MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Robson B
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Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

tyo escreveu: 09 Dez 2017, 15:12 se sai faisca forte e azulada (tem que ver se está avaliando certo o "forte") da bobina e não chega nas velas só pode ser rotor tampa ou cabos de vela não tem como ser outra coisa,pode esquecer fiação,bobina impulsora,hei e etc.
Então tyo.
eu havia testado os cabos com multímetro, antes mesmo de parar o carro de vez pra retificar o motor, e o que ficou com a tensão mais alto ficou em 6 ohms. Interessante é que lí sua sugestão, e pensei: bom, já que eu tô na róça mesmo com essa situação, não custa medir os cabos novamente pra não restar dúvidas. Peguei todos, testei novamente, e adivinha? Dos 4, 3 estão com valor infinito 1. O que está melhorzinho de todos, é justamente o cabo da bobina que está com 1.95 ohms. Sendo assim, na semana que vem agora já vou fazer a troca de todos!
Muito obrigado tyo e á todos vocês por enquanto :ok: , vamos ver se agora o negócio vai!
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dutra s a
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Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por dutra s a »

nao é comum nao mas atraz do porta luvas existe uma caixinha preta , essa caixa (modulo) tem relaçao em cortar a bomba ou igniçao e entao é feito uma ponte (jumper) pra que a bomba ou igniçao seja continuada , nao si exatamente como descrever , mas vi um gls 94 que nao foi o meu kkk que foi descoberto um fio meio torrado ou solda estourada nessa caixa e nisso nao dava partida ou nao dava bomba ou faisca mas era alarme original do carro um bom eletricista pode resolver isso , se for o caso claro

ja tentao usar wd40 na partida ????? heim ????

peça pra alguem dar partida e voce no momento da partida espirra na sutileza sem demasia na borboleta , ou se tiver sozinho da uma bela umedecida na borboleta e de a partida , veja tambem se ao tentar dar partida se nao ta escarrando muito combustivel pelo bico , dependendo do tanto afoga

abs estamos ai
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Robson B
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Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

dutra s a escreveu: 10 Dez 2017, 03:13 não é comum não mas atrás do porta luvas existe uma caixinha preta , essa caixa (modulo) tem relação em cortar a bomba ou ignição e então é feito uma ponte (jumper) pra que a bomba ou ignição seja continuada , não si exatamente como descrever , mas vi um gls 94 que não foi o meu kkk que foi descoberto um fio meio torrado ou solda estourada nessa caixa e nisso não dava partida ou não dava bomba ou faísca mas era alarme original do carro um bom eletricista pode resolver isso , se for o caso claro
Bom saber disso dutra, amanhã vou dar uma olhada nesse módulo aí que você citou!
Já tentou usar WD40 na partida ????? Heim ????
Não usei ainda, mas ví o caso de um monzeiro aqui do fórum que usou. Não custa tentar né!
Peça pra alguém dar partida e você no momento da partida espirra na sutileza sem demasia na borboleta , ou se tiver sozinho da uma bela umedecida na borboleta e de a partida , veja também se ao tentar dar partida se não ta escarrando muito combustível pelo bico , dependendo do tanto afoga
Pelo que eu observei no momento da partida, não chega á ser exagerado a borrifada do bico, quando tentamos por várias vezes seguidas no "tranco", aí sim, eu com medo de acabar afogando, depois de várias tentativas desconectei o bico, se acaso pegasse, já teria bastante umidade de combustível no coletor até queimar.
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dutra s a escreveu: 10 Dez 2017, 03:13 nao é comum nao mas atraz do porta luvas existe uma caixinha preta , essa caixa (modulo) tem relaçao em cortar a bomba ou igniçao e entao é feito uma ponte (jumper) pra que a bomba ou igniçao seja continuada , nao si exatamente como descrever , mas vi um gls 94 que nao foi o meu kkk que foi descoberto um fio meio torrado ou solda estourada nessa caixa e nisso nao dava partida ou nao dava bomba ou faisca mas era alarme original do carro um bom eletricista pode resolver isso , se for o caso claro

No Monza, originalmente não tem nenhum dispositivo para cortar a bomba de combustível ou a ignição. Atrás do porta luvas ficam apenas o módulo de alarme original, que além de ativar a sirene, faz as setas piscarem e, fica também o módulo de vidros, para os modelos que possuem esse recurso (parte de 94 a 96).

Abs,

Carlos Freire
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Robson B escreveu: 09 Dez 2017, 21:40
Eu havia testado os cabos com multímetro, antes mesmo de parar o carro de vez pra retificar o motor, e o que ficou com a tensão mais alto ficou em 6 ohms. Interessante é que lí sua sugestão, e pensei: bom, já que eu tô na roça mesmo com essa situação, não custa medir os cabos novamente pra não restar dúvidas. Peguei todos, testei novamente, e adivinha? Dos 4, 3 estão com valor infinito 1. O que está melhorzinho de todos, é justamente o cabo da bobina que está com 1.95 ohms. Sendo assim, na semana que vem agora já vou fazer a troca de todos!
Muito obrigado tyo e á todos vocês por enquanto :ok: , vamos ver se agora o negócio vai!
Os cabos de velas com aplicação correta para o Monza são resistivos. Sendo assim, possuem resistência que podem variar de acordo com seu tamanho. Quanto maior cabo, maior será a sua resistência.
No manual de reparações do Monza 90 consta as resistências dos cabos, conforme seu tamanho, mas em geral, cabos com valores abaixo de 5k ohms, estão bons ou não vão interferir no funcionamento do motor.

Quando disse que deu valor infinito na medição dos cabos, não informou em que posição na escala de ohms deixou o multi teste. Se ficar em posição que mede abaixo de 5k ohms vai acontecer isso mesmo.


Continuo ainda a dizer que se tem alta tensão (faísca forte e azulada) na bobina de ignição e não chega nada nas velas, o defeito é apenas rotor, tampa do distribuidor ou cabos, não adianta a procurar em outro local até que tem faísca chegando nas velas, já que tem na saída da bobina de ignição. Alguma coisa está deixando passar ou as informações passadas não correspondem a realidade, rs!. Disse que um reparador foi avaliar o defeito, acho estranho um profissional da área comer bola com uma coisa tão simples e fácil de avaliar, como o rotor, tampa do distribuidor e cabos. Por isso desconfiei das informações passadas, rs!

Abs,

Carlos Freire
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Robson B
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Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

Mensagem não lida por Robson B »

Quando disse que deu valor infinito na medição dos cabos, não informou em que posição na escala de ohms deixou o multi teste. Se ficar em posição que mede abaixo de 5k ohms vai acontecer isso mesmo.

Carlos, deixei em 20K

Continuo ainda a dizer que se tem alta tensão (faísca forte e azulada) na bobina de ignição e não chega nada nas velas, o defeito é apenas rotor, tampa do distribuidor ou cabos, não adianta a procurar em outro local até que tem faísca chegando nas velas, já que tem na saída da bobina de ignição. Alguma coisa está deixando passar ou as informações passadas não correspondem a realidade, rs!. Disse que um reparador foi avaliar o defeito, acho estranho um profissional da área comer bola com uma coisa tão simples e fácil de avaliar, como o rotor, tampa do distribuidor e cabos. Por isso desconfiei das informações passadas, rs!

Então Carlos, por isso preferí não embarcar na avaliação dele, como eu já tinha falado aqui logo no início, ele simplesmente veio, fez os testes com multímetro nos sensores, testes esses que eu já tinha feito, usou uma lâmpada, descascou uns fios da bobina e já foi logo de cara "Condenando" o meu Distribuidor, deu certeza que era a "carcaça" do Distribuidor que estava comprometida e que tinha que trocar ou comprar um novo, e ainda quería já levar o distribidor pra desmontar, aí eu não concordei claro, por isso recorrí ao fórum, jamais eu iria omitir ou "enfeitar" as informações, tanto que eu podia esconder essa parte dos cabos, e depois do carro funcionando dizer obrigado pessoal, era a tampa do distribuidor nova que veio com defeito, mas prefiro expor os fatos. Eu errei sim, fiz uma verificação dos cabos antes mesmo de desmontar o motor, e confiei na medição e fiz a montagem meses depois sem conferir novamente pra ter certeza.
Editado pela última vez por Robson B em 10 Dez 2017, 08:38, em um total de 2 vezes.
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Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

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Por isso sempre prefiro consultar aqui o clube, porque os caras já chegam na malícia pra fazer um orçamento, o cara espetou fios, chicotes e tal e condenou a carcaça do distribuidor, não sei como não condenou Hei, Impulsora, UCE...
Att.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: MONZA NÃO PEGA!!! Defeito CABULOSO!

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Robson

Eu, pessoalmente, acho muito pouco provável que seu motor deixe de pegar por causa de resistência alta nos cabos de velas.
Mesmo cabos interrompidos deixam passar centelha, nem que seja para o motor pegar e funcionar em marcha lenta.
Já em altos regimes eles têm uma alta influência, pois altas compressões nas câmaras exigem centelha mais forte.
Qdo eu comprei o jogo de cabos que está instalado até hoje no meu Monza (isso foi em 2011!), eu resolvi sair da NGK, pois a resistência dos cabos NGK no meu Monza estavam subindo muito rápido, e comprei um jogo Magneti Marelli.
Leia a mensagem que eu postei na época:
Imagem
Como podem ver, os cabos da Magneti possuem uma resistência muito maior dos que a gente está acostumado a ver, como NGK, Bosch, Packard.

Meu Monza está funcionando muito bem até hoje na parte de ignição (são 6 anos!), com toda essa resistência nos cabos.

Faço a você uma pergunta básica, não sei se alguém já perguntou: você testou se tem centelha na ponta dos cabos, onde eles conectam com as velas?
Ah, uma outra pergunta: seu motor saiu da retífica. Como está o aterramento dele?

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 10 Dez 2017, 11:57, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
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