MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Consumo de combustivel

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.

Consumo de combustivel

Mensagempor Mauricio Alves » 23 Mai 2013, 10:07

Bom Dia a todos ,Gostaria de saber o que posso fazer para baixar o consumodo meu monza, por minha conta esta fazendo e 7 km por litro aproximadamente e quando ligo pela manhã o cheiro de gasolina muito forte pelo escamento como o mesmo não estivesse queimando bem quando ligo depois normaliza :smt010 ja foi trocado reparo do bico toda as mangueiras entre outras peças ,,,ha este consumo na velocidade entre 80 a 100 kmh ,,,,,é Monza Class 93 tubarão Gasolina
Mauricio Alves
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Estado: BA - Bahia
Monza: Sedan Class 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: Consumo de combustivel

Mensagempor LeandroConstantino » 23 Mai 2013, 18:47

7km eh na estrada??? Nossa o meu no alcool carburado ta fazendo 10km litro na estrada a 120, 130 na cidade faz 5,5 6km litro
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1991/1992
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor Mauricio Alves » 27 Mai 2013, 22:12

kkk, é pra vc ver , estar bebendo muito não é ,,kkk o posso fazer ,me ajunde, quem sabe de algo,,,o que posso fazer só não vendo o monza ,kkk
Mauricio Alves
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagempor Victor Ferdias » 28 Mai 2013, 09:09

Fala ae fera!
Cara, dá uma olhada na tbi as vezes precisa de fazer alguma limpeza ou algo mais.
Você reparou se seu carro falha? pois pode ser que as velas e os cabos estejam ruins fazendo com que o carro não queime o combustível de acordo. Se for, compra marca NGK, pelo menos pro caixote é melhor marca(se não for alguém vai ter informar aqui)
Eu não sei o nome da máquina ou aparelho que faz a medida e a regulagem de cada bico para ver se está injetando gasolina por igual ou se algum bico ta mandando gasolina em excesso.
Abraço!
"AQUI O SISTEMA É BRUTO, MOTORZINHO É PRA DENTISTA!!"
Victor Ferdias
Membro SL (Ní­vel 1)

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990

Mensagempor vrsilva » 28 Mai 2013, 10:49

Consumo elevado na estrada pode ser que a válvula termostática esteja travada aberta, desta maneira o motor trabalha MUITO fria, e o consumo aumenta para compensar a temperatura baixa.

Muitas pessoas acham que a gasolina não tem fase fria, mas tem sim, é o tempo que o bloco e cabeçote levam para atingir a temperatura de trabalho, motor a gasolina funciona mais redondo devido o poder de combustão da gasolina ser maior que do álcool, e também pelo fato dela queimar em temperaturas mais baixas com mais facilidade em comparação ao álcool, por isto o motor funciona melhor que um motor a álcool, mas não quer dizer que não precise de mais combustível para aquecer o motor.

Pelo seu relato não posso dizer que é 100% de certeza de ser isto, mas de uma verificada neste item que com certeza irá achar algo fora de conformidade...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor rafael_club » 28 Mai 2013, 11:00

alem do que disse o vrsilva,aproveita pra dar uma verificada nos filtros de ar,combustivel,velas olha se o carro ta no ponto tbm nem adiantado nem atrasado o consumo realmente esta mt alto 7km por litro nessa velocidade ta mt errado é pra fazer isso na cidade e na estrada 80/100 no minimo 12/13.Limpeza de bicos é bom tbm.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Mauricio Alves » 13 Jun 2013, 15:49

estou verificando todo isto , obrigado pelas dicas ,, eu repondo se deu certo ,,ok valeu turma,
Mauricio Alves
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagempor Julio Cesar Ledo » 14 Jun 2013, 15:14

O meu carro tava beberrão que era um Alcoolatra....

Tava fazendo 4~5 na cidade andando pianinho.... Impraticável !

Troquei o jogo de velas, por novas BOSCH, filtro de ar novo, troca de óleo e filtro de óleo...

Agora o carro andando na boa na cidade sem ar faz 7.5~8Km/l, andando chutadinho meio louco faz 6.5Km/l tranquilamente !

Na BR, andando de boa a 100~110Km/h, o meu carro faz 13~14Km/l sem problemas.... Andando como um vô morto, a uns 80~100Km/h, ele faz mais de 14.5 Km/l !

=D
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo

Estado: SC - Santa Catarina
Ano/Modelo: 1996/1996

Mensagempor vrsilva » 14 Jun 2013, 16:06

Essa média sua na cidade que eu acho baixa Ledo, na estrada está OK monza gasolina faz isso mesmo, 13~14... Mas na cidade 7,5 não é nada de boa, tu tem pé de chumbo mesmo hein...
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor Julio Cesar Ledo » 14 Jun 2013, 16:38

Cara não é a minha média na cidade que é ruim é a sua que é fantástica !

ehehheheheheheheh

No teste da Quatro Rodas em 1991 com o Monza SL/E 2.0 EFi completo a média de consumo urbano foi de 8Km/L ....

O máximo que o meu carro fez na cidade foi 8.1 Km/L.... Mais que isso nem com reza braba... Hj em dia com esse transito todo ae....

Em 1992 não tinha 1/3 do transito que tem hj em dia.... Média horária ao voltar pra casa de noite, 30Km/h !

Venha para Floripa conhecer as maravilhas da Ilha da Magia ! heehhehehehehe

Quero trocar os rolamentos do meu carro em breve, não tão cantando ainda mas isso ajuda muito no consumo, lembro do gol, e no meu carro
ainda é tudo original....

D=

vrsilva escreveu:Essa média sua na cidade que eu acho baixa Ledo, na estrada está OK monza gasolina faz isso mesmo, 13~14... Mas na cidade 7,5 não é nada de boa, tu tem pé de chumbo mesmo hein...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo

Mensagempor vrsilva » 14 Jun 2013, 17:00

Os meus dois traseiros estão ruins...
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor tyo » 14 Jun 2013, 17:16

Monza EFI bebe pra caramba!!!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Imagem
tyo

Ano/Modelo: 1989/1990

Mensagempor Julio Cesar Ledo » 14 Jun 2013, 17:20

Cara na boa só falta vc dizer que o seu Carburado é mais econômico !!

:smt005

tyo escreveu:Monza EFI bebe pra caramba!!!
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo

Mensagempor Carlos A. Freire » 14 Jun 2013, 19:21

Não mais do que o carburado.

Se estiver bem regulado, é mais econômico do que os modelos carburados bem regulados.

Outra coisa, consumo tem muitas variantes que influenciam na média, sem contar os problemas do carro, a forma de condução, tipo de pista, relevo do local, pressão do ar...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Philipi15 » 14 Jun 2013, 22:23

Ahhh que isso Monza bebe pra kramba, o meu ta reguladinho, revisei o distribuidor hoje, injeção ta 100%,pneus cheios de acordo com o adesivo no porta luvas, carro vazio e fiz média hoje, andando normalzinho, trocando as marchas no shift light, e o danado ñ passa de 6,5 km/l transito normal, percurso entre estrada/cidade,nunca consegui uma média acima de 10 km/l, quando as pessoas falam comigo que monza é um carro bom, macio e talz, mais fala q ele é beberrão eu concordo plenamente,ñ to falando que isso é ruim, pois tem seus motivos pra isso, se meu monza fizesse as que os seus fazem, eu tava feliz pra caramba...
Imagem

Monza GLS 2.0 E.F.I
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)

Ano/Modelo: 1994/1994

Mensagempor tyo » 15 Jun 2013, 17:10

Carlos A. Freire escreveu:

Não mais do que o carburado.

Se estiver bem regulado, é mais econômico do que os modelos carburados bem regulados.

Outra coisa, consumo tem muitas variantes que influenciam na média, sem contar os problemas do carro, a forma de condução, tipo de pista, relevo do local, pressão do ar...

Abs,

Carlos Freire

carlos quanto seu carro faz na estrada?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Imagem
tyo

Mensagempor tyo » 15 Jun 2013, 17:12

Julio Cesar Ledo escreveu:Cara na boa só falta vc dizer que o seu Carburado é mais econômico !!

:smt005

o meu é consigo fazer 10 na cidade na maciota e 13 na estra a 100km/h :smt102
Imagem
tyo

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Jun 2013, 17:30

carlos quanto seu carro faz na estrada?

Como disse lá em cima, essa realidade da minha cidade pode ser diferente da sua, como trânsito subidas, quantos km roda por dia, pista...

Sem A/C ligado entre 8.0 e 8.5km/l na cidade (minhas condições), com A/C ligado entre 7.0 e 7.5km/l. Indo para o serviço e voltando para casa. 5km de casa. Se rodar mais aumenta a média.
Na rodovia entre 13,5 e 13,8km/l, andando entre 100 e 120km. Castelo Branco, Raposo Tavares, Marechal Rondon e Bandeirantes. Melhor média, 14, 4km, Dutra.
Na rodovia com carro com 4 pessoas e porta malas cheio, com A/C ligado entre 12 e 12,5km/l.

Tive Monza álcool e gasolina carburado
O álcool fazia nas mesmas condições, fazia 6km/l na cidade e 10 na estrada. O gasolina fazia 7km/l na cidade e 13 na estrada.

Além desses Monza que tive, a família teve e tem vários de vários anos, meus amigos e tenho muitos do Monza Clube e não é diferente do que postei acima.

Volto a dizer, as condições de São Paulo-SP é muito diferente de Brasilia por exemplo. Conheço bem Campinas, pois minha esposa tem parentes nessa cidade e vou com certa frequência a ela. Posso afirmar que é muito diferente de São Paulo-SP.

Se é melhor ou não, não posso afirmar. Se rodar na Anhanguera, Bandeirantes e Santo Dumont, por exemplo, dentro da cidade de Campinas, e considerar que é trânsito urbano, vai fazer boa média mesmo.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor waldir » 15 Jun 2013, 18:50

Carlos,

Eu troquei a bomba de combustivel por outra Delphi em 06.03.13 e estou sentindo/medindo uma pequena variação no consumo.

Nos 12 meses de 2012 eu percorri 7313 Km e gastei 1358,80 lt de etanol = média de 5,27 km por litro
De Jan à 9.06.13 eu percorri 3101 Km e gastei 613,92 lt de etanol = média de 5,05 km por litro

E quando troquei a bomba de 6.3.13 até 9.06.13 eu percorri 1852 km e gastei 373,16 lt de etanol = media de 4,96 km por litro
representando uma queda de 5,88% em relação a media integral do ano anterior.

Carlos você acha que bomba nova=maior pressão poderia estar enriquecendo a mistura?

Não é fácil encontrar aqui oficina que faça a medição do CO... até encontra mas deve estar em torno de 100 reais, no ano passado estava 70 reais.

Se medir a pressão da linha é possível descobrir? e o ajuste é no controlador do TBI não é?

A questão é para o Carlos, mas está em aberto, até por que aqui é um forum.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Jun 2013, 19:24

O ideal é a medição da pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, antes e depois de uma manutenção ou troca da bomba de combustível. Assim sabe se haverá ou não diferença nos valores indicando melhor ou pior desempenho.
É como quando vamos limpar bico injetor. Se faz a verificação antes e depois da limpeza.

Se a pressão e vazão estiverem diferentes entre as duas bombas pode sim ter diferença em consumo e desempenho, mas outras coisas também devem ser analisadas... Onde e como o veículo percorreu, forma de condução entre outros. As vezes não percebemos pequenas coisas que acontecem no dia a dia, mas que pode ter influência em consumo de combustível. Esse tema causa certa polêmica e é muito difícil afirmar que um veículo consome mais ou menos do que outro, pois rodam em locais diferentes, com condutores diferentes.
Um teste de revista especializada ou na montadora, é mesmo condutor e no mesmo local.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor waldir » 15 Jun 2013, 19:43

Se a pressão e vazão estiverem diferentes entre as duas bombas pode sim ter diferença em consumo e desempenho

Ocorre que a bomba foi substituída por que emperrou (embora eu já estivesse com a nova no porta-malas) não foi preventivo e mesmo que tivesse sido eu certamente não teria feito a medição para saber quantos bar estava a linha.

Supondo que esteja com 2,5 bar, onde é feito a regulagem?

Gostaria de saber por que não vou deixar fuçarem em local errado e me gerar um novo problema.

A grosso modo não me parece mistura rica, não há cheiro de alcool perceptível no escapamento... pode ser congestionamento, fluxo pesado no rush das 18:00h

Em todo caso depois de saber onde ajusta os 'bares' vou procurar quem tenha o manômetro.

grato
waldir
Imagem
waldir

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Jun 2013, 20:19

O ajuste é no regulador de pressão, que fica no TBI. Alguns TBI não tem o parafuso de ajuste.

Meu Monza nesses 14 anos já troquei a bomba de combustível por 3 vezes. Sempre em troca corretiva e sempre deu 2bar com a bomba nova. Com ela já usada eu fiz algumas medições quando tive sintoma irregular do motor e manteve os 2.0bar, mostrando que o defeito não era da bomba ou na linha de combustível. O mesmo 2.bar foi medido no Monza Club de um amigo, também com sintoma irregular no motor e bomba funcionando há alguns anos.

Das bombas que troquei no meu Monza, duas apresentaram defeitos intermitentes. Com motor quente, e parado por aproximadamente 10 min, ao dar partida a bomba de combustível não virar, mas se desse umas pequenas pancadas ela funcionava e não apresentava mais sintoma irregular, só acontecia na parada por esse tempo. Com tempo maior ou motor frio não apresentava defeito. O defeito era da bomba mesmo. Medindo a bomba com defeito intermitente, quando funcionava dava os mesmos 2.0bar. A terceira bomba pifou do nada. Parou de vez sem apresentar algum sintoma. Estacionei o carro no estacionamento de um Shopping, no último andar e para subir ou descer era por rampa caracol. Parei o carro e quando voltei a bomba não virava mais.

Foi um sufoco, pois não dava para ser rebocado pela seguradora, pois o guincho não subia por essa rampa, não podia descer puxado, pois era arriscado descer sem o servo freio funcionando.
Falei com a administração Shopping, peguei um táxi, fui na Accioly, comprei a bomba e eu mesmo troquei no local, acompanhado por um bombeiro, por recomendação da administração.
Troquei rapidamente, sai do local e fui na oficina do meu amigo para montar carenagens e fazer as devidas verificações com equipamentos adequados.

No meu caso, as 4 bombas, a original do carro e as 3 que coloquei não tiveram alterações em desempenho ou consumo de combustível. Como disse, sempre deu 2.0 bar. Não me lembro se no TBI do meu Monza tem ajuste, mas nunca precisei mexer ali.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor waldir » 15 Jun 2013, 20:52

Carlos,
Eu nunca abri aquela capsula do TBI. Até pensei um dia em trocar preventivamente a membrana de borracha, mas desisti de comprar o kit.
Esta foi a 2ª bomba, a anterior durou 10 anos. O engraçado é que na semana que trocou dava para escutar dentro da cabine, embora o ouvido já selecionou como barulho repetitivo e conhecido e já não causa mais espécie.
Mas,fiquei encucado com o barulho dela e imaginar que é mais potente... ou já não fazerem produtos como antigamente, mesmo sendo a Delphi.

Deverei então encarar o custo da medição de pressão na linha e fazer a medição e eventual regulagem do CO, que ajustei no 'grito' em Set/11 em 1,55V. Vou pesquisar um especialista em Ignição Eletrônica e Carburadores. Como em Campinas não tinha a Controlar, não se vê oferta de serviços de regulagem.

obrigado

waldir
Imagem
waldir

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Jun 2013, 21:19

Felizmente eu tenho um amigo (meu padrinho de casamento), que me ensinou quase tudo que sei sobre manutenção em automóveis. Nessa oficina tenho livre acesso, inclusive às ferramentas. Não tenho custo de mão de obra ou eu mesmo faço o serviço, usando o espaço e ferramentas de lá. Infelizmente ele não tem ainda o analisador de gases.
Outro amigo tinha oficina com analisador de gases, alinhamento e balanceamento, e tinha também livre acesso e sem custo de mão de obra. Mas esse amigo vendeu a oficina.

Quando usava o analisador de gases, verificava e ajustava se necessário o CO, deixando o motor bem regulado.
Na inspeção da Controlar meu Monza sempre passou com índice bem abaixo do máximo permitido, que no caso para o ano dele é de 3,0% e passava tranquilo com 0,7%.
Já tem 2 anos que não verifico o índice de CO, no ano passado passou com esse mesmo valor, vamos ver esse ano como será. Espero que não tenha problemas.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Philipi15 » 15 Jun 2013, 21:52

É por isso que algumas marcas de veiculos quando zero km, estão usando um adesivo de consumo
Imagem

Só que a Chevrolet não aderiu a isso ela afirma, que é impossivel um veiculo ter um consumo constante.
Imagem

Monza GLS 2.0 E.F.I
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)

Ano/Modelo: 1994/1994

Próximo

Voltar para Injeção eletrônica & Carburador