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Chave do ventilador interno.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Chave do ventilador interno.

Mensagempor José Leal » 13 Out 2008, 19:09

Amigos, aconteceu o seguinte: reparei que o relé da ventilação interna (dentro da cx de fusíveis, o 2º de cima para baixo do lado esquerdo) esquentou muito, chegando a danificar o terminal central (derreteu um pouco). Verifiquei tb que estava ocorrendo mal contato. Retirei a peça, dei uma organizada nos contatos e recoloquei no local. Acontece que a 4ª velocidade do ventilador (a mais alta) agora não está funcionando. As outras 3 estão em ordem. Retirei o conector da chave e não tinha mal contato.

Algum defeito na chave do ventilador pode ter feito o relé esquentar muito (uso muito a 4ª velocidade)? A minha chave do ventilador precisa ser substituida?

Obrigado pela ajuda e até mais.
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 13 Out 2008, 19:55

José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor José Leal » 13 Out 2008, 20:02

Ah, sim, eu ví esses conecotores coloridos. Amanhã farei isso.

Até mais.
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor viniciusvfb » 13 Out 2008, 21:32

Luiz Carlos (Rio) escreveu:José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços


Luiz Carlos,

no meu carro tenho um problema parecido. Desde que eu comprei esse meu Monza que a velocidade do ar só funciona na posição 4. Mas nunca esquentei em consertar esse pequeno problema. Mas vendo o tópico resolvi ver o que pode ter causado isso. No caso esses conectores coloridos são fáceis de achar? è igual em todo Monza? O meu é um SL/E 2.0 EFI, será que acho esses conectores fáceis e isso soluciona meu problema?
Abraço
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 14 Out 2008, 08:01

Vinicius, o que pode estar causando problemas no seu carro não são os conectores, e sim a peça onde eles estão ligados.
Os conectores em si são só conectores coloridos. A peça onde eles encaixam é que tem um conjunto de resistores que fazem o motor do ventilador girar nas várias velocidades.
Por outro lado, o problema pode estar no próprio motor, que, se estiver ruim, pode ser que só funcione qdo se manda 12 volts nele, o que só ocorre na velocidade 4.
Então, é necessário uma pesquisa no sistema, para ver o que está ruim, se é a chave, a fiação, o conjunto de resistores ou o próprio motor.

Abraços
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 25 Out 2008, 12:25

Chave do ventilador interno.
por José Leal em Segunda Out 13, 2008 7:09 pm

Amigos, aconteceu o seguinte: reparei que o relé da ventilação interna (dentro da cx de fusíveis, o 2º de cima para baixo do lado esquerdo) esquentou muito, chegando a danificar o terminal central (derreteu um pouco). Verifiquei tb que estava ocorrendo mal contato. Retirei a peça, dei uma organizada nos contatos e recoloquei no local. Acontece que a 4ª velocidade do ventilador (a mais alta) agora não está funcionando. As outras 3 estão em ordem. Retirei o conector da chave e não tinha mal contato.

Algum defeito na chave do ventilador pode ter feito o relé esquentar muito (uso muito a 4ª velocidade)? A minha chave do ventilador precisa ser substituida?


José Leal, qdo eu lhe respondi na primeira vez me ficou uma sensação de que faltava alguma coisa...hoje, relendo um esquema elétrico de Monza, lembrei de um detalhe:
O relé que estava esquentando no seu carro e que vc 'consertou', na verdade só atua na 4ª velocidade do ventilador.
Então, aquilo que eu disse de mexer na chave, etc e tal, não procede.
O que vc tem de fazer é colocar o dedo sobre o relé e comandar a 4ª velocidade. O relé deverá atuar. Se estiver atuando e mesmo assim o ventilador não for para a velocidade máxima, o relé pode não estar fechando o circuito, ou a ligação dele com o ventilador está interrompida.
Caso ele não atue, aí ele pode estar com sua bobina ruim ou as ligações para a bobina estão interrompidas. Aí sim pode ser problema entre o relé e a chave seletora.

Abraços
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor José Leal » 25 Out 2008, 17:41

Luiz, acontece que o relé atua em todas as velocidades. Já tentei usar o ventilador nas velocidades 1, 2 e 3 sem esse relé e o ventilador não funciona.

Desmontei a chave do ventilador, procurando algum contato danifcado e não encontrei.

Vou olhar os conectores coloridos e as resistências. Talvez possa estar alí o problema.

Valeu pela dica e até mais.
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 25 Out 2008, 19:54

Com certeza o seu problema está no relé ou seu soquete. 8)
Vc efetuou os testes que eu sugeri, ou simplesmente retirou o relé?
Se vc meteu o dedo sobre o relé, deve ter notado que ele só 'cola' na velocidade 4. Se ele colar em todas as velocidades, está errado.
Qdo o relé cola, ele alimenta o motor do ventilador com 12 volts 'cheios', através dos seus contatos NA (normalmente abertos).
Nas outras velocidades a corrente passa antes pelos resistores, mas também circula pelos contatos NF (normalmente fechados) do relé. Se o relé for removido, nenhuma velocidade vai funcionar.
Infelizmente o único relé igual a esse é o do sensor de vazão de combustível, que seu carro não tem. Senão vc poderia inverter os relés, para chegar a uma conclusão. Ele é diferente dos outros justamente por ter um contato a mais (87A).

Imagem


A figura mostra a situação com a chave comutadora de velocidades na posição 1. Note que nessa posição a corrente tem de atravessar os 3 resistores e vai até o relé da 4ª velocidade, passando pelo contato 87A e daí ao ventilador.
Nas posições 2 e 3, a corrente passa por 2 e 1 resistor, respectivamente, e também vai ter ao ventilador pelo contato 87A e terminal 30 do relé.
Somente na posição 4 é que a corrente, sem passar por nenhum resistor, vai alimentar a bobina do relé da 4ª.
Aí vai depender do relé colar o contato 87, fechando o circuito para o ventilador.
Observe pelo esquema que se 1 resistor (o da extrema esq. estive aberto, só as velocidade 2, 3 e 4 vão funcionar. Se o resistor do meio estiver aberto, funcionarão somente a 3 e a 4. Se o da direita abrir, só a 4 funcionará, pois não passa por resistor nenhum. Por aí se vê que uma pane de resistor não influenciaria a velocidade 4.

Imagem

Observe o nome do relé B :smt023 .
Abraços
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor José Leal » 26 Out 2008, 21:19

Luiz, eu fiz o teste retirando o relé.

Pelo que entendi, as velocidades 1, 2 e 3 são dependentes do relé, mas ele não atraca (pino 87A permanentemente conectado). Só atraca na velocidade 4, através do positivo no terminal 86, é isso?

Quando coloco na velocidade 4, desconecta-se o circuito das velocidades 1, 2 e 3 e fecha o circuito da velocidade 4. Tá certo isso?

Se for assim, posso colocar o relé da buzina, mas vai funcionar somente a veloc. 4.

Vou fazer um teste e coloco os resultados.

Até mais e obrigado pela dica!

[EDIT]Luiz troquei o relé pelo da buzina e funcionou somente a veloc. 4 do ventilador. Amanhã providenciarei um novo relé.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Salvou-me de trocar a minha chave do ventilador sem precisão.
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor Robson Lott » 27 Out 2008, 09:23

:smt041 :smt038 :smt041 :smt038 :smt045 Puuuxa!!! Mandaram bem nos testes, hipóteses, soluções e conclusões, hein Luiz e Zé!!! :wink: Tópico muuuito bom!!! Sugestão aos moderadores pra colocarem como fixo, tal como vários outros tópicos importantíssimos que estando no topo, facilitaria muito a vida dos monzeiros pra solucionar de forma rápida e precisa dos probleminhas... :D

Abraços!

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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor José Leal » 27 Out 2008, 12:52

[RESOLVIDO]

Luiz, vc acertou na mosca. Era mesmo o relé com defeito. Troquei o danado e agora tá tudo NEW!!!

Valeu pela dica :smt023
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 31 Out 2008, 11:34

É muito bom ver que o trabalho da gente teve resultados, isto é, ajudou a resolver problemas de membros da comunidade.
Trabalho esse, aliás, que faço com prazer, já que gosto de mecânica, eletricidade e outras áreas abordadas aqui.
Sugiro a quem gostou dos esquemas que copie para seus computadores, visto que as imagens estão alojadas em um servidor na net, que pode sair do ar no futuro.
No mais, espero que mais dicas apareçam aqui, para qdo eu também estiver em apuros com meu Monza, já que não pretendo me livrar dele tão cedo. Só se for para comprar outro em melhor estado :D

Abraços
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor José Leal » 05 Nov 2008, 22:36

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
Imagem


Luiz, me ajuda aqui novamente:
Esse "relé" (8-9) abaixo da coluna J e ao lado dos relés do AC... do que se trata? Pela tampa da cx de fusíveis, é algo referente ao vidro elétrico. Mas no meu carro, ele fica permanentemente atracado, fazendo com que o relé atrás da cx tb fique atracado (não é original, mas os vidros não funcionam com a chave desligada).

Estou querendo colocar o relé temporizador dos vidros. Por isso não sei se esse relé 8-9 vai influenciar no temporizador. Se for problema, vc pode me passar o número de referência desse relé 8-9?

Obrigado e até mais.
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 05 Nov 2008, 23:08

José, esse componente não é um relé. Ele poderia ser chamado de Disjuntor, pois, em caso de excesso de amperagem no circuito dos motores dos vidros elétricos, ele abre, interrompendo o circuito, de forma a não queimar os enrolamentos dos motores.
Isso ocorre qdo algum vidro emperra e o motor continua energizado.
Acredito que ele não vai influir negativamente no seu projeto, muito pelo contrário :)

Segundo meu catálogo, para os Monzas de 91 a 96, com temporizador dos vidros e lanternas traseiras fumê (não entendi a relação), o disjuntor (o nome no catágo é esse mesmo!) é o 120 40 816.

Abraços
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Re: Chave do ventilador interno.

Mensagempor José Leal » 06 Nov 2008, 09:51

Opa, valeu demais, Luiz Carlos!

Tenho que baixar o ChepChev, mas quem disse que consegui???

Até mais.
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