Chave do ventilador interno.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
DouglasClassic90
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Ago 2013, 09:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por DouglasClassic90 »

Carlos A. Freire escreveu:
DouglasClassic90 escreveu:Olá pessoal, sou novo aqui no forum, tenho um Monza classic 90, e ele simplesmente parou de funcionar o ventilador interno, ja verifiquei o fusivel, e esta Ok, fui lá no cofre do motor onde fica o motor do ventilador e não esta indo corrente, o que será que pode estar acontecendo, estava funcionando normalmente, mais parou. me ajudem a resolver este problema. obrigado
Leia com atenção todas as mensagens desse tópico, que no início tem até esquema e imagens. Também há outros tópicos com mesmo tema.

Se seu Monza tiver ar condicionado de fábrica, verifique se a luz de carga da bateria acende com contato de ignição ligado e motor parado, e apaga assim que o motor entra em funcionamento.
Nos modelos com A/C de fábrica, se o alternador não carregar os ventiladores não funcionam.

Abs,

Carlos Freire
notei que tem hora que a luz da bateria fica acessa, hora apaga e hora não apaga, será que estou com problema no alternador ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É bem provável. Não mencionou se seu Monza tem A/C de fábrica. Essa condição de a ventoinha não funcionar quando não está carregando é só para Monza com A/C de fábrica. Sem o equipamento não ocorre isso.
Nos dois casos é bom verificar também a chave comutadora de ignição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
DouglasClassic90
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Ago 2013, 09:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por DouglasClassic90 »

Carlos A. Freire escreveu:É bem provável. Não mencionou se seu Monza tem A/C de fábrica. Essa condição de a ventoinha não funcionar quando não está carregando é só para Monza com A/C de fábrica. Sem o equipamento não ocorre isso.
Nos dois casos é bom verificar também a chave comutadora de ignição.

Abs,

Carlos Freire

Me desculpe, mais tem sim A/C de fabrica, mais o que tem a ver a chave comutadora da ignição ? o carro pega de primeira normalmente.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É a chave comutadora que envia sinal de 12 pós chave.

Essa chave tem vários contatos (motor de arranque, alarme, e 2 linhas pós chave). Lembro que um Monza SL/E 91 de um amigo, que até foi meu antes, e um Monza SL/E 92 de outro amigo a ventoinha do radiador deixou de funcionar de forma intermitente e o defeito era o comutador. O motor funcionava perfeitamente nos dois casos e quase deixaram o motor ferver por conta disso. Quando não funcionava a ventoinha do radiador, a interna também não funcionava e os dois Monza não tinham A/C.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
DouglasClassic90
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Ago 2013, 09:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por DouglasClassic90 »

Ando muito pouco com ele, mais tenho notado que a ventoinha do radiador esta funcionando normalmente, vejo somente que não chega corrente, pois coloquei uma lampada nos fios e quando ligo a chave do ventilador, não acende, será que há a possibilidade de algum fio partido, ou devo crer no alternador, pois como dito o meu veiculo possui A/C de fabrica, e a luz da bateria se mantem acesa, só quando acelero muito ela apaga, mais logo volta, notei que antes eu ligava o ventilador interno e o mesmo só funcionava quando acelerava o carro, se não acelerar não funcionava. ta com cara de ser alternador.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

De qualquer forma, esse alternador e luz de carga da bateria devem ser revisados.
andar com carro assim, pode não carregar a bateria, e diminuir a vida útil dela, além de ficar na rua por falta de tensão elétrica.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
DouglasClassic90
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Ago 2013, 09:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por DouglasClassic90 »

Carlos A. Freire escreveu:De qualquer forma, esse alternador e luz de carga da bateria devem ser revisados.
andar com carro assim, pode não carregar a bateria, e diminuir a vida útil dela, além de ficar na rua por falta de tensão elétrica.

Abs,

Carlos Freire
Ola Amigo Carlos Freire, problema resolvido, alternador revisado e carregando, ventilador interno funcionando. Obrigado pela sua informação.
zico
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 20 Ago 2013, 20:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por zico »

Ola pessoal sou novo no forum,meu ventilador tambem nem da sinal,mas minha caixa de fuziveis nao é igual essa ai meu monza é um 88/89 sl/e podem me ajudar e a buzina tambem nada help :smt017
Responder