Consumo de combustivel

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por rafael_club »

meu monza efi gasolina media é 7 mesmo na estrada sei que é bem economico,mais prefiro os mpfi economizam mais e tem uns poneis a mais embaixo do capo!
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Ontem fiz a média do meu e fiquei abismado, fez 7.4 Km/L andando chutadinho !! Talvez com a V.T correta e com menos transito faria mais, mas tá bom pacas pra mim.... Se tivesse andado na manha, teria feito mais de 8 facilmente !

Pra mim tá ótimo !!

=D
rafael_club escreveu:meu monza efi gasolina media é 7 mesmo na estrada sei que é bem economico,mais prefiro os mpfi economizam mais e tem uns poneis a mais embaixo do capo!
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por pablopttm »

Julio Cesar Ledo escreveu:Ontem fiz a média do meu e fiquei abismado, fez 7.4 Km/L andando chutadinho !! Talvez com a V.T correta e com menos transito faria mais, mas tá bom pacas pra mim.... Se tivesse andado na manha, teria feito mais de 8 facilmente !

Pra mim tá ótimo !!

=D
rafael_club escreveu:meu monza efi gasolina media é 7 mesmo na estrada sei que é bem economico,mais prefiro os mpfi economizam mais e tem uns poneis a mais embaixo do capo!
otimas médias. Monza é um carro economico por tudo que ele proporciona. Eu faço médias ótimas com o 2E , claro ele está bem acertado, segui aquele tutorial do Leocastro de como regular o 2E e ficou ótimo !!
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Mauricio Alves
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 31 Jan 2013, 02:20
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo de combustivel,, qual o nº do bico

Mensagem não lida por Mauricio Alves »

Ainda estou com o problema de consumo de gasolina no meu Monza estou querendo trocar o bico ,qual a numeração do bico original o ano do carro é MONZA 93 CLASS GASOLINA ou o um bico que posso usar que pra diminuir o consumo,,
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por vrsilva »

O problema de consumo elevado não é solucionado com a troca de bico, qualquer outro bico injetor que não o original só irá aumentar o consumo, seja ele de maior ou menor vazão...

Se seu carro está com consumo elevado é porque tem algo ou muita coisa errada no teu motor, fique atento a isso, o consumo elevado de combustível é apenas 1 dos indícios de problemas no motor, leve o carro num mecânico de confiança e peça para que ele analise seu motor por completo assim como seus periféricos...

Primeira coisa a verificar é a saúde do motor, verificar se ele está fumando... se sim, porque e como...

Retirar as velas e fazer uma inspeção visual é de suma importância para ficar antenado na saúde do motor, faça uma pesquisa sobre esse assunto que encontra muita coisa na internet como forma de orientação.

Depois de verificar o sistema de arrefecimento que, deve funcionar de maneira original, com todos seus componentes originais e de acordo com o modelo do veículo, nada de retirar peças ou colocar de outros carros, isso só dificulta mais ainda a solução dos problemas e podem ainda aumentar eles.

Depois deve ser verificado o sistema de ignição, velas, cabos de velas, bobina de ignição, módulo HEI, bobina impulsora, rotor do distribuidor, tampa do distribuidor, os conectores destes componentes podem estar sujo e/ou com mal contato... Lembrando que, peças novas estão sujeitas a defeitos TAMBÉM, portanto é sempre bom guardar a peça antiga retirada para comparação, e testar as peças novas para verificar que estão boas.

Depois disso, é preciso fazer uma verificação na linha de alimentação, procurar por vazamentos, ver se a linha está com a pressão correta, se o filtro está em dia, limpeza do tanque de combustível, pré-filtro do pescador do tanque...

Também tem que verificar se a linha de vácuo está sem entrada falsa de ar, a começar pelo hidrovácuo do freio, se escutar um chiado de dentro do carro ao acionar o freio, pode ser ele furado.
Pode estar com problema nas juntas do TBI, mangueiras e/ou tubos rachados, partidos, ver se o thermac não está furado, em fim, é preciso procurar por todo lado...

É uma lista imensa a ser verificada... perceba que trocar o bico não vai ajudar em nada... para saber se seu monza está com o consumo dentro dos padrões, existem muitos tópicos pelo fórum falando sobre isso, basta usar a ferramenta de pesquisa...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Mauricio Alves
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 31 Jan 2013, 02:20
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por Mauricio Alves »

vrsilva escreveu:O problema de consumo elevado não é solucionado com a troca de bico, qualquer outro bico injetor que não o original só irá aumentar o consumo, seja ele de maior ou menor vazão...

Se seu carro está com consumo elevado é porque tem algo ou muita coisa errada no teu motor, fique atento a isso, o consumo elevado de combustível é apenas 1 dos indícios de problemas no motor, leve o carro num mecânico de confiança e peça para que ele analise seu motor por completo assim como seus periféricos...

Primeira coisa a verificar é a saúde do motor, verificar se ele está fumando... se sim, porque e como...

Retirar as velas e fazer uma inspeção visual é de suma importância para ficar antenado na saúde do motor, faça uma pesquisa sobre esse assunto que encontra muita coisa na internet como forma de orientação.

Depois de verificar o sistema de arrefecimento que, deve funcionar de maneira original, com todos seus componentes originais e de acordo com o modelo do veículo, nada de retirar peças ou colocar de outros carros, isso só dificulta mais ainda a solução dos problemas e podem ainda aumentar eles.

Depois deve ser verificado o sistema de ignição, velas, cabos de velas, bobina de ignição, módulo HEI, bobina impulsora, rotor do distribuidor, tampa do distribuidor, os conectores destes componentes podem estar sujo e/ou com mal contato... Lembrando que, peças novas estão sujeitas a defeitos TAMBÉM, portanto é sempre bom guardar a peça antiga retirada para comparação, e testar as peças novas para verificar que estão boas.

Depois disso, é preciso fazer uma verificação na linha de alimentação, procurar por vazamentos, ver se a linha está com a pressão correta, se o filtro está em dia, limpeza do tanque de combustível, pré-filtro do pescador do tanque...

Também tem que verificar se a linha de vácuo está sem entrada falsa de ar, a começar pelo hidrovácuo do freio, se escutar um chiado de dentro do carro ao acionar o freio, pode ser ele furado.
Pode estar com problema nas juntas do TBI, mangueiras e/ou tubos rachados, partidos, ver se o thermac não está furado, em fim, é preciso procurar por todo lado...

É uma lista imensa a ser verificada... perceba que trocar o bico não vai ajudar em nada... para saber se seu monza está com o consumo dentro dos padrões, existem muitos tópicos pelo fórum falando sobre isso, basta usar a ferramenta de pesquisa...

OBRIGADO PELAS DICAS ,, Eu só gostaria de saber qual a numeração do bico a gasolina original ano 93 porque caso tenho que trocar já colocarei o certo , as demais peças já foram todas revisadas , motor não fuma tudo certo ,,valeu , fique com Deus ,!!
carlinhosmonza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por carlinhosmonza »

ola amigos monzeiros tenho uma duvida o oleo da mobil super original api sm 20w50 serve para o meu monzao ???? ano 88 motor 2.0 , e a outra pergunta é aonde eu consigo um adesivo do monza clube ??? aguardo a resposta vlw
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Consumo de combustivel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se verificar no manual do proprietário do seu Monza, vai ver que a recomendação para viscosidade de óleo de motor é: SAE 15W40, 20W40 ou 20W50. Estando dentro dessa recomendação está ok.
O API da época era SE ou SF. Esse pode ser alterado e colocado um mais evoluído como API SJ, SL ou SM.

Os adesivos do Monza Clube, no momento as vendas dos adesivos estão sendo realizadas exclusivamente nos eventos realizados pelo Clube. Futuramente voltaremos a disponibilizar novamente as vendas online: http://www.monzaclube.com/shopping/adesivos_MC.shtml

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder