Se a pressão e vazão estiverem diferentes entre as duas bombas pode sim ter diferença em consumo e desempenho
Ocorre que a bomba foi substituída por que emperrou (embora eu já estivesse com a nova no porta-malas) não foi preventivo e mesmo que tivesse sido eu certamente não teria feito a medição para saber quantos bar estava a linha.
Supondo que esteja com 2,5 bar, onde é feito a regulagem?
Gostaria de saber por que não vou deixar fuçarem em local errado e me gerar um novo problema.
A grosso modo não me parece mistura rica, não há cheiro de alcool perceptível no escapamento... pode ser congestionamento, fluxo pesado no rush das 18:00h
Em todo caso depois de saber onde ajusta os 'bares' vou procurar quem tenha o manômetro.
O ajuste é no regulador de pressão, que fica no TBI. Alguns TBI não tem o parafuso de ajuste.
Meu Monza nesses 14 anos já troquei a bomba de combustível por 3 vezes. Sempre em troca corretiva e sempre deu 2bar com a bomba nova. Com ela já usada eu fiz algumas medições quando tive sintoma irregular do motor e manteve os 2.0bar, mostrando que o defeito não era da bomba ou na linha de combustível. O mesmo 2.bar foi medido no Monza Club de um amigo, também com sintoma irregular no motor e bomba funcionando há alguns anos.
Das bombas que troquei no meu Monza, duas apresentaram defeitos intermitentes. Com motor quente, e parado por aproximadamente 10 min, ao dar partida a bomba de combustível não virar, mas se desse umas pequenas pancadas ela funcionava e não apresentava mais sintoma irregular, só acontecia na parada por esse tempo. Com tempo maior ou motor frio não apresentava defeito. O defeito era da bomba mesmo. Medindo a bomba com defeito intermitente, quando funcionava dava os mesmos 2.0bar. A terceira bomba pifou do nada. Parou de vez sem apresentar algum sintoma. Estacionei o carro no estacionamento de um Shopping, no último andar e para subir ou descer era por rampa caracol. Parei o carro e quando voltei a bomba não virava mais.
Foi um sufoco, pois não dava para ser rebocado pela seguradora, pois o guincho não subia por essa rampa, não podia descer puxado, pois era arriscado descer sem o servo freio funcionando.
Falei com a administração Shopping, peguei um táxi, fui na Accioly, comprei a bomba e eu mesmo troquei no local, acompanhado por um bombeiro, por recomendação da administração.
Troquei rapidamente, sai do local e fui na oficina do meu amigo para montar carenagens e fazer as devidas verificações com equipamentos adequados.
No meu caso, as 4 bombas, a original do carro e as 3 que coloquei não tiveram alterações em desempenho ou consumo de combustível. Como disse, sempre deu 2.0 bar. Não me lembro se no TBI do meu Monza tem ajuste, mas nunca precisei mexer ali.
Carlos,
Eu nunca abri aquela capsula do TBI. Até pensei um dia em trocar preventivamente a membrana de borracha, mas desisti de comprar o kit.
Esta foi a 2ª bomba, a anterior durou 10 anos. O engraçado é que na semana que trocou dava para escutar dentro da cabine, embora o ouvido já selecionou como barulho repetitivo e conhecido e já não causa mais espécie.
Mas,fiquei encucado com o barulho dela e imaginar que é mais potente... ou já não fazerem produtos como antigamente, mesmo sendo a Delphi.
Deverei então encarar o custo da medição de pressão na linha e fazer a medição e eventual regulagem do CO, que ajustei no 'grito' em Set/11 em 1,55V. Vou pesquisar um especialista em Ignição Eletrônica e Carburadores. Como em Campinas não tinha a Controlar, não se vê oferta de serviços de regulagem.
Felizmente eu tenho um amigo (meu padrinho de casamento), que me ensinou quase tudo que sei sobre manutenção em automóveis. Nessa oficina tenho livre acesso, inclusive às ferramentas. Não tenho custo de mão de obra ou eu mesmo faço o serviço, usando o espaço e ferramentas de lá. Infelizmente ele não tem ainda o analisador de gases.
Outro amigo tinha oficina com analisador de gases, alinhamento e balanceamento, e tinha também livre acesso e sem custo de mão de obra. Mas esse amigo vendeu a oficina.
Quando usava o analisador de gases, verificava e ajustava se necessário o CO, deixando o motor bem regulado.
Na inspeção da Controlar meu Monza sempre passou com índice bem abaixo do máximo permitido, que no caso para o ano dele é de 3,0% e passava tranquilo com 0,7%.
Já tem 2 anos que não verifico o índice de CO, no ano passado passou com esse mesmo valor, vamos ver esse ano como será. Espero que não tenha problemas.
O seu é a Álcool cara, não dá pra comparar né ! O meu gasolina na cidade andando de boa faz pouco mais de 8Km/L, e andando chutado faz 6~6.5Km/L por ae... Na BR andando devagar mesmo, na manha entre 80~100Km/h e usando o cut-off quando possível, faz 15 Km/L pra mais tranquilamente....
Abração !
Philipi15 escreveu:Ahhh que isso Monza bebe pra kramba, o meu ta reguladinho, revisei o distribuidor hoje, injeção ta 100%,pneus cheios de acordo com o adesivo no porta luvas, carro vazio e fiz média hoje, andando normalzinho, trocando as marchas no shift light, e o danado ñ passa de 6,5 km/l transito normal, percurso entre estrada/cidade,nunca consegui uma média acima de 10 km/l, quando as pessoas falam comigo que monza é um carro bom, macio e talz, mais fala q ele é beberrão eu concordo plenamente,ñ to falando que isso é ruim, pois tem seus motivos pra isso, se meu monza fizesse as que os seus fazem, eu tava feliz pra caramba...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Aqui na minha cidade meu monza não tem feito médias abaixo de 6,5 em transito urbano... tem vezes que faz mais de 7...
E em rodovia já fiz 10km/l andando a 140km/h a maior parte do trajeto... Mas se andar de boa a 120 ou até mesmo 110, ele faz tranquilo 12km/l... as médias dos monzas na rodovia é essa, 12km/l pro álcool e 14km/l pro gasolina, se dá pra fazer mais? Claro que dá, vai do pé, mas no geral é isso...
Mas vc é um caso a parte VrSilva vc consegue médias com o 2.0 no Àlcool muito boas acima da maioria do pessoal que tem Monza na pinga... Com certeza uma combinação do teu estilo de tocar o carro com o relevo e transito da sua cidade te proporcionam excelentes médias no Álcool, em alguns casos dignas de monza a gasolina...
Rodovia o 2.0 na pinga fazer 12Km/L é um valor muito bom na minha opinião, na cidade 6.5 em trânsito urbano no alcool considero uma média abominável e excelente!
Do jeito que ando (pé pesado), na cidade faço 6.5Km/L, se eu maneiro no pé, faz pouco mais de 8 por litro... Isso sem A/C, é claro !
:smt023
EDIT : O Álcool na sua região deve ser de excelente qualidade, o que ajuda na sua boa média com o OHC !
:smt030
vrsilva escreveu:Aqui na minha cidade meu monza não tem feito médias abaixo de 6,5 em transito urbano... tem vezes que faz mais de 7...
E em rodovia já fiz 10km/l andando a 140km/h a maior parte do trajeto... Mas se andar de boa a 120 ou até mesmo 110, ele faz tranquilo 12km/l... as médias dos monzas na rodovia é essa, 12km/l pro álcool e 14km/l pro gasolina, se dá pra fazer mais? Claro que dá, vai do pé, mas no geral é isso...
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 17 Jun 2013, 15:26, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!