MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Chave do ventilador interno.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Mensagempor José Leal » 13 Out 2008, 19:09

Amigos, aconteceu o seguinte: reparei que o relé da ventilação interna (dentro da cx de fusíveis, o 2º de cima para baixo do lado esquerdo) esquentou muito, chegando a danificar o terminal central (derreteu um pouco). Verifiquei tb que estava ocorrendo mal contato. Retirei a peça, dei uma organizada nos contatos e recoloquei no local. Acontece que a 4ª velocidade do ventilador (a mais alta) agora não está funcionando. As outras 3 estão em ordem. Retirei o conector da chave e não tinha mal contato.

Algum defeito na chave do ventilador pode ter feito o relé esquentar muito (uso muito a 4ª velocidade)? A minha chave do ventilador precisa ser substituida?

Obrigado pela ajuda e até mais.
José Leal
MODERADOR

Estado: GO - Goiás
Monza: Não tenho Monza! :(

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 13 Out 2008, 19:55

José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor José Leal » 13 Out 2008, 20:02

Ah, sim, eu ví esses conecotores coloridos. Amanhã farei isso.

Até mais.
José Leal
MODERADOR

Mensagempor viniciusvfb » 13 Out 2008, 21:32

Luiz Carlos (Rio) escreveu:José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços

Luiz Carlos,

no meu carro tenho um problema parecido. Desde que eu comprei esse meu Monza que a velocidade do ar só funciona na posição 4. Mas nunca esquentei em consertar esse pequeno problema. Mas vendo o tópico resolvi ver o que pode ter causado isso. No caso esses conectores coloridos são fáceis de achar? è igual em todo Monza? O meu é um SL/E 2.0 EFI, será que acho esses conectores fáceis e isso soluciona meu problema?
Abraço
Vinícius Bezerra - RJ
Ex Monza 92 SL/E 2.0 EFI Completo / Painel de leds / Rebaixado / Aro 17 / DVD / Somzeira / Xenon
Atual Astra Hatch Gls 99 com todos os acessórios que estavam no Monzão e já com Painel de led tb!
Fotos: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=18967
viniciusvfb
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Combustível: Gasolina e GNV

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 14 Out 2008, 08:01

Vinicius, o que pode estar causando problemas no seu carro não são os conectores, e sim a peça onde eles estão ligados.
Os conectores em si são só conectores coloridos. A peça onde eles encaixam é que tem um conjunto de resistores que fazem o motor do ventilador girar nas várias velocidades.
Por outro lado, o problema pode estar no próprio motor, que, se estiver ruim, pode ser que só funcione qdo se manda 12 volts nele, o que só ocorre na velocidade 4.
Então, é necessário uma pesquisa no sistema, para ver o que está ruim, se é a chave, a fiação, o conjunto de resistores ou o próprio motor.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 25 Out 2008, 12:25

por José Leal em Segunda Out 13, 2008 7:09 pm

Amigos, aconteceu o seguinte: reparei que o relé da ventilação interna (dentro da cx de fusíveis, o 2º de cima para baixo do lado esquerdo) esquentou muito, chegando a danificar o terminal central (derreteu um pouco). Verifiquei tb que estava ocorrendo mal contato. Retirei a peça, dei uma organizada nos contatos e recoloquei no local. Acontece que a 4ª velocidade do ventilador (a mais alta) agora não está funcionando. As outras 3 estão em ordem. Retirei o conector da chave e não tinha mal contato.

Algum defeito na chave do ventilador pode ter feito o relé esquentar muito (uso muito a 4ª velocidade)? A minha chave do ventilador precisa ser substituida?

José Leal, qdo eu lhe respondi na primeira vez me ficou uma sensação de que faltava alguma coisa...hoje, relendo um esquema elétrico de Monza, lembrei de um detalhe:
O relé que estava esquentando no seu carro e que vc 'consertou', na verdade só atua na 4ª velocidade do ventilador.
Então, aquilo que eu disse de mexer na chave, etc e tal, não procede.
O que vc tem de fazer é colocar o dedo sobre o relé e comandar a 4ª velocidade. O relé deverá atuar. Se estiver atuando e mesmo assim o ventilador não for para a velocidade máxima, o relé pode não estar fechando o circuito, ou a ligação dele com o ventilador está interrompida.
Caso ele não atue, aí ele pode estar com sua bobina ruim ou as ligações para a bobina estão interrompidas. Aí sim pode ser problema entre o relé e a chave seletora.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor José Leal » 25 Out 2008, 17:41

Luiz, acontece que o relé atua em todas as velocidades. Já tentei usar o ventilador nas velocidades 1, 2 e 3 sem esse relé e o ventilador não funciona.

Desmontei a chave do ventilador, procurando algum contato danifcado e não encontrei.

Vou olhar os conectores coloridos e as resistências. Talvez possa estar alí o problema.

Valeu pela dica e até mais.
José Leal
MODERADOR

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 25 Out 2008, 19:54

Com certeza o seu problema está no relé ou seu soquete. 8)
Vc efetuou os testes que eu sugeri, ou simplesmente retirou o relé?
Se vc meteu o dedo sobre o relé, deve ter notado que ele só 'cola' na velocidade 4. Se ele colar em todas as velocidades, está errado.
Qdo o relé cola, ele alimenta o motor do ventilador com 12 volts 'cheios', através dos seus contatos NA (normalmente abertos).
Nas outras velocidades a corrente passa antes pelos resistores, mas também circula pelos contatos NF (normalmente fechados) do relé. Se o relé for removido, nenhuma velocidade vai funcionar.
Infelizmente o único relé igual a esse é o do sensor de vazão de combustível, que seu carro não tem. Senão vc poderia inverter os relés, para chegar a uma conclusão. Ele é diferente dos outros justamente por ter um contato a mais (87A).

Imagem

A figura mostra a situação com a chave comutadora de velocidades na posição 1. Note que nessa posição a corrente tem de atravessar os 3 resistores e vai até o relé da 4ª velocidade, passando pelo contato 87A e daí ao ventilador.
Nas posições 2 e 3, a corrente passa por 2 e 1 resistor, respectivamente, e também vai ter ao ventilador pelo contato 87A e terminal 30 do relé.
Somente na posição 4 é que a corrente, sem passar por nenhum resistor, vai alimentar a bobina do relé da 4ª.
Aí vai depender do relé colar o contato 87, fechando o circuito para o ventilador.
Observe pelo esquema que se 1 resistor (o da extrema esq. estive aberto, só as velocidade 2, 3 e 4 vão funcionar. Se o resistor do meio estiver aberto, funcionarão somente a 3 e a 4. Se o da direita abrir, só a 4 funcionará, pois não passa por resistor nenhum. Por aí se vê que uma pane de resistor não influenciaria a velocidade 4.

Imagem
Observe o nome do relé B :smt023 .
Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor José Leal » 26 Out 2008, 21:19

Luiz, eu fiz o teste retirando o relé.

Pelo que entendi, as velocidades 1, 2 e 3 são dependentes do relé, mas ele não atraca (pino 87A permanentemente conectado). Só atraca na velocidade 4, através do positivo no terminal 86, é isso?

Quando coloco na velocidade 4, desconecta-se o circuito das velocidades 1, 2 e 3 e fecha o circuito da velocidade 4. Tá certo isso?

Se for assim, posso colocar o relé da buzina, mas vai funcionar somente a veloc. 4.

Vou fazer um teste e coloco os resultados.

Até mais e obrigado pela dica!

[EDIT]Luiz troquei o relé pelo da buzina e funcionou somente a veloc. 4 do ventilador. Amanhã providenciarei um novo relé.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Salvou-me de trocar a minha chave do ventilador sem precisão.
José Leal
MODERADOR

Mensagempor Robson Lott » 27 Out 2008, 09:23

:smt041 :smt038 :smt041 :smt038 :smt045 Puuuxa!!! Mandaram bem nos testes, hipóteses, soluções e conclusões, hein Luiz e Zé!!! :wink: Tópico muuuito bom!!! Sugestão aos moderadores pra colocarem como fixo, tal como vários outros tópicos importantíssimos que estando no topo, facilitaria muito a vida dos monzeiros pra solucionar de forma rápida e precisa dos probleminhas... :D

Abraços!

Robson Lott
Monzas!
'88 SL/E 2.0 álcool
- Prata Lunar 2p
De: 17/10/06 ~105K km
Até: 03/03/08 ~134K km
'93 Class 2.0 - Cinza Hendell 4p
De: 03/03/08 ~106K km
Até: 13/07/09 ~126K km

Belo Horzionte a Equador 7.300km ida e volta - Vectra CD 95/96: http://bit.ly/Iqrxpf
Atual: VW '99 Golf Manhattan
Robson Lott

Estado: MG - Minas Gerais
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor José Leal » 27 Out 2008, 12:52

[RESOLVIDO]

Luiz, vc acertou na mosca. Era mesmo o relé com defeito. Troquei o danado e agora tá tudo NEW!!!

Valeu pela dica :smt023
José Leal
MODERADOR

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 31 Out 2008, 11:34

É muito bom ver que o trabalho da gente teve resultados, isto é, ajudou a resolver problemas de membros da comunidade.
Trabalho esse, aliás, que faço com prazer, já que gosto de mecânica, eletricidade e outras áreas abordadas aqui.
Sugiro a quem gostou dos esquemas que copie para seus computadores, visto que as imagens estão alojadas em um servidor na net, que pode sair do ar no futuro.
No mais, espero que mais dicas apareçam aqui, para qdo eu também estiver em apuros com meu Monza, já que não pretendo me livrar dele tão cedo. Só se for para comprar outro em melhor estado :D

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor José Leal » 05 Nov 2008, 22:36

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Imagem

Luiz, me ajuda aqui novamente:
Esse "relé" (8-9) abaixo da coluna J e ao lado dos relés do AC... do que se trata? Pela tampa da cx de fusíveis, é algo referente ao vidro elétrico. Mas no meu carro, ele fica permanentemente atracado, fazendo com que o relé atrás da cx tb fique atracado (não é original, mas os vidros não funcionam com a chave desligada).

Estou querendo colocar o relé temporizador dos vidros. Por isso não sei se esse relé 8-9 vai influenciar no temporizador. Se for problema, vc pode me passar o número de referência desse relé 8-9?

Obrigado e até mais.
José Leal
MODERADOR

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 05 Nov 2008, 23:08

José, esse componente não é um relé. Ele poderia ser chamado de Disjuntor, pois, em caso de excesso de amperagem no circuito dos motores dos vidros elétricos, ele abre, interrompendo o circuito, de forma a não queimar os enrolamentos dos motores.
Isso ocorre qdo algum vidro emperra e o motor continua energizado.
Acredito que ele não vai influir negativamente no seu projeto, muito pelo contrário :)

Segundo meu catálogo, para os Monzas de 91 a 96, com temporizador dos vidros e lanternas traseiras fumê (não entendi a relação), o disjuntor (o nome no catágo é esse mesmo!) é o 120 40 816.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor José Leal » 06 Nov 2008, 09:51

Opa, valeu demais, Luiz Carlos!

Tenho que baixar o ChepChev, mas quem disse que consegui???

Até mais.
José Leal
MODERADOR

Mensagempor Robson Lott » 11 Nov 2008, 10:12

Zéeeeeee!!!!!!!! :smt110

O responsável pela temporização dos vidros elétricos é esse cara amarelo e aluminizadoaqui:

Imagem

POR FAVOR, EU SEI Q TÁ FALTANDO RELÊ E FUSÍVEIS DE AMPERAGEM DIFERENTES, TÁ!? Hhehehehehehe!!! :lol:

Abraços!
Monzas!
'88 SL/E 2.0 álcool
- Prata Lunar 2p

Belo Horzionte a Equador 7.300km ida e volta - Vectra CD 95/96: http://bit.ly/Iqrxpf
Robson Lott

Mensagempor José Leal » 11 Nov 2008, 11:17

Fala, meu irmão, como vai?

Cara, tá faltando uns relés e alguns fusíveis estão com a amperagem errada... vc deveria verificar isso :lol: :lol:

Mas falando sério, o Luiz Carlos já me explicou do que se trata essa peça "amarela/aluminizada". É um disjuntor que protege o sistema de VE, caso eles ficam travados.

O relé temporizador dos vidros é um alaranjado que fica atrás da cx de fusíveis, o mais próximo da coluna de direção.

Até mais.
José Leal
MODERADOR

Mensagempor Robson Lott » 11 Nov 2008, 13:47

Qual? Esse laranja??

Imagem

OBS.: Cara, tá ..., viu...... essa manhã eu juro q lí alguns posts igual quando se lê Manuel de Instruções do controle remoto de video-cassete JVC, sabe...... :smt005 tava morrendo de dor de cabeça!!!! Agora entendí o funcionamento do disjuntor amarelo-aluminizado!!! :smt023

Gostaria de saber o funfamento dos outros, quais são as funções! :oops:

Abraços!
Monzas!
'88 SL/E 2.0 álcool
- Prata Lunar 2p

Robson Lott

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 11 Nov 2008, 19:13

Gente, essa foto dos relés aí mostra mais relés do que os que tem no meu Monza GLS 94 com vidros elétricos.
Acredito que alguns Monzas mais recentes (95 pra cá) e talvez algum de outros anos, tenham mais de um temporizador de vidros.

No meu atual, qdo desligo a chave de ignição, tenho mais ou menos um minuto para subir ou descer os vidros. Para tornar isso possível, existe um relé temporizador, concordam?
No meu monza anterior, um 94/95, qdo eu acionava os vidros para abrir. se permanscesse com o dedo no botão por alguns segundos, podia então largar que o vidro continuava baixando até abrir totalmente. Aí teria de entrar outro relé temporizador...concordam?

Então, acredito que existem 2 relés que atuam nos vidros elétricos, cada um na sua função. Quem tiver informações mais confiáveis me corrija, por favor.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Rafaelo » 11 Nov 2008, 19:37

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Gente, essa foto dos relés aí mostra mais relés do que os que tem no meu Monza GLS 94 com vidros elétricos.
Acredito que alguns Monzas mais recentes (95 pra cá) e talvez algum de outros anos, tenham mais de um temporizador de vidros.

No meu atual, qdo desligo a chave de ignição, tenho mais ou menos um minuto para subir ou descer os vidros. Para tornar isso possível, existe um relé temporizador, concordam?
No meu monza anterior, um 94/95, qdo eu acionava os vidros para abrir. se permanscesse com o dedo no botão por alguns segundos, podia então largar que o vidro continuava baixando até abrir totalmente. Aí teria de entrar outro relé temporizador...concordam?

Então, acredito que existem 2 relés que atuam nos vidros elétricos, cada um na sua função. Quem tiver informações mais confiáveis me corrija, por favor.

Abraços

Luiz na verdade so existe um rele temporizador para os monza 88/96(em 88 venho em todos os monza é claro os que tinha vidro eletrico) esta correto quando desliga a chave 15+ manda o rele interpreta isso e aciona a contagem de +- 60seg (depende do modelo do rele) neste tempo vc pode subir e descer os vidro, depois que passou os 60seg corta a corrente 30+ do rele entao na ose pode fazer mais nada, ate que se liga novamente 15+.

e sobre descer o vidro com um toque isso nao é um rele que gerencia isso e sim um modulo automatizador dos vidro nao sei que ano venho nos monza o Carlos.f sabe mas em 94*95*96 ja tinha é uma caixa que comanda os vidro

neste sistema do monza moderno existe todo o resto dijuntor termico + rele temp + modulo
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor waldir » 11 Nov 2008, 20:15

Olá Robson, procura as funções aí no que segue:
L = Classic; K= SLE/GLS; G= SL/GL; M= SR (1982 a 1996

1990/1996 GKL +C60 RELÊ do ventilador do radiador da 1ª e 2ª 52288733
velocidades

1990/1996 GKL +C60 RELÊ do motor do ventilador do ar condicionado 52255944

1993/1994 GKL+ JL9 RELÊ do motor do ventilador do ar condicionado 11048234

1991/1995 GKL+C60 RELÊ corte do compressor do ar condicionado 52288733
(T.B.l.)

1990/1996 GKL +C60 RELÊ do comando principal do ar condicionado 52288733

1991/1996 GKL +LTO/L75/LH8/LT4 RELÊ da bomba de combustível 52288733

1990/1993 L +LE4/LQ2 RELÊ da bomba elétrica de combustível 90158443

1990/1993 L +LE4/LQ2 RELÊ da bomba elétrica de combustível 90124673

1990/1996 GKL-C60 RELÊ do ventilador do radiador da 2ª 52288733
velocidades
1991/1996 GKL RELÊ da buzina 52288733
1991/1996 GKL+LT4/LTO RELÊ da partida na frio 52288733

1991/1996 GKL+T18/T19 DISJUNTOR do levantador elétrico do vidro da
Porta 12040816
1991/1996 GKL+C49 RELÊ do aquecedor do vidro traseiro 52266202
RELÊ do temporizador do lavador do pára-brisa
1982/1993 GKLM RELÊ do automático do indicador de direção 93203241
1988/1994 GKL +AU3/T18 RELÊ do temporizador do levantador 52280684
dos vidros

1982/1993 GKLM RELÊ do temporizador do lavador do parabrisa 93203242

1990/1993 L +LE4/LQ2 RELÉ do medidor de vazão de combustível 52255944
1991/1996 GKL +LTO/L75/LH8/LT4 RELÉ de advertência de alta 52267685
temperatura
1991/1994 GKL+MD9+C60 RELÉ de advertência de alta temperatura 52257045
1991/1996 GKL+M79+C60 RELÉ de advertência de alta temperatura 52257046
1988/1996 GKL RELÉ dos faróis ligados 90464777
1988/1993 KLM RELÉ do temporizador do farol 52288733

1988/1993 KLM RELÉ do temporizador do farol 93399020
1991/1996 GKL RELÉ do farol de neblina 52288733

1991/1996 GKL RELÉ do farol de milha 52288733

1986/1990 LM RELÉ do farol de neblina dianteiro 94651542
1988/1993 GKL RELÉ do temporizador da lanterna do teto 93218067
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor José Leal » 11 Nov 2008, 21:59

Robson, parece que sua cx de fusíveis é diferente... :smt017

Olha só:
Imagem

Relação dos relés:
Vermelho: seta;
Amarelo: desembaçador traseiro;
Cinza: temporizador do limpador de parabrisas
Preto: vidros elétricos (não é o original);
Marrom: farol de milha;
Azul: "num sei".

O relé se seta é o mais próximo da alavanca de abertura do capô e o dos vidros é o mais próximo da coluna de direção.

Até mais.
José Leal
MODERADOR

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 14 Nov 2008, 12:16

Olhando as fotos que já foram postadas aqui no fórum, que mostram os relés atrás da caixa de fusíveis, deu para perceber que o número de relés varia bastante de acordo com o ano e modelo do Monza.
Parece que no Monza 93 esse número atingiu o máximo, como mostra a foto da msg anterior.
No meu monza, um GLS 94, só existem 4 relés nesse lugar, e mais um soquete vazio (ao lado do relé pequeno):

Imagem

Esses relés, a partir da esquerda, são:

1- 52 240 665 (laranja), responsável pela temporização do botão de comando dos vidros elétricos.
É ele que permite que, após desligar a ignição, durante mais ou menos um minuto ainda pode-se baixar ou levantar os vidros.

2- 90 240 665 (preto) (este relé não deve ser original, pois o catálogo dá como aplicável esse número de peça para Omega e Kadett). Na verdade esse treco é uma cigarra de aviso de lanterna ou farol aceso, que toca com porta aberta e lanternas acesas.

3- 52 267 685 (cinza), relé indicador de alta temperatura do motor.

4- O pequenininho, 52 288 733 (cor de tijolo) eu não consegui comprovar a qual circuito pertence, mas como meu carro só tem farol de neblina, esse relé deve ser dele. O soquete ao lado leva outro relé igual, que deve ser o do farol de milha. Meti o dedo sobre ele mas ele não dá sinal qdo acendo farol de neblina :smt017

As temporizações de seta, limpador de parabrisa, luz de teto, lampejador de farol alto, tudo isso é feito pelo relé temporizador central, que no meu carro fica à frente do painel, horizontalmente:

Imagem

O número de peça no meu carro (GLS 94 2 portas)é 93 226 964. Pelo diagrama na caixa dele, dá pra ver que lá dentro existem 5 relés temporizadores.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor José Leal » 14 Nov 2008, 18:02

Luiz Carlos (Rio) escreveu:4- O pequenininho, 52 288 733 (cor de tijolo) eu não consegui comprovar a qual circuito pertence, mas como meu carro só tem farol de neblina, esse relé deve ser dele. O soquete ao lado leva outro relé igual, que deve ser o do farol de milha. Meti o dedo sobre ele mas ele não dá sinal qdo acendo farol de neblina :smt017

Exatamente, Luiz, é para os faróis de milha/neblina. Eu já fiz o teste retirando esse relé e os milhas apagaram. O meu carro tb não tem neblinas.
José Leal
MODERADOR

Mensagempor sossa » 17 Nov 2008, 23:01

Luiz Carlos (Rio) escreveu:José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.

Abraços

ai luiz otima explicação ta de parabens!!!!!!!!
monzão 87 classic 2 portas completo ta cansadinho mais to acabando a reforma vai fica ser o bicho!!!!! vai ficar bonito e agora um astra 96 gls belga completo tambem cansadinho!!!
sossa
Membro GL (Ní­vel 2)

Próximo

Voltar para Elétrica e Iluminação