temporizador do monza club

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
collozzo
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Fev 2014, 23:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: temporizador do monza club

Mensagem não lida por collozzo »

Olá, infelizmente não tenho um monza, tenho um Kadett GL 1.8 1996.
O fórum do kadett está desatualizado e sempre acompanho as dicas por aqui.

Tenho uma dúvida, gostaria de colocar no meu carro o rele do temporizador de farol e o rele da "cigarra" farois acesos.

Tenho visto alguns anuncios dizendo que esses reles são apenas para monzas e kadetts até 1993.

O que muda para os > 1994? Seria possível colocar esses reles?

Desde já agradeço pela atenção.

Abraço, Carlos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: temporizador do monza club

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No caso da cigarra, o som emitido. No caso do temporizador, a partir de 1994, o Monza (o Kadett eu não sei dizer) passou a utilizar um módulo com vários relês temporizados. Então, a seta/alerta, temporizador do farol, luz do salão (até 95), limpador de para brisas e temporizador do aquecedor do vidro traseiro passaram para dentro desse módulo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: temporizador do monza club

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

gostaria de colocar no meu carro o rele do temporizador de farol
se quiser instalar fora da fiaçao original do carro,pode usar este da marca DNI 0411.
Imagem
Imagem

fonte das fotos.
http://www.ferrottopecas.com.br/rele-te ... t-monza-/p

manual:
30 - corrente 12v direto
31 - negativo
15 - pos chave 15
87 - saida pra os farol temporizado
S - sinal do lampejador ou seja oque aciona o rele

temos mais informaçoes aqui : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=3576

sobre a cigarra pode pesquisar aqui : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 6&p=234181.
e aqui: http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... 8&start=15
agora,se for modulo como o carlos disse,eu nao conheço nada :smt023
mas,nada impede de usar os reles,se quiser.

um abraço e boa sorte amigo :smt023
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: temporizador do monza club

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu apenas respondi as dúvidas do Carlos Collozzo, sobre as diferenças conforme o ano de fabricação.
Como curiosidade, a partir de 1994, quando passou a usar o módulo temporizado, o Monza passou a ter ajuste de tempo no ciclo do temporizador do limpador. Pode ajustar o tempo entre 2 e 28 segundos aproximadamente.

Com relação a luz do salão, disse lá em cima que tem no módulo temporizado para veículos entre 94 e 95, pois no 96 a luz no teto é diferente. Não fica mais no centro. São duas, uma na frente e outra atrás, mesmo local da luz de leitura dos modelos anteriores, mas tem o mesmo formato dos Chevrolet mais novos, como no Vectra e Corsa por exemplo e, na frente é temporizado na própria luminária. Na frente e atrás também tem as duas luzes de leitura.

Essas luzes, ao abrir a porta acende as luminárias da frente e a de trás. Ao fechar a frente fica aproximadamente 8 segundos ligada e apaga, e a de trás apaga ao fechar a porta.
Como experiência, posso dizer que esse sistema utilizado no Monza 96 é muito melhor e eficiente do que os anteriores. Ao abrir a porta ilumina muito bem o habitáculo.

Vale lembrar que esse sistema é utilizado no Monza GLS, os modelos GL não tem. Não sei dizer se era opcional, mas nunca vi um GL com esses recursos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
akiow
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Mai 2014, 23:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re:

Mensagem não lida por akiow »

Diego Paiva escreveu:
Marcel Murai escreveu:Como regula o temporizador do limpador do parabrisa????
Vc liga o limpador na primeira posição, naquela função intermitente.... depois coloca na 2ª posição e deixa por um determinado tempo(até 30s se não me engano). Depois volta pra primeira função..
O tempo q vc deixou(até 30 segundos) na segunda posição, é o tempo dos intervalos que o limpador vai dar na primeira função.

Deu pra entender?

Abração!

Vivendo e aprendendo com esse forum.
Eu sempre xinguei o temporizador do monza por ser muito "doidão" , sempre que eu usava o temporizador nunca tinha um tempo constante, ficava muito p. quando tava chovendo mais forte e o limpador nao entrava, ou quando tava fraco e o temporizador ficava entrando sem parar que nem doido.
nunca entendi o porque.

Vlw mesmo, apesar do post ser de 2007 é mais uma que não sabia.
Vithor gaspar
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 25 Abr 2014, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: temporizador do monza club

Mensagem não lida por Vithor gaspar »

Galera meu limpador só funciona na velocidade 1 e 2, aquela que limpa da um tempo e limpa de novo não funciona.

O que pode ser? Alguem pode ajudar?

Monza 94 gl 1.8
Orgulhoso de ter um Monza tubarão, sonho de criança sendo realizado.

E um jovem senhor mas da de 10 a 0 em muitos carros novos por ai.

Monza, um super carro...
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: temporizador do monza club

Mensagem não lida por italo_ »

Aqui em casa tivemos um vectra cd 2003 desde zero e ele naoo tinha temporizador ajustavel no limpador dos parabrisas . Usei o carro por 3 anos, antes de minha mae vender, era dela.

O meu monza GL 95, o modulo temporiza apenas os limpadores, desembaçador (tambem pode ser desligado pelo botao) e seta/alerta. Nao possui temporizaçao de luz de salao e farois. O modulo é um marrom, diferente dos gls que parece que é um preto.

Agora, seria muito comodo se conseguissemos o modulo em que faz o controle das luzes neste modelo de vectra. Funciona assim: ao fechar a porta do carro, as luzes do salao permanecem acesas por uns 30 segundos, nao lembro bem, e depois apagam e fading. Porém, se voce ligar a igniçao neste meio tempo, as luzes se apagam na hora, pois o carro entende que voce vai dirigir.
Ja o oposto: quando voce desliga o carro, automaticamente as luzes do salao acendem, mesmo sem voce abrir as portas, e assim ficam por cerca de 30 segundos. Se voce nao abrir nenhuma porta, elas se apagam.
Junto com isso, tem o sistema que trava as portas automaticamente quando voce excede os 20km/h e, assim que voce desliga a o carro, as portas destravam automaticamente.
Legal tambem é, se voce ligar o radio com a igniçao desligada (no som premium original é possivel, porem vc precisa segurar power por mais tempo), em 1h de uso ele desliga sozinho para nao descarregar a bateria. Porem se voce ligar o som com a igniçao ligada, ai ele nao fica temporizado por 1 hora
Sera que tem como? Pensem que mimo ficariam nossos monzas assim! Eu nem sei como funciona o sistema nesse modelo do vectra, se é um modulo so pra luzes, ou se é interligado com luz, vidros e alarme, e farois.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: temporizador do monza club

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Funciona assim: ao fechar a porta do carro, as luzes do salao permanecem acesas por uns 30 segundos, nao lembro bem, e depois apagam e fading. Porém, se voce ligar a igniçao neste meio tempo, as luzes se apagam na hora, pois o carro entende que voce vai dirigir.
O meu Monza GLS já é assim. condição de fábrica.

se voce ligar o radio com a igniçao desligada (no som premium original é possivel, porem vc precisa segurar power por mais tempo), em 1h de uso ele desliga sozinho para nao descarregar a bateria. Porem se voce ligar o som com a igniçao ligada, ai ele nao fica temporizado por 1 hora

Meu Monza GLS 96 é assim, mas não pelo carro e sim pelo rádio. Quando tinha o rádio/toca CD de fábrica era assim. Era Philips e o som não era bom. Troquei tupo por Pioneer em 1999, assim que comprei o carro. Hoje estou com rádio que vem no Agile e Montana, que também tem essa função, além do entrada USB e Bluetooth.

Além dessas funções, tem o temporizado do farol, cigarra musicada, temporizador da luz da cabine e o ajuste de tempo do temporizador do limpador. Todos itens de fábrica. A cigarra musicada e as luminárias do GLS 96 são diferentes dos modelos até 95, ou seja, nos modelos 96 a luz do salão não fica no centro do teto. Fica junto com as luzes de leitura da frente e de trás. Cada luminária tem 3 lâmpadas (1 salão e 2 leitura) e somente a luminária da frente tem temporizador. O estilo dela é semelhante aos Chevrolet de 96 em diante, como Vectra, Corsa...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder