Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Em primeiro lugar e URGENTE, vá em um auto-elétrico e veja o alternador, o scanner apontou oscilações muito grandes de voltagem, isso no teu teste em lenta, a voltagem variou de 13 (normal) até 17,5 volts, que é uma voltagem que pode torrar tudo no carro, com variações como esta não dá nem mesmo para sabr se o resto dos dados é confiável, se for, e só poderemos ter certeza após o teste/conserto do alternador, teremos que ver como está o ponto pois também tem uma variação enorme, mas não sei se é por causa da variação do alternador.

Gráfico da voltagem (só na lenta)

Imagem

Após o teste/conserto, sugiro novo log com um teste padrão:

Ligue o scanner com o carro parado, depois dê a partida, deixe na lenta, depois em 2000 rpm e depois em 3000 rpm, deixando 10 segundos em cada fase, por fim dê uma boa acelerada e deia cair novamente para a lenta, desligue o scanner, poste aqui ou me mande por email o log ECU ou Excel, assim posso avaliar e diagnosticar mais o defeito.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Postando o resultado, o scanner estava certinho, salvamos o resto da parte elétrica e eletrônica do carro, mas tem sido bastante freqüente o problema de ponto oscilando e a provável falta de compressão em cilindros!

VAMOS LÁ MONZEIROS, KADETTEIROS, PERCAM O MEDO, MONTEM O SCANNER, É ASSIM QUE SE FAZ DIAGNÓSTICO A DISTÂNCIA!

----- Original Message -----
Sent: Sunday, March 18, 2012 12:02 PM
Subject: Scanner EFI Logs - apos reparo alternador


Bom dia, o problema era no regulador de voltagem (estava queimando lâmpadas, bateria estava fervendo ...) eu troquei o regulador e passei no scanner novamente, estou enviando os logs (fiz o padrão que recomendou, sendo que no segundo log eu acelerei mais o carro, ambos com motor pre aquecido. Meu carro não tem contador de giros, então procurei acelerar e manter 10s...) e regulei o CO em 1.88 +/- já que meu carro eh álcool e o CO estava em 2.20 .
Agradeco pelo aviso ,

Abraco e boa semana!

Beleza, salvamos a ECU, rádio, etc... quanto ao novo log tudo OK com os sensores, tudo OK quando sobe o giro, acertou em cheio as rotações no 2º teste, mas tem um galho, em lenta o ponto oscila loucamente, sinal de problemas em algum cilindro, pode se fissura no cabeçote, baixa compressão por problema de válvula ou anéis, em algum cilindro. O ideal agora é ir a um bom mecãnico e medir individualmente cada cilindro ANOTANDO os valores de cada um, para álcool deve ficar entorno de 210 PSI com a variação máxima entre o de maior e o de menor compressão de 15 PSI.

Há já testou a resistências das velas e dos cabos? Devem ficar com no máximo 10 kohms. Use um multiteste na posição 20K e coloque uma ponta em cada ponta dos cabos e das velas.

Aguardo os números.
Pentagono_sp
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Mar 2012, 18:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por Pentagono_sp »

Vim agradecer novamente ao MonzaClub20 pelas dicas !

No inicio apanhei um pouco para pegar o jeito de usar as tabelas no Excel, mas fucando aqui ali consegui abrir os graficos, ver os valores e fazer comparacoes com os outros logs "normais" . Gostei bastante dessa ferramenta ! :D

Bom continuando , apos trocar o regulador de tensao do alternador fiz um outro teste padrao conforme recomendado (com o scanner conectado, deixa em 1.000 rpm por 10s depois 2000 e 3000. Finalmente da uma ultima pisada e pronto). Enviei o log e vimos que a lenta estava oscilando, aih fiz as medicoes das velas e cabos e descobri que um cabo nao estava funcionando :smt021

Já providenciei a troca do cabo defeituoso e fiz novamente o teste com o scanner , soh não acertei as rotações mas acho que agora ficou bom ! Olhei os graficos e ficou parecido com o "normal" :roll:
Soh vou precisar ajustar o valor do CO de novo que ficou mais baixo depois que troquei o cabo (de 1,88 baixou para 1,50) . Pior que faz tempo que ando com esse cabo assim. Ele tem no maixmo 2 anos, da bosch e externamente estava em ótimo estado ... nunca me passou pela cabeca que poderia estar com problema :smt017
E tbm não faz muito tempo atrás fiz o teste lampejante (de ligar os conectores A e B do comando eletrônico) e não tinha acusado nada.

E o carro esta andando bemmm melhor agora ! antes de comecar a mexer nele, estava dando excesso de alcool (principalmente quando engatava a re' , ficava cheiro forte de alcool e quase afogava o motor). Sumiu esse problema tbm. Resolvi isso regulando o CO.

Em ultimo caso teria de medir a compressao dos cilindros...
Mais uma vez digo que nao manjo do assunto, fui lendo e pegando as dicas dos colegas ... esse tutorial de montagem e uso do Scanner eh muito bom :smt023
E incentivo a montarem os seus !

Abraco!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Primeiro queria saber a opinião de vocês quanto a relançar o tópico para que todas as informações fiquem na primeira página do tópico, em vez de dispersada através de 10 páginas e tópico principal estar na 4 página. O que acham?

O acréscimo são muito mais logs padrões inclusive com problemas característicos

A outra é a análise básica de cada gráfico e o que procurar em cada um, vejamos:

Tudo isso vale só após a importação do log efetuado em seu carro seguindo o seguinte padrão:


-Primeiro ligue o carro e o scanner e deixe a temperatura ir até a metade, até ligar a ventoinha, desligue o carro e o scanner e salve este log, pode deixar em 2000 RPM para acelerar o aquecimento.
-Ligue o scanner com a ignição ligada (luzes) e motor desligado, pise fundo no acelerador, depois solte gradualmente.
-Ligue o motor e deixe 10 segundos na lenta.
-Suba a rotação para 2000 RPM e deixe 10 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco.
-Suba a rotação para 3000 RPM e deixe 10 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco mais.
-Agora dê umas boas aceleradas no motor para perto de 6000 RPM, do tipo acelere fundo e tire o pé, bem rápido.
-Deixe voltar por 10 segundos na lenta.
-Salve o log e o importe.

Aba Menu: Verifique se a identificação da ECU é a esperada para seu carro.

Aba TPS e TPS%: verifique se as pisadas aparecem no gráfico, se ele vai próximo a 100% na pisada inicial com o motor parado e se caiu gradualmente quando tirou o pé com o motor desligado, se permanece estável nas fases de lenta e 2000 e 3000 RPM, caso o gráfico esteja em branco o TPS deve estar com defeito e o código lampejante deve dar códigos 21 ou 22, se não chega a 100% ou próximo disso pode ter problemas de travamento da borboleta ou baixa voltagem de referência da ECU.

Aba RPM: Verifique se nas fases de lenta e 2000 e 3000 RPM o gráfico se mantém estável e com a RPM indicada no painel (para quem tiver conta-giros), caso fique tremendo ou picotando, é sinal de problemas no sinal que vem do distribuidor, talvez módulo HEI ou bobina impulsora, para motores que não estão pegando se vier sinal de RPM tentando fazer pegar não é módulo HEI ou bobina impulsora, pois a ECU recebe sinal mesmo tentando fazer o motor pegar, se não vier nenhum sinal podem ser o HEI, bobina impulsora ou fiação.

Aba Temp: com o motor quente deve marcar algo entorno de 80 à 100ºC, o melhor teste de aferição é o primeiro log com o carro frio antes de ligar o motor, pela manhã e comparar o valor com a temperatura ambiente. O gráfico também não pode ficar oscilando deve variar gradualmente, se oscilar deve ter mal contato no sensor, em conjunto com o gráfico de Vent pode se ver o ventilador liga temperatura perto de 104ºC e desliga perto de 94ºC.

Aba Vent: deixar o motor esquentar e ver se a ventoinha aciona se chegar perto do vermelho e nada olhar se o gráfico acusou acionamento, neste caso há problemas nos relés/fusíveis ou no próprio motor do ventilador, para quem tiver ar condicionado basta ligá-lo para que o ventilador acione.

Aba IAC: no teste padrão acima não deve estar em zero nas fases de lenta e 2000 e 3000 RPM, caso fique em zero significa entrada de ar falsa, é necessário revisar todas as mangueiras e o servo-freio, depois repetir o teste. Na fase de pisadas deve subir bastante caso esteja coma baixa variação nesta fase de pisadas deve haver problemas no MAP.

Aba PotCO: serve para verificar como a ECU está recebendo o sinal do potenciômetro de CO, deve estar igual a medida por multiteste, e ser fixa, caso contrário indica mal contato na fiação ou no potenciômetro.

Aba VoltBat: deve estar em 12V com o motor parado, cair para 9V no momento que damos partida e depois manter-se em algo entorno de 13,5V, não pode oscilar amplamente, não pode baixar de 13 ou ir além de 14,5 com o motor ligado, indica problemas no alternador e como a ECU está sendo alimentada, pois se com o teste do alternador com multiteste estiver normal e via scanner oscilando significa problemas de aterramento ou alimentação frouxa na ECU.

Aba MAP-V ou Hg(mm de mercúrio): com o motor parado no teste padrão deve dar algo perto de 4,8 V ao nível do mar e perto e 4,5 V numa altitude perto de 800 metros, deve marcar cerca de 1V com o motor ligado nas fases de lenta e 2000 e 3000 RPM, e valores menores de 0,25 e maiores de 4 para a parte de pisadas, caso contrário o MAP está descalibrado, a tubulação está entupida, ou a voltagem de referência de 5V da ECU está descalibrada.

Aba Vel: no teste parado deve ficar em zero, mas pode acusar valores por trepidação na fase de pisadas, mas não nas fases de lenta e 2000 e 3000 RPM, o ideal é levantar uma ou duas rodas em tripé e fazer o painel acusar 80km/h e comparar, o gráfico deve ter uma curva gradual e não ter cortes, problemas ou gráfico zerado no teste com rodas girando indica problemas no VSS. Só aferi o VSS para Monza de 8 pulsos, outros vai aparecer velocidades divergentes, é só acertar pela razão de pulsos.

Aba AC, indica o acionamento do ar condicionado, se o ar não estiver ligando e o scanner acusar o acionamento o problema é no compressor, relés/fusível ou carga de gás pois a chave e fiação está OK.

Aba Avanço: este teste só é possível via scanner, faz um dignóstico do estado geral do motor. Nas fases de lenta e 2000 e 3000 RPM deve oscilar no máximo 1 ponto, quanto menos oscilar melhor está a diferença de compressão entre cilindros e o estado das velas e cabos de velas. Oscilações acima de 1 ponto ou ainda maiores indicam problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada). Normalmente a oscilação é maior em lenta do que em alta RPM, em problemas menos graves quase não oscila em alta só em lenta, mas isso não significa que não deva ser corrigido, o ideal é estar oscilando menos de 1 ponto de pico a pico em lenta, do contrário há problemas e o consumo deve estar bem ruim.

Aba CódLamp: serve para ver se a ECU está entrando em modo diagnóstico (acionado código lampejante com curto entre os terminais A e B, ou está em modo de ajuste de ponto), se os terminais A e B estiverem ligados e a lâmpada não piscar mas o scanner acusar, a lâmpada de diagnóstico da injeção deve estar queimada. Em casos raros pode acusar curto intermitente e problemas na fiação do ALDL.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Para aqueles que não estão conseguindo baixar o ElanScan, aqui tem outro link:
http://www.alanmcnicol.dsl.pipex.com/M100_ALDL.html

Interpretador do ElanScan para Monza e Kadett EFI - Multec 700
http://www.hyperfileshare.com/d/4436342c

Logs Excel:
http://www.hyperfileshare.com/d/99234702

Logs ECU
http://www.hyperfileshare.com/d/919a46a4

Assim que tiver tempo vou revisar e condensar tudo e colocar num tópico novo, como 1º item do tópico e não mais disperso.
Avatar do usuário
Ozzy Junior
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mar 2012, 19:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por Ozzy Junior »

Olá pessoal.
Já comprei os componentes eletrônicos e os plugues de 10 e 12 vias GM e vários conectores seriais.
Vou fazer adaptadores para que os plugues possam ser usados pelo multec 700, meu elm 327 e o op.com.
Mas de todos os downloads, só consegui baixar o ElanScan Beta.
O interpretador do ElanScan, os logs do Excel e da Ecu eu ainda não consegui.
Eu estou analizando a pinagem dos diversos obd2 que tenho em meus arquivos pra montar os adaptadores.
Se alguem ainda precisar de algo desse genero é só me avisar.
E se alguem puder me enviar os arquivos que me restam eu agradeço.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Para aqueles que não estão conseguindo baixar o ElanScan, aqui tem outro link, agora com Baixa lá:
http://www.alanmcnicol.dsl.pipex.com/M100_ALDL.html

Interpretador do ElanScan para Monza e Kadett EFI - Multec 700
http://www.baixa.la/arquivo/6870934

Logs Excel:
http://www.baixa.la/arquivo/3017868

Logs ECU
http://www.baixa.la/arquivo/1137563

Assim que tiver tempo vou revisar e condensar tudo e colocar num tópico novo, como 1º item do tópico e não mais disperso.
thiagoalberto_silva
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Dez 2018, 09:35
Cidade: Itapecerica
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL

Mensagem não lida por thiagoalberto_silva »

Boa noite.

Alguém possui os arquivos de log e interpretador?

Preciso muito, e os links deixados já expiraram.

Caso alguém amigo tenha, meu e-mail: [email protected]

Att,

Thiago
Responder