Chave do ventilador interno.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
angeloasmoreira

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por angeloasmoreira »

Bom pessoal, sou novo aqui no forum, dei uma lida nesse tópico e percebi que está diretamente relacionado com o meu problema por isso não criei um novo, dando continuidade as discurssões e os teste obtidos desde o inicio.
Tenho um MONZA GL 95 completo de fabrica, o que está ocorrendo é que em algumas velocidades o ventilador funciona mas não ativa o compressor do ar-condicionado, levei em um amigo que mexe com ar e é onde levo meus carros sempre e indico a todos, ele desmontou a chave mecheu em uns reles e conseguiu resolver, mas sem saber exatamente onde era o defeito. Voltou a apresentar o problema de novo, agora da seguinte forma, só ligava o compressor se o ventilador tivesse na 4ª velocidade, e da semana passada pra ca num liga mais o compressor em nenhuma velocidade. Acho que o problema está relacionado com o SELETOR DE POSIÇÃO Ar Cond (on/off).
Gostaria que voces me explicassem o funcionamento da chave que controla a ligação do compressor e quais os reles fazem parte do sistema para que eu posso de uma vez resolver esses problemas que já estão dando muita dor de cabeça.

Agradeço a atenção de todos e parabenizo o forum e seus membros pelo o auto grau de conhecimento e espero poder ajuda-los com o meus conhecimentos na parte eletrica automotiva. :oops:
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 20 Dez 2007, 21:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Carlinho »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços
Luiz Carlos veja se pode me ajudar: O ventilador interno funciona nas quatro velocidades mas ao subir a alavanca até o desembaçador o ventilador para de funcionar.Só funciona nos tres primeiros pontos a partir de baixo quando ligo o A/C.O que pode ser? :smt024
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlinho, o problema pode ser o conector geral, aquele que é acionado pela alavanca de comando do sistema de ventilação, desembaçamento e ar condicionado.
Se ele tiver folga, acontece de ele não desligar o ventilador, na posição OFF (toda para baixo) ou desligar o ventilador na posição DESEMBAÇAR (toda para cima).
No meu Monza anterior acontecia o problema de não desligar qdo eu colocava em OFF. Era folga nesse interruptor, que fica atrás do painel, na direção da alavanca de comando do ar e ventilação.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 20 Dez 2007, 21:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Carlinho »

Obrigado Luiz Carlos , amanha mesmo vou verificar :smt023
Mas se esse for mesmo o problema dá pra consertar? :smt024
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
noel

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por noel »

opa!!!
ai galera tava vendo esse topico aki e consegui resolver meu problema no ventilador e no AC
o meu problema era o ventilador so funcionava na ultima velocidade e a chave seletora do ar condicionado com porblemas
o primeiro problema foi ate facil de resolver depois q fiquei sabendo q o rele do ventilador é de cinco pinos
o do meu carro estava trocado de lugar ele estava no lugar do rele da buzina creio eu q algum mexanico do dono anterior futicou la e mudou ele de lugar por algum motivo ou mesmo sem saber o q estava fazendo
mas blz fico funcionando direitinho mas surgiu um novo problema o ventilador nao desligava mais ai vendo esse e outros topicos relacionados relsovi desmontar a chave seletora do ar condicionado e fui vendo como o mecanismo funcionava
achei q fosse folga como e o problema mais comum
mas o problema mesmo era falta de lubrificacao naquela peça branca onde entram as mangueirinhas ela estava girando muito pesada entao à desmontei e lavei mas ficou mais pesada ainda :smt017
ai pensei pqp to ... como vou lubrificar uma peça de borracha
sabendo q oleo iria comprometer a peça so teve um jeito usar vaselina
agora ta funcionando direitinho
espero q isso seja a soluçao para outros amigos
abraço obrigado pelas dicas

o pessoal aki e fera no assunto mesmo vlw
angeloasmoreira

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por angeloasmoreira »

Galera de onde foi tirado aquele diagrama da primeira paxina do tópico?
Poderiam me informar, pois estou interessa em ver o resto.
pccoelho52
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 28 Out 2008, 23:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por pccoelho52 »

Quanto vc está pedindo no DVD Player?

Estou interessado. Postar fotos se possível dele instalado.
Não gostaria de furar o painel. alguma sugestão?

atenciosamente,

Paulo Cesar Coelho
Paulo Cesar Coelho - Santa Cruz - RJ
Monza 2.0 EFI 94 - 95 Sistema MULTEC 700
Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
http://img18.imageshack.us/my.php?image ... fvqm84.jpg
[email protected]
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 55
Registrado em: 09 Set 2008, 13:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por [email protected] »

E AI PESSOAL COMO VÃO!?

BOM, NO MEU CASO, REPAREI QUE AQUELES ARAMINHOS QUE FICA EM CIMA DA MÁQUINA DO VENTILADOR (O MEU NÃO TEM AR), ESTÃO QUEBRANDO, DISTANTES UM DOS OUTROS E GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ARRUMAR AQUILO SE É FÁCIL MANUTENÇÃO PRA AQUELA ÁREA, OU SE VOU TER QUE TROCAR A MÁQUINA DO VENTILADOR...

A PRIMEIRA POSIÇÃO DO BOTÃO NO PAINEL NÃO FUNCIONAVA, ENTÃO EU VI QUE RELANDO NAQUELES ARAMINHOS ELE VOLTOU A FUNCIONAR, MAS COMO DISSE ESTÃO DE FORMA IRREGULAR... MAS TUDO FUNCIONA REGULARMENTE, MAS PARECE QUE A PRIMEIRA OPÇÃO ESTÁ COMO A ASEGUNDA, TA UM POKO FORTE PRA SER A PRIMEIRA... REPAREI QUE NO MONZA DO VIZINHO DA FRENTE, A MESMA POSIÇÃO É BEM SILENCIOSA.. NO MEU TA UM POKO ALTA.....


TEM JEITO ISSO OU VOU TER QUE TROCAR MESMO? SE FOR CASO DE TROCA QUANTO VCS ACHAM QUE VALE UM?

ABRAÇOS A TODOS, DEUS ABENÇOE! :smt023
MONZA: ODIADO POR UNS, AMADO POR OUTROS, MAS RESPEITADO POR TODOS!!!
Responder