teste de consumo carburador 2e

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: teste de consumo carburador 2e

Mensagem não lida por RicardoDS »

Enche até a bomba do posto destravar.
Roda pelo menos uns 100 a 200km (manto mais rodar, mais precisa é a média), volta no mesmo posto, na mesma bomba e pede para encher até a bomba destravar.
Pega os km rodados e divide pela quantidade de combustível do segundo enchimento, você terá a média.

Como são seus percursos? curtos? longos? o motor está esquentando ou o ponteiro só fica no azul?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: teste de consumo carburador 2e

Mensagem não lida por RappeR »

Obrigado Ricardo..

Meus percursos são muito curtos.. Rodo em média na semana por dia uns 17 km, total na semana 85 km, e final de semana uns 10 km no sábado e no domingo, 20 km ao todo no fds. Em relação a temperatura ela vai ao meio, e aciona ventoinha como normal.. Vou tentar fazer esse teste qualquer dia que for encher o tanque. Acredito que não consigo rodar 200 km com 1 tanque. acho que vai dar uns 190 km, deve berar os 200.. Não aguento mais colocar combustível e não render nada.. Coloco meio tanque e não rodo nem 1 semana direito dentro desses padrões do meu percurso.

Valeu amigo..
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: teste de consumo carburador 2e

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

É que motor frio consome mais combustível mesmo, principalmente quando a álcool. O funcionamento do carro tá normal? Talvez esteja precisando uma regulagem do bura, ou os gicles dele são maiores que o correto. Velas ruins tbm afeta o consumo.
Azul Atlantis 89 2.0
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: teste de consumo carburador 2e

Mensagem não lida por RappeR »

kaioemmanuel escreveu:É que motor frio consome mais combustível mesmo, principalmente quando a álcool. O funcionamento do carro tá normal? Talvez esteja precisando uma regulagem do bura, ou os gicles dele são maiores que o correto. Velas ruins tbm afeta o consumo.

Meu monza é injeção amigo. O motor aparentemente está muito bem regulado ao meu ver, parece está dentro do ponto. As velas preciso dar uma olhada, vou ver se consigo ver hoje e posto aqui.

Valeu
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: teste de consumo carburador 2e

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu:Obrigado Ricardo..

Meus percursos são muito curtos.. Rodo em média na semana por dia uns 17 km, total na semana 85 km, e final de semana uns 10 km no sábado e no domingo, 20 km ao todo no fds. Em relação a temperatura ela vai ao meio, e aciona ventoinha como normal.. Vou tentar fazer esse teste qualquer dia que for encher o tanque. Acredito que não consigo rodar 200 km com 1 tanque. acho que vai dar uns 190 km, deve berar os 200.. Não aguento mais colocar combustível e não render nada.. Coloco meio tanque e não rodo nem 1 semana direito dentro desses padrões do meu percurso.

Valeu amigo..
Percurso muito curto aumenta muito o consumo de combustível. Recomendo até que faça o teste como disse, e usando o percurso do dia dia para saber quanto gasta, depois faça um teste outro teste, mas rodando os 100km em 1 dia. no máximo 2 dias. Vai ver quanto é grande a diferença de consumo.

O teste da garrafa não indica o seu dia a dia e no caso de veículos com IE, além de perigoso, pode ser complicado, pois terá de trazer a mangueira lá de trás da entrada da bomba de combustível e colocar junto o retorno. Se não colocar o retorno no mesmo recipiente, vai tomar um susto, pois pode acabar o combustível na marcha lenta por conta da vazão, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: teste de consumo carburador 2e

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao Carlos, acredito eu que "suponhamos" que fosse possivel e viavel o "teste da garrafa" em um EFI, ia ser muito dificil, só o combustivel que fica na mangueira de ida, mais a mangueira de volta ja dava pra "furar" o teste, aí teria que calcular quanto cabe nas duas mangueiras e subtrair do valor final.

Com aquele equipamento que mede a vazao do combustivel :
Imagem

TERIA QUE USAR 2 UM NA ENTRADA E OUTRO NA SAIDA (retorno) DA TBI, pra fazer a conta exata,(tira o valor de um do outro) acredito que ficaria muito proximo da medida exata de consumo.

O que vc acha Carlos Freire ? (estou falando de suposiçao, acredito que teriamos restriçoes tecnicas para isso, andar com o carro sem a "tampa do cofre" (capô), ficar olhando o tempo todo, ou filmar e depois avaliar no PC com calma) seria uma bela de uma operaçao complexa !!
Mas no caso de suposiçao , sem problemas tecnicos, sera que informaria o correto ? (acredito que sim) O CB nao faz exatamente isto ?
O que c acha CARLOS ?

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: teste de consumo carburador 2e

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O medidor de vazão calcula a quantidade em litros que passa pela mangueira de pressão. Estando o valor correto para cada veículo, não é preciso medir o retorno.
O CB calcula pela vazão nos carburador e no tempo de injeção nos EFI, imagino eu, pois nunca me interessei nesse assunto.

Basta fazer os testes de tanque cheio e dividir km por quantidade de litros que a questão do consumo está resolvida, simples e fácil.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: teste de consumo carburador 2e

Mensagem não lida por RappeR »

Carlos, eu já havia pensado sobre os meus percursos curtos, q realmente aumentam o consumo. Acredito q o normal de um tubarão a álcool bem regulado deve fzr em média 6 a 6,5 km/l. Qualquer dia vou tentar fzr os testes, nos percursos curto e longo na cidade, e dps na estrada.. Tá certo irei esquecer o teste da garrafa, rsrs..

Quanto a água q eu havia dito q estava sumindo, eu disse q antigamente vazava pela tampa, troquei a tampa parou e a água continuo sumindo só q em menor quantidade, aí ontem percebi q havia um vazamento próximo a entrada da mangueira q vai pro radiador ao lado direito abaixo da bateria.. Pela mangueira parece q n estava vazando nada, mais para nao ficar com pulga atras da orelha cortei um pedacinho dela e troquei abraçadeira.. O vazamento era minimo, eram gotas, vamos ver se a agua realmente agr vai parar de sumir...

Valeu galera..
Responder