Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Claudionor Gomes escreveu:Alguém tentou usar o scaner com o adaptador serial-USB? Deu certo? Montei o scaner mas não tenho como testar se ele vai funcionar, pois não disponho de um desktop e meu note não tem entrada serial... Parabéns pelo tópico e pelo projeto... Excelente material..... Valeu............
Já testei, não funciona nem com USB->Serial nem com PCI Express -> Serial, só serial nativa.
MATT
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MATT »

QUE MASSA.MUITO LEGAL ESSE PROGRAMA :D
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ronielegervasio
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por ronielegervasio »

Carlos, estou tentando baixar a versão do interpretador... mas tá dando quota excedida.

Poderia postar novamente em outro compartilhador?


Obrigado,


Roniele
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

RogerVida
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por RogerVida »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Recolocado em
http://www.mandamais.com.br/download/ir2r1292011202342
Saudações Carlos
Consegui baixar o interpretador (excel).
Não consegui baixar estes arquivos :
ElanScan em http://members.lycos.co.uk/mcnica01/M100_ALDL.html
Logs ECU http://www.hyperfileshare.com/d/71f6efe2
Logs Excel http://www.hyperfileshare.com/d/530c9831

O primeiro dá arquivo não encontrado e os demais diz que excedeu a cota de download.
Outra pergunta, o meu Monza é um EFI 1.8 alcool. Seguindo todos os procedimentos dos vídeos irá funcionar neste ?
Se não for abusar, você poderia informar o seu msn para a gente trocar uma idéia ?
Obrigado,
Rogério.
MonzaClub20EFICHZ
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Me mande teu e-mail por MP (mensagem Privada), não uso MSN
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Postando respostas por e-mail, durante o período do Monzeiros Off-line e para compartilhar com os demais.

Subject: RE: Dados Scan Monza
Date: Fri, 30 Sep 2011 05:40:20 +0300


Pois então, isso explica tb as oscilações na lenta logo depois de uma brusca aceleração e retomada da lenta,
oscila uns 10 seg. logo pára.
Eu tb tava suspeitando disso, entrada falsa de ar, porém não consigo achar, aliás não só eu como os mecânicos tb não resolveram o problema, por isso resolvi eu mesmo mexer. Mas acredito que com uma ajuda de quem entende de monza especificamente fica mais facil de resolver.
Vamos lá mais uma coisa, principais pontos de entrada falsa de ar que verfiquei:
-Mangueira tripla: aqui foi uns dos pontos que mexi, ela tem 3 derivações uma na tampa de válvulas, outra pra carcaça do filtro, e outra para o coletor de admissão, nesta tem um pino onde enche de borra, era tanto que estava entupido, fiz o seguinte peguei um parafuso e consegui limpar o pino, e recoloquei a mangueira que estava solta, porém ela fica meio frouxa (seria o caso de colocar uma abraçadeira para garantir que não passe ar, farei isso no próximo teste)
-Flauta de distribuição de vácuo: esta quebrou numa das minhas fuçadas, então comprei outra nova, creio q naum tenha problema aqui.
-Servo freio: como relatei antes, estava frouxa, porém reapertei.
-todas as outras mangueirinhas que vão conectadas à flautinha já conferi (MAP ao TBI, Thermac à flauta, Thermac ao nariz filtro, canister à flauta, e a do ar cond.; o meu não tem o do conta giros.


Dúvidas:
-Vamos sobre o ar cond. eu ainda não entendo para que serve a mangueira de vácuo do ar cond. que conectada à flauta, qual a sua função até onde ela vai e como testar para saber se ela que está com problema?
-Outra dúvida, não sei se interfere, porém não está funcionando o ar cond. O sistema de ventilação interna do carro pifou alguns dias (antes dos testes, scan), tinha um problema que qdo ligava para soprar ar em direção ao parabrisa ele ficava uns 10 seg. depois mudava para os pés, tinha uma truque para funcionar, tinha que ficar mudando a direção do ar até ficar só pra cima, porém agora não funciona nada, nem liga mais, já verifiquei fusíveis, não sei se tem alguma coisa a ver com a mangueira de vácuo da flauta?
- Sei que é difícil achar entradas falsas de ar, mas gostaria de saber se tem uma forma mais fácil, ou truque para ir matando cada ponto, por ex.: retirar mangueira por mangueira da flauta, da mangueira tripla ou outro ponto de vácuo e isolar, isso para ir eliminando as possibilidades? Ex.: tirar a mangueira do ar cond. tapar o pino da flauta, e tb a mangueira.
- E se fora esses pontos que relatei, se existe outro ponto de possíveis entradas falsas de ar a serem verificados?
- Outra coisa sobre o IAC, não tem a possibilidade de o problema ser mecânico (sujeira no atuador)?
- Sobre o pot. de CO, antes estava em 1,3v, mudei por conta para 1,8v muda muita coisa? e tem algum jeito de achar o mais perto do ponto certo sem ter o analisador de gases?


Ah sobre andar na estrada já fiz o teste tb, média de 9 km/l, media de 90 km/h, bem menos que o seu ainda lembrando que é à gasolina. Uso bastante o carro, media de 1200 km ao mes, o bolso está doendo, de tanto gasto. Hehe'






Obrigado por enquanto, Carlos.



--------------------------------------------------------------------------------
Subject: Re: Dados Scan Monza
Date: Wed, 28 Sep 2011 22:33:47 -0300


Não foi muito fácil de avaliar, mas comparando as bases de dados, o gráfico divergente foi o IAC, que mostra a posição do atuador da marcha lenta, e no teu caso na lenta que deveria estar em 60 passos está em 38 passos, o que significa que está com uma entrada falsa de ar, e para compensar o motor injeta mais combustível e fecha mais a passagem de ar para estabilizar, o gráfico do vácuo MAP também esta um pouco abaixo, confirmando a entrada falsa de ar.

Procure por assobios na tubulação, pode ser até no circuito pneumático do ar condicionado.

No meu caso foi a mangueira de servo-freio rachada, mas este tu já viu, e não houve nenhuma variação no teste 4 e a.

Mas apesar disso o valor instantâneo de consumo não está alto, então se não encontrar nada, faça um teste de consumo de estrada, na cidade é inútil, o meu carro dependendo do dia, trecho e engarrafamentos , faz de 12 km/l à 4,0 km/l de álcool, mas na estrada faz estável 12km/l à 80 km/h.

Carlos
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, September 27, 2011 11:48 PM
Subject: RE: Dados Scan Monza


Ooou esqueci dos logs... agora sim com anexos!!!!








Primeiramente obrigado pela atenção!

Então faltou colocar sim algumas informações, e ainda estou com o problema de alto consumo.
Detalhes do carro:
Monza Club 94, gaso., com DH, ar cond.

Comprei a pouco tempo ainda tenho que arrumar algumas coisas.
Parte revisada: motor, caixa, sistema de arrefecimento, trocado discos e pastilhas de freio traseiro e pastilhas dianteiras, cabo do freio de mão, lubrificação em dia, DH, fluido de freio, caixa e óleo do motor 20-50, trocado bomba de gaso, bomba d'água, mangueiras e conexões, junta da admissão, junta do cárter, do escapamento, sensor de temp., válvula termostática, sensor de posição de borboleta, módulo HEI, bobina impulsora, filtros de gaso, de óleo, de ar, limpeza no pescador, limpeza do bico e troca do reparo do sistema de injeção, cabos e velas da NGK com abertura de 1,1mm, sobre o CO os mecânicos deixaram em 1,3v (aumentei para 1,8V pois o meu eh a gaso.)

Vamos lá com a historinha, qdo o comprei já estava com problema de alto consumo, fazendo média de 5km/l, porem com todos os problemas que estava achei até normal, então levei ao mecânico e foi revisado tudo aquilo que descrevi acima, após a revisão melhorou bastante porém ainda não estava totalmente satisfeito, passou de 5 para 7km/l na cidade isso no verão (sobre a cidade, moro em Lages-SC é serra com bastante subidas e descidas, bastante calçamentos,terreno bem irregular, no verão temperaturas amena, e inverno frio intenso).
Em viagem fiz 10 a 11km/l isso após a revisão (balanceado e alinhado na época), gasolina coloco geralmente aditivada em postos de confiança, petrobrás, ipiranga, shell...

Depois de algum tempo, já no inverno, começou a diminuir o desempenho, caiu para 6km/l, e tb notei uma perda de torque, parece que o carro ficou menos esperto em questão de aceleração e retomadas, como se estivesse com o freio de mão meio puxado, e tb o que me incomodava era a oscilação na lenta, foi então que resolvi dar uma olhada, desmontei a carcaça o filtro para analisar, descobri uma mangueira solta que vem do coletor de admissão vai até a carcaça e depois até a tampa de válvulas, fazendo com que o carro oscilasse na lenta, tirei todas as mangueiras e conexões, limpei tudo, foi qdo perdi uma delas, a do MAP ao TBI e quebrei a flautinha, para usar o carro acabei cortando a que vem do nariz do filtro (azul) que abre e fecha o ar quente, e deixei ali sem...Foi qdo piorou de vez, fazendo 3 a 4 km/l no máximo.

Agora já repuz todas as peças, comprei a flauta, e axei uma mangueira para o nariz do filtro, e deixei a que cortei antes para o MAP ao TBI (que acredito não faça diferença de uma mangueira para outra, pois pelo menos de vista pareciam do mesmo tamanho e espessura).
Vamos as análises, faz agora 4 a 5 km/l,(limpei e repuz a mangueira da admissão ao lugar), lembro tb que antes os mecânicos tinham colocado um parafuso (GT= gambiarra técnica) na válvula que abre e fecha o ar quente, deixando admitir só o ar quente; retirei o parafuso.
Tb fiz a pouco foi achar uma entrada de ar falsa, na mangueira do servo freio, apertei bem a mangueira.


É o seguinte fiz o scanner, deu certo consegui jogar os dados para o pc, porém não consigo os compreeder...
Pelo fato de não ter parâmetros de referêcia, não consigo saber se este parâmetro tá certo ou aquele está errado, ou alto demais ou baixo demais, estou mandando os dados por anexo (fiz os testes em um pc velho q tinha o exel 2003, qdo passei para o outro pc com exel 2007, não funcionou deu erro na hr de carregar as macros.)
Gostaria de uma ajudar para interpretar os dados (log "4", foi antes de concertar a mangueira servofreio, log "a" depois o mais atual)
Desculpe pela insistência, e pelo texto grande, porém antes de levar ao mecânico gosto de ter informações e saber pelo menos teoricamente o que está acontecendo com o carro.
E também para conhecimento próprio de mais um entusiasta sobre o MONZA.



Agradeço desde já,
Carlos.
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jshawk
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagem não lida por jshawk »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Postando respostas por e-mail, durante o período do Monzeiros Off-line e para compartilhar com os demais.

Subject: RE: Dados Scan Monza
Date: Fri, 30 Sep 2011 05:40:20 +0300


Pois então, isso explica tb as oscilações na lenta logo depois de uma brusca aceleração e retomada da lenta,
oscila uns 10 seg. logo pára.
Eu tb tava suspeitando disso, entrada falsa de ar, porém não consigo achar, aliás não só eu como os mecânicos tb não resolveram o problema, por isso resolvi eu mesmo mexer. Mas acredito que com uma ajuda de quem entende de monza especificamente fica mais facil de resolver.
Vamos lá mais uma coisa, principais pontos de entrada falsa de ar que verfiquei:
-Mangueira tripla: aqui foi uns dos pontos que mexi, ela tem 3 derivações uma na tampa de válvulas, outra pra carcaça do filtro, e outra para o coletor de admissão, nesta tem um pino onde enche de borra, era tanto que estava entupido, fiz o seguinte peguei um parafuso e consegui limpar o pino, e recoloquei a mangueira que estava solta, porém ela fica meio frouxa (seria o caso de colocar uma abraçadeira para garantir que não passe ar, farei isso no próximo teste)
-Flauta de distribuição de vácuo: esta quebrou numa das minhas fuçadas, então comprei outra nova, creio q naum tenha problema aqui.
-Servo freio: como relatei antes, estava frouxa, porém reapertei.
-todas as outras mangueirinhas que vão conectadas à flautinha já conferi (MAP ao TBI, Thermac à flauta, Thermac ao nariz filtro, canister à flauta, e a do ar cond.; o meu não tem o do conta giros.


Dúvidas:
-Vamos sobre o ar cond. eu ainda não entendo para que serve a mangueira de vácuo do ar cond. que conectada à flauta, qual a sua função até onde ela vai e como testar para saber se ela que está com problema?
-Outra dúvida, não sei se interfere, porém não está funcionando o ar cond. O sistema de ventilação interna do carro pifou alguns dias (antes dos testes, scan), tinha um problema que qdo ligava para soprar ar em direção ao parabrisa ele ficava uns 10 seg. depois mudava para os pés, tinha uma truque para funcionar, tinha que ficar mudando a direção do ar até ficar só pra cima, porém agora não funciona nada, nem liga mais, já verifiquei fusíveis, não sei se tem alguma coisa a ver com a mangueira de vácuo da flauta?
- Sei que é difícil achar entradas falsas de ar, mas gostaria de saber se tem uma forma mais fácil, ou truque para ir matando cada ponto, por ex.: retirar mangueira por mangueira da flauta, da mangueira tripla ou outro ponto de vácuo e isolar, isso para ir eliminando as possibilidades? Ex.: tirar a mangueira do ar cond. tapar o pino da flauta, e tb a mangueira.
- E se fora esses pontos que relatei, se existe outro ponto de possíveis entradas falsas de ar a serem verificados?
- Outra coisa sobre o IAC, não tem a possibilidade de o problema ser mecânico (sujeira no atuador)?
- Sobre o pot. de CO, antes estava em 1,3v, mudei por conta para 1,8v muda muita coisa? e tem algum jeito de achar o mais perto do ponto certo sem ter o analisador de gases?


Ah sobre andar na estrada já fiz o teste tb, média de 9 km/l, media de 90 km/h, bem menos que o seu ainda lembrando que é à gasolina. Uso bastante o carro, media de 1200 km ao mes, o bolso está doendo, de tanto gasto. Hehe'






Obrigado por enquanto, Carlos.



--------------------------------------------------------------------------------
Subject: Re: Dados Scan Monza
Date: Wed, 28 Sep 2011 22:33:47 -0300


Não foi muito fácil de avaliar, mas comparando as bases de dados, o gráfico divergente foi o IAC, que mostra a posição do atuador da marcha lenta, e no teu caso na lenta que deveria estar em 60 passos está em 38 passos, o que significa que está com uma entrada falsa de ar, e para compensar o motor injeta mais combustível e fecha mais a passagem de ar para estabilizar, o gráfico do vácuo MAP também esta um pouco abaixo, confirmando a entrada falsa de ar.

Procure por assobios na tubulação, pode ser até no circuito pneumático do ar condicionado.

No meu caso foi a mangueira de servo-freio rachada, mas este tu já viu, e não houve nenhuma variação no teste 4 e a.

Mas apesar disso o valor instantâneo de consumo não está alto, então se não encontrar nada, faça um teste de consumo de estrada, na cidade é inútil, o meu carro dependendo do dia, trecho e engarrafamentos , faz de 12 km/l à 4,0 km/l de álcool, mas na estrada faz estável 12km/l à 80 km/h.

Carlos
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Sent: Tuesday, September 27, 2011 11:48 PM
Subject: RE: Dados Scan Monza


Ooou esqueci dos logs... agora sim com anexos!!!!








Primeiramente obrigado pela atenção!

Então faltou colocar sim algumas informações, e ainda estou com o problema de alto consumo.
Detalhes do carro:
Monza Club 94, gaso., com DH, ar cond.

Comprei a pouco tempo ainda tenho que arrumar algumas coisas.
Parte revisada: motor, caixa, sistema de arrefecimento, trocado discos e pastilhas de freio traseiro e pastilhas dianteiras, cabo do freio de mão, lubrificação em dia, DH, fluido de freio, caixa e óleo do motor 20-50, trocado bomba de gaso, bomba d'água, mangueiras e conexões, junta da admissão, junta do cárter, do escapamento, sensor de temp., válvula termostática, sensor de posição de borboleta, módulo HEI, bobina impulsora, filtros de gaso, de óleo, de ar, limpeza no pescador, limpeza do bico e troca do reparo do sistema de injeção, cabos e velas da NGK com abertura de 1,1mm, sobre o CO os mecânicos deixaram em 1,3v (aumentei para 1,8V pois o meu eh a gaso.)

Vamos lá com a historinha, qdo o comprei já estava com problema de alto consumo, fazendo média de 5km/l, porem com todos os problemas que estava achei até normal, então levei ao mecânico e foi revisado tudo aquilo que descrevi acima, após a revisão melhorou bastante porém ainda não estava totalmente satisfeito, passou de 5 para 7km/l na cidade isso no verão (sobre a cidade, moro em Lages-SC é serra com bastante subidas e descidas, bastante calçamentos,terreno bem irregular, no verão temperaturas amena, e inverno frio intenso).
Em viagem fiz 10 a 11km/l isso após a revisão (balanceado e alinhado na época), gasolina coloco geralmente aditivada em postos de confiança, petrobrás, ipiranga, shell...

Depois de algum tempo, já no inverno, começou a diminuir o desempenho, caiu para 6km/l, e tb notei uma perda de torque, parece que o carro ficou menos esperto em questão de aceleração e retomadas, como se estivesse com o freio de mão meio puxado, e tb o que me incomodava era a oscilação na lenta, foi então que resolvi dar uma olhada, desmontei a carcaça o filtro para analisar, descobri uma mangueira solta que vem do coletor de admissão vai até a carcaça e depois até a tampa de válvulas, fazendo com que o carro oscilasse na lenta, tirei todas as mangueiras e conexões, limpei tudo, foi qdo perdi uma delas, a do MAP ao TBI e quebrei a flautinha, para usar o carro acabei cortando a que vem do nariz do filtro (azul) que abre e fecha o ar quente, e deixei ali sem...Foi qdo piorou de vez, fazendo 3 a 4 km/l no máximo.

Agora já repuz todas as peças, comprei a flauta, e axei uma mangueira para o nariz do filtro, e deixei a que cortei antes para o MAP ao TBI (que acredito não faça diferença de uma mangueira para outra, pois pelo menos de vista pareciam do mesmo tamanho e espessura).
Vamos as análises, faz agora 4 a 5 km/l,(limpei e repuz a mangueira da admissão ao lugar), lembro tb que antes os mecânicos tinham colocado um parafuso (GT= gambiarra técnica) na válvula que abre e fecha o ar quente, deixando admitir só o ar quente; retirei o parafuso.
Tb fiz a pouco foi achar uma entrada de ar falsa, na mangueira do servo freio, apertei bem a mangueira.


É o seguinte fiz o scanner, deu certo consegui jogar os dados para o pc, porém não consigo os compreeder...
Pelo fato de não ter parâmetros de referêcia, não consigo saber se este parâmetro tá certo ou aquele está errado, ou alto demais ou baixo demais, estou mandando os dados por anexo (fiz os testes em um pc velho q tinha o exel 2003, qdo passei para o outro pc com exel 2007, não funcionou deu erro na hr de carregar as macros.)
Gostaria de uma ajudar para interpretar os dados (log "4", foi antes de concertar a mangueira servofreio, log "a" depois o mais atual)
Desculpe pela insistência, e pelo texto grande, porém antes de levar ao mecânico gosto de ter informações e saber pelo menos teoricamente o que está acontecendo com o carro.
E também para conhecimento próprio de mais um entusiasta sobre o MONZA.



Agradeço desde já,
Carlos.
O meu ta com um sintoma parecido...
Hoje ao deligar o ar, o rpm ia la embaixo e subia, fez umas 5 vezes até normalizar..., tem hora que quando paro no sinal fica ocilando a lenta...
Onde fica localizado essas mangueiras para poder verificar?

Abraço!
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
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