Troca ou não do alternador

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Troca ou não do alternador

Mensagem não lida por filipenogueira »

Bom pessoal, sei que temos tópicos referente a alternador no forum porém a minha dúvida não encontrei nada específico, vamos lá, ontem a noite o alternador do meu Monza parou de carregar a bateria, meu alternador é um DELCO REMY e já verifiquei o aterramento do motor e está OK, vamos às dúvidas, como faria pra testar se ele está carregando porém não enviando carga pra bateria/sistema? no caso eu tenho ciência de que os rolamentos estão precisando ser trocados (não estão fazendo quase nada de barulho porém segundo meu mecânico já está chiando) e segundo orçamento pra dar uma geral (rolamentos, porta-escovas, escovas, regulador de voltagem) ficaria em 280 reais pra fazer, vale a pena mandar ele arrancar o alternador e eu mesmo fazer a manutenção? é possível eu mesmo fazer essa manutenção em casa? vale a pena procurar um outro alternador pra fazer a base de troca? Lembrando que meu Monza não tem AC. Estou pensando seriamente em pedir pro meu mecânico retirar o alternador pra mim e eu mesmo fazer as devidas manutenções porém tenho receio de não ser possível por falta de prensa, etc ou mesmo falta de conhecimento no funcionamento/montagem de um alternador. Desculpem criar um novo tópico para sanar minhas dúvidas mas não achei pertinente aos outros tópicos e estou precisando de ajuda urgente pois amanhã terei que sair correndo do trabalho já sabendo o que vou fazer pra resolver o problema do Monzão o mais rápido possível pois é meu carro do dia-a-dia e não posso ficar ocupando o carro da namorada por muito tempo e a verba está bem curta ainda mais com os últimos acontecimentos com o Monzão. Abraços a todos
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Vinicius Renan
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Troca ou não do alternador

Mensagem não lida por Vinicius Renan »

vou ser sincero com vc seu mecanico cobrou 280R$ e o meu cobrou 310R$ pra fazer a mesma coisa, mais tem um porém se vc ir atras das peças fica a metade do preço,
mais eu vou te dizer uma coisa meu mecanico mexeu no carro na minha casa mesmo pq não tive como levar o carro pra oficina, sem brincadera eli gastou 4hs pra retiar o danado é muito dificil tem que desmontar todo o sistema hidraulico da direção e varios parafusos de dificil acesso... resumindo o alto preço esta na mão de obra e não nas peças, pra eli só retirar o mesmo pra vc fazer o trampo vai economizar no maximo 50R$, Eu particularmente prefiri pagar, mais é bom pesquizar pq depois que fiz a manutenção fiquei sabendo que ficava em 180R$ a base de troca>>> é mole!!!
HA e pra testa-lo é facil se vc tiver um multimetro,,,rsrrs... é só colocar na função 20volts,,, ligar o carro e colocar vermelho no positivo e preto no negativo da bateria,, e tem que dar entre 14v, a 14,5v. se ficar abaixo disso o alternador esta realmente indo pro espaço!!! falow amigo boa sorte ai!!!
Fotos da minha criança!!!
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/
filipenogueira

então André, até então era os 280 reais né..(que eu me lembre) o problema é a grana mesmo, tava pensando em economizar fazendo eu mesmo mas pelo que o amigo Vinicius falou já ta me desanimando de mexer eu mesmo, o grande problema pra mim na troca é a qualidade do alternador na base de troca e se é que vou conseguir fazer na base de troca.

Vinicius, na verdade, esse teste eu já tinha feito e ta dando a voltagem da bateria mesmo, no máximo 12,21v pensei que poderia ser deficiência no aterramento mas este está OK, minha dúvida agora é a questão da carga mesmo, pólo positivo, se ele está dando continuidade no cabo entre alternador e bateria, o problema maior agora é que estou com o carro na bateria, então não tenho como ficar levando em N lugares, meu medo é chegar no autoelétrico que já tenho de confiança e ele falar que só mexe se eu levar o alternador desmontado do carro já pra ele e eu ter que bater até o meu mecânico pra retirar, eu tenho medo de não ter bateria suficiente pra tudo isso, as duas oficinas não são longes massssss....ontem mesmo dei umas 6 partidas no carro entre testes e guincho. Pelo visto eu acho que vou morrer numa grana pra entregar pros outros fazerem o serviço mesmo..... mas ainda vou esperar a opinião dos outros amigos aqui do forum.

Abraços e obrigado pelas dicas!!!!!

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
filipenogueira

amigos, me ocorreu aqui uma coisa, será que também o problema pode ser rotor? qual a função do rotor no alternador? Abraços

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

A tensão fornecida pelo alternador pode ser de 13,5V até 14,5V e não somente de 14V para cima... Até porque a tensão da bateria é somente 12V, se colocar muita tensão explode a bateria... O que mais importa para a qualidade da carga da bateria não é a tensão, a tensão é apenas uma medida, o alternador pode estar dando saida de 15V e estar com a carga ruim... o que realmente importa no alternador, é a corrente que ele está mandando para a bateria, esta deve ser boa, e quando carregada a bateria ele deve entrar no modo "flutuação"... Simplesmente medir a tensão e condenar o altenador por conta de 0,5V não basta... Tem que ficar de olho se está ok...

O que eu recomendo sendo uma solução barata para testar o alternador é, ligar os fio positivos e negativos dele e puxar para dentro do carro por sua vez ligando num multimetro na escala de 20V, e ficar observando a tensão, o tempo de leitura do multimetro é bem rapido, e da para perceber qualquer queda ou até mesmo sobre tensão...
Não é atoa que os carros preparados tem voltimetro interno pois se faltar alimentação na ignição pode matar o motor inteiro...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
filipenogueira

então amigo vrsilva, o problema que com o carro ligado está dando 12,21v que ao meu ver está ligando e funcionando o carro somente na bateria sem nenhuma influência do alternador, já fiz o teste com o carro ligado porém tive esse resultado, o que acabei não fazendo é desligar o cabo positivo da bateria com o carro em funcionamento por não ter na mão uma chave estriada ou L da medida do polo da bateria pra ver se desliga o carro ou não. Fora o medo de fazer besteira e ficar dado faísca ao tentar desligar o pólo..um amigo aqui do trabalho falou que teve o mesmo problema no alternador de um Gol quadrado e disse que o problema dele era somete o regulador de tesão/voltagem e trocando resolveu o problema... Abraços

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Nilton Cezar
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Nilton Cezar »

Bom dia amigo, fiz uma revisão preventiva este FDS no meu Arno Monza SR com DH, retirei o alternador sem problemas por cima sem remover nada além dele.
Abri para efetuar troca de rolamentos, já que estava com leve chiado, resolvi em 3 horas, isso que eu nunca tinha desmontado. A unica coisa que requer atenção especial é uma arruela espaçadora que fica pelo lado de dentro no mesmo parafuso do positivo, mas isso na hora da montagem.
Foi moleza, quanto a prensa, não precisei dela..troquei rolamentos e de quebra as escovas, fora isso uma boa limpeza.
Custo: R$ 15,00 cada rolamento e R$ 30,00 o par de escovas, custo total da revisão R$ 60,00.
Montei o alternador ontem no carro e ficou perfeito!!
Eu faria manutenção ao inves de trocar, pois vc vai largar um usado para pegar outro...e vai gastar mais $ sem necessidade!
Monza SR 86/86 2.0 8v 140Cv, preto formal vidro trava, direção escamoteável, ar quente. freio a disco nas 4 rodas.
Responder