Os cabos de velas com aplicação correta para o Monza são resistivos. Sendo assim, possuem resistência que podem variar de acordo com seu tamanho. Quanto maior cabo, maior será a sua resistência.Robson B escreveu: ↑09 Dez 2017, 21:40
Eu havia testado os cabos com multímetro, antes mesmo de parar o carro de vez pra retificar o motor, e o que ficou com a tensão mais alto ficou em 6 ohms. Interessante é que lí sua sugestão, e pensei: bom, já que eu tô na roça mesmo com essa situação, não custa medir os cabos novamente pra não restar dúvidas. Peguei todos, testei novamente, e adivinha? Dos 4, 3 estão com valor infinito 1. O que está melhorzinho de todos, é justamente o cabo da bobina que está com 1.95 ohms. Sendo assim, na semana que vem agora já vou fazer a troca de todos!
Muito obrigado tyo e á todos vocês por enquanto , vamos ver se agora o negócio vai!
No manual de reparações do Monza 90 consta as resistências dos cabos, conforme seu tamanho, mas em geral, cabos com valores abaixo de 5k ohms, estão bons ou não vão interferir no funcionamento do motor.
Quando disse que deu valor infinito na medição dos cabos, não informou em que posição na escala de ohms deixou o multi teste. Se ficar em posição que mede abaixo de 5k ohms vai acontecer isso mesmo.
Continuo ainda a dizer que se tem alta tensão (faísca forte e azulada) na bobina de ignição e não chega nada nas velas, o defeito é apenas rotor, tampa do distribuidor ou cabos, não adianta a procurar em outro local até que tem faísca chegando nas velas, já que tem na saída da bobina de ignição. Alguma coisa está deixando passar ou as informações passadas não correspondem a realidade, rs!. Disse que um reparador foi avaliar o defeito, acho estranho um profissional da área comer bola com uma coisa tão simples e fácil de avaliar, como o rotor, tampa do distribuidor e cabos. Por isso desconfiei das informações passadas, rs!
Abs,
Carlos Freire