Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Amigos meu monza 96 efi está apagando as vzs mesmo engatado. Já troquei sensor de velocidade, sensor temperatura, verifiquei aterramento bomba elétrica e nada resolve. distribuição toda nova velas novas bomba nova. Fiz o jumpe na central e só acusa código 12 que é normal. Me ajudem obg.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Primeiro passo é identificar se o motor apaga por falta de faísca nas velas ou por pane de combustível. Somente após essa avaliação é que se toma rumo em direção do defeito.

Depois, verificar se a UCE recebe sinal de rotação do motor, quando ocorre o sintoma irregular.

Informou que trocou peças, mas não informou como fez os testes e se estavam ruins ou não. Trocar peças boas por peças novas, só aumenta o custo e tempo da manutenção e, pode até colocar mais defeito ao que já tem. Peças novas pode apresentar defeitos ou serem mau aplicadas, o que vai complicar ainda mais a avaliação do reparador.
Também não informou como fez o teste da bomba, que teria de ser com manômetro e vazômetro na linha de combustível. Sem testar a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, não se sabe como está, mesmo se a bomba funcionar. A bomba de combustível não é o único item da linha de combustível.

Temos muitos tópicos sobre o sintoma reclamado, sobre sinal e rotação (bobina impulsora), módulo HEI, linha de combustível... Usando a ferramenta de pesquisa deste fórum, vai encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
csouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 53
Registrado em: 15 Fev 2015, 11:59
Cidade: São Pedro da Aldeia
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 650
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por csouza »

Eu já passei por isso com meu monza e no final descobri que era entrada falsa de ar na TBI.Não custa nada verificar.Fiz até um tópico aqui para receber ajuda.O carro as vezes até em alta velocidade,apagava do nada.O Carlos ai é fera,mas encontrei mecanico que falou cada asneira.Só para vc ter uma idéia mandaram eu trocar até todo escapamento,dizendo que era tal sonda lambda.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Eu estou suspeitando da minha bobina de ignição que de fato é GM ainda esta muito velha será que ela pode estar em curto ? Meu modulo hey e delphi bobina tampa, velas e cabos NGK novos e bomba de combustível nova. Falei com meu mecânico ele disse pode ser motor de passo ou sensor de borboleta, mas eu não acho que é isso. Obg amigos se eu resolver aviso vcs.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bobina em curto, tanto faz a impulsora como a de ignição vai dar o defeito constante e não intermitente, podendo até mesmo danificar o HEI.
Se for bobina, qualquer uma das duas, estará com mau contato interno se apresentar esse defeito. Dai, vai cair no que disse lá em cima com relação a avaliação e testes, que já foram comentados em outros tópicos sobre o mesmo tema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Ok amigo e como faço esse teste nas bobinas ? Multímetro? Qual a resistência normal delas ? Eu estava lendo alguns comentários em outros casos e disseram pode ser comutador de chave tnbm, até que faz sentido vou dar uma avaliada. Obg
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para teste estático de bobinas é só usar um Ohmímetro ou multi teste de boa qualidade e medir a impedância e comparar os valores com manual de serviço do sistema, no caso, da Multec 700.

Se for problema com comutador, quando ocorrer o sintoma, não terá alimentação 12Vcc no positivo da bobina de ignição e no módulo HEI.

Eu indiquei lá em cima a procurar por tópicos sobre o mesmo sintoma, onde temos vários relatos, testes e soluções... Como também indiquei a verificar se o motor para por falta de faísca nas velas ou por pane de combustível. O sintoma é o mesmo e as causas são diferentes.

Se tiver problema na bobina impulsora, não vai gerar o sinal de rotação do motor para a UCE. Nesse caso, não vai ter alta tensão (sem faísca nas velas e nem na saída da bobina de ignição), a bomba de combustível não funciona de forma definitiva (mas funciona ao ligar o contato e para após alguns segundos) e a válvula injetora não pulsa. Se estiver 1 ou mais do três itens, está gerando sinal de rotação, portanto a bobina impulsora está funcionando.
Se a bobina de ignição abrir, vai ter tensão no em seu positivo, não vai ter alta tensão na sua saída, mas terá a válvula injetora pulsando e se insistir na partida, vai ter cheiro de combustível no escapamento.

Como pode perceber, com pequenas avaliações se tem um rumo para o defeito e alguma delas, nem precisa de equipamentos de disgnósticos.

Tudo que descrevi aqui nessa mensagem, já foi descrito em outros tópicos, estou apenas repetindo, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu estou suspeitando da minha bobina de ignição que de fato é GM ainda esta muito velha será que ela pode estar em curto ? Meu modulo hey e delphi bobina tampa, velas e cabos NGK novos e bomba de combustível nova.
Evandro

Entre essas peças novas da distribuição está incluído o rotor do distribuidor?
Esse pequeno componente já me deixou na mão.
Se não trocou, troque o mesmo, pois é um componente barato.
Quanto a testar a bobina, um teste estático, como descreveu o Carlos Freire, pode não ser efetivo.
Se ela estiver com isolamento interno ruim, vai sofrer fuga interna de alta tensão. O sintoma seria o mesmo de rotor rachado.
Falhas ocasionais na ignição são típicas de deficiência de isolamento. Tanto no caso do rotor como no caso de fuga nos cabos ou na bobina, ocorrem geralmente em algumas faixas de desempenho do motor. Quando a pressão dentro da câmara de combustão é maior, a faísca nas velas tem mais dificuldade em saltar entre os eletrodos, e aí a alta tensão procura pontos fracos no sistema para fugir.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder