MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Robson B escreveu: 09 Dez 2017, 21:40
Eu havia testado os cabos com multímetro, antes mesmo de parar o carro de vez pra retificar o motor, e o que ficou com a tensão mais alto ficou em 6 ohms. Interessante é que lí sua sugestão, e pensei: bom, já que eu tô na roça mesmo com essa situação, não custa medir os cabos novamente pra não restar dúvidas. Peguei todos, testei novamente, e adivinha? Dos 4, 3 estão com valor infinito 1. O que está melhorzinho de todos, é justamente o cabo da bobina que está com 1.95 ohms. Sendo assim, na semana que vem agora já vou fazer a troca de todos!
Muito obrigado tyo e á todos vocês por enquanto :ok: , vamos ver se agora o negócio vai!
Os cabos de velas com aplicação correta para o Monza são resistivos. Sendo assim, possuem resistência que podem variar de acordo com seu tamanho. Quanto maior cabo, maior será a sua resistência.
No manual de reparações do Monza 90 consta as resistências dos cabos, conforme seu tamanho, mas em geral, cabos com valores abaixo de 5k ohms, estão bons ou não vão interferir no funcionamento do motor.

Quando disse que deu valor infinito na medição dos cabos, não informou em que posição na escala de ohms deixou o multi teste. Se ficar em posição que mede abaixo de 5k ohms vai acontecer isso mesmo.


Continuo ainda a dizer que se tem alta tensão (faísca forte e azulada) na bobina de ignição e não chega nada nas velas, o defeito é apenas rotor, tampa do distribuidor ou cabos, não adianta a procurar em outro local até que tem faísca chegando nas velas, já que tem na saída da bobina de ignição. Alguma coisa está deixando passar ou as informações passadas não correspondem a realidade, rs!. Disse que um reparador foi avaliar o defeito, acho estranho um profissional da área comer bola com uma coisa tão simples e fácil de avaliar, como o rotor, tampa do distribuidor e cabos. Por isso desconfiei das informações passadas, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Quando disse que deu valor infinito na medição dos cabos, não informou em que posição na escala de ohms deixou o multi teste. Se ficar em posição que mede abaixo de 5k ohms vai acontecer isso mesmo.

Carlos, deixei em 20K

Continuo ainda a dizer que se tem alta tensão (faísca forte e azulada) na bobina de ignição e não chega nada nas velas, o defeito é apenas rotor, tampa do distribuidor ou cabos, não adianta a procurar em outro local até que tem faísca chegando nas velas, já que tem na saída da bobina de ignição. Alguma coisa está deixando passar ou as informações passadas não correspondem a realidade, rs!. Disse que um reparador foi avaliar o defeito, acho estranho um profissional da área comer bola com uma coisa tão simples e fácil de avaliar, como o rotor, tampa do distribuidor e cabos. Por isso desconfiei das informações passadas, rs!

Então Carlos, por isso preferí não embarcar na avaliação dele, como eu já tinha falado aqui logo no início, ele simplesmente veio, fez os testes com multímetro nos sensores, testes esses que eu já tinha feito, usou uma lâmpada, descascou uns fios da bobina e já foi logo de cara "Condenando" o meu Distribuidor, deu certeza que era a "carcaça" do Distribuidor que estava comprometida e que tinha que trocar ou comprar um novo, e ainda quería já levar o distribidor pra desmontar, aí eu não concordei claro, por isso recorrí ao fórum, jamais eu iria omitir ou "enfeitar" as informações, tanto que eu podia esconder essa parte dos cabos, e depois do carro funcionando dizer obrigado pessoal, era a tampa do distribuidor nova que veio com defeito, mas prefiro expor os fatos. Eu errei sim, fiz uma verificação dos cabos antes mesmo de desmontar o motor, e confiei na medição e fiz a montagem meses depois sem conferir novamente pra ter certeza.
Editado pela última vez por Robson B em 10 Dez 2017, 08:38, em um total de 2 vezes.
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Por isso sempre prefiro consultar aqui o clube, porque os caras já chegam na malícia pra fazer um orçamento, o cara espetou fios, chicotes e tal e condenou a carcaça do distribuidor, não sei como não condenou Hei, Impulsora, UCE...
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Robson

Eu, pessoalmente, acho muito pouco provável que seu motor deixe de pegar por causa de resistência alta nos cabos de velas.
Mesmo cabos interrompidos deixam passar centelha, nem que seja para o motor pegar e funcionar em marcha lenta.
Já em altos regimes eles têm uma alta influência, pois altas compressões nas câmaras exigem centelha mais forte.
Qdo eu comprei o jogo de cabos que está instalado até hoje no meu Monza (isso foi em 2011!), eu resolvi sair da NGK, pois a resistência dos cabos NGK no meu Monza estavam subindo muito rápido, e comprei um jogo Magneti Marelli.
Leia a mensagem que eu postei na época:
Imagem
Como podem ver, os cabos da Magneti possuem uma resistência muito maior dos que a gente está acostumado a ver, como NGK, Bosch, Packard.

Meu Monza está funcionando muito bem até hoje na parte de ignição (são 6 anos!), com toda essa resistência nos cabos.

Faço a você uma pergunta básica, não sei se alguém já perguntou: você testou se tem centelha na ponta dos cabos, onde eles conectam com as velas?
Ah, uma outra pergunta: seu motor saiu da retífica. Como está o aterramento dele?

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 10 Dez 2017, 11:57, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

No Monza, originalmente não tem nenhum dispositivo para cortar a bomba de combustível ou a ignição. Atrás do porta luvas ficam apenas o módulo de alarme original, que além de ativar a sirene, faz as setas piscarem
Carlos Freire

Aproveitando a deixa, em Monzas com alarme original (o meu está desativado), existe mesmo aquela proteção que evita a partida do motor, interrompendo o circuito de alimentação do automático do motor de arranque em caso de violação do carro?

Claro que isso nada tem a ver com o problema do Robson, já que, pelo que li até agora, o motor de arranque gira no Monza dele, apenas o motor não acende.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Faço a você uma pergunta básica, não sei se alguém já perguntou: você testou se tem centelha na ponta dos cabos, onde eles conectam com as velas?
Ah, uma outra pergunta: seu motor saiu da retífica. Como está o aterramento dele?
Abs
[/quote]

Respondendo suas perguntas Luiz Carlos"

Sim, Fiz os testes:

1- Com chave de fenda na ponta das velas, e á noite também pra facilitar ver algo, mas sem sucesso!

2- A retífica só fez as usinagens, a montagem eu mesmo fiz, mas antes de desmontar, tirei fotos, marquei com esmalte as cores e os fios que eram pra ser religados novamente, e o Carlos Freire também me ajudou via MP, por isso creio que estajam certo os aterramentos e ligações do câmbio, do cabeçote, daUCE, do arranque e do alternador, pelo menos acredito que esteja certo né rs!
(Tuchos descarregados antes de serem remontados) pra partida não ser sofrida!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

:!:Quando tava na Girafa pronto pra ir pro cofre, e depois quando as coisas estavam sob controle e na reta final!!!
Aqui o sistema é Bruto rsrs!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 10 Dez 2017, 11:52
Carlos Freire

Aproveitando a deixa, em Monzas com alarme original (o meu está desativado), existe mesmo aquela proteção que evita a partida do motor, interrompendo o circuito de alimentação do automático do motor de arranque em caso de violação do carro?

Abs
Luiz Carlos,

sim existe esse proteção. Se der partida com alarme ativado o motor de partida não funciona.
O comutador de partida do Monza tem um terminal a mais, que é quem envia sinal ao módulo de alarme, para desativa-lo.
Certa vez eu ganhei um comutador do Corsa que era igual ao do Monza, mas com um terminal a menos. Coloquei no meu Monza e o carro funcionou normalmente, até eu ligar o alarme original. Quando voltei para o carro e tentei desativar o alarme, ele fez o sinal de desativado aguardando o tempo para ligar a ignição, quando dei partida o o motor de arranque não funcionou e disparou o alarme que não desativar, por falta do sinal do terminal do comutador que mencionei acima. Levei um certo tempo para me lembrar do comutador que tinha colocado. Abri o capô e desliguei a bateria.
Ao ligar novamente a bateria, o alarme desativou e pude dar partida normalmente. Votei em casa e coloquei de volta o comutador original.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder