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Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor jlbalter » 10 Jul 2011, 11:45

Meu scanner montado está dando várias mensagens "Bad echo" ao iniciar o teste, mas mesmo assim grava os dados. Isso é normal? Quando inicia o envio de dados qual mensagem devo receber? Obrigado aos que puderem responder, pois acho que tem algo errado com o scanner. :smt017
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor Marcel Murai » 10 Jul 2011, 12:30

[2]
Meu também está oscilando entre erros. Parece que está perdendo "pacotes" de dados.

Vi agora meu CO está desregulado! hehe!

segue meu arquivo.

http://dl.dropbox.com/u/34843364/1.xls

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EDIT: 15:00 > Ultimo log completo até acionamento da ventoinha. Apresentou quase apagamento do motor na transicao de morno para quente. e está meio quadrado o motor tremendo um pouco. CO foi ajustado para 2,00v.

http://dl.dropbox.com/u/34843364/3.xls
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor jshawk » 10 Jul 2011, 15:53

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
jshawk escreveu:Tem algum scanner barato e legal compativel com o monza?


Não existe mais para vender, ou os que existem custam o preço de um carro zero, mas este que desenvolvi serve perfeitamente, veja o item da descrição neste mesmo tópico:

Scanner Versão Final 2.0
viewtopic.php?f=50&t=14671&p=174953#p174953
ou no XPG
http://www.zvideo.xpg.com.br/scanner-di ... -aldl.html
ou ainda no formato Word
http://www.hyperfileshare.com/d/99c283e2
http://www.mandamais.com.br/download/90y41032011183751

Muito triste em ler isso...
Como não vo conseguir fazer esse, vo tentar achar um pra comprar :p

Achei esse no amazon, e creio eu que funcione no Vectra 94 e no Monza 95:
http://www.amazon.com/Equus-3140-Diagno ... =1-5-spell

Vo pesquisar mais sobre, se bobiar até compro.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor Marcel Murai » 10 Jul 2011, 20:27

eu nao arriscaria. alem da incerteza de funcionar ainda podera ser taxado ou extraviado.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 11 Jul 2011, 07:44

jlbalter escreveu:Meu scanner montado está dando várias mensagens "Bad echo" ao iniciar o teste, mas mesmo assim grava os dados. Isso é normal? Quando inicia o envio de dados qual mensagem devo receber? Obrigado aos que puderem responder, pois acho que tem algo errado com o scanner. :smt017


No ElanScn altera a taxa de captura de a acada 100 ms para 200 ms (milisegundos) isto estabiliza a captura que não está conseguindo pegar todos os pacotes, mas se está lendo não há muito problema, é meio normal perder alguns pacotes.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 11 Jul 2011, 07:47

jshawk escreveu:Muito triste em ler isso...
Como não vo conseguir fazer esse, vo tentar achar um pra comprar :p

Achei esse no amazon, e creio eu que funcione no Vectra 94 e no Monza 95:
http://www.amazon.com/Equus-3140-Diagno ... =1-5-spell

Vo pesquisar mais sobre, se bobiar até compro.


Mas tu tens no tópico todas as intruções para montar o scanner, se não souber como leve em um eletrotécnico (de televisão) com o diagrama e peça que ele monte.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 11 Jul 2011, 08:12

Marcel, está com o mesmo problema do Diego Paiva e do Júlio César, ou seja, o ponto está variando loucamente até 3,5 pontos na lenta, recomendo qu consiga um manômetro de teste de compressão e meça os cilindros individualmente, lembrando que o valor base para carro a gasolna é 180 PSI com variação máxima entre os cilindros de no máximo 15 PSI, segundo o padrão descoberto no caso do Diego, perece que tem um cilindro com problemas de compressão, mas pode ser só junta riscad na montagem do cabeçote.

Já conferiu o ponto?

Outra coisa, a que altitude tu mora? Se a uns 550 metros acima do nível do mar ok, caso contrário teu MAP está marcando menos.

Teu IAC está trabalhando um pouco fechado demais, verifique entradas falsas de ar.

Quanto ao resto tudo OK.


Marcel Murai escreveu:[2]
Meu também está oscilando entre erros. Parece que está perdendo "pacotes" de dados.

Vi agora meu CO está desregulado! hehe!

segue meu arquivo.

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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor Marcel Murai » 11 Jul 2011, 11:37

movi para meu topico o restante do diagnostico.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor mk_pontes » 11 Jul 2011, 19:04

Marcel Murai escreveu:movi para meu topico o restante do diagnostico.

Amigo, como faço pra saber se aquele parafuso que regula a abertura da borboleta está certinho e também como faço pra saber se meu regulador de pressão está ok; estive olhando esses dias e tinha um pingo de solda em cima do parafuso.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor Marcel Murai » 11 Jul 2011, 19:21

pergunta respondido por MP!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor todiboa » 02 Ago 2011, 19:55

Pessoal depois de muito pesquisar sobre o scaner para o ALDL de 12 pinos encontrei algo no youtube nesse link http://www.youtube.com/all_comments?v=Q_tleaQX76U, onde o camarada conseguiu adaptar o ALDL de 10 pinos para OBD2.
Bem com essa informação eu acho que também conseguiremos usar o ODB2 com nossos conectores de ALDL12 pinos. Tive a ideia abaixo:

Imagem


Imagem



Com isso gostaria de saber o que realmente significa os terminais E e K. Tenho minhas suspeitas de que o E é um baud data 160. Acredito que E seja também para comunicação e o K não tem nenhuma informação clara na internet do que realmente ele significa.
A minha ideia seria interligar a linha 16 do ODB2 no isqueiro do carro, assim teríamos 4 linhas de comunicação, já que o terminal A é o negativo e M a linha de comunicação.
Por favor, estou querendo comprar um OBD2 para usar no meu Kadett 96 padrão americano ALDL 12 pinos.
Preciso de informações claras sobre o que significa os terminais E K, porque o E dizem que se ligar o 12v direto aciona a bomba de combustível, mas não diz o significado dele.
Ou se ligar somente os quatro conforme minha ideia funcionaria?
Me ajudar por favor.
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www.youtube.com/dutodiboa/
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor faporto » 02 Ago 2011, 20:19

Amigos finalmente fiz o teste com a roda levantada, será que alguem pode analisá-lo pra mim??? :wink:
teste 2-8.ecu

Desde-ja obrigado!
faporto
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 02 Ago 2011, 23:28

A descrição da pinagem é a que eu fiz, lendo um monte de manuais, adivinhar para que servem os pinos não vai adiantar nada.

todiboa escreveu:Pessoal depois de muito pesquisar sobre o scaner para o ALDL de 12 pinos encontrei algo no youtube nesse link http://www.youtube.com/all_comments?v=Q_tleaQX76U, onde o camarada conseguiu adaptar o ALDL de 10 pinos para OBD2.
Bem com essa informação eu acho que também conseguiremos usar o ODB2 com nossos conectores de ALDL12 pinos. Tive a ideia abaixo:

Imagem


Imagem



Com isso gostaria de saber o que realmente significa os terminais E e K. Tenho minhas suspeitas de que o E é um baud data 160. Acredito que E seja também para comunicação e o K não tem nenhuma informação clara na internet do que realmente ele significa.
A minha ideia seria interligar a linha 16 do ODB2 no isqueiro do carro, assim teríamos 4 linhas de comunicação, já que o terminal A é o negativo e M a linha de comunicação.
Por favor, estou querendo comprar um OBD2 para usar no meu Kadett 96 padrão americano ALDL 12 pinos.
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Ou se ligar somente os quatro conforme minha ideia funcionaria?
Me ajudar por favor.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 02 Ago 2011, 23:51

Bom para começar o teu carro deve estar horrível de andar e não é para menos está usando uma ECU de Kadett 1.8 Gasolina num Monza 2.0 álcool com a regulagem de CO em 1.5 V, o que seria bom para o carro se estivesse com a ECU correta (ECU = Módulo de controe da injeção).

Como resultado o motor deve estar péssimo frio, e cheio de buracos na injeção quando acelera.

Quanto aos sensores parecem todos estar OK, só não entendi porque só engatou 1ª no teste, o sensor de velocidade está normal para o teste com a roda levantada.

faporto escreveu:Amigos finalmente fiz o teste com a roda levantada, será que alguem pode analisá-lo pra mim??? :wink:
teste 2-8.ecu

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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor faporto » 03 Ago 2011, 08:26

eu engatei até a quarta, não entendi pq só acusou a primeira.
Sim, realmente a ECU de kadett está fazendo mal ao carro, mas a ECU original está problemática, sempre que eu a coloco o carro fica meio doido, fica dando erro no TPS e outras coisas, de qualquer forma, vou coloca-la novamente, e testar no scanner com a roda levantada.

Muito Obrigado pela ajuda!
Abraços :smt023
faporto
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor faporto » 03 Ago 2011, 20:02

fiz o teste com a ecu original, não deu nenhum erro, mas geralmente aparece quando eu ando um pouco o carro.
03-08.ecu
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor todiboa » 03 Ago 2011, 20:26

Ok entendido.

Agora é o seguinte, sera que a gente consegue adaptar um scaner ODb2 para usar o scaner que você fez?

Eu pretendo usar um ODB 2 porque meu note só tem porta USB, sera que se a gente tentar ligar A com 4,5, B com 6 e M com 7, terei resultado?





MonzaClub20EFICHZ escreveu:A descrição da pinagem é a que eu fiz, lendo um monte de manuais, adivinhar para que servem os pinos não vai adiantar nada.

todiboa escreveu:Pessoal depois de muito pesquisar sobre o scaner para o ALDL de 12 pinos encontrei algo no youtube nesse link http://www.youtube.com/all_comments?v=Q_tleaQX76U, onde o camarada conseguiu adaptar o ALDL de 10 pinos para OBD2.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 03 Ago 2011, 23:08

Agora sim, tudo OK, todos o sensores atuando conforme o esperado e nenhuma anomalia verificada, acusou todos os engates de marcha de 1ª até 5ª e velocidades até 85 km/h.

Se aparecem erros acione o código lampejante para ver o que está acusando, mas no teste nada apareceu.

Só acho interessante fazer o teste com o motor quente até ligar e desligar a ventoinha, para ver se algo aparece no scanner, pode acusar a exemplo do Marcel Murai problemas no avanço.


faporto escreveu:fiz o teste com a ecu original, não deu nenhum erro, mas geralmente aparece quando eu ando um pouco o carro.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 03 Ago 2011, 23:12

Precisa achar um esquema com a descrição das pinagens do Kadett e comparar com as pinagens do OBD2 depois analisar baseado em dados, se não dispor dos esquemas necessitará de um osciloscópio para tentar interpretar o sinal dos pinos.
todiboa escreveu:Ok entendido.

Agora é o seguinte, sera que a gente consegue adaptar um scaner ODb2 para usar o scaner que você fez?

Eu pretendo usar um ODB 2 porque meu note só tem porta USB, sera que se a gente tentar ligar A com 4,5, B com 6 e M com 7, terei resultado?

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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor faporto » 03 Ago 2011, 23:17

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Agora sim, tudo OK, todos o sensores atuando conforme o esperado e nenhuma anomalia verificada, acusou todos os engates de marcha de 1ª até 5ª e velocidades até 85 km/h.

Se aparecem erros acione o código lampejante para ver o que está acusando, mas no teste nada apareceu.

Só acho interessante fazer o teste com o motor quente até ligar e desligar a ventoinha, para ver se algo aparece no scanner, pode acusar a exemplo do Marcel Murai problemas no avanço.


faporto escreveu:fiz o teste com a ecu original, não deu nenhum erro, mas geralmente aparece quando eu ando um pouco o carro.
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Muito obrigado pela ajuda! :smt023 ainda está com a ECU original vou continuar usando pra ver como fica. O que vc achou da rotação em pnto morto? eu achei um pouco alta..
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 04 Ago 2011, 22:43

Tem razão, verifique quanto a entradas falsas de ar, principalmente na mangueira do servo-freio, 1300 RPM em lenta é demasiado alto.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor faporto » 04 Ago 2011, 23:08

a mangueira está ok, eu só fico em duvida com relação a válvula. Tem como testa-la? Uma coisa estranha que eu percebi, é que a "base" (proximo das mangueiras do MAP, partida frio, etc.) do TBI fica gelada quando o motor está ligado. Cheguei a isolar a entrada de gasolina (partida a frio), pensando que era por ali que passava ar. Mas não mudou muita coisa. Ficar gelado assim é normal?
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 06 Ago 2011, 07:38

No álcool não é normal, tem o aquecimento pelo coletor elétrico (verifique o fusível) e pela água quente do motor (verifique válvula termostática e entupimentos nas mangueiras)

Não entendi qual válvula quer testar na mensagem acima.
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Carlos
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor faporto » 06 Ago 2011, 09:05

A valvula que falei é aquela liga a mangueira ao servo freio.

O aquecedor do coletor está desligado, e eu ainda nao descobri como ligá-lo.
faporto
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor Claudionor Gomes » 18 Ago 2011, 02:09

Alguém tentou usar o scaner com o adaptador serial-USB? Deu certo? Montei o scaner mas não tenho como testar se ele vai funcionar, pois não disponho de um desktop e meu note não tem entrada serial... Parabéns pelo tópico e pelo projeto... Excelente material..... Valeu............
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