Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

danilo-sn escreveu:ok o ... e q me da trabalheira fazer isso pq nao tenho notebook dai tenho q desmontar tudo aki e levar pra perto do carro e ja fiz tbm aquilo de erguer uma roda dai deixei engatado 1ª marcha em lenta e fiquei no pc olhando e fazendo essas coisas.

abs.
Compre um destes, escolha um desses que diz FUNCIONANDO entr R$ 100,00e R$ 200,00 e deixe ele como scanner no porta-malas.

http://notebooks.mercadolivre.com.br/no ... pii-e-mmx/
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Apesar do objetivo do Scanner ser de diagnosticar falhas, e não de ser usado como computador de bordo para medir o consumo, a versão 2.0 estava com os valores de consumo um pouco acima do esperado, estava gerando 15 km/l em vez de 12 km/l, e também o valor em lenta estava muito exagerado ao contrário, 3,0 l/h em vez de 1,3 l/h, tentei fazer uma correção que tentou otimizar ambos os valores, mas principalmente o valor do carro andando em estrada, também fiz ajustes na identificação do consumo levando em conta se o carro é álcool, gasolina, ou ainda se era a gasolina e foi transformdo para álcool trocando o bico.

Então está a versão 2.0a disponível.

http://www.hyperfileshare.com/d/4ddc5e3f
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Ruberleilei escreveu:Carlos Boa Tarde.

Eu testei no ElanScan e no FreeScan, mas em ambos no momento do teste não reconheceram o Scanner, inclusive reiniciei a máquina.

Meu Windows é XP, o PC é um Desktop, Pentium IV, 2,8 GHZ, placa Asus P5S800-VM. A porta serial é on-board. Ao que me parece é a COM1.

Posso fazer um teste com o Escâner mesmo sem colocar no carro. Só no micro para ver se reconhece? Fazer um teste com o multi teste para ver se passa algum sinal elétrico, pois o Desktop fica no Apartamento e para montar o sistema tenho que descer tudo na garagem. Fiz isso ontem, mas não deu certo.

Posso ligar no carro e fazer algum teste nos conectores dentro da placa do Escâner para ver se esta passando "corrente", ou seja, algum sinal elétrico para ver se as três conexões estão funcionando bem?

Estou vendo se arrumo outra máquina para teste, uma vez que meu Notebook não tem saída serial, só saída de Vídeo, USB, HDMI e etc.,

Tenho um Monza Club 2.0 a Gasolina, ano 1994, que foi tirado zero, que em 2005, aos 51.000 originais KM, eu coloquei um novo CHIP com os programas de Gasolina e Álcool, com uma chave manual de seleção de combustível. A mudança foi só no CHIP. O resto é original, com exceção do reservatório do Gasolina que foi acrescentado.

Tudo ia bem (150.000 km) até eu ter que trocar a junta do cabeçote, e para tal me disseram que tinham que plainar e revisar o cabeçote. De lá para cá, o carro Gasta muito combustível (álcool), fica amarrado como se estivesse com o ponto atrasado e já passei em umas 05 oficinas diferentes, eles regulam, trocam algumas peças, mas o carro fica do mesmo jeito. Hoje está com 191.000 km.

Na época boa...... o carro fazia até 10,5 KM/l no álcool, andando na faixa de 90 a 100, e deixando no ponto morto nas descidas. Hoje custa dar 8 km/l.

Assim, resolvi eu mesmo mexer......???????? quem sabe dou mais sorte.....????? se o Scanner/PC deixar....??????

Com faz para postar estes e-mails no Fórum do site.

Grato.

Ruberlei.


PS. Já peguei as tabelas no http://www.megaupload.com/?d=1XSSHTYU, agora é ver se consigo fazer os testes. Obrigado.
O Scanner é apenas uma interface, ele próprio não gera nenhum sinal, então não é possível efetuar um teste sem um ECU.

A primeira coisa a saber é ter certeza de qual serial teu computador tem, COM1, COM2 ....

Clique em
Iniciar
Painel de Controle
Sistema
Hardware
Gerenciador de Dispositivos
Portas

E veja qual é a tua serial.

Os testes que pode fazer no scanner com um multiteste, estão bem detalhados na parte final do vídeo da montagem.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Estou curioso, quantos já montaram ou tentaram montar o scanner, e destes quem conseguiu ler os dados?
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Testei no Monza GL 96 e deu um erro: "BAD ECHO (SENT: F4 56 1 B5 RECEIVED: )"
:smt017
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Marcel, isso acontece quando não há comunicação entre a ECU e o Scanner, as possíveis causas são:

1-Erro na montgem do scanner ou alguma solda fria - revise a montagem com auxílio do vídeo da montagem, ao final tem um passo a passo.
2 -Erro de configuração da porta serial no micro - Verifique se a porta serial do micro informada no painel de controle é a mesma que está indicada no ElanScan.
3-Mal contato do positivo do acendedor de cigarros ou no conector ALDL - Deixe o circuito visivel e teste com auxílio de um multiteste se os 12V chegam a placa do circuito.

Não perca as esperanças, pois funcionou em todos os carros que testei.

Por último no teu caso em específico, verifique se o chicote do cabo ALDL não rompeu quando efetuou a desmontagem.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por Marcel Murai »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Por último no teu caso em específico, verifique se o chicote do cabo ALDL não rompeu quando efetuou a desmontagem.
Não Carlos, era pra colocar no Monza de um amigo meu que está com problema. Farei outro circuito e testarei no meu apenas ligando a central fora do carro.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
okdok
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Fev 2011, 22:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por okdok »

Olá pessoal sou novato, acabei de compra meu monza 93 e estou muito feliz.

pesquisando na net achei uma apostila legal de multec 700, link segue abaixo
http://www.4shared.com/get/0absdzzm/APO ... C_700.html
Responder