Consumo de combustivel

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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tyo
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Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por tyo »

Carlos A. Freire escreveu:
tyo escreveu:Monza EFI bebe pra caramba!!!
Não mais do que o carburado.

Se estiver bem regulado, é mais econômico do que os modelos carburados bem regulados.

Outra coisa, consumo tem muitas variantes que influenciam na média, sem contar os problemas do carro, a forma de condução, tipo de pista, relevo do local, pressão do ar...

Abs,

Carlos Freire
carlos quanto seu carro faz na estrada?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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tyo
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Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por tyo »

Julio Cesar Ledo escreveu:Cara na boa só falta vc dizer que o seu Carburado é mais econômico !!

:smt005
tyo escreveu:Monza EFI bebe pra caramba!!!
o meu é consigo fazer 10 na cidade na maciota e 13 na estra a 100km/h :smt102
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Carlos A. Freire
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Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

carlos quanto seu carro faz na estrada?
Como disse lá em cima, essa realidade da minha cidade pode ser diferente da sua, como trânsito subidas, quantos km roda por dia, pista...

Sem A/C ligado entre 8.0 e 8.5km/l na cidade (minhas condições), com A/C ligado entre 7.0 e 7.5km/l. Indo para o serviço e voltando para casa. 5km de casa. Se rodar mais aumenta a média.
Na rodovia entre 13,5 e 13,8km/l, andando entre 100 e 120km. Castelo Branco, Raposo Tavares, Marechal Rondon e Bandeirantes. Melhor média, 14, 4km, Dutra.
Na rodovia com carro com 4 pessoas e porta malas cheio, com A/C ligado entre 12 e 12,5km/l.

Tive Monza álcool e gasolina carburado
O álcool fazia nas mesmas condições, fazia 6km/l na cidade e 10 na estrada. O gasolina fazia 7km/l na cidade e 13 na estrada.

Além desses Monza que tive, a família teve e tem vários de vários anos, meus amigos e tenho muitos do Monza Clube e não é diferente do que postei acima.

Volto a dizer, as condições de São Paulo-SP é muito diferente de Brasilia por exemplo. Conheço bem Campinas, pois minha esposa tem parentes nessa cidade e vou com certa frequência a ela. Posso afirmar que é muito diferente de São Paulo-SP.

Se é melhor ou não, não posso afirmar. Se rodar na Anhanguera, Bandeirantes e Santo Dumont, por exemplo, dentro da cidade de Campinas, e considerar que é trânsito urbano, vai fazer boa média mesmo.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,

Eu troquei a bomba de combustivel por outra Delphi em 06.03.13 e estou sentindo/medindo uma pequena variação no consumo.

Nos 12 meses de 2012 eu percorri 7313 Km e gastei 1358,80 lt de etanol = média de 5,27 km por litro
De Jan à 9.06.13 eu percorri 3101 Km e gastei 613,92 lt de etanol = média de 5,05 km por litro

E quando troquei a bomba de 6.3.13 até 9.06.13 eu percorri 1852 km e gastei 373,16 lt de etanol = media de 4,96 km por litro
representando uma queda de 5,88% em relação a media integral do ano anterior.

Carlos você acha que bomba nova=maior pressão poderia estar enriquecendo a mistura?

Não é fácil encontrar aqui oficina que faça a medição do CO... até encontra mas deve estar em torno de 100 reais, no ano passado estava 70 reais.

Se medir a pressão da linha é possível descobrir? e o ajuste é no controlador do TBI não é?

A questão é para o Carlos, mas está em aberto, até por que aqui é um forum.

Abs
waldir
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Carlos A. Freire
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Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O ideal é a medição da pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, antes e depois de uma manutenção ou troca da bomba de combustível. Assim sabe se haverá ou não diferença nos valores indicando melhor ou pior desempenho.
É como quando vamos limpar bico injetor. Se faz a verificação antes e depois da limpeza.

Se a pressão e vazão estiverem diferentes entre as duas bombas pode sim ter diferença em consumo e desempenho, mas outras coisas também devem ser analisadas... Onde e como o veículo percorreu, forma de condução entre outros. As vezes não percebemos pequenas coisas que acontecem no dia a dia, mas que pode ter influência em consumo de combustível. Esse tema causa certa polêmica e é muito difícil afirmar que um veículo consome mais ou menos do que outro, pois rodam em locais diferentes, com condutores diferentes.
Um teste de revista especializada ou na montadora, é mesmo condutor e no mesmo local.


Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por waldir »

Se a pressão e vazão estiverem diferentes entre as duas bombas pode sim ter diferença em consumo e desempenho
Ocorre que a bomba foi substituída por que emperrou (embora eu já estivesse com a nova no porta-malas) não foi preventivo e mesmo que tivesse sido eu certamente não teria feito a medição para saber quantos bar estava a linha.

Supondo que esteja com 2,5 bar, onde é feito a regulagem?

Gostaria de saber por que não vou deixar fuçarem em local errado e me gerar um novo problema.

A grosso modo não me parece mistura rica, não há cheiro de alcool perceptível no escapamento... pode ser congestionamento, fluxo pesado no rush das 18:00h

Em todo caso depois de saber onde ajusta os 'bares' vou procurar quem tenha o manômetro.

grato
waldir
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Carlos A. Freire
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Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O ajuste é no regulador de pressão, que fica no TBI. Alguns TBI não tem o parafuso de ajuste.

Meu Monza nesses 14 anos já troquei a bomba de combustível por 3 vezes. Sempre em troca corretiva e sempre deu 2bar com a bomba nova. Com ela já usada eu fiz algumas medições quando tive sintoma irregular do motor e manteve os 2.0bar, mostrando que o defeito não era da bomba ou na linha de combustível. O mesmo 2.bar foi medido no Monza Club de um amigo, também com sintoma irregular no motor e bomba funcionando há alguns anos.

Das bombas que troquei no meu Monza, duas apresentaram defeitos intermitentes. Com motor quente, e parado por aproximadamente 10 min, ao dar partida a bomba de combustível não virar, mas se desse umas pequenas pancadas ela funcionava e não apresentava mais sintoma irregular, só acontecia na parada por esse tempo. Com tempo maior ou motor frio não apresentava defeito. O defeito era da bomba mesmo. Medindo a bomba com defeito intermitente, quando funcionava dava os mesmos 2.0bar. A terceira bomba pifou do nada. Parou de vez sem apresentar algum sintoma. Estacionei o carro no estacionamento de um Shopping, no último andar e para subir ou descer era por rampa caracol. Parei o carro e quando voltei a bomba não virava mais.

Foi um sufoco, pois não dava para ser rebocado pela seguradora, pois o guincho não subia por essa rampa, não podia descer puxado, pois era arriscado descer sem o servo freio funcionando.
Falei com a administração Shopping, peguei um táxi, fui na Accioly, comprei a bomba e eu mesmo troquei no local, acompanhado por um bombeiro, por recomendação da administração.
Troquei rapidamente, sai do local e fui na oficina do meu amigo para montar carenagens e fazer as devidas verificações com equipamentos adequados.

No meu caso, as 4 bombas, a original do carro e as 3 que coloquei não tiveram alterações em desempenho ou consumo de combustível. Como disse, sempre deu 2.0 bar. Não me lembro se no TBI do meu Monza tem ajuste, mas nunca precisei mexer ali.


Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,
Eu nunca abri aquela capsula do TBI. Até pensei um dia em trocar preventivamente a membrana de borracha, mas desisti de comprar o kit.
Esta foi a 2ª bomba, a anterior durou 10 anos. O engraçado é que na semana que trocou dava para escutar dentro da cabine, embora o ouvido já selecionou como barulho repetitivo e conhecido e já não causa mais espécie.
Mas,fiquei encucado com o barulho dela e imaginar que é mais potente... ou já não fazerem produtos como antigamente, mesmo sendo a Delphi.

Deverei então encarar o custo da medição de pressão na linha e fazer a medição e eventual regulagem do CO, que ajustei no 'grito' em Set/11 em 1,55V. Vou pesquisar um especialista em Ignição Eletrônica e Carburadores. Como em Campinas não tinha a Controlar, não se vê oferta de serviços de regulagem.

obrigado

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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