COMO LIGAR O RELÉ DE PARTIDA A FRIO NO MONZA 88

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
renatots
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Nov 2017, 18:50
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

COMO LIGAR O RELÉ DE PARTIDA A FRIO NO MONZA 88

Mensagem não lida por renatots »

ola, pessoal eu tenho um monza sl/e 88 álcool.
eu vi alguns fórum aqui no monzeiros e decidi dar uma olhada na caixa de fusíveis do meu monzão para dar uma geral nela, e para minha surpresa vi que ele tinha o relé de partida a friu. só que ele esta desativado, no lugar do relé fizeram uma gambiarra colocaram um botão para aciona o motor
que injeta de gasolina no carburador.

só que eu queria deixar original injetando automático, mas eu não sei como ligar o relé ele tem o chicote original na caixa de fusíveis eu testei os fios só ta chegando o positivo pós-chave no pino 15 nos outros não chega nada. se vcs puderem me ajudar eu agradeço.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO LIGAR O RELÉ DE PARTIDA A FRIO NO MONZA 88

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Use o esquema elétrico do Monza 90, disponível na seção de manuais.

Entendo que se colocaram botão para funcionamento manual é porquê o antigo proprietário passou por problemas com injeção de partida a frio automática.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
renatots
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Nov 2017, 18:50
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: COMO LIGAR O RELÉ DE PARTIDA A FRIO NO MONZA 88

Mensagem não lida por renatots »

obrigado carlos
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO LIGAR O RELÉ DE PARTIDA A FRIO NO MONZA 88

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

vi que ele tinha o relé de partida a friu. só que ele esta desativado, no lugar do relé fizeram uma gambiarra colocaram um botão para aciona o motor
que injeta de gasolina no carburador.
Renato
Seja bem vindo ao fórum!

Quando tiver tempo disponível, leia as mensagens antigas. Tem muita informação interessante aqui.
Uma delas (ou várias delas) falam sobre o sistema de partida a frio do Monza.
Ele foi concebido pela engenharia da GM para tornar a partida em tempo frio automática, sem aquela chatice dos primeiros carros à etanol, onde o motorista tinha de injetar manualmente a gasolina no carburador ou no coletor. Além de ser mais uma tarefa na partida do motor, alguns motoristas injetavam gasolina de menos, outros injetavam demais, e a partida se tornava difícil.
Acontece que, no Monza, o sistema automático tinha uma deficiência: se a temperatura estivesse baixa, mas não atingisse os graus para acionar o automático, o carro simplesmente não pegava.
Aí surgiu a idéia de voltar no tempo, instalando um botão.

Como disse o Carlos Freire, algum proprietário anterior do seu Monza teve dificuldades de partida a frio e instalou a tal 'gambiarra'.

Então, se você está disposto a refazer tudo e deixar como saiu de fábrica, esteja ciente de que, depois do trabalhão que vai ter, pode se decepcionar e sentir saudade do botão.
Não me aprofundei em como o pessoal costuma instalar o botão, não sei se ao fazer isso desativam o sistema original ou adicionam o botão deixando o sistema automático funcionando. Acho que seria o ideal. O motorista deixava por conta do automático, e caso tivesse dificuldade na partida, aí acionaria o manual.

Ab
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
renatots
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Nov 2017, 18:50
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: COMO LIGAR O RELÉ DE PARTIDA A FRIO NO MONZA 88

Mensagem não lida por renatots »

gostei da ideia luis, vou religar o sistema original e deixar o botão de acionamento manual também.

obrigado pela dica luis.
Responder