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Desmontar a Caixa de Fusíveis

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Fastback » 15 Ago 2008, 13:08

Pessoal, alguém aqui já desmontou a caixa de fusíveis do tubarão?
Eu queria fazer umas "ligações" naquela parte responsável pela partida à frio, já que os conectores do relê de acionamento e a fiação até o cofre já estão prontos, pra colocar um botão de acionamento manual que acione esse relê ligando diretamente a bomba e a solenóide sem muitas gambiarras como nesses kits genéricos.
Isso sem falar nos fusíveis dos faróis de milha e neblina que eu quero passar pra caixa de fusíveis também, preferencialmente em seus devidos lugares, que, acredito, estão vazios apenas com um pino disponível.
Porém... Preciso saber como tirar a caixa de fusíveis do lugar sem correr risco de desconectar ou danificar alguma coisa.
Outro dia tentei mexer mas não me arrisquei muito. Ví que existem parafusos próximos às bordas e que há encaixes como se fossem braços que, se pressionados pra dentro, soltam das portas que envolvem a caixa de fusíveis. Além disso, o que mais preciso fazer pra trazer a caixa de fusíveis pra frente e ter acesso aos fios nela conectados?

Valeu! :smt028
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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor José Leal » 15 Ago 2008, 13:24

Fast, se vc quer mesmo mexer naquela embira, faça o seguinte:

Depois de retirar os parafusos das bordas e as travas que prendem a cx no painel (os "braços" que são pressionados para dentro da cx), basta levantá-la e deslocá-la para frente. Pode fazer um pouco de força, por causa do emaranhado de fios. Vá ajeitando a passagem dos relés, para que eles não fiquem prendendo no console.

Para montagem do fusível no local original, vc precisará de um terminal. Não sei qual seria esse terminal.

Até mais.
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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Fastback » 15 Ago 2008, 13:31

Mas, Zé, essa caixa ela tem que ser enfiada pra dentro pra sair lá por baixo ou dá pra puxá-la pra fora?
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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Rafaelo » 15 Ago 2008, 13:55

eu ja troquei a minha e refiz toda a fiação enclusive os conector dos fusivel.no quadrado tem uma aba na caixa que bota pra baixo e empurra a caixa pra tras dae ela sai do encaixa do console.

quando o conector as perna tem duas farpas no conector que tem que bota pra dentro pra poder se soltar da caixa. tem que usa aquelas microchave de fenda tipo de relogio aperta pra dentro a ponta da chave em cada lado pra amassar as farpa do conector, pra bota devolta tem que abrir as perninha de cada lado e espetar denovo na caixa de fusivel que ele fica firme
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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Ago 2008, 20:58

Eu queria fazer umas "ligações" naquela parte responsável pela partida à frio, já que os conectores do relê de acionamento e a fiação até o cofre já estão prontos, pra colocar um botão de acionamento manual que acione esse relê ligando diretamente a bomba e a solenóide sem muitas gambiarras como nesses kits genéricos.


Fast,

no sistema de partida a frio do Monza EFI, o módulo de injeção eletrônica coloca o seu terminal A4 em nível baixo, fazendo com que o relê atraque e acione a eletro-válvula e o motor de partida a frio. Para fazer um sistema manual, basta aterrar o terminal 85 do relê de partida a frio. Lembrando que o terminal 86 é de alimentação da bobina do relê 12V, fusível M3 de 5A, e os terminais 30 e 87 são a chave do relê.
Caso queira soltar a caixa de fusíveis, os procedimentos já foram passado, solta-se os parafusos e desecaixe a caixa de fusível para trás e desça para o assoalho do carro.

Abs,

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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Fastback » 15 Ago 2008, 22:22

Carlos A. Freire escreveu:Fast,
no sistema de partida a frio do Monza EFI, o módulo de injeção eletrônica coloca o seu terminal A4 em nível baixo, fazendo com que o relê atraque e acione a eletro-válvula e o motor de partida a frio. Para fazer um sistema manual, basta aterrar o terminal 85 do relê de partida a frio. Lembrando que o terminal 86 é de alimentação da bobina do relê 12V, fusível M3 de 5A, e os terminais 30 e 87 são a chave do relê.
Caso queira soltar a caixa de fusíveis, os procedimentos já foram passado, solta-se os parafusos e desecaixe a caixa de fusível para trás e desça para o assoalho do carro.

Abs,

Carlos Freire


Grande Carlos! Era mais ou menos isso que eu planejava... "Cortar" o vinculo da central com a parte da partida a frio na caixa de fusíveis e aproveitar toda a fiaçao dali até o plug no cofre...
Só me esclarece uma coisa, como os pinos 85 e 86 sao a alimentacao da bobina que chaveia o 30 e 87 permitindo a passagem de corrente para a bombinha e a eletro-válvula, no fio do aterramento do pino 85 (o 86 recebe positivo nesse caso?) é que eu coloco o botao de acionamento manual do sistema de partida à frio?

Abraco!
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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Carlos A. Freire » 16 Ago 2008, 11:42

Só me esclarece uma coisa, como os pinos 85 e 86 sao a alimentacao da bobina que chaveia o 30 e 87 permitindo a passagem de corrente para a bombinha e a eletro-válvula, no fio do aterramento do pino 85 (o 86 recebe positivo nesse caso?) é que eu coloco o botao de acionamento manual do sistema de partida à frio?


Sim, coloca a chave de acionamento para terra no pino 85 do relê.


Abs,

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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor José Leal » 16 Ago 2008, 13:37

Professor, me explica uma coisa: meu carro é originalmente a gasolina, mas na cx de fusíveis tem o espaço para colocar o relé de partida a frio.

Para fazer o mesmo esquema do Fast, lá no cofre do motor, a tomada da bomba da partida a frio é aquela que fica no mesmo chicote da bomba do lavador do vidro dianteiro?

Até tava pensando em fazer de acordo com o sistema original. Lá na VT tem o local para colocar o sensor, mas não tem o chicote, só o do sensor de temperatura. Então, caso eu converta meu carro para álcool, teria que partir para esse esquema mesmo.

Até mais.
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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Carlos A. Freire » 16 Ago 2008, 17:25

José Leal escreveu:Professor, me explica uma coisa: meu carro é originalmente a gasolina, mas na cx de fusíveis tem o espaço para colocar o relé de partida a frio.

Para fazer o mesmo esquema do Fast, lá no cofre do motor, a tomada da bomba da partida a frio é aquela que fica no mesmo chicote da bomba do lavador do vidro dianteiro?

Até tava pensando em fazer de acordo com o sistema original. Lá na VT tem o local para colocar o sensor, mas não tem o chicote, só o do sensor de temperatura. Então, caso eu converta meu carro para álcool, teria que partir para esse esquema mesmo.

Até mais.


José Leal

No Monza EFI, o próprio sensor de temperatura (CTS) envia informações ao módulo de injeção eletrônica, para ela comandar o sistema de partida a frio no veículo movido a álcool.
A tomada do motor de partida a frio, fica lá perto do hidrovácuo, solta em veículos movidos a gasolina. Na caixa de fusíveis em veículos movidos a gasolina, o local do relê fica vago, mas acredito que a ligação esteja pronta, faltando apenas o módulo ter o comando (não tenho certeza disso), já que normalmente o chicote está pronto em todo o carro.
Se olhar no esquema da Multec 700 (injeção EFI do Monza e Kadett), e comparar com o esquema elétrico do Monza carburado, vai perceber que o circuito de partida a frio no EFI é bem mais simples.

Abs,

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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor José Leal » 16 Ago 2008, 18:15

Carlos A. Freire escreveu:(...)A tomada do motor de partida a frio, fica lá perto do hidrovácuo, solta em veículos movidos a gasolina.(...)


Professor, agora surgiu outra dúvida:

Como estou trabalhando hoje, não tem como lhe enviar uma foto mais detalhada, mas nessa, aparecem 2 tomadas soltas, ambas brancas. Uma está junto da bomba do lavador do parabrisas e a outra está presa em um chicote que está sobre o hidrovácuo

Imagem

A tomada que está junto a bomba do lavador é igual a do lavador, mas a outra, possui 2 pinos fêmeas paralelos. Um dos polos dessa tomada está com o chicote solto (na ponta desse chicote existe um terminal com furo).

Qual dessas seria a tomada da bomba da partida a frio?

Desculpe-me a falta de informações. Se for preciso, postarei umas fotos mais detalhadas assim que possível.

Até mais.

[EDIT] Para o sistema funcionar 100% original, eu teria que trocar o chip da central, ou a central a gasolina tem esse sistema "adormecido"?
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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Fastback » 16 Ago 2008, 21:50

Ze, a tomada do acionamento da bombinha injetora de gasolina eh identica a do lavador do vidro, tanto eh que as bombas sao praticamente identicas.
Quanto ao controle da central sob esse sistema, infelizmente acredito que seja algo exclusivo da central a alcool, ja que tenho uma (que nao funciona, peguei so o chip) dos quais o chip original a alcool nao acionou esse sistema na minha central a gasolina....
Ja a instalacao eletrica esta totalmente pronta, comecando no pino A4 da central, passando pelo rele (vago) na cx de fusiveis e terminando no plug no cofre...
Ao meu ver, a central a alcool deve ter algum dispositivo diferente do da gasolina, desativado ou ausente pois, ao ligar a chave ha energia no pino 30 do rele (que alimentaria a boomba caso a central fechasse curto nos pinos 85 e 86 fazendo com que a bobina do rele liberasse a energia pra bombinha...
Ou seja, a minha intencao eh cortar a comunicacao do rele com a central, aproveitando todo o resto do chicote pra acionar manualmente o sistema que deveria ser automatico, sacou?

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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor José Leal » 16 Ago 2008, 22:46

Sim, entendi.

Achei que vc estava usando a sua central "chipada" pro álcool. Então infelizmente não tem como usar o sistema original na central a gasolina...

Até mais.
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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Mensagempor Carlos A. Freire » 17 Ago 2008, 10:37

ao ligar a chave ha energia no pino 30 do rele (que alimentaria a boomba caso a central fechasse curto nos pinos 85 e 86 fazendo com que a bobina do rele liberasse a energia pra bombinha...


Fast,

ao ligar a chave deve aparecer tensão 12v nos pinos 86 e 30 do relê, eles estão ligados juntos e, recebem tensão vinda do fusível M3. Ao aterrar o pino 85, o pino 30 deve atracar com pino 87. É importante lembrar que, a bobina do relê está entre os pinos 86 e 85 e, a chave do relê está entre os pinos 30 e 87. Não se deve fazer curto entre os pinos 85 e 86, pois são da bobina do relê. Pelo menos é assim que está no esquema elétrico que tenho.

Abs,

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