DE COMO PÓR O CARBURADOR NA REGULAGEM CERTA, PEQUEI ESSE CARRO POR QUE É UM CARRAO, E APESAR D CR BASICO PQ FOI UM DOS PRIMEIRO Q SAIU, DA PAU EM MUINTO ZERO PORAI, E NO FUTURO PENSO EM POR GAS E AR. C ALQUEM TIVER O MANUAL, OU UM GUIA POR FAVOR ME MANDE PARA EU NAO TER Q POR MEU MONZA EM NENHUM MEXANICO. ASSIM OUTRA DUVIDA, EU ACHAVA Q TODO MONZA ERA CINCO MARCHA, MAS O MEU É 4 ISSO TA CERTO, ELE SAIU ORIGINAL ASSIM OU O ANTIGO DONO TROCOU A CAXA, COMPENSA POR A D CINCO? :smt023
MONZA 1982
MOTOR OHC 1.6
GASOLINA
VERDE REFORMADO
Avatar do usuário
PCPRJ
 
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Fev 2010, 05:46

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor Zanchi » 09 Fev 2010, 11:08

bah carburador não é muito simples pra deixa redondinho,
mais pra não fica "tremendo todo", como vc falo, tira agulha e limpa e regula a entrada de ar dele.
Maurício Zanchi
Monza Sedan 1.8
85 Álcool/2portas
Todo original.
2° dono.
Km 92.326
Caçador - SC
Zanchi
Membro SL (Ní­vel 1)
 
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Mar 2008, 12:37

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor José Leal » 09 Fev 2010, 21:30

PCPRJ escreveu:(...) ASSIM OUTRA DUVIDA, EU ACHAVA Q TODO MONZA ERA CINCO MARCHA, MAS O MEU É 4 ISSO TA CERTO, ELE SAIU ORIGINAL ASSIM OU O ANTIGO DONO TROCOU A CAXA, COMPENSA POR A D CINCO? :smt023


Os 1ºs Monza eram realmente 4 marchas. Se vc colocar 5, pode ser que o carro fique lerdo... mas se mesmo assim vc quiser colocar o câmbio de 5 marchas, não coloque o do GLS, pois ele é "mais longo" que o do SL/E / Classic.

Zanchi escreveu:bah carburador não é muito simples pra deixa redondinho,
mais pra não fica "tremendo todo", como vc falo, tira agulha e limpa e regula a entrada de ar dele.


Vc fez isso parecer tão simples... :lol:

Mas falando sério, eu tô com um problema parecido mas é em um Chevette. Ficarei atento a esse tópico!
Avatar do usuário
José Leal
MODERADOR
 
Mensagens: 6586
Registrado em: 07 Fev 2008, 12:56
Estado: GO - Goiás
Cidade: Goiânia
Monza: Não tenho Monza! :(

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor weuller » 09 Fev 2010, 23:29

Também já pedi ajuda para regular esse bendito solex corpo simples! Difícil mesmo! Como se monza de bura simples não faz parte do fórum! :smt011

Temos 82 até 86 de bura simples rodando, são muitos monzas aqui do fórum! Ajudem-nos! :cry:
weuller
 

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor sdpmg » 10 Fev 2010, 07:08

Vocês vão ter de perder o medo e fazer o que eu fiz com o carburador de um gol que tive, arregacei as mangas e desmontei o danado todo, so tinha em mãos um manual de montagem e desmontagem do carburador, fiz a limpeza completa, e a regulagem fiz de ouvido mesmo, ficou mil vezes melhor do que quando pagava pra limpar, não trepidava, não engasgava, não morria, enfim, apanhei um cado no inicio, mas depois de algumas mexidas ja dava até pra abrir uma oficina de regulagem de carburador, o carburador em questão era o Webber,,, :smt023
1992
BARCELONA, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
Avatar do usuário
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 209
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Barra Mansa
Monza: Sedan Barcelona 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina e GNV

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor weuller » 10 Fev 2010, 21:51

sdpmg escreveu:... so tinha em mãos um manual de montagem e desmontagem do carburador ...


Isso é o que pedimos! O manual! :smt015

Vamos acabar tendo que procurar esse manual no clube do fiat 147, afinal o carburador é o mesmo! :smt031
weuller
 

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor Rafaelo » 10 Fev 2010, 22:06

tem aqui o manual do 82-84 de reparação e tem essa sarna de carburador, eu dei um chute nessa tranqueira. nunca pegava regulagem, tampa empenada, nao acha manual quando troquei pela efi tinha achado ele.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
 
Mensagens: 8092
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Digital 0-1
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor sdpmg » 11 Fev 2010, 06:04

weuller escreveu:
sdpmg escreveu:... so tinha em mãos um manual de montagem e desmontagem do carburador ...


Isso é o que pedimos! O manual! :smt015

Vamos acabar tendo que procurar esse manual no clube do fiat 147, afinal o carburador é o mesmo! :smt031


Esse ''manual'' de que falei, não se refere aos que te ensinam passo a passo, e sim um esquema do carburador explodido te dando uma noção de onde as peças encaichão,,, mais ou menos isso, me expressei mal quando me referi a manual, e detalhe, fiz uma pesquisa no google pra achar esse esquema do meu ex-carburador,, rrsr,, ja o manual mesmo me dando detalhes de regulagem, esse até hoje não encontrei,,, :smt023
1992
BARCELONA, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
Avatar do usuário
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 209
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Barra Mansa
Monza: Sedan Barcelona 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina e GNV

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor PCPRJ » 11 Fev 2010, 09:47

rapaziada, vo meter a mao, fazer por conta e risco, dai vou anotar tudo q fizer e posto o resultado aqui, nao deve ser muinto diferente d outros carburadores, depois digo o q consequi, no ruim d tudo vou ter q levar numa oficina pra regular. c eu conseguir vou por fotos dos parafussos q mexi, pq no geral é o seguinte, o parafuso de mistura ar/gasolina fica com uma volta e meia, partindo desse ponto q é original em todo carbura vou batalha pra por ele no ponto certo.
MONZA 1982
MOTOR OHC 1.6
GASOLINA
VERDE REFORMADO
Avatar do usuário
PCPRJ
 
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Fev 2010, 05:46

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor Carlos A. Freire » 11 Fev 2010, 10:12

Os carburadores de corpo simples Solex e Weber usados no Monza, são iguais aos usados nos Fiat 147, com diferença em valores dos gicleus.
No fórum do 147 Fiat Clube tem os links para baixar os manuais desses carburadores: http://www.147fiatclube.com.br/viewtopic.php?t=211

Solex: http://rapidshare.com/files/10434498/Ca ... Brosol.pdf

Weber: http://rapidshare.com/files/10536032/Cat_logo_Weber.pdf

Talvez possa ajudar na manutenção.

Quanto a forma de ajustar, essa é igual a todos os carburadores. Basta encontrar o parafuso de ajuste de ar, que fica sempre na base do carburador, o parafuso que ajusta a rotação, que normalmente está junto a boboleta e apertando o parafuso ele acelera e soltando ele desacelera a rotação do motor.

No parafuso de controle do ar, com a marcha lenta estabilizada, aperte até que o motor fique instável ou tremendo, depois solte devagar, até o motor ficar instável eu tremendo e, encontre entre entre esses dois espaço entre apertar e soltar o parafuso, um ponto que o motor fique mais acelerado (livre) e sem vibrações. Se necessário, ajuste o parafuso de rotação até encontrar o ponto ideal, exemplo:

Coloquei o motor com1.000rpm, apertei o parafuso e a rotação caiu, voltei o parafuso de ar e o motor ficou acelerado, 1200rpm, desacelere no parafuso de rotação até 1.000rpm, depois refaça o ajuste no parafuso de ar novamente, até encontrar um equilibrio entre rotação em rpm e motor mais estável possível. Se tiver um analisador de gases, melhor ainda.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
 
Mensagens: 12432
Registrado em: 18 Jan 2007, 10:06
Estado: SP - São Paulo
Cidade: São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor PCPRJ » 12 Fev 2010, 14:04

po consequi regular, exatamente como o carlos disse, so q reparei uma coisa, quando piso no freio o carro acelera um pouco, isso é normal, tipo na lenta ele deve estar entre 900 a 1000 rpm (no painel do 82 nao tem conta giros) quando pisso no freio com o carro parado e na lenta, noto q o giro sobe pra 1500 a 2000 rpm isso é normal ou tem algum defeito no meu hidro-vacuo?
MONZA 1982
MOTOR OHC 1.6
GASOLINA
VERDE REFORMADO
Avatar do usuário
PCPRJ
 
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Fev 2010, 05:46

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor Carlos A. Freire » 12 Fev 2010, 16:47

Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
 
Mensagens: 12432
Registrado em: 18 Jan 2007, 10:06
Estado: SP - São Paulo
Cidade: São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor david crozeta » 25 Out 2010, 19:55

Carlos A. Freire escreveu:Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire

to com essa dúvida...o meu ao pisar várias vezes no freio alterava a lenta, dei uma geral no freio, troquei os reparos das pinças,patilhas, cilindro mestre e servo freio, tudo da marca varga. pensei que iria parar de alterar a lenta ao ''bombar'' o pedal de freio, mas continua. pelo jeito isso é um sintoma normal ?

um abraço...
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2374
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Estado: PR - Paraná
Cidade: Curitiba
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1988/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagempor luiz sle » 25 Out 2010, 21:15

david crozeta escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire

to com essa dúvida...o meu ao pisar várias vezes no freio alterava a lenta, dei uma geral no freio, troquei os reparos das pinças,patilhas, cilindro mestre e servo freio, tudo da marca varga. pensei que iria parar de alterar a lenta ao ''bombar'' o pedal de freio, mas continua. pelo jeito isso é um sintoma normal ?

um abraço...

É normal até um certo ponto. Ao bombar o freio varias vezes a lenta oscila bem pouco mas é perseptivel. Só não é normal o carro tremer todo.
Monza, a relação do homem e a máquina.


Momento de força (Torque) máximo líquido:
179N.m (17,5 kgf.m) a 3.000rpm!
Carburador de duplo estágio 2E7
Potência máxima líquida (ABNT NBR-5484)
81kW (110 CV) a 5.600 r.p.m.
1998 cc³
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
 
Mensagens: 8658
Registrado em: 10 Dez 2009, 16:55
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Cajamar
Monza: Hatch S/R 2.0
Ano/Modelo: 1987/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol


Voltar para Injeção eletrônica & Carburador

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes