gicleur= possíveis mudanças

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
M-Walker
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Ago 2012, 18:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

gicleur= possíveis mudanças

Mensagem não lida por M-Walker »

Bom pessoal, sou novo membro, mas observo o forum a um bom tempo, tenho um monza classic 2.0 a alcool 88\89 já a algum tempo, fiz o motor recentemente, tem menos de 1000 km rodados, o gicleur original ( ou pelo menos o que estava la) era 140 primeiro estagio, 167 segundo estagio, ele estava com um consumo demasiadamente alto na cidade, fazia 3,5 km\l acelerando a no maximo 3.000 RPM, e largando na banguela, gosto muito do carro e nao pretendo trocar, por ser completo e espaçoso,para reduzir o consumo, diminui os gicleur, para 135 primeiro estagio e 150 no segundo, deu diferença agora chega perto dos 6 km\l, a duvida aqui é a seguinte, nao sei espicificamente qual carburador esta nele, se eu diminuir mais o gicleur, ele pode ficar falhando, ou ainda pior, comprometer a vida util das peças? e se eu aumentar o gicleur, ele tera um rendimento a mais, no caso, qual os tamanos de gicleurs compativeis, e suas respectivas melhoras\pioras.. sei que muitos vao reprovar o abre e fecha do carburador e o troca-troca de gicleur lol, mas creio que é a soluçao mais caseira possivel para diminuir consumo, ou aumentar os ganhos, dependo das opiniões de voces, para me dar uma luz, valeu pessoal.
pra ficar mais facil ai, o meu monza é aquele 4 P ue os frisos sao largos ate em baixo, e a lanterna trazeira é bem grande, ficando uns 10 centimetros aproximadamente antes da placa.
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: gicleur= possíveis mudanças

Mensagem não lida por kraudyu »

O melhor a se fazer é colocar os giclês certos (140 e 167) e verificar o que está causando esse consumo alto (problemas no carburador, filtro de ar, sistema de ignição, ponto, falta da válvula termostática entre outras coisas).
Outra coisa que pode estar causando um consumo excessivo é o fato do motor ter sido feito a pouco tempo, pois as peças estão justas e conforme o motor for amaciando, o consumo melhora.
M-Walker
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Ago 2012, 18:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: gicleur= possíveis mudanças

Mensagem não lida por M-Walker »

se tiver problema, entao deve se no carburador, ja que antes do motor ser feito, essa media de 3,5 ja procedia, e sobre os gicleur, se aumentar eles, tera alguma melhora significativa na potencia? e de quanto estariamos falando? 1cv...5cv? aumentar que digo, é aumentar em relação ao original, e nao ao que uso atualmente,outra coisa, é que com essa diminuida de gicleur, melhorou o consumo, mas notei ele meio amarrado em retomadas de velocidade, e a "pedida" de marcha em subidas tbm aumentou bastante, tenho mais alguns probleminhas com ele,mas postarei em outros topicos, pois é de outro departamento hehe,
a maioria dizia pra levar em um bom mecanico para ver isso la, o problema é que pra voces terem uma idéia, todos os mecanicos que fui, me instruiram a misturar gasolina no alcool, em meio a meio, que dizem fica mais economico e potente, axo isso mentira, pois nossos carburados vao sempre "mijar" da largura do gicle e no caso o mesmo volume por "mijada" independente de ser alcool gasolina disel ou agua doce..kk e outra os "mecanicos" 70% deles fala GICRÊ nas conversa deles a gnt ja percebe que eles entendem minima coisa, e nao passam confiança. :\
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: gicleur= possíveis mudanças

Mensagem não lida por kraudyu »

Não precisa aumentar os giclês, mas sim colocar os giclês originais (140 e 167), pois se estiver tudo OK com o motor, sistema de ignição, carburador etc, você terá um desempenho e consumo satisfatório, para isso basta verificar o que pode estar causando esse consumo excessivo, um bom mecânico consegue resolver isso (e não julgue o mecânico pelo modo que ele fala, pois já vi mecânico que falava o nome das peças "errado" e era um ótimo profissional).
E nada de misturar gasolina ao álcool, pois pode dar batida de pino (pré-ignição)
M-Walker
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Ago 2012, 18:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: gicleur= possíveis mudanças

Mensagem não lida por M-Walker »

vou ter que viajar uns 300km pra axar um mecanico bom kk, pois nao avaliei eles apenas na linguagem, foi mesmo na forma de concertar, por exemplo, o cara vai na tentativa e erro.. ele nao dá aquela impressão de "conhecer" os sintomas do carro, pra ter uma ideia, fui no melhorzinho daqui, pra fazer o motor do carro, dei todas as peças que ele pediu, e ainda assim, demorou 5 semanas pra ficar pronto, pois a cada vez que eu ia la pra ver, ele dizia q tava faltando tal peça, inclusive uma, tive que levar a quebrada para a loja, pois o mecanico nao sabia o nome da peça, por isso digo que os cra daqui nao sao bons, sao mecanicos de fusca e olhe la, na minha cidade tem apenas 3 mecanicos, e todos meio"duvidosos", por isso nao tenho como confiar a eles fazer uma regulagem, pq na minha visao, eles vao secar o tanque do carro pra regular de "ouvido", e o carro vai voltar mais beberrao e mais fraco kkk, pode ser paranoia minha, mas nao confio neles >| kkk
M-Walker
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Ago 2012, 18:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: gicleur= possíveis mudanças

Mensagem não lida por M-Walker »

outra coisa, depois que peguei o carro com o motor novo, piscas nao funcionavam direito, nem o alarme, e o motor ficou com ruidos e tive que levar devolta, e ele disse que era normal, pois precisava reapertar as peças depois de um pouco de uso, só que axei o tempo meio curto, pois andei nem 5 km e ja notei os barulhos, tipo dumas rajadas quando passava dos 3500 RPM, mas, oque desejo saber, é por exemplo se eu botar gicle 180 por exemplo, isso renderia aproximadamente quanto em potencia? e sobre os gicleurs originais, farei isso amanha de manha, só to meio com medo, pq amanha de madrugada vou fazer uma viagem de 800km com o carro, e to com medo de que, com os gicleur originais, ele gaste mais do que o previsto.
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 17:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: gicleur= possíveis mudanças

Mensagem não lida por monzausado »

antes de levar no mecanico vamos tentar chegar a um possível diagnostico:

temperatura de trabalho do motor?
( não esta sem termostatica ou co m a termostatica da gasolina?)

o coletor de admissão esta trabalhando aquecido, as mangueiras estão em ordem?

quando falamos em alterar os "gicrê" não esqueça que trabalham em conjunto, para um de combustivel há um de ar,

considerou a altura da boia? e a valvula esta fechando bem?


corpo do carburador se confere com o do modelo a alcool? não trocaram com o da gasolina?

eu sim acredito que é possivel fazer um novo ajuste no carro, mas não sei se será significatico, como medida de economia voce poderá ajustar todo o carburardor com uma variação de 10%
mas perceba que as contas não são aumentar ou diminuir 10%,
se voce diminui o fluxo de combustivel em 5% deverá compensar com o aumento do ar em 5%, terá uma mistura mais pobre, ou seja menos combustivel para entrar na camera de combustão e assim alterar uma das finalidades que o combustivel tem ao entrar na camara de combustão, que é refrigerar o pistão, assim também a resultante desta mistura podera ser rica em NO e NO2, assim sendo mais poluente também
M-Walker
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Ago 2012, 18:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: gicleur= possíveis mudanças

Mensagem não lida por M-Walker »

nao intendi muito bem tuas perguntas pois sou leigo no assunto sobre temperatura, tenho conhecimento sobre a temperatura da agua pois tem o marcador no painel lol nunca passou da marca azul, a boia, se refere-se a do carburador, tambem nao verifiquei e a valvula que voce fala, se for algo no carburador, nao sei se fecha ou nao, mas oque noto, é que quando deixo na lenta, ela dece muuito de vagar, o contagiros demora uns 5 seg ou mais, para decer até na marcha lenta, e algumas vezes fica meio acelerado a 1500 rpm, e a lenta esta em 1000 rpm, nao sei se isso esta ligado à valvula que voce diz, mas é os sintomas que noto no dia a dia, sei que fica meio dificil para entender e mais dificil ainda para acertar o carburador desa forma, mas como eu disse, nao tem pessoas especializadas na regiao :\, com as informaçóes que dei, é possivel ter uma ideia ao que esta ligado o alto consumo?
Ps:largo na banguela quando possivel, mas nao desligo, apenas deixo neutro.
Responder