MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Robson B escreveu: 08 Dez 2017, 08:34 Então Carlos, o Rotor e a Tampa foram trocados e os alojamentos verificados...
Robson, tem algo estranho na sua avaliação... Se tem a faísca (alta tensão) forte e azulada na saída da bobina, no cabo que entra no distribuidor e, não sai alta tensão do do distribuidor para as velas, o caminho é só a tampa e o rotor. Trocou peças novas por peças boas sem avaliar primeiro se tem defeito?
É comum quebrar o carvão na colocação ou retida da tampa, principalmente nos veículos com A/C de fábrica. Eu mesmo já quebrei carvão de duas tampas nesse movimento de tirar ou colocar a tampa. Para evitar esse problema, solto todos os cabos da tampa antes da remoção.
Nos dois casos que quebrei o carvão da tampa, foi no meu Monza GLS 96 a muitos anos atrás e fui comprar uma tampa nova com carro nessa condição. Mas seria interessante verificar esses dois itens, mesmo sendo peças novas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Eu vo da mais uma verificada minuciosa Carlos.
Meu rotor realmente tava ruim fisicamente, aquela chapinha de metal dele tava suja como se estivesse queimado o local sabe, dei uma boa limpada com limpa contato mas não fico bom, então fiquei cabreiro de que esse aspecto de queimado nessa chapinha pudesse interferir no trabalho do próprio rotor.
Eu vo avaliar novamente a tampa pra ver...
👍
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Robson B escreveu: 08 Dez 2017, 08:52 Eu vo da mais uma verificada minuciosa Carlos.
Meu rotor realmente tava ruim fisicamente, aquela chapinha de metal dele tava suja como se estivesse queimado o local sabe, dei uma boa limpada com limpa contato mas não fico bom, então fiquei cabreiro de que esse aspecto de queimado nessa chapinha pudesse interferir no trabalho do próprio rotor.
Eu vo avaliar novamente a tampa pra ver...
👍
Essa sujeira não vai interferir significativamente no funcionamento do motor. O problema é se estiver furado ou trincado. Quando furado, em geral o furo é muito pequeno, quase não se consegue ver.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Essa sujeira não vai interferir significativamente no funcionamento do motor. O problema é se estiver furado ou trincado. Quando furado, em geral o furo é muito pequeno, quase não se consegue ver.
Robson

Como disse o Carlos Freire, às vezes é difícil notar um furo ou rachadura do rotor.
A foto abaixo é de um rotor que eu substituí, pois o motor não pegava de jeito nenhum. A centelha fugia para o eixo do distribuidor, ao invés de ir para as velas. Só depois de remover a chapinha de contato e lavar bem o rotor é que deu para perceber a rachadura. E ainda assim porque na rachadura permaneceu sujo, se não houvesse sujeira não daria para ver nem lavando a peça:

Imagem
Imagem

Todo monzeiro deveria ter um rotor de reserva no porta malas. É uma peça pequena, não ocupa espaço, e tem um custo razoável. Mas eu já precisei ser rebocado por causa dela. :(

Aquela parede onde ocorreu a rachadura é fina. Como entre o dedo do rotor e os contatos da tampa que levam a corrente para as vela existe uma folga, que vai ficando maior à medida em que a tampa envelhece, isso favorece a ocorrência de fuga para o eixo do distribuidor. Aquela parede deveria ser mais grossa, ou deveria haver uma placa de material isolante de alta tensão no fundo do rotor.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 08 Dez 2017, 17:42, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por dutra s a »

vindo de guarulhos um dia , ao passar debaixo da ponte jaguare o meu carro apagou com minha filha na epoca com quase 3 anos , fiz o inferno mas nao tinha olhado o rotor e o carro foi rebocado pela cet ate um posto de combustivel prox, o carro dormiu lá , no dia seguinte com mais calma etc... peguei o rotor passei o dedo na sujeira da lamina e dei partida , ( foi a primeira coisa que fiz ao chegar lá com uma ipanema pra rebocar ate interlagos ) o filho da mae pegou !!!, faltou pouco pra eu retirar o rotor e jogar no meio da rua ,que ódio nesse dia

mas tava bem sujo mesmo , tambem , nunca tinha revisado isso desde de quando comprei o carro rsrrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

É, tenho visto que pelo jeito não é só um caso aqui e outro alí com rotor, pelo contrário, já aconteceu com vários aqui então, também penso que aquela parede tinha que ser mais grossa Luiz Carlos. Hoje não vai dar pessoal, vou trabalhar novamente a noite e tenho que descansar bem agora a tarde, mas amanhã vou dar mais uma olhada caprichada, com todas as dicas aqui me passadas reunidas num passo a passo. Muito obrigado á todos por enquanto, ten sido de muita importância a ajuda dos senhores!!!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por dutra s a »

independente do que for e o resultado etc... acima de tudo nao esqueça de apresentar aqui o que aconteceu e como foi concertado , pois muitos ja passaram , passam ou vao passar por isso e todos aqui ajudam uns aos outros

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Concerteza dutra.
Todo o resultado ou novidade estarei fazendo o relato aqui no tópico. Gosto muito também de ajudar quando vejo alguém se batendo pra resolver algo que eu sei ou tenho mais ou menos idéia doque possa ser. Sábado terei novidades, boas ou não, vou relatar aqui. Valew pessoal!
Att.
®Robson B. :arrow:
Responder